terça-feira, 7 de junho de 2011

Salvador e Lauro de Freitas Terão Mais Ciclovias.

Secretário Ney Campello defende essa questão e ressalta que “a Secopa vem apoiando essa movimentação, pois ela se articula com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, como meio saudável e sustentável de circulação, identificando-se com o “Green Goal” FIFA, o objetivo verde da Copa do Mundo”.
Conder planeja implantar 217 km de vias ciclísticas até a Copa de 2014

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) anunciou que deve implantar nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas 217 km de estrutura cicloviária, dentro do denominado projeto Cidade Bicicleta. Hoje, o projeto está em elaboração de plano funcional que definirá a estrutura cicloviária a ser construída em cada trecho- esta fase deve ser concluída no final deste mês de junho.

O plano prevê que a malha cicloviária seja distribuída pelos principais corredores viários das duas cidades, passando pela orla, Avenida Paralela, Mussurunga /Lauro de Freitas, Cidade Baixa/Calçada e vias de acesso à Paralela, Centro e entorno da Fonte Nova, Tudo, de acordo com o projeto, conectado com outros modais de transporte – ônibus, metrô e trem.

A diretora de equipamento e qualificação urbanística da Conder, Lívia Gabrielli, disse que o projeto prevê bicicletários, que serão parte integrante do sistema e, como ressaltou, fundamental para o desenvolvimento das vias ciclísticas em comum com os terminais.

Questionada sobre a disponibilização de banheiros e vestiários, informou que devem estar nos locais de trabalho e estações de transbordo, sendo a instalação de responsabilidade dos administradores das estações. Os investimentos serão da ordem de R$ 41 milhões, mas os recursos ainda não foram liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Vamos ver se poderá haver contrapartida também do Ministério das Cidades, que tem o programa Bicicleta Brasil” disse Lívia Gabrielli.

Ineditismo

A diretora ressalta que “este projeto acaba sendo uma via de inclusão social. E podemos dizer que é inédito e completamente feito aqui na Bahia”. Gabrielli exemplifica que, no Rio de Janeiro, que possui 160 km de ciclovias, a estrutura não é pensada integrada a outros modais de transporte.

Pesquisa do órgão feita com quatro mil pessoas em 2009 mostra que 60% dos que se deslocam com bicicleta em Salvador ou Lauro de Freitas ganham até um salário mínimo, “Mesmo que aqui em Salvador definam pelo BRT (Bus Rapid Transit) ou pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), a maioria dessas pessoas não terá como pagar a passagem”, ressaltou.(A Tarde)

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