quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Lauro de Freitas é destaque entre as cidades que mais crescem no país.

O cidadão laurofreitense tem o que comemorar nestes primeiros dias de 2014. De acordo com informações divulgadas na edição eletrônica da Revista Exame, veiculada no mês de dezembro, Lauro de Freitas ocupa a 11ª posição no ranking das 25 cidades médias que mais cresceram nos últimos anos, em relação às capitais. O estudo considerou como cidade média os municípios com população entre 100 e 500 mil pessoas.
 
Em 2003, o município pertencente à Região Metropolitana de Salvador (RMS) tinha 127.182 habitantes. Após dez anos, chegou à marca de 184.383 habitantes. Os números demonstram o crescimento populacional da cidade em uma década.
 
Os resultados publicados no periódico foram obtidos a partir de dados das estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os anos de 2003 e 2013 que, por sua vez, são calculadas a partir dos números reais dos censos 2000 e 2010, respectivamente.
 
Lauro de Freitas tem conquistado também notoriedade em outros segmentos. De acordo com informações divulgadas, também no mês de dezembro, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade registrou 775 novos postos de trabalho formal. Com essa marca, o município conquistou a terceira colocação no ranking de cidades com mais de 30 mil habitantes, na geração de empregos no mês de novembro.
 
A pesquisa indica ainda que Lauro de Freitas ficou atrás apenas da capital do estado, Salvador, e da cidade de Feira de Santana - ambas registraram respectivamente 6.769 e 1.148 postos de trabalho. Em números gerais, a Bahia conquistou a marca de 59.624 empregos, no período de janeiro a novembro de 2013, ficando em primeiro lugar no acumulado do ano da Região Nordeste.
 
Os números favoráveis obtidos pela cidade no levantamento feito pela SEI, reflete os esforços da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) em intensificar a qualificação profissional através da parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que este ano contemplou inúmeros laufreitenses com diversos cursos. Além disso, por meio da Casa do Trabalhador, a PMLF beneficiou a população com projetos, a exemplo do “GenteProfi”. A iniciativa é genuinamente elaborada pela Prefeitura e conta com o apoio da iniciativa privada. Fonte: DECOM PMLF.  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário