segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os Brasileiros foram as Urnas e Mostraram Imaturidade.


Imaturidade dos Eleitores Brasileiros
Por Adailton Reis.


A aprovação da candidatura de Tiririca (PR) e o não apoio à candidata Marina Silva (PV) no 2° turno mostra o grau de imaturidade dos eleitores brasileiros.


O processo das eleições sempre nos trás surpresas, além de medir o grau de satisfação das pessoas em relação a um político, partido ou cenário político em geral. O fato de o candidato Tiririca ganhar as eleições e de Marina Silva não conseguir a oportunidade em disputar o 2° turno, seja com quem fosse, são exemplos claros do real cenário tanto político quanto da maturidade dos eleitores. As surpresas fazem parte do verdadeiro panorama de um gráfico que nos revela como se comportam os eleitores brasileiros, isso sem generalização, porém como fiel resultado da ação do poder de voto.
A imprensa brasileira não deu ibope para o Tiririca, nem tampouco oportunidade de participação como cidadão na política. Ele recorreu outros meios tecnológicos, inclusive alguns jornalistas não considerava-o como humorista e sim como um verdadeiro "palhaço". É fato que o aparecimento do Tiririca foi estratégia de seu partido para garantir fama e conseguiu. A imprensa identificou isso. De ouro lado a candidatura do humorista foi uma verdadeira aberração, pegou mal tanto para o poder quanto para o fortalecimento da democracia brasileira. Mostrou-se um candidato medíocre, imaturo e patético - O que o Everaldo não é. Considerado vencedor, porque poucos conseguem ser eleito com personalidade inventada, principalmente de um personagem ignorante.

Apesar de Marina Silva ter tido pouco espaço na mídia televisiva e ser proveniente de um partido considerado pequeno. É louvada e considera como vitoriosa, mesmo não tendo vencido as eleições, mas por ter conseguido uns 20 milhões de votos. Isso mostra de certo ponto que a Marina foi eficiente, porque teve pouco recurso, também reflete a imaturidade dos eleitores brasileiros. A Marina tem uma trajetória política consagrada, é uma mulher profissional, inteligente, respeitada, conhecida e valorizada internacionalmente, além de estar presente na lista de pessoas que podem salvar o planeta terra - isso é muito peso e suficiente para estar presente como uma das melhores opções como presidente.O que falta da parte do povo?Acreditamos que seja maturidade, consciência suficiente para perceber o momento certo de escolha de decisão do futuro do país.


Se de um lado os eleitores reclamavam que Marina Silva apresentava excessos de alguns assuntos polêmicos e defendia de acordo com seus dogmas e caráter. Do outro temos aqueles que apoiaram o Tiririca como personagem que se manteve neutralizado em relação aos assuntos polêmicos, além de não apresentar nenhuma proposta para melhorar o país, o planeta, principalmente a câmara de deputados. Vale lembrar que cargo para Deputado é um dos cargos mais importante no governo, até mais que de presidente. Porque são eles que elaboram, aprovam e fiscalizam as leis. Além de propor políticas públicas. Um verdadeiro dilema contraditório num país em fase de desenvolvimento atrasado. Tudo que chega para esse país, chegar em tempo tardio e “minguado”.


Não queremos transformações, nem tampouco inovações para grandes eventos. Queremos olhar para frente e visualizar um futuro diferente. É interessante um país que valorize não só a economia e sim os animais, principalmente sua gente - Sua maior fonte de riqueza. Será que a resposta que tivemos nas urnas refletiu certa maturidade? Claro que não. Refletiu a imaturidade do nosso povo.

Isso mostra que os brasileiros estão desnorteados e ainda não sabem, nem tampouco, não conseguem identificar grande oportunidade de elevar esse país para o lugar que tanto queremos. Por enquanto não podemos cobrar nada do povo, apenas oferecer-los educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário