quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Orçamento Participativo do Itinga IV


Hoje, na Escola Solange Coelho, foi realizada mais uma audiência pública do Orçamento Participativo (O.P) do Itinga IV. Os bairros que fazem parte desse grupo são:Lot. Jardim Jaraguá, Stª Julia, Centenário,Pouso Alegre,Pérola Negra, São Judas Tadeus, Jardim Diamante e Vila de Senna. Foram divididos em três grupos, juntos o povo de cada comunidade trouxe os problemas existentes e votaram nas prioridades para 2010. Como sempre, muitos problemas foram expostos pelos moradores. Como a Prefeita Moema Gramacho, não estava presente, os problemas foram levados para o vice prefeito João Oliveira, que ressaltou a importância e a oportunidade do povo nessas audiências como forma de exercitar a cidadania e a democracia. Como a democracia fala mais alto, a maioria decidiram como prioridade nessa audiência para 2010:

  • Pavimentação da Rua Àlvaro Barreto, no Jd. Pouso Alegre;
  • Pavimentação da Rua Joelma S. Mendes.

Pavimentação foi um assunto bem reclamado durante o processo.Dentres outras reclamações que predominaram foram: O atendimento dos postos de saúde, inclusive o do Hospital Jorge Novis (Caranguejo); Coleta de Lixo; Nomeclatura de ruas e alagamento em alguns pontos. João Oliveira, lamentou as dificuldades que aflinge a comunidade: -"Eu lamento as dificuldades, sei que afligem a comunidade, afligem também a mim, porque eu também moro aqui;tenho relações comerciais aqui e também sou afetado. Tenho conciência da responsabilidade (aplausos!!!) das coisas que necessitam serem feitas e tenho convicção de que possam serem atendidas. Nós precisamos de pessoas compreensivas para darmos as mãos". Segundo as informações, apartir de Janeiro, irá ser realizada, pelo menos, uma reunião por mês para estar mais perto da comunidade!?




Por que a Rua Àlvaro Barreto?

A Rua Àlvaro Barreto, foi votada como prioridade no O.P. Com 24 votos, sete a mais que outras ruas.Como já sabemos, no O.P :uma obra se torna como prioridade quando se tem uma maior votação. E para isso deve ter um maior número de pessoas para ser representada, isso não importando a gravidade do problema. Nesse contexto subtende-se que a representatividade do povo na audiência pública é a necessidade urgente!!! É isso, que vem acontecendo nas audiências. porém na Rua Àlvaro Barreto, além de ser a mais votada e com maior de pessoas representando-a, teve um fato que chamou a atênção de todos: Foi a presença de D. Maria Bevenilda C. dos Santos, de 90 anos, que implorava: " Pelo amor de Deus, o que é isso? Eu não aguento mais atropeçar e cair lá nessa rua!!!Tem outra vizinha minha que é a mesma coisa!Estou aqui apulso com minha coluna quebrada, já cair três vezes. Eu tenho noventa anos!!!Será que vou morrer esticada no chão por falta de um asfalto?Isso é um absurdo!!!", desabafa a idosa, arrancando aplusos e fervendo a sessão.



Bonus:

Dentre outras reivindicações e perguntas:Por que o Lot. Salvador, foi excluído dos outros em relação aos benefícios? Principalmente a Rua Aurélio Brito? Pergunta os moradores,essa foi a que ganhou mais destaque, com direito a cartaz e relpay. porém alguns moradores desse loteamento foram respondido em off, onde o pessoal da audiência não teve direito de saber a resposta, só os moradores e o vice João Oliveira que conversaram em particular. Enquanto os grupos decidiam as prioridades...







Nenhum comentário:

Postar um comentário