segunda-feira, 20 de junho de 2011

PREFEITURA CONVOCA E EMBASA PRESTA INFORMAÇÕES SOBRE CONSTRUÇÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE LAURO DE FREITAS

Nesta sexta (17), no centro comunitário da igreja católica da Itinga, a embasa apresentou o projeto de obras do SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE LAURO DE FREITAS.
Com investimento da ordem de R$170 milhões do governo federal mais recursos estaduais e municipais, Lauro de Freitas ganhará um sistema de esgotamento sanitário (SES) que deve solucionar os problemas históricos do município: a poluição dos rios, do mar e do lençol freático. O projeto prevê a construção de uma rede coletora que aproveitará o sistema já existente e as elevatórias para canalizar todo o esgoto doméstico da cidade até o interceptor da Avenida Paralela. De lá o esgoto será direcionado à estação de condicionamento prévio do Sistema de Disposição Oceânica (SDO Jaguaribe), inaugurado a pouco tempo.



DADOS GERAIS DO SISTEMA A SER IMPLANTADO:

EXTENSÃO DA REDE COLETORA DE ESGOTOS: 235.117 METROS

ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS: 25 UNIDADES

EXTENSÃO DAS LINHAS DE RECALQUE: 14.787 METROS

EXTENSÃO DAS REDES EM MND (TÚNEL LINER): 315 METROS

NÚMERO DE LIGAÇÕES DE ESGOTOS: 40.000 UNIDADES

NÚMERO DA POPULAÇÃO BENEFICIADA EM 2011: 209.691

NÚMERO DA POPULAÇÃO BENEFICIADA EM 2030: 308.877





As informações foram passadas e discutidas com a comunidade e com funcionários da prefeitura de Lauro de Freitas, pela equipe da embasa representada pelos Srs (a): Danilo Mesquita - Eng. Ambiental do Dep. de Ações Ambientais, Marcelo Madureira - Eng. Civil do Dep. de Obras, Fernanda Velame - Assistente Social do Dep. de Ações Comunitária; na presença do Sr. José do Patrocínio - Eng. Responsável Técnico e Gerente do Contrato do Consórcio CR/CSL que tocará as obras. O Consórcio CR/CSL colocará a disposição da população, em faixas e nas placas de sinalização das obras, um telefone 0800 para reclamações e informações, no momento está disponível o número 3369-0290





Além da melhoria da qualidade de vida de toda população, o sistema de esgotamento sanitário de Lauro de Freitas diminuirá em um percentual significativo o lançamento de esgotos nos rios, principalmente o Joanes, que recebe a contaminação de vários afluentes”.





Cidade cortada por cinco rios (Joanes, Sapato, Ipitanga, Goró, Itinga e Metrópole), além de mais de 60 córregos, Lauro de Freitas tem 8,5 Km de orla marítima e um histórico de degradação e descaso. “Foram anos de omissão de vários governos que taparam os olhos para o lançamento irresponsável de esgotos nas águas de nossos rios e para a contaminação de nossos mananciais”. O SES de Lauro de Freitas será realizado em duas etapas, beneficiando as macro bacias Flamengo, Areia, Picuaia e Ipitanga.





Capaz de processar de 3 mil a 5,9 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), a estação pode tratar esgotos de parte do sistema de Salvador e de Lauro de Freitas, lançando ao mar efluente, livre de sólidos e partículas em suspensão, através do emissário submarino da Boca do Rio.





Projeto piloto para salvar rios começa pelo Sapato - Escolhido pela sua pequena dimensão de 5,5 Km, o Rio Sapato será atendido com projeto que servirá como piloto para o saneamento dos demais. O SOS Rio Sapato consiste na implantação de dez pontos de monitoramento - identificando e cadastrando fontes poluidoras, levantando áreas críticas necessárias para a recomposição da Mata Ciliar e o levantamento dos pontos de assoreamento no leito do rio. Com o projeto implantado, a perspectiva é reduzir em um terço a incidência de carga orgânica no período de um ano. “O projeto representa um investimento em torno de R$120 mil, baixo em relação aos benéficos que trará”. A despoluição dos rios trará melhoria também às praias, além da redução de doenças e promoção de qualidade de vida.





Fontes Pesquisadas: DECOM da Prefeitura de Lauro de Freitas e no site da Embasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário