Uma grande manifestação popular tendo como bandeira a defesa do rio Joanes, promete tornar a data comemorativa ao Sete de Setembro (próxima terça-feira) na região de Lauro de Freitas, bem diferente dos anos anteriores. Coordenado pela organização Rio Limpo (Oscip) e Colônia de Pesca de Buraquinho, o movimento pretende chamar a atenção das autoridades locais e órgãos ambientalistas para a crescente contaminação do rio decorrente dos crescentes e ininterruptos despejos de poluentes.
O Joanes vive hoje uma situação de desolamento. Em alguns trechos o rio parece agonizar, tamanho é o estado de degradação de suas águas, o que provocou o desaparecimento dos pescadores e marisqueiras, que tinham na atividade sua principal fonte de renda ou de complementação do orçamento familiar. Os efeitos da poluição têm produzido resultados devastadores e só fizeram agravar a precária condição social das populações ribeirinhas – estima-se que cerca de 500 famílias viviam da pesca – que ainda têm que conviver com problemas de saúde decorrentes do alto grau de contaminação do rio. Em alguns trechos sua água está mais escura, fede, parece empossado, sem viço, sem nutrientes, coberto de baronesas, como estivesse em estado terminal.
Os moradores mais velhos, pescadores e líderes comunitários atribuem esta situação ao descaso do poder público, pela inexistência de uma fiscalização mais rigorosa e uma gestão ambiental mais eficiente que pudesse inibir os agentes agressores e, assim, impedir o desaparecimento das matas ciliares, dos manguezais e de quase todas as espécies vivas que um dia habitaram o rio.
Sem fins políticos, a manifestação da próxima terça-feira terá início às 9h30min., nas proximidades do Terminal Turístico de Portão, devendo contar com a participação de dezenas de embarcações que se concentrarão nas imediações da ponte (quase em frente à Pizza Hut). A coordenação do movimento se mobiliza para atrair o maior número possível de participantes, principalmente pescadores, populações ribeirinhas, associações de bairro, pequenos e grandes empresários, estabelecimentos hoteleiros e moradores e síndicos de uma infinidade de condomínios existentes no litoral norte.
Contatos: Fernando Borba (9958-6477), José Cerqueira (9106-3601) – diretores da Oscip Rio Limpo e Jonas Tomaz (Touro) – (8876 1332) Presidente da Colônia de Pesca de Buraquinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário