quinta-feira, 1 de abril de 2010

Meninos Procuram refúgio em Itinga

Adolescente de identidade ignorada dorme em meio a praça do Caranguejo.
Vários meninos de rua procuram refúgio no bairro de Itinga. Um quadro nítido, lamentável que às vezes são ignorados pela população. Muitos desses meninos de rua , tem casa e família,mas a maioria desses meninos tem suas famílias desestruturadas e temem voltar para casa .Outros dizem não ter pai, mãe nem parentes, e adoram viver nas ruas. Uma triste realidade que choca qualquer ser humano.Alguns desses meninos que dormem nas ruas de Itinga, moram na cidade de Salvador, mas por maus-tratos de alguns moradores, eles buscam “paz” em outros bairros, se tornando um verdadeiros nômades.Eles são de várias faixa etárias, na maioria de fase da adolescência- Fase mais importante de formação da vida de um ser humano. Todos com grandes sonhos, porém sem muitas expectativas de serem realizados um dia, tornando um futuro promissor para a sociedade, onde são ferozmente tragados pelo submundo da sociedade.
Quando o sono vem, eles se aconchegam em qualquer lugar, seja enfrente a estabelecimentos comerciais, casas abandonadas e praças, o importante para eles é descansar o corpo que perambula o dia e noite, em busca da sobrevivência.


Os irmãos Rafael e Joselito, dormem enfrente ao ponto de onibus no Caranguejo.

Rafael S.S (14) e seu irmão Joselito S.S (12), confessam que mesmo sofrendo perversidade por muitas pessoas nas ruas dura o dia, não sonham em voltar para casa, nem para dormir. O que eles mais detestam é serem acordados aos gritos, chutes e ponta-pés. Pois afirmam que a fome aumenta e não tem o que comer de imediato. Pois para tomar o primeiro café da manhã, precisam aventurar nas esmolas e na catação de latinhas, papelões e ferro velho. Joselito (12), diz que um dia isso tudo vai mudar, pois ele quer ser doutor. Eles prometem nunca ter usado drogas, mas conhecem muitos meninos que usam, assaltam e já foram até violentados sexualmente por homens.
Essa é a dura realidade de muitas crianças que vivem, ou seja, moram nas ruas. Essas crianças necessitam urgentemente de ser inseridas na escola, família, e na sociedade como crianças cidadãs. Talvez com uma grande oportunidade social, elas possam trilhar por caminhos melhores.

Um comentário:

  1. Moradores de rua ocupam Salvador.
    Virou moda isso!Salvador está sendo tomada por moradores de rua.Entre eles existem muitos marginais. Na Estação da Lapa, Av. Joana Angélica, Pelourinho, Bomfim, está fazendo medo andar.
    Lílian Maciel Moreira dos santos
    Salvador (BA) - Valéria.

    ResponderExcluir