sábado, 31 de outubro de 2009

Dia do Saci

Questão de valorização da cultura brasileira

No Brasil, o dia do Saci é comemorado dia 31 de Outubro, no mesmo dia em que se comemora o dia das bruxas conhecido popularmente como a festa do Halloween americano.
O Saci é um personagem da lenda brasileira e um dos personagens mais famosos do folclore. Comemorar o dia do Saci no Brasil, é uma questão de valorização da cultura brasileira e não de racismo.
Podemos verificar que o Halloween- festa de origem americana, ainda é muito forte aqui no país.Por que será isso? Uma questão de reeducação de aprendizagem, mentalidade de nosso povo. Não só isso, mas também da força de influência que os americanos e sua cultura nos influenciam, nos perseguem à séculos.



História do Saci
Na verdade, o Saci é um personagem que sofreu várias modificações ao longo do século. Seu nome no Brasil é de origem tupi-guarani.Não foi o escritor Monteiro Lobato que criou o Saci! como muitos pensam e afirmam, apenas ele foi o primeiro a explorar o assunto na literatura brasileira. O original Saci é um duende cabloco, deficiente de uma perna,brincalhão, gozador e de personalidade maléfica,que se originou dos povos indígenas na região.....do Brasil.Esse personagem vivia nas matas, tinha um principal objetivo de cuidar da floresta, onde fazia travessuras a quem tentasse desmatar sem sua ordem, segundo diz o mito.O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do XIX.Depois esse personagem foi sendo modificado, atualmente conhecemos o Saci fortemente idealizado pela cultura africana.Na Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias atuais. O Saci causou e causa muitas polemicas.Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão, mas em outros lugares é visto como um ser maligno.Porém a simbologia do Saci faz muito sucesso.
O Saci ficou famoso!

Ganhou seu dia no calendário brasileiro: Dia do Saci. No ano de 2005 foi instituído o Dia do Saci, no Brasil, comemorado sempre no dia 31 de Outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween. Entre os locais que mais comemoram a ocasião está o município paulista de São Luiz do Paraitinga, onde também já há uma lei municipal que institui oficialmente a data. As cidades de São José do Rio Preto, São Paulo, Vitória, Uberaba, Fortaleza e Guaratinguetá também já possuem o Dia do Saci em suas legislações.

 
Ganhou destaque na arte e na literatura:

O Saci na arte e literatura
O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal "O Estado de São Paulo". Com o título de "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", Lobato colheu respostas dos leitores do jornal que narravam as versões do mito, no ano de 1917. O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra
Saci-Pererê: resultado de um inquérito, primeiro livro do escritor.
Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso.

Emília e o Saci do Sítio do Picapau amarelo
O Saci na telinha :
O filme "O Saci" de 1951, dirigido por Rodolfo Nanni, foi a primeira produção infantil importante do cinema brasileiro. Foi também a primeira adaptação audiovisual da obra de Monteiro Lobato, baseado no livro "O Saci" de 1921. Em 1952, um ano após o sucesso do filme, as histórias dos livros do Sítio do Picapau amarelo, ganharam a primeira versão para a televisão na TV Tupi, e anos depois, várias outras em diferentes emissoras: a segunda na Cultura em 1964, a terceira na Rede Bandeirantes em1967, e a quarta e quinta versão na Rede Globo, uma em 1977 e outra em 2001.Atualmente a TVE, canal 2, faz exibição do programa "A Turma do pererê".

A Turma do Pererê é um programa infantil que vai ao ar, de segunda a sexta, às 13h.Domingo, às 11h , na TVE, canal 2.
Sinopse: A Turma do Pererê é a fábula de Ziraldo que mais traduz o folclore brasileiro. O Saci Pererê vive na Mata do Fundão, uma floresta densa que deve ser preservada. Assim como nos livros, a série da TV ensina crianças e adultos na preservação do meio-ambiente, ao mesmo tempo que resgata os valores da cultura e do folclore brasileiro. A Mata do Fundão, na verdade, representa o próprio Brasil e suas matas, e cada personagem é o símbolo de uma lenda ou costume de nossa cultura.
 
Bonus:
A figura do Saci ficou tão famoso que está presente em muitos lugares, músicas e gírias.Muitos compositores e cantores, compos e gravaram músicas falando do Saci. Como Moraes Moreira, Gal Costa, Ivete sangalo.O Saci foi incluído em gírias do tipo: "você é sacizeiro"- que quer dizer que fuma alguma coisa; além de fumar apronta todas. O saci foi adotado como mascote do time de futebol brasileiro Sport Club Internacional, do Rio Grande do Sul.É mascote também dos Social Futebol Clube, time de futebol do interior de Minas Gerais e do Sergipe Futebol Clube de Sergipe. O Saci também é o símbolo da cidade de Botucatu. Não pára por aí, atualmente muitos trazem à tona, a polemica vontade de aderir o personagem- Saci, para ser o mascote da Copa de 2016, no Brasil. Com ajuda principalmente da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci) - http://www.sosaci.org/. Isso vai render muito mais do que se imagina!
 
 
 
 






























































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário