O memorando de parceria entre Lauro de Freitas e a Organização das Nações Unidas (ONU) será assinado nesta quarta-feira (01), durante cerimônia na Sala de Retratos, no Ministério da Justiça (Brasília), às 16h. O documento estabelece a relação entre Ministério da Justiça, ONU, três municípios contemplados pelo programa “Segurança com cidadania” e as seis agências responsáveis em desenvolver as ações sociais. Lauro de Freitas foi um dos três municípios brasileiros, ao lado de Contagem (MG) e Vitória (ES), e único do Nordeste selecionados para receber o programa que conta com investimento da ordem de 6 milhões de dólares do Fundo Espanhol para o Desenvolvimento dos Objetivos do Milênio.
Além da prefeita Moema Gramacho, participam da cerimônia a prefeita de Contagem, Marília Campos, prefeito de Vitória, João Coser, ministro da Justiça, Luís Paulo Barreto, coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek e os representantes das seis agências. De acordo com a coordenadora do programa, Cristina Marochi, o documento é a formalização da parceria entre a ONU e as cidades contempladas. “Os municípios foram escolhidos, fizemos algumas visitas e agora estamos documentando essa parceria”, afirmou a coordenadora, acrescentando que o calendário de atividades começa a ser executado no final deste mês.
Três representantes de cada município viajam a Colômbia, no final de setembro, onde farão uma visita técnica. Segundo Marochi, o principal intuito da visita é conhecer as experiências desenvolvidas no país para a diminuição da violência. As ações do programa “Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis nas comunidades brasileiras” são inspiradas no programa “Abordagem de Segurança Cidadã”, desenvolvido pelos colombianos.
O cronograma prevê ainda, em outubro, a visita da delegação da ONU ao bairro de Itinga, localidade selecionada para desenvolvimento do programa. Junto com a comunidade será elaborado o diagnóstico das principais necessidades da região. Marochi ressalta que as ações do programa serão focadas nas questões de segurança do bairro. “Vamos investigar junto com os moradores e só depois é que montaremos um plano de trabalho”, ressaltou a coordenadora.
A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações para reduzir a violência que afeta jovens entre 10 e 24 anos em situação de vulnerabilidade. Os três municípios foram selecionados, entre 72 inscritos, por indicarem condições de continuidade das políticas após o fim do projeto, além de possibilitar meios para trabalhar de forma integrada com outros agentes. No total, US$ 6 milhões serão investidos durante 36 meses nos três municípios. O projeto apresentado por Lauro de Freitas foi elaborado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal do Pronasci (GGIM). Fonte: ( Portal Fala Cidadão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário