sábado, 18 de setembro de 2010

Resumo do programa "Show da Alegria" (17/09/2010).

Resumo do Quadro Eleições 2010 (17/09/2010).
*Idade dos eleitores que podem votar;

*Sobre o acompanhamento de criânças e deficientes físicos no dia das eleições;
*Sobre a Lei que proibi vendas de bebidas alcoolicas nas eleições.

Marina Silva faz campanha hoje na Bahia
(Romulo Faro).

Com a provável intenção de contribuir para a ascensão dos candidatos do Partido Verde (PV) na Bahia, a postulante da legenda à Presidência da República, senadora Marina Silva, vem pela segunda vez à Bahia desde a pré-convenção do PV, em maio último.

A senadora desembarca hoje, às 13h30, em Vitória da Conquista, e será recebida pelos candidatos Edson Duarte e Luiz Bassuma, que concorrem ao Senado e ao governo do Estado, respectivamente. Marina segue em carreata com destino à praça Barão do Rio Branco. Às 14h, concede entrevista coletiva no Livramento Hotel e, às 14h30, retorna à praça onde participa de comício com os candidatos da região.

A previsão é de que a candidata chegue ao Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, às 16h30, de onde segue para a Câmara Municipal para ser homenageada com o título de Cidadã Soteropolitana, sob iniciativa do vereador Alcindo da Anunciação (PSL). Antes da homenagem, Marina concede nova coletiva no Salão Nobre da Câmara. Às 19h, participa do Congresso de Senhoras da Igreja Assembleia de Deus, na Avenida Paralela.

A estratégia de a candidata visitar um município do interior do Estado, pela primeira vez na campanha, de acordo com Gilberto Santana, coordenador da chapa majoritária do PV baiano, “é interiorizar sua boa imagem”. “Marina está bem na Bahia, sobretudo em Salvador. As pesquisas mostram isso. A visita dela em Conquista, que é uma cidade macro, vai possibilitar aos eleitores o entendimento de que o projeto nacional apresentado por Marina tem a mesma ideologia do projeto regional de Edson e Bassuma para a Bahia.
 
Notícias: Salvador- Bahia (17/09/2010).
 
Jovem morre depois de ser linchado em Tancredo Neves

(Redação CORREIO).

Um rapaz de 19 anos morreu depois de ser linchado na noite desta quinta-feira (16) em Tancredo Neves, segundo informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel).

Lucas dos Santos Bispo foi encontrado bastante ferido no condomínio Arvoredo. Ele foi agredido com pedaços de pau e pedras, segundo testemunhas disseram à polícia. Socorrido para o Hospital Roberto Santos, Lucas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Segundo a 11ª Delegacia, que investiga o caso, o motivo do crime ainda é desconhecido. Lucas morava na rua São José, também em Tancredo Neves, mas um parente seu que esteve na delegacia não soube dizer se ele conhecia alguém no condomínio do crime. Duas pessoas que viram o crime de longe e chamaram a polícia não sabem também o que levou o grupo de pelo menos seis pessoas a agredir o rapaz.

A polícia faz rondas na região tentando localizar os agressores que mataram Lucas.

Outros crimes
A Centel registrou dois outros homicídios depois das 19h desta quinta. Em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, João Paulo Conceição do Vale, 18 anos, foi morto a tiros na Segunda Travessa da Glória. Em Plataforma, um homem ainda não identificado também foi morto a tiros. Ele chegou a ser levado para o Hospital João Batista Caribé, mas chegou sem vida. A 5ª Delegacia investiga o caso.

Salvador participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no próximo sábado/Redação CORREIO.

No próximo sábado (18), Salvador participa da mobilização o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A coleta será na praia de Piatã e começa às 9h30. A Norsa/Coca-Cola, empresa responsável, contará com 130 voluntários - já selecionados- na capital baiana e mais de 1000 voluntários nos quatro estados de atuação.

Em 2009 foi coletado 130 quilos da praia São Tomé de Paripe. Também no ano passado, a iniciativa recolheu mais de 74 toneladas de lixo em todo o país, 2.264 quilos só na área da Norsa. Em outras localidades do Brasil a Limpeza acontecerá no próximo dia 25.

Hemoba precisa com urgência de doadores de sangue/Redação CORREIO.

A Fundação Hemoba precisa, em caráter de urgência, da doação de todos os tipos de sangue para a manutenção dos estoques. Em Salvador, as doações podem ser feitas no hemocentro que fica ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), na avenida Vasco da Gama, ou no Hospital Irmã Dulce, no Bonfim. Informações pelo telefone (71) 3116-5664.

Professores da rede estadual fazem prova de avaliação no domingo/Agecom.

Mais de 20 mil professores do Magistério da Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizam, no próximo domingo (19), a prova de avaliação de desempenho, que possibilitará o avanço na carreira. “Além da melhoria salarial de 15%, a iniciativa vai gerar subsídios para promover mais qualidade do ensino nas escolas da rede estadual e ainda ajudar cada professor no seu próprio desenvolvimento”, afirma o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Esta é a primeira avaliação de professores realizada pela SEC/BA e oferece três mil oportunidades de progressão na carreira de Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado. A prova acontece simultaneamente em 32 municípios baianos, sedes das Diretorias Regionais de Educação(Direc).

Em Salvador será realizada em oito escolas. Para saber o local onde fará a prova, os candidatos devem consultar o edital número dois, publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (13) e disponível nos sites da SEC e do Cespe.

Sobre a avaliação
A avaliação é voluntária e vai possibilitar o avanço na carreira de professores e coordenadores pedagógicos. O efeito financeiro da primeira avaliação será retroativo a maio de 2010. O processo será composto por duas etapas. A primeira é a Avaliação Individual, que consiste na aplicação de prova com questões objetivas e discursivas. Na Avaliação Institucional será considerado o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2008.

Asprolf Constata Precariedade das Escolas Municipais de Lauro de Freitas Em Areia Branca/Fonte: Blog da ASPROLF.

A Associação dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF) fez uma visita às escolas do distrito de Areia Branca em Lauro de Freitas, na tarde desta quarta-feira, 15, e constatou situações precárias na maioria delas.

A visita começou pela Escola Módulo Educativo (conveniada), escola sem identificação e que mais parece uma residência. Lá, na única sala que pertence à prefeitura, a professora da turma pré-escolar trabalha sem auxiliar de classe. Já na Escola Municipal Tenente Gustavo, a segunda visitada, há a constatação de duas novas salas, mas sem funcionamento. Faltam às salas carteiras escolares e mesas para os alunos e professores, além da liberação pela Secretaria de Educação. Outras salas da escola encontram-se sem ventiladores, com mesas de professor quebradas e paredes da parte interna da sala mofadas, ainda existem em época de chuva fortes pingueiras em algumas salas.

Mas o que motivou a visita da entidade de classe às escolas de Areia Branca foi exatamente a situação do anexo e da sede da Escola Municipal Esfinge. No anexo que funciona num prédio (Miranda Center), térreo e primeiro andar, os alunos e professores sofrem com as pequenas salas e a estrutura perigosa para os alunos do ensino fundamental. Para ter acesso ao primeiro andar, os alunos precisam subir mais de dez degraus com pisos escorregadios da escada. Após subir as escadas, o acesso às salas passa por uma varanda com um muro baixo com duas tábuas de proteção, que não livram os meninos de um iminente perigo. É preciso muita atenção às crianças que, constantemente, transitam por ali. A falta de água é mais um problema grave do anexo escolar. Os banheiros ficam sujos e com mau cheiro de fezes prejudicando a saúde e aprendizagem das crianças. Para matar a sede, professores e alunos trazem águas em garrafas de um litro. Outro grande problema é a proximidade do prédio anexo com uma Serraria. Segundo os professores, há um forte barulho causado pela Serraria ao cortar madeiras. Ademais, as salas encontram-se sem ventilação e iluminação.

Na sede da Escola Municipal Esfinge, o grande problema foi a demolição de quatro salas com a promessa de reconstruir em dois meses, mas até a visita da Asprolf a reconstrução não havia começado. As salas foram demolidas no mês de abril deste ano. No lugar demolido foi colocado um muro de tapume, e encostado ao tapume estão pedaços de barrote, carros de mão, carteiras quebradas e, até mesmo, a placa com o nome da Escola e a marca da prefeitura de Lauro de Freitas. Na parte externa da escola ficou um grande espaço vazio que deixa a escola susceptível à depredação, segundo relato dos profissionais da comunidade escolar. Há a informação de que se a Secretaria de Educação do Município não iniciar (o mais rápido possível) a reconstrução, os pais vão tomar suas providências.

Após as visitas feitas, constatações e registros das situações de precariedade e desrespeito aos profissionais de educação, aos alunos e pais de alunos, a Asprolf divulgará nos meios de comunicação da entidade (blog, twitter, site e e-mail) e em outros meios de comunicação de massa os fatos registrados. Além disso, entrará em contato através de ofício e por telefone com as secretarias responsáveis (principalmente a Secretaria de Educação) para, urgentemente, resolver as situações expostas. Também o assunto será levado à Câmara de Vereadores e, se for o caso, ao Ministério Público da Bahia.

Crianças são atacadas por enxame de abelhas em Feira de Santana/Tribuna da Bahia.
Um grupo de 17 crianças e adolescentes foi atacado por um enxame de abelhas na quarta-feira (15) em Feira de Santana (BA). De acordo com a Secretaria de Educação do município, o grupo estava a caminho da escola quando as abelhas atacaram.

O incidente aconteceu no distrito de Jaguara, zona rural de Feira de Santana. As pessoas picadas foram encaminhadas ao Hospital Geral Clériston Andrade e medicadas. A maioria foi liberada no mesmo dia. Uma adolescente de 15 anos ficou internada. Segundo o hospital, a garota foi liberada nesta sexta-feira.

O gari Josemir dos Santos também ficou ferido. Ele relatou queb quando viu a adolescente caída no chão e o enxame de abelha em cima dela, tirou a camisa e começou a espantar os insetos, que também o atacaram, deixando mais de 100 picadas pelo seu corpo.

Nesta época do ano, os enxames aumentam bastante por causa da grande produção de flores. No parque de exposições, dois enxames ocuparam as caixas de som instaladas no alto dos postes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário