terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eleições 2010!!!

Marina defende que todas as escolas públicas tenham bibliotecas/Agência Brasil.

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, defendeu ontem (16) que todas as escolas públicas tenham uma biblioteca. “Que sejam atualizadas essas bibliotecas e que as crianças e jovens possam encontrar ali um ambiente acolhedor para o exercício da leitura” ressaltou ao visitar 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Segundo a candidata, a montagem das bibliotecas e a escolha dos livros deverá ser feita pelos Ministérios da Cultura e da Educação.

“Em uma ação integrada que envolve também o Ministério da Cultura para que a gente tenha, além do olhar Ministério da Educação, a contribuição do Ministério da Cultura. Dentro de uma visão integral de produção do conhecimento, para que a gente possa ampliar o horizonte para além do livro didático”.

O projeto deverá, de acordo com Marina, aproveitar as estruturas já existentes nos estabelecimentos de ensino e contar com o apoio dos governos locais e da comunidade.

Durante cerca de uma hora em que esteve na mostra, a candidata dedicou a maior parte do seu tempo aos jovens que ainda não votarão nestas eleições. Ela conversou, posou para fotos e distribuiu autógrafos.

Marina comentou ainda o fato de ter apenas um minuto e 23 segundos para fazer campanha no horário gratuito de televisão, enquanto seus adversários Dilma Rousseff (PT) tem dez minutos e 38 segundos e José Serra (PSDB) sete minutos 18 segundos. “É como castanha-do-pará, basta comer uma que você já está suprida de proteína”.

Ivan Pinheiro defende divisão de royalties do pré-sal com base no IDH/(Agosto 3, 2010 por Fundação Abrinq)/Agencia Brasil..

O candidato à Presidência da República pelo PCB, Ivan Pinheiro, defendeu na tarde desta quarta (21), em São Paulo, que a distribuição dos royalties do pré-sal seja feita com base inversa ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Sua proposta é de que os estados brasileiros que estejam ocupando os últimos lugares nesse ranking sejam mais favorecidos pelos royalties do pré-sal.

“Nossa proposta, registrada no [Tribunal Superior Eleitoral] (TSE) diz que o produto da exploração do pré-sal deve ser distribuído inversamente ao Índice de Desenvolvimento Humano de cada estado. No Piauí, onde tem muito menos eleitores, o povo tem que ganhar muito mais do que no Rio de Janeiro, onde tem mais eleitores”, afirmou o candidato, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, os resultados dos lucros da exploração da riqueza devem ser destinados, “carimbadamente” (descritos na legislação), para resolver problemas nas áreas de educação, saúde, saneamento e moradia. “Hoje, os royalties [do petróleo] não são carimbados. Os prefeitos fazem o que querem”, disse, citando como exemplo a cidade de Macaé, que recebe um grande valor pela exploração do petróleo, mas tem uma escola que figura na última colocação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário