quinta-feira, 26 de junho de 2014

Planos de saúde terão 30 dias para substituir médicos descredenciados.

 
Planos de saúde serão obrigados a substituir médicos, hospitais e laboratórios que deixaram de atender pelo convênio. A mudança terá de ser comunicada para usuários com pelo menos 30 dias de antecedência. A lei com as novas regras foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada ontem, no Diário Oficial.

O texto determina também a existência de um contrato entre operadoras, médicos, clínicas ou hospitais credenciados e reajuste periódico para profissionais, uma antiga reivindicação da classe. As mudanças começam a valer dentro de seis meses. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) afirmou, em nota, que a lei terá de ser regulamentada. De acordo com a agência, isso deverá ser feito no prazo concedido pela lei: em até 180 dias.

Atualmente, as operadoras já são obrigadas a substituir hospitais e comunicar a mudança aos consumidores com antecedência de 30 dias. “Agora passa a valer para os demais prestadores de serviços, como laboratórios, clínicas, médicos e outros profissionais de saúde”, informou a ANS.


O Conselho Federal de Medicina (CFM) comemorou a sanção. “Ela trará mais estabilidade para o setor, mais segurança para profissionais e para os usuários”, afirmou o diretor da entidade, Desiré Callegari.

Ele acredita que, com as novas regras, o número de descredenciamento de profissionais e serviços será menor. “A empresa vai pensar com mais cuidado antes de tomar a decisão, porque há custos envolvidos. Isso vai reduzir o risco de usuários terem de conviver com redução da rede de serviços contratadas”, considerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário