sábado, 7 de abril de 2012

Faculdades prestam ajuda gratuita para declarar o Imposto de Renda.


O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda (IR) à Receita Federal termina em 30 de abril, mas especialistas alertam o contribuinte que é bom não deixar para a última hora. O contribuinte que quiser evitar atrasos pode contar com a ajuda gratuita de instituições de ensino de Salvador e Lauro de Freitas.

Com o objetivo de ajudar a comunidade e, ao mesmo tempo, levar os alunos a pôr em prática o aprendizado, faculdades de Ciências Contábeis dos dois municípios vão fornecer auxílio a quem tiver dúvida na declaração. A maioria das instituições presta o serviço gratuitamente, enquanto outras pedem como contrapartida quilos de alimentos não perecíveis ou latas de leite em pó.

Primeira unidade a começar o programa de ajuda à população este ano, a Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) oferece auxílio de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, até 30 de abril, último dia para o envio da declaração à Receita. O serviço é aberto à comunidade, mas a prioridade é para contribuintes com rendas menores.

Sob a liderança do professor André Brito, coordenador da faculdade, os alunos ajudam os contribuintes tanto no preenchimento quanto no envio da declaração do IR. “A ideia é permitir que os alunos tenham um aprendizado prático do que ensinamos no curso e, ao mesmo tempo, prestar um importante serviço às pessoas que precisam de ajuda”, explica. Pelo menos outras seis instituições vão prestar serviço semelhante.


O estudante Tomás Villarpando, 22 anos, é formando em Ciências Contábeis pela Ufba e considera que a ação social prestada na faculdade o ajudou a se qualificar profissionalmente. Depois de alguns anos de experiência coordenando a ação, ele se juntou com seis amigos, estudantes e formados, e criou um grupo para prestar o serviço remunerado, o Advanced Grupo IRPF. Para fazer a declaração simplificada, eles cobram R$ 50, enquanto a declaração com deduções legais custa R$ 100. Para contratar o serviço, os telefones são 9252-0434, 9181-2212 e 9926-1693. Fonte: Redação Correio.


Clique na imagem para ampliar:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário