quinta-feira, 9 de junho de 2011

Familiares, Vizinhos e Amigos se Despedem de Antônio Caranguejo.

Ontem(08) no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador, parentes e amigos de Antônio Pereira dos Santos (81), conhecido por Antônio Caranguejo. Ele se encontrava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), após ter passado por uma colostomia a alguns dias atrás o seu estado agravou e ficou na UTI, aonde passou por uma cirurgia no abdome, não resistindo, veio a óbito, no HGE na tarde da última quarta-feira(07).

Ele que representa um ícone cultural de Lauro de Freitas(Ba), principalmente do bairro de Itinga.

Em seu sepultamento além de familiares, amigos e vizinhos, várias autoridades locais e artistas marcaram presença, entres eles a prefeita Moema Gramacho e o vice prefeito da cidade João Oliveira, o sec. de Cultura Lírio,o ver. Márcio Araponga, séc.de governo Ápio Vinagre, ex-ver. César, Júlio Bispo, o historiador e professor Gildásio Freitas, também o ator e cantor Zezinho Peixoto o radialista Adailton Reis entre outros.

Mesmo sendo uma figura ilustre, onde temos uma praça no bairro que originou de seu apelido, Sr. Caranguejo, como era conhecido no bairro, viveu em Itinga uma vida de simplicidade e humildade.

Nascido no Município de Santo Antônio de Jesus(Ba), morou em Salvador,aonde vendia Caranguejo no Nordeste de Amaralina (Salvador), se mudou para Itinga na década de 70 e continuou vendendo aqui no bairro. Ele fazia a exposição de seus crustáceos na praça, que hoje leva o seu apelido. Hoje uma das praças mais famosa do município. Segundo os moradores mais antigo, Sr. Caranguejo juntamente com outros moradores foi um dos realizadores da famosa “FESTA DE ITINGA”, aonde acontece todos os anos a lavagem do Largo, nessa época o ponto culminante da festa era a soltura de diversos caranguejos no meio do povo com intuito de alegria e diversão.

Antonio Caranguejo foi um dos primeiros moradores do bairro, que hoje é o mais populoso do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário