quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Wenceslau Guimarães vai ganhar fábrica da Venezuela.

A cidade de Wenceslau Guimarães, localizado na Região do Baixo-Sul da Bahia, um Município essencialmente agrícola, maior produtor no Estado e 2º do Brasil de banana e graviola, vai ganhar uma fábrica para processar a banana da terra produzida na região.



O investimento do grupo venezuelano na primeira fase será de U$ 1,5 milhão de dólares para a produção do produto Banana Chips. A previsão para inserir o produto no mercado é maio de 2011, com uma expectativa de faturamento de U$ 7 milhões de dólares.


A prefeita de Wenceslau Guimarães, Susete Nascimento Silva, acompanhada do assessor Carlos Durval Passos da Silva “Leão” e do secretário de agricultura, Juarez Leal Ribeiro dos Santos, assinou no início da semana o protocolo de intenções com diretores da empresa venezuelana Alina do Brasil, os empresários Gerardo Rosales e Isidrio Rodrigues, e Secretario da Agricultura (Seagri), Eduardo Salles.


A fábrica terá capacidade inicial de processamento de 60 toneladas de banana por semana, gerando de imediato 60 empregos diretos.


A região do Baixo Sul é a maior produtora de banana da terra na Bahia, com produção anual em torno de 30 mil toneladas, com rendimento médio de 20 toneladas por hectare.


O município de Wenceslau Guimarães é o maior produtor regional, com mais de 7.9 mil hectares plantados com banana, segundo dados do IBGE. Inicialmente serão produzidas pela fábrica “banana chips”, ou seja, bananas fatiadas em rodelas e fritas em oleína de dendê, conforme explicou Isidrio Rodrigues.


“A direção da Alina do Brasil, esteve em Wenceslau Guimarães, conheceu a qualidade dos nossos produtos, a seriedade com que administramos o Município, e em nome dos agricultores agradecemos a implantação da fábrica em nossa cidade, que vai gerar mais emprego e renda para o Baixo-Sul do Estado”, disse a prefeita Susete Nascimento Silva.


O secretário da agricultura de Wenceslau Guimarães, Juarez Leal, ressaltou a importância do Município no Estado, que está também implantando o Polo Industrial, valorizando e incentivando o cultivo de graviola, do cupuaçu para a produção de polpas.

3 comentários:

  1. Vocês copiaram o projeto do Sargento Borges. deveriam ter vergonha.

    ResponderExcluir
  2. sou de wenceslal guimarães mas estou em são paulo e fico muito feliz assim terar mais oportunidade de trabalho adorei parabens leidiane

    ResponderExcluir
  3. Como dizia o ex Presidente LULA,nunca na história de Wenceslau Guimaães se trabalhou tanto como no governo de D. SUSETE.
    Nidalvo

    ResponderExcluir