Cerca de 20 professores realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (15) emLauro de Freitas, região metroplitana deSalvador. Segundo os manifestantes, o protesto solicita que professores aprovados em concurso realizado em 2011 tomem posse na Secretaria de Educação do município.
Ainda de acordo com os manifestantes, a posse deveria ser realizada na quinta-feira (14), mas não aconteceu por falta de vagas. Segundo informações da secretaria, 132 professores foram aprovados para assumir cargos com 40 horas semanais.
"Nós tínhamos uma data para tomar posse e não tomamos. Essas vagas deveriam ser reais. Estamos em busca de um direito nosso", conta a professora Taiane Tavares que passou no exame, mas não tomou posse.
O secretario da Educação do município, Edmilson Pereira dos Santos, afirma que o problema aconteceu na gestão passada e o edital do concurso não levou em conta as vagas reais que existiam. "Esse concurso foi feito em 2011 e as vagas do edital não correspondem ao número de vagas reais. Não há documentos que comprovem os números de vagas reais. Não foi feito um levantamento" , conta o secretário.
Ainda de acordo com o secretário, o Ministério Público foi acionado para resolver o impasse e os professores devem tomar posse quando o levantamento estiver completo nas 94 escolas da rede. "Nós faremos tudo que for possível, naturalmente, dentro da lei, para que eles tenham o direito deles garantidos".
Por meio da assessoria de imprensa, o MP informou ao G1 que não foi acionado oficialmente para resolver o impasse. Fonte: G1/ Foto: Reprodução / TV Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário