Confira algumas dicas de como cuidar da sua pele e prevenir os problemas de pele mais comuns no período de verão.
QUEIMADURA SOLAR
Não importa o ambiente onde você está: se for ao ar livre, o sol será o mesmo e queimará sua pele da mesma. Aplique filtro solar em todas as áreas. Se estiver na praia ou na piscina, reaplique o filtro solar ao sair da água.
PRURIDO DO TRAJE DE BANHO
Essa é uma erupção pruriginosa nas áreas de pele cobertas pela roupa de banho. É causada por larvas de águas-vivas e anêmonas e pode ser evitada tomando uma ducha de água doce após sair do mar.
QUEIMADURAS E FERROADAS
FERROADAS
As queimaduras de água-viva causam nódulos elevados na pele e provocam dor e coceira. Se um tentáculo ficar preso à pele, remova-o com uma pinça e aplique vinagre para evitar a liberação adicional de toxinas. Os espinhos dos peixes traquinídeos, enterrados na areia, causam dor e vermelhidão ao se pisar neles. Se isso acontecer, coloque o pé em água quente.
PICADAS DE INSETOS
Muitos insetos (sobretudos os mosquitos!) se multiplicam muito no calor, por isso os cuidados devem ser redobrados nessa época. Entre os mais sensíveis, é comum a região da pele que foi picada ficar vermelha, inchada e dolorida. Cuidado com o ímpeto de coçar as picadas, pois as unhas podem acabar ferindo a pele. Tenha repelentes sempre à mão. Se for picado ou ferroado, aplique loções à base de aloe vera ou hamamélis para obter alívio. Em áreas suscetíveis a malária e febre amarela, durma protegido por um mosquiteiro.
Em geral, os problemas de pele típicos desse período não são difíceis de prevenir. Se estiver usando algum medicamento, pergunte ao seu médico se há risco de ele aumentar a sensibilidade da sua pele ao sol e tome cuidados extras, como usar roupas para se proteger e filtro solar com alto fator de proteção. Siga essas dicas para mantenha sua pele segura no verão. Fonte: Raitsa Leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário