segunda-feira, 27 de julho de 2015

Novelas brasileiras caem no gosto popular e emissoras investem na teledramaturgia para ganhar e manter audiências

Por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


A novela brasileira fala, traz à tona e de certa forma provoca debate para muitas questões sociais, principalmente das mazelas como ética, religião, filosofia, política, corrupção, economia, resgata personagens e grandes autores da literatura brasileira, entre outros temas, sem falar das questões comportamentais do ser humano. Não é atoa que a novela caiu no gosto popular, se transformando no gosto dos brasileiros, tornando-se um dos meios de massa. Suas cenas dramáticas e seus diversos personagens comovem o mundo, e o melhor nesse contexto marcam épocas.

O Brasil investe e concorre no setor. Um exemplo forte é a novela da Rede Globo “Caminhos da Índias” que conta a história da cultura indiana e brasileira venceu a 37ª edição do Emmy Internacional e uma das primeiras a ganhar o prêmio da Academia de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, na categoria Telenovela. Ela foi negociada com mais de 90 países da América do Sul, chegando em outros continentes como Ásia, África e Europa. Outra novela recordista foi a “Avenida Brasil” lançada em 2012, sendo licenciada para 130 países, percorrendo a Armênia, México e Argentina. Outra novela de destaque foi a “A vida da gente” da mesma emissora.

No ano em que a Globo completa 50 anos de existência, parece apostar nas novelas como carro chefe de sua programação diária. Parece absurdo ou apelativo, mas atualmente a emissora exibe cerca de sete novelas, são elas: “O Rei do Gado”, “Malhação”, “Além do Tempo”, “I Love Paraisópolis”, “Babilônia” e “Verdades Secretas”, além de reprisar no “Vale à Pena Ver de Novo” a novela “Caminho das Índias”. Vale ressaltar, que no inicio da retransmissão, a Globo propôs nas primeiras semanas, nesse programa a exibição de duas novelas, O Rei do Gado e Caminho da Índias.

Outra novela que podemos citar, como exemplo é “Carrossel” do SBT, a qual apesar de ser mexicana fez e continua fazendo sucesso de audiência no Brasil. A telenovela foi exibida no Brasil em 1991, ganhou os brasileiros contando a história da professora Helena e sua turma de alunos da Escola Mundial. Sem falar de seus personagens e estórias como Maria Joaquina, Cirilo entre outros. Sua primeira versão brasileira foi reprisada várias vezes, nos anos de 1993, 1995 e 1996. Nos últimos anos ganhou novas versões e é exibida até hoje, pela emissora de TV. Outro exemplo é a novela “Chiquititas”, que também passou por processos semelhantes.

Podemos perceber que ultimamente as emissoras de TV, veem apostando na teledramaturgia como forma de manter e aumentar a sua audiência. Muitas reprisam as novelas que mais se destacaram há anos. Como é o caso da Rede Globo com “Caminho da Índias” e o SBT com “Carrossel” e Chiquititas”. A supervalorização das novelas chegam a ser tanta que as emissoras incluem na sua programação diária uma quantidade considerada grande, como é o caso da Globo que chega a exibir cerca de sete novelas. Isso de certo ponto, também nos mostra que a novela brasileira caiu no gosto popular. Talvez por se tratar de um veículo que provoca debate na sociedade, trazendo muitas questões sociais, além de questões comportamentais do ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário