sábado, 11 de agosto de 2012

Itinga recebe Base Comunitária de Segurança na quarta-feira, dia 15.

A Base Comunitária de Segurança (BCS) que será inaugurada em Itinga no dia 15, às 10h, com a presença do governador Jaques Wagner, segue modelo das unidades de Salvador que já deram bons resultados. De acordo com o governador, a BCS do Calabar reduziu o número de homicídios praticamente a zero. “Quanto ao Nordeste de Amaralina, a redução foi de 70%” - garante. Sexta implantada na Bahia, a base de Itinga contará com 120 homens, cinco viaturas e o apoio do sistema de videomonitoramento do município, com dez câmeras apenas para a localidade. As BSCs integram o programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado. Além do efetivo policial capacitado em Segurança Cidadã e Policiamento Comunitário, a BCS envolve o fortalecimento de projetos sociais e visa aproximar polícia da comunidade.

A sensação de segurança já é percebida na localidade desde o dia 3, quando 339 policiais, civis e militares, iniciaram a “Operação Itinga em Paz”. De acordo com o comandante da 81ª CIPM, que cobre Itinga e região, major Paulo Sérgio Simões Ribeiro, a localidade vive regime de “saturação policial” preparando a localidade para a BCS. A inteligência da Polícia Militar trabalha, há três meses, na identificação de grupos do narcotráfico para desarticulá-los antes mesmo da inauguração da BCS.

Foram instalados pontos de bloqueio nas principais ruas de acesso à Itinga com o objetivo de fazer revistas a pessoas e veículos. Também estão sendo empregadas guarnições com motocicletas no intuito de permitir maior mobilidade da ação policial. A população reage positivamente, com a sensação de maior segurança. “A BCS cria a expectativa de que as coisas melhorarão para os moradores e de que a paz verdadeira reinará em nossa localidade” – comemora o morador Itinga há 19 anos, José Alves.

A população pode ajudar o trabalho da polícia com informações pelos telefones: 3235-0000 ou 3378-9235. A BCS é uma proposta adaptada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, experiências de sucesso em segurança pública. Fonte: DECOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário