A Prefeitura de Lauro de Freitas ganha mais uma vez destaque nacional. Os esforços para melhorar o atendimento em saúde bucal aos cidadãos levaram o município a ser apontado pelo Prêmio Brasil Sorridente do Conselho Federal de Odontologia (CFO) entre os 23 melhores do país e figurar e como melhor do estado entre os municípios até 300 mil habitantes. A premiação será entregue em solenidade em Brasília, no dia 23. Vitória da Conquista é a outra cidade baiana, apontada para o prêmio na categoria acima de 300 mil habitantes.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Jeidson Marques, a premiação reflete a política de atendimento realizada nesta gestão. “Há três anos, estávamos na 328ª posição entre os 417 municípios baianos. Agora estamos em primeiro lugar na Bahia e o Conselho Federal e os conselhos estaduais de Odontologia nos colocam entre os 23 melhores municípios no quesito saúde bucal.”, comemorou Marques. O Prêmio Brasil Sorridente foi criado em 2005 pelo CFO, em parceria com o Ministério da Saúde, como forma de estimular a universalização da saúde bucal no país.
Números – Lauro de Freitas possui hoje 26 consultórios odontológicos - três deles no Centro de Atendimento Especializado (CEO) - que realizam cerca de 12,4 mil atendimentos mensais. O número mais que quadruplicou; em 2008 eram realizados cerca de 3 mil atendimentos. O município possui hoje uma rede com mais de 100 profissionais, sendo 48 dentistas e 50 técnicos, além do pessoal de apoio administrativo. É dado ao cidadão atendimento nas áreas de ortodontia preventiva, odontopediatria, prótese, endodontia (canal), diagnóstico bucal (prevenção de câncer de boca), periodontia (gengiva), cirurgia bucomaxilofacial e atendimento especializado para pacientes portadores de necessidades especiais ou com anemia falciforme.
A Coordenação de Saúde Bucal também realiza um trabalho intenso em parceria com as escolas da rede municipal de ensino, ensinando aos estudantes a forma correta de cuidar da dentição. Ano passado, mantendo-se na média dos últimos anos, foram atendidos 100% dos alunos e distribuídos mais de 30 mil kits com escovas, creme e fio dental. “Realizamos esta distribuição dos kits também em feiras de saúde que realizamos”, disse o coordenador Jeidson Marques. Neste mês, a Secretaria Municipal da Saúde lançará uma campanha de prevenção do câncer de boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário