segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Salvador, capital da resistência para o futebol americano

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com). Imagens: Google.



Salvador tornou-se  a capital da resistência para o futebol americano. A modalidade esportiva nunca  encontrou condições favoráveis para a sua expansão na metrópole. Diante de tantas tentativas frustrantes representantes resolveram se unir e fundar o Vitória Futebol Americano, o único da cidade. Afinal, administrar uma agremiação que requer mais que cinquenta atletas, precisa ter muito “jogo de cintura”. São muitos pontos a ser considerados, como o município não oferece estrutura adequada, os empresários ainda não despertaram interesse em apoiar, os órgãos públicos não incentivam-os, além de não haver espaço na grande mídia.


Com todo esse cenário, na região Nordeste existe a superliga que consegue agrupar cerca de catorze times e promover a Superliga Nordeste de Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, um dos principais eventos da categoria.

No Brasil esse esporte encontra-se em fase de expansão. Segundo pesquisa realizada pela Global Web Index e Statista, há cerca de 19,7 milões de fãs brasileiros, ficando em segundo lugar, perdendo apenas para o Mexico.  Em julho deste ano, pela primeira vez, a Seleção Brasileira participou do mundial, disputado em Ohio, nos Estados Unidos.

A modalidade não está inserida nas olimpíadas do Rio de Janeiro, mas a NFL- National Football League que realiza o PRO BOWL, uma espécie de jogos das estrelas, tem interesse em trazer a competição para o país, em 2017. Isso vai depender de negociações entre organizações  do setor.
              


Nenhum comentário:

Postar um comentário