sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Comissão Permanente de Trânsito e transportes de Lauro de Freitas responde nossa postagem sobre visita aos ternimais de ônibus.

A comissão Permanente de Trânsito e transportes de Lauro de Freitas se reuniram ontem (31) na SEINFRA- Secretaria de Infraestrutura para discuti pontos levantados pelos seus representantes referente a última visita aos terminais de ônibus da cidade. Na oportunidade o grupo enviou para nosso Blog Letras & Tons, resposta referente a matéria da última visita, confira abaixo: 

Matéria
 
 
 

Comissão Permanente de Trânsito e Transportes de Lauro de Freitas.
 
Neste sábado (18) representantes da prefeitura e sociedade civil, componentes da Comissão Permanente de Trânsito e Transporte de Lauro de Freitas visitaram vários pontos da cidade. Eles visitaram obras e pontuaram alguns problemas enfrentados pela população. Nesta etapa eles passaram nos bairros do Centro, Ipitanga, Vilas do Atlântico, Buraquinho, Portão, Vida Nova, Capiarara e Jambeiro.
A primeira dificuldade enfrentada pelo grupo e com certeza estará presente no relatório foi o trabalho para transportar um cadeirante, também participante da equipe. O coletivo não era adaptável, mas Vander fez uma questão de acompanhar o grupo.
Resposta de Paulo Sacramento: Foi muito difícil mais o companheiro fez questão de estar presente todo mundo ajudou, mais este problemas tem que acabar vamos  todos  falar com o Vice Governador Otto Alencar para a partir de 1 de Janeiro de 2014  toda a frota trocada, dos ônibus Metropolitano para três Portas com Acessibilidade para todos, Pericialmente para o Transporte Municipal também, mais ai e com o Prefeito de Lauro de Freitas.
 
Nos locais visitados a maioria dos problemas são parecidos, como a falta de estrutura dos terminais de ônibus, frota para atender a demanda e desorganização por parte das empresas de transportes e pedestres.
Ainda não foi definidas as próximas visitas para outros bairros que faltam, mas nesta visita os problemas foram pontuados e serão apresentados e discutidos no próximo dia 30 no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.
 
Resposta de Paulo Sacramento: A próxima visita do Movimento de Mobilidade Urbana vai sair da saída da Torre de Pizza na Ba – 099 via Fortaleza, Largo do Caranguejo, Avenida São Cristóvão, Parque Santa Rita, Conjunto Dona Lindú, As Casinhas, Quintas da Gloria, Final de Linha de Parque São Paulo, Capelão na saída onde vão construir a Passarela e o Ponto de ônibus, Areia Branca na Saída onde vão fazer a Passarela, Ponto de ônibus e a Passagem do Pessoal da Ceasa.
 
 
Centro
 
Terminal de Lauro de Freitas
 

Terminal de ônibus de Lauro de Freitas (Centro).
Apesar de inaugurado recentemente, o terminal apresenta alguns problemas que deverão ser corrigidos, como a reforma de rampa de acesso aos cadeirantes. Foi construído próximo a uma unidade escolar, os ônibus circulam enfrente a escola. Outro problema pontuado foi espaço para abrigar os veículos, próximo há um terreno pertencente à empresa Costa Verde, que não permite que outra empresa estacione lá.
Resposta da Comissão da Mobilidade Urbana: Tem muito ônibus no final de linha e a baia era para cada linha de ônibus não pode ficar mais de cinco ônibus de uma empresa, vamos procura um local para que as empresa coloque os ônibus no estoque, com esta mudança de carta horária dos rodoviários complicou muito e muito ônibus que vem de Salvador. Já estar na hora de uma Estação de Transbordo no Município de Lauro de Freitas, acaba com todos os Problemas acredito que e vontade do Governo do Estado da Bahia através da Agerba tem esta vontade, onde este terminal teria a Bilhetagem Eletrônica.
 

 Wander da Comissão cobra, a Rampa que terá que passar por pequena reforma.
 
Ipitanga
 

Terminal provisório em Ipitanga.
A estação é provisória, trabalhadores enfrentam falta de estrutura, além de reivindicarem celeridade na resolução do problema. Segundo Mustar, secretário da SETTOP (Secretaria de Trânsito, Transportes e Ordenamento Público) a prefeitura planeja remanejar a estação para parte próxima do Kartódromo, mas já está sendo feita uma avaliação para construir o Final de linha. 
Resposta da Comissão: Precisa que a Prefeitura possa cadastra as pessoas que estão no local, antes da mudança do terminal que estão morando no local e o rapaz que trabalha.
 

Mustar explicando sobre construção do terminal para a Comissão Permanece.
 

 Musta Comenta que para isso, precisará do Governo do Estado para avaliar e aprovar o projeto. Uma das áreas cogitada é detrás do campo de futebol do Areal.

 

Resposta:  Paulo Sacramento comenta que precisa ser analisado, pela Casa Civil do Estado, este Projeto junto com a Sedur. Motivo de Ser uma Área da Conder e muito bom o local eu gostei muito, tenho certeza que o Governo do Estado vai avaliar esta proposta, onde vamos ter vários eventos internacionais na Praia de Ipitanga com o nosso Centro Pan-Americano de Judô em...

 
 

Um dos terrenos cogitados para a construção do terminal de Ipitanga.
 
 Vilas do Atlântico
 

Vilas do Atlântico.

Apesar da área não ser adequada, moradores não aceitam o terminal no local. Segundo ativistas do meio ambiente, o local é pertencente à proteção ambiental, o que significa que não pode ser construída nenhuma obra no território.
Resposta de Sacramento e Ligia: Eu acredito  que onde estava era pior na Beira da Praia que os burgueses falavam que os motoristas, faziam a sua necessidade na roda do ônibus, ele mesmo pediu para tira de lar. Vamos ter mais cuidado com aqueles que precisam do ônibus, trabalhadores se Vilas de todos os lugares será que vão ter que andar da entrada ater o final de linha eles não tem carro.
Cuidado com a escravidão ainda não acabou não.
 

Ponto é tomado por ambulante e trabalhadores se abrigam debaixo de sombreiros.
 
Buraquinho
 

 
Área pequena, não há condições, nem abrigo para o número de veículos, principalmente nos períodos de finais de semana, com o aumento de visitantes, motoristas estacionam em áreas verdes.
Segundo Gilvan Galvão, diretor geral da SEINFRA, para esta área há um projeto para o remanejamento do terminal para as proximidades da Escola Jovina Rosa. 
 

Praça de Buraquinho.
O secretario da SETTOP diz que reconhece que a área é pequena para suportar um terminal, mas que providências estão sendo tomadas, para reverter essa situação: “Provavelmente, os carros não mais estacionaram aqui, será circulante, porém existem alguns pontos que teremos que discutir com AGERBA,”.
Resposta de Paulo Sacramento: Uma pergunta qual o Motivo da Empresa Costa Verde e da Via Nova que Durante a semana tem muito ônibus, mais os Sábado e Domingo e uma vergonha o Povo vem andando da entrada de Buraquinho ater o final, como e que vai ficar esperando, o ônibus mais de uma hora, pretendemos colocar aqui o ônibus de Buraquinho Praça da Se, que pode ser uma extensão da linha de Vilas do Atlântico. para o melhoramento do local”.- explica.
Outro problema apresentado foi à presença de instrutores de auto escola, dando aula no local muito feio isto o pessoal andando para Praia e pode ter um grande risco de um atropelo.
 
  

Terminal de ônibus de Portão.
O local ainda se encontra em construção da primeira etapa da obra, com previsão para ser concluída em janeiro de 2014.
Resposta do Membro da comissão: Acredita que as obras poderiam está mais adiantada, mas o diretor Gilvan Galvão explica a situação para a comissão:
 “Podemos dizer que temos 50% desta primeira etapa concluída. Para ser acelerada depende da resolução de contratos. A SEINFRA não pode fazer intervenção, pois a caixa não permite. Uma vez feito o contrato, após a obra concluída a prefeitura pode rever, se for o caso”. Janeiro de 2014 já estar pronta.
Resposta de Paulo Sacramento e Sara Cristina:  Precisa colocar todos os ônibus da Linha Verde Passando, neste terminal que começou a construção no Governo da Ex. Prefeita Moema Gramacho e vejo o compromisso do Prefeito Marcio dar continuidade às obras dos Terminais.

Gilvan Galvão explica situação das obras.
 

Trabalhadores jogando duro.
 Motoristas estacionam em cima do passeio por não ter espaço o Líder Comunitário Paulo Sacramento comenta que precisa fazer uma estação de trasbordo.
Motorista, Cobradores e Moradores reclamaram do Modulo Policial Fechado poderia estar funcionado todo reformado.
 
Capiarara
 
Residencial Lauro de Freitas
 

Frente do Condomínio Residencial Lauro de Freitas.
 
A maior reclamação dos moradores é a falta de transporte público, a maioria pede que os carros entrem no condomínio. Alguns carros da TRANSLAUF chegam a entrar, mas eles pedem a efetivação desse serviço, além de cobrar das empresas BTU e ODM o aumento e criação de novas da frota.
Reposta de Paulo Sacramento e a senhora Diva representando, Cajá: Fazer um ponto no Condomínio recebi muitas reclamação dos moradores, que estava esperando e aproveitei para fazer as reivindicações, fiquei 50 minutos na entrada do conjunto e depois fui ater o final de jambeiro e não vir ônibus de BTU E ODM.
Porém o crescimento de comerciantes no local é nítido, contribuindo para o desordenamento do trânsito, além da rotatória apresentar pequeno defeito, os ônibus não conseguem finalizar suas manobras perfeitamente, o que pode causar sérios acidentes.  
Resposta dos Membros da Mobilidade, Claudino e Diva: Cobraram da Secretaria de Transporte à sinalização, do Local onde precisamos dar mais conforto aos Moradores de Jambeiro e da Minha Casa Minha Vida que são milhares e muitas crianças.
 
 Jambeiro
 

Estação fica praticamente na via pública.
 

Não tem estrutura, nem banheiro no local precisa de Banheiro Químico.
 
Final de linha é desproporcional, não possui guarita para abrigar os profissionais, ponto quebrado, estacionamento irregular de moradores e motoristas, além de apresentar materiais para construção nas portas.
 
Durante a semana, movimento de pessoas aumentam por conta do local, haver uma escola, bem no largo, o que dificulta a ação e manobras dos micro-ônibus
Resposta de Diva: Vamos ter cuidado com os estudantes da Escola, eu acredito que precisa colocar um Fiscal do Transporte no Local e colocar um equipamento novo.

Ponto está quebrado, sem cobertura e com mato ao redor venho pedir a Prefeitura que Tome as Providencias.
Resposta de Mustar: Vai mandar colocar o ponto novo no local e dar uma arrumada.
 

Secretário da SETTOP vistoria micro-ônibus da TRANSLAUF.
Resposta dos Membros: Vai aproveitar para fiscalizar, ver a questão da Limpeza e a questão de uso.
No enceramento os Lideres Comunitários comenta que não estão satisfeito com os ônibus Escolares e vai fazer um oficio para, o Prefeito de Lauro de Freitas para que este transporte tenha a fiscalização da Secretaria de Transporte à senhora Diva disse que e muito importante, se isto acontecer, mais a organização fica com a Educação.
Resposta do Membro Paulo Sacramento: Comenta que não estar satisfeito com o Modelo de Cartão do Metro Passe, que os moradores que o modelo igual de Salvador onde hoje menos de uma hora você muda de ônibus pagando uma tarifa única, e as outras vantagens que o cartão dar como: Cartão Avulso, Cartão Estudantil. Meia Passagem, Vale Transporte Eletrônico, com tarifas variadas, de acordo o tempo. Este Metro Passe e muito ruim. Estamos pensando  entra o mandato Judicial da Suspensão primeiro vamos conversar com os Membros.
 
 
 

Um comentário:

  1. " CAOS NO TRANSPORTE " Secretaria Municipal de Transportes de Lauro de Freitas/BA, Por meio deste requerimento, Joaquim Olimpo de Souza Neto solicita providências da Prefeitura de Lauro de Freitas sobre a falta de transporte público em determinadas regiões da cidade, em especial o bairro de Buraquinho. Embora seja função do Município fornecer transporte público de qualidade aos moradores de Lauro de Freitas, sem exceção, a realidade mostra a deficiência na prestação do serviço público. Isso porque, como morador do bairro de Buraquinho, posso atestar que NÃO EXISTE LINHA DE TRANSPORTE na localidade, o que impede o efetivo trânsito dos moradores. É função do poder público prestar o serviço público adequado, garantindo aos moradores e contribuintes um transporte público de qualidade. Sendo assim, solicita providências da Prefeitura para solucionar a questão o mais rápido possível. DE BURAQUINHO.

    ResponderExcluir