sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

“Mutirão de Glaucoma” terá 2ª edição neste sábado em Lauro de Freitas.

Depois do sucesso da primeira edição, o “Mutirão de Glaucoma” volta a ser realizado neste sábado (15), das 8h às 17h, na Secretaria de Saúde (Sesa), na Avenida Beira Rio. A previsão é que pelo menos 400 moradores passem por consultas e exames oftalmológicos, superando a marca do evento anterior que contemplou 288 pessoas. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Sesa, em parceria com o Instituto de Oftalmologia da Bahia (IOBA).
 
Os resultados são comemorados pelo Secretário de Saúde, Bruno Barreto. Segundo ele, o mutirão foi muito bem recebido pelos moradores do município, daí a importância em promover outras ações semelhantes. “Ficamos muito felizes com a procura. A ação deu tão certo que resolvemos fazer outra edição para contemplar mais munícipes. Se houver demanda faremos o terceiro, o quarto e quantos forem necessários”, frisou o secretário.
 
O mutirão está focado em pessoas acima de 40 anos e com ou não histórico familiar da doença. O atendimento contempla consultas com os profissionais do IOBA.  Caso o diagnóstico de glaucoma se confirme, o paciente receberá gratuitamente colírios de alto custo até o final do tratamento. No dia do mutirão os pacientes deverão apresentar duas cópias do RG, Cartão SUS e comprovante de residência.
 
Além do trabalho efetivo do mutirão, a Prefeitura através da Sesa capacitou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) e cuidadoras do Projeto Mão Amigas para esclarecerem a comunidade sobre a doença. Glaucoma é uma designação genérica para um grupo de doenças distintas que envolvem pressão intraocular associada à neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, mas é possível uma pessoa desenvolver dano no nervo com pressão intraocular normal ou não desenvolver mesmo com pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Reduzir a pressão diminui a perda visual mesmo nesses casos. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma perda progressiva do campo visual.
 
 
SERVIÇO:
  
O QUE: MUTIRÃO DE SAÚDE
  
ONDE: SECRETARIA DE SAÚDE, NA AVENIDA BEIRA RIO
  
DIA: 15 DE FEVEREIRO
  
HORÁRIO: 8H ÀS 17H
  
PÚBLICO ALVO: pessoas acima de 40 anos e com ou não histórico familiar da doença.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário