terça-feira, 7 de abril de 2015

Parceria entre Oi Kabum! e Base de Segurança beneficia jovens de Itinga

Os alunos da Escola Municipal Eurides San’tana, do bairro Itinga, em Lauro de Freitas, participaram, no dia 31 de março, do encerramento das oficinas de Design Gráfico, Fotografia e Vídeo, ação que integra o projeto “Ações Multiplicadoras Oi Kabum!”.



Durante o evento de certificação foram apresentados os vídeos, as fotografias e as peças de design produzidas pelos alunos para finalização das atividades. De acordo com o monitor da oficina de Design Gráfico, Tiago Pimentel, “os alunos tiveram facilidade no aprendizado das técnicas importantes para a construção de peças gráficas, e os conhecimentos na construção dos trabalhos escolares”. A iniciativa, promovida pela OI Futuro- Parceira da ONG Cipó Comunicação Interativa-, contou com o apoio dos policiais militares da Base de Segurança Comunitária de Itinga (BCS Itinga), que ajudaram na mobilização dos alunos e no suporte as aulas teóricas e praticas.

Integrantes do curso de teatro da BCS Itinga, o estudante Michael Silva, 13 anos, aproveitou a oportunidade para ampliar os conhecimentos. “Com as aulas de vídeos, aprendi coisas novas, agora eu consigo segurar uma filmadora de forma correta, entendo sobre plano médio, plano conjunto, corte de imagens e outras técnicas que podem ser úteis no meu futuro profissional”. Satisfeita com os resultados, a coordenadora do “Ação Multiplicadora OI Kabum!”, Denise Noronha, garante que “Apesar de não terem muito conhecimento sobre temáticas, os alunos deram uma resposta muito positiva à ação”. Denise ressalta que “o principal foco do projeto é a formação de jovens em arte e tecnologia, a maioria deles, moradores das periferias de Salvador e Região Metropolitana, em situação de violência e vulnerabilidade social, que se transformam em multiplicadores de conhecimentos”.

Superação- Mesmo com a pedagogia de ensino focada na elaboração de projetos, a escola Municipal Eurides San’tana, que abriga aproximadamente 1.500 alunos, convivia com altos índices de violência. De acordo com a diretora Anaina Gabriela, “o corpo discente preenchia dois livros de ocorrências, com a média de cinco furtos por dia”. A parceria firmada entre a BCS Itinga, que trouxe o teatro, o xadrex e as oficinas OI Kabum!, mudou a realidade escolar. A diretora afirma ”que o diferencial foi a ampliação do estabelecimento de confiança, mostrando para os alunos, que a chagada da polícia miliatr era para que os mesmos ganhassem mais aliados preocupados com o futuro deles e dignidade humana”. Emocionada, Anaina mostra a mudança de comportamento dos alunos, que atualmente demonstram cada vez mais o desejo de permanecer na escola, fora das ruas e protegidos de possíveis envolvimentos com drogas, prostituição e sofrimento de abusos e violência. Fonte: SJCDH.



Nenhum comentário:

Postar um comentário