A Escola é um espaço formador de opinião e de indivíduos, principalmente as de ensino fundamental que é o primeiro passo, contato da criança ou adolescente para a vida. Então não podemos aceitar que a escola, principalmente a pública seja refém de acordos políticos ou partidários. Não podemos aceitar esse tipo de acontecimento dentro da escola, porque a escola é pública e o mundo é plural, portanto a escola não deve ser singular. Sem falar que o objetivo da escola não é formar cidadãos partidários e sim cidadãos conscientes com poder de crítica na sociedade podendo intervir em várias situações quando conveniente ou necessário, respeitando os valores sociais, culturais, religiosos, ambientais e a diversidade existente.
Essa prática vergonhosa pode ser observada de forma escancarada nos ambientes escolares: É foto de político, candidato, ou de seus respectivos partidos, nos murais ou por toda parte do interior das escolas. Muitas vezes funcionários com forte ligação partidária ou que estão envolvidos em acordos políticos; Professores e funcionários empenhados mais com os partidos do que com a própria profissão. Nos festejos das escolas sempre predominam as ideias que seus partidos defendem ou acreditam ser as corretas. Alguns professores e diretores chegam a mencionar constantemente os nomes de seus ídolos políticos no ambiente escolar e até mesmo em sala de aula. Outras nem disfarçam colocam textos como materiais pedagógicos com idéias partidárias como método de ensino. São pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos de todos.
Muitas escolas, professores tratam de temas políticos com seus alunos, principalmente com os adolescentes, beneficiando seus respectivos partidos, ao mesmo tem alegado que estão politizando essas pessoas. Isso é um erro gravíssimo, porque temas políticos são respiráveis e convividos diariamente pela sociedade. Esses temas podem ser incluídos sim, no ambiente educacional e até mesmo ser debatidos pelos funcionários públicos. Porém o que é visto é uma imagem totalmente distorcida da realidade. Essa iniciativa por parte dos partidários é meramente equivocada e interesseira. Só beneficiam as pessoas envolvidas e ajuda a perpetuarem no cargo público, mesmo sem competência exigida para assumir tal cargo, como acontecem com diretores, professores e alguns trabalhadores ingressados nos órgãos públicos sem concurso e sim por apadrinhamento político e partidário.
Nas escolas não devem acontecer esses tipos de coisas. Elas devem ser independentes, totalmente livres dessas práticas ambiciosas. Devem seguir o interesse público e não partidário. As mesmas não devem estar prontas para privilegiarem políticos e sim o cidadão.
Atualmente os secretários, diretores, professores, entre outros devem juntos lutar diariamente para derrubar toda essa prática que insiste em permanecer dentro das escolas públicas. Todos juntos devem agir para minimizar toda essa articulação, caso existente dentro da escola e não alimentá-la. Porque a imagem da escola não pode ser afetada de maneira alguma por essa situação vergonhosa. A escola deve ser um ambiente de lazer e aprendizagem e não refém de acordos políticos, alianças, repressões políticas, nem tão pouco ser encarada como moeda de troca. A escola deve representar um lugar de respeito, uma instituição educacional de fortes valores representativos.
Um prefeito (a), vereador (a), secretário (a), diretor (a), professor (a), funcionário (s), aluno (s), pais de alunos ou quem seja deve veemente não aceitar que uma instituição pública chegue a esse tal ponto, pois deixando estará um ambiente destruído, corrompido, esfacelado, sem rumo e sem nenhuma perspectiva de futuro, uma vez, que se corrompeu pela ganância, destruindo a formação dos futuros homens e mulheres que irão propagar descaso e desordem numa sociedade sem base e sem valor moral e o pior de tudo semianalfabeta, refém de seus deformadores.
É duro. É triste. É difícil de acreditar, mas é a pura realidade, evidenciada nitidamente em maioria das escolas públicas.
Nesse panorama os diretores, e alguns professores de escolas públicas tem certa parcela de culpa, por aceitar, delegar nessa condição. É preciso ter muita força de vontade e união para derrubar esse sistema manipuladorr e escroto, que teme em permanecer dentro das escolas públicas. Nossas escolas públicas merecem ser implantadas metas de aprendizagem com impacto dentro da comunidade, onde ela esteja inserida. A comunidade, principalmente os pais de alunos, também tem sua parcela de culpa, por não questionar, nem fiscalizar todos os atos duvidosos existentes dentro do ambiente escolar. Temos que ficar sempre atentos. Quando a violência, as drogas, a pornografia, o comercio de armas e drogas, entre outros problemas negativos dentro da escola é sinal de que não anda nada bem. As escolas mesmo que sendo públicas têm responsabilidades para com a sociedade. Sociedade esta, a qual deve satisfações quando necessário ou acionada. Quando negado ou violado esse direito à sociedade a mesma deve recorrer ou apelar para os órgãos competentes para que haja o cumprimento das funções essenciais que devem seguir uma instituição educacional pública. Fonte: Adailton Reis/ Charge: Google.
* Adailton Reis- Radialista e cidadão de Lauro de Freitas (BA).
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