sábado, 2 de janeiro de 2010

Primeira Missa do Bonfim

Baianos e turistas aproveitaram o 1º dia do ano, que coincidencia, caiu na 1ª sexta- feira e no dia Mundial da paz. Ao total foram realizadas nove sessões durante o dia todo, desde a 5hs da madrugada, onde foi celebrada a primeira missa do ano, com o padre Edson Menezes.Como sempre a Igreja Basílica do Nosso Sr. do Bonfim estava lotada, até o pátio ficou pequeno, para tantos fiéis que queriam receber as graças e pedir uma melhoria neste ano.
O padre Edson Menezes falou dos acontecimentos que marcaram o ano de 2009, e pediu aos fiéis que praticassem a paz não só no dia reservado a paz, mas todos os dias do ano. ele divulgou a frase do Papa Bento XVI, que deveria ser proferida para todos os fiéis da Igreja católica do mundo: " Se quiser cultivar a paz preserve a criação". No calendário litúrgico de 2010, onde a missa teve como tema " Santa Maria, Mãe de Deus", onde ofereceram uma homenagem a Maria por ser a mulher que gerou Jesus Cristo, segundo os preceitos católicos.
Na última sessão, ás 17hs, os fiéis se despediram com a entrada, tão esperada, da imagem do N. Sr. do Bonfim, onde muitos fiéis demonstravam gestos de amor, tocando na imagem e tocando objetos para serem abênçoado pelo santo.

Festa do Bonfim 2010!

Na festa do Bonfim deste ano, a Igreja irá aderir os festejos, na primeira vez na história da colina. Os fiéis irão participar de uma procissão que sairá do Largo de Roma até a Colina sagrada. Chegando, eles farão três voltas em torno da Basílica, sendo que cada volta tem direito a um pedido pessoal.Totalizando as três voltas e os três pedidos, será realizada uma missa campal na frente da Igreja. Isso não será no mesmo dia da tradicional lavagem e sim no dia 17 de Janeiro, ressaltou bem o padre preocupado em informar aos fiéis. Durante a a semana que antecede a tradicional lavagem a Igreja entra em constante sessões, em homenagem ao N. Sr. do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário