sexta-feira, 17 de junho de 2016

Lauro de Freitas: Justiça determina que Incra conclua relatório sobre as terras do Quingoma

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Informações: MPF/BA.

 
Inúmeros protesto foram feitos pela comunidade.
Neste mês, a pedido do Ministério Público Federal MPF na Bahia (MPF/BA), a justiça deferiu liminar determinando ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), num prazo de 120 dias, a conclusão e publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) das terras da comunidade remanescente do quilombo do Quingoma.
Na área está sendo construída a VIA EXPRESSA, pelo governo do Estado da Bahia em parceria com a prefeitura de Lauro de Freitas (BA) e a concessionária Bahia Norte, o que veem causando muito transtorno para os residentes daquele local.
Desde junho de 2013, a comunidade do Quingoma é reconhecida oficialmente pela Fundação Cultural Palmares. O MPF havia pedido liminar determinando a imediata suspensão das obras, até a conclusão dos estudos necessários para a elaboração do RTID, mas o pedido não foi contemplado pela decisão judicial.
 


Desde inicio das obras, os integrantes passaram receber, constantemente, avisos de reintegração de posse para desocuparem o local. Segundo moradores e líderes da localidade, eles convivem em tensão e sofrem ameaças e violência para desocuparem as terras por grileiros e empresários. Há relatos de que promotores de justiça também já sofreram ameaças.
Caso o Incra não finalize e divulgue o relatório (RTID), estará sujeita a pena de multa diária no valor de R$ 10 mil, a serem revestidos para o Fundo Nacional de Direitos Difusos, o que prevê a Lei 7.347/85.

Nenhum comentário:

Postar um comentário