segunda-feira, 21 de setembro de 2009

História do Rádio

Hoje estamos comemorando o dia do rádio e do radialista. Como forma de homenagear e contribuir atráves desse blog para a propagação da história de um veículo tão importante que é o rádio. Decidir expor algumas informações referente ao rádio.


O que é rádio?


- É um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são clasificadas em ondas curtas de alta frequência e ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadaspara fins diversos. Os sistemas de radiocomunicação normais são formadas por dois componentes básicos:

  • O Transmissor- Que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, denomina-se modulação AM ou FM.


  • O Recepetor- Tem como componentes principais: A antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; Amplificadores- que aumentam a intensidade dessas oscilações; Equipamentos para desmodulação; Um alto-falante- para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas sonoras de radiofrequência que possam se misturar com a ondas recebidas.


História do Rádio:

Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas sonoras de rádio foi desenvolvida pelo italiano GUGLIELMO MARCONI, no fim do século XIX,mas a Suprema Corte Americana concedeu a NIKOLA TESLA o mérito da criação do rádio, tendo em vista que MARCONI usava 19 patentes de TESLA em seu projeto.
Na mesma época em 1893, no Brasil, padre Roberto Landell de Moura também bucava resultados semelhantes, onde ficava sua paráquia. Ele fez as primeiras transmissão, no mundo, entre a Medianeira e o Morro Santa Teresa.
Agora, as primeiras transmissão radiofônicas do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por LEE DE FOREST, experimentalmente para testar a válvula tríodo.



No Brasil:


No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no Centenário da Independência do Brasil, em 07 de Setembro de 1922, em que o Presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Belgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de um antena instalada no Concorvado. No mesmo dia, à noite, a ópera "O Guarani" de Carlos Gomes foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados no exposição, assombrando a população ali presente. Era um começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por ROQUETTE PINTO, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com outro nome Rádio Mec.




Rádios Alternativas:


As rádios alternativas de postes se tornaram bastante comuns em vários locais e cidades brasileiras. Elas operam através do sistema de linha modulada( LM), e cobrem especificamente os bairros onde são estaladas.Geralmente usam caixas de som nos postes e não transmitem ondas sonoras, os trânsmites burocráticos são os mais simples: precisam basicamente de uma liberação do orgão municipal da cidade, onde atuam, e não de permissão da Anatel- que existe tanta burocrácia para se ter uma estação FM.
As rádios Alternativas são a maioria em bairros periféricos. Elas normalmente atendem aos anseios, prestação de serviço de uma determinada área do bairro, ou comunidade.
Não se tem uma história precisa sobre as rádios alternativas de poste, mas sabemos que uma rádio alternativa nasce com a necessidade de implantação da promoção ao indíviduo e sua comunidade, onde as rádios têm identidade própria do lugar e tem objetivo de incentivar a comunidade a desenvolver trabalhos comunitários e culturais sem fins lucrativos, dando oportunidade aos artistas, comerciantes, associações e pessoas do local.




Rádio via Web:

outra rádio que virou tendencia foi as rádios via web. Conhecidas também como rádio na internet ou rádio on-line, houve nos últimos tempos um grande crescimento de rádios desse tipo. Sabendo que esse novo tipo de rádio é uma consequência de vários fatores existente, porém não temos dúvidas que é mais um instrumento provocado pela tecnologia. Considerando que no mundo virtual, essas rádios podem atingir maior números de ouvintes em relação as outras rádios tradicionais, uma vez que a web está conectada com o mundo. Essas rádios tem um custo muito mais baixo de manuntênção e, melhor ainda, não tem um órgão de fiscalização que possam barrar o seu funcionamento.A rádio on-line será tendência mundial, porém devemos salientar que esse tipo de rádio ao tentar ser adaptada ao rádio local pode perder a sua essencia, já que esse tipo de rádio irá ter vários públicos, abrangir mais localidades. Em decorrência disso, podem serem influenciadas ou até mesmos serem obrigadas a fazer uma programação mais pautadas nas diversidades, perdendo assim seu valor local. A rádio via web é um instrumento sem fonteira. Pois ela não fica presa a um determinado público! Ela não terá compremetimento com um público local, regional, nacional e sim um público universal.

Rádios-piratas:
Todo serviço de radiodifusão para ser executado, precisa antes ser outorgado pelo Ministério das Comunicações e depois autorizado a fazer o uso do espectro radioelétrico, pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). Caso uma rádio não tenha uma autorização nem documentações exigidas é considerada como rádio- pirata, que também é considerada como um crime. É preciso toda a documentação outorgado pelo Ministério das Comunicações e depois liberada pela Agencia Nacional das Telecomunicações (Anatel).Só assim a rádio estará apta a funcionar de forma legal, pois de outro modo estara exercendo atividades de forma ilícita, não pagando as devidas taxas pertinentes a este tipo de serviço, cometendo assim crime de ordem fazendária, desenvolvendo atividade clandestina e utilizando o espectro radioelétrico sem autorização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário