domingo, 29 de maio de 2016

Coelba suspende fornecimento de energia elétrica em Itinga nesta terça-feira (31)

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com) /Fonte: Coelba/Imagem: Agravo. 
 
 
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) avisa que por conta de reparo na rede elétrica, algumas Ruas do bairro de Itinga, ficarão sem energia nesta terça-feira, entre o horário de 9h e 15h.
Os locais serão: Rua Alberto Souza, Loteamento São Judas Tadeu; Jardim Taruminas; Rua Alfredo de Magalhães; Rua da Paz; Rua Juarez Magalhães; Lídia Celestino Souza e Rua Maria Aparecida Santos.
Segundo a Coelba, a suspensão do serviço de energia nestes locais deverá por conta da manutenção e melhoramento da rede elétrica com segurança.

Barroso: “Modelo do Brasil não é capitalismo, é socialismo para os ricos”

Na segunda-feira(23), quando mais um vazamento de conversa entre políticos de alto escalão levantou suspeitas de tráfico de influência Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Corte Luís Roberto Barroso afirmou que ninguém tem poder  para obstruir a Operação Lava Jato no tribunal. Desta vez, foi Romero Jucá quem disse ter conversado com ministros do STF e sugeriu até incluir o Supremo em um suposto acordo para deter as investigações, de acordo com áudios publicado pelaFolha de S. Paulo.
 
“É impensável que qualquer pessoa, individualmente, tenha acesso ao Supremo. Para pedir audiência, todos têm acesso. Recebo todos que me pedem. Mas, acesso para intervir? Eu duvido muito que isso aconteça. E não me refiro a uma só pessoa. Essa é a regra geral”, afirmou o ministro Barroso, nesta manhã durante um seminário em São Paulo promovido pela revista Veja. Barroso, contudo, não quis se posicionar diretamente sobre a conversa vazada de Jucá, que o acabaria obrigando a deixar o cargo de ministro do Planejamento de Michel Temer .
 
No mesmo evento, o juiz federal Sergio Moro, responsável pelo caso Lava Jato na primeira instância, defendeu que “assuntos pertinentes à Justiça não devem sofrer interferência do Governo”. Para ele, a Lava Jato não perdeu o ímpeto e as investigações mantém o curso normal de todo processo. “A Operação Lava Jato não é um seriado. Claro que a parte mais visível está nos mandados de busca e apreensão, mas existe todo um trabalho de investigação, de audiências. Esse trabalho persiste”, afirmou.
 
O vazamento da conversa entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sergio Marchado não é o primeiro caso ligado à Lava Jato que envolve o Supremo. Em novembro passado foi a vez do delator e senador cassado Delcídio Amaral (PT-MS) protagonizar um escândalo envolvendo suposto tráfico de influência política no Supremo Tribunal Federal. Em conversa vazada por Bernardo Cerveró, filho do ex-dirigente da Petrobras, Nestor Ceveró, Delcídio teria prometido influenciar ministros do STF na soltura de Nestor Ceveró da prisão. O caso mais recente foi a divulgação de conversas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então ministro da Casa Civil Jaques Wagner, em março deste ano. O diálogo sugere que o Planalto teria tentado pressionar a ministra Rosa Weber para tirar as investigações de Lula das mãos de Moro.
 
A diferença, desta vez, é que o protagonista do escândalo de tráfico de influência é um político do PMDB, e não do PT. Fonte: Por ANA CAROLINA CORTEZ, do El pais

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Brasil: ONU Mulheres divulga nota pública sobre estupros coletivos

Um dos casos aconteceu no Rio de Janeiro, em que uma adolescente foi violada por mais de 30 homens. O outro ocorreu em Bom Jesus (PI), com a vítima sendo atacada sexualmente por cinco homens.
 
No comunicado, a ONU Mulheres solicitou aos poderes públicos dos estados do Rio de Janeiro e do Piauí que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos “para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização”.
 
A ONU Mulheres Brasil divulgou uma nota pública na noite desta quinta-feira (26) se solidarizando com as duas adolescentes vítimas de estupro coletivo. Um dos casos aconteceu no Rio de Janeiro, em que uma adolescente foi violada por mais de 30 homens. O outro ocorreu em Bom Jesus (PI), com a vítima sendo atacada sexualmente por cinco homens.
 
No comunicado, a ONU Mulheres solicitou aos poderes públicos dos estados do Rio de Janeiro e do Piauí que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos “para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização”.
 
 
Confira o comunicado na íntegra abaixo:

Nota pública da ONU Mulheres Brasil sobre estupros coletivos

“A ONU Mulheres Brasil se solidariza com as duas adolescentes vítimas de estupro coletivo: uma, no Rio de Janeiro, violada por mais de 30 homens, e outra, em Bom Jesus (PI), vitimada por cinco homens. Além de serem mulheres jovens, tais casos bárbaros se assemelham pelo fato de as duas adolescentes terem sido atraídas pelos algozes em tramas premeditadas e terem sido violentamente atacadas num contexto de uso de drogas ilícitas.
Nesse sentido, a ONU Mulheres solicita aos poderes públicos dos estados do Rio de Janeiro e do Piauí que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos, para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização.
 
Alerta, ainda, que uma das formas com que a revitimização se dá é pela exposição social da vítima e dos crimes, incluindo imagens e vídeos em redes sociais e demais meios de comunicação, em ações de violação do respeito e da dignidade das vítimas, entre eles a falta de privacidade, a culpabilização e os julgamentos morais baseados em preconceitos e discriminações sexistas.
Como crime hediondo, o estupro e suas consequências não podem ser tolerados nem justificados sob pena do comprometimento da saúde física e emocional das mulheres, às quais devem dispor de todas as condições para evitar a extensão do sofrimento das violências perpetradas.
 
Deste modo, urge o pleno atendimento da Lei 12.845/2013 de atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual, com profilaxia de gravidez e antirretrovirais, em consonância com normativas internacionais, a exemplo da Declaração sobre a Eliminação das Nações Unidas sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
 
Por fim, a ONU Mulheres reforça a necessidade de garantia e fortalecimento da rede de atendimento a mulheres em situação de violência e de órgãos de políticas para as mulheres e profissionais especializadas e especializados em gênero em todas as esferas governamentais, para o pleno atendimento às vítimas, primando pelo cumprimento de protocolos, pela celeridade e pela humanização nos procedimentos de saúde, psicossocial e justiça em todas as etapas do atendimento às vítimas e seus familiares, assim como a rigorosa punição dos agressores.
 
À sociedade brasileira, a ONU Mulheres pede a tolerância zero a todas as formas de violência contra as mulheres e a sua banalização.”
 
Nadine Gasman
Representante da ONU Mulheres Brasil

 
Fonte: Geledés.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

SRTE institui grupo de combate ao trabalho análogo ao escravo na Bahia

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Informações: SRTE/BA.Imagem: Jornal GGN.


Nesta quarta-feira (25), dia em que se comemora o dia do trabalhador rural, a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA) instituiu, no âmbito da Inspeção do Trabalho, o Grupo Especial de Combate ao Trabalho Análogo ao escravo no Estado da Bahia (GETRAE/BA). O grupo é formado por Auditores Fiscais do Trabalho, que além de inspecionar o local suspeito de empregar mão de obra análoga à escrava, atua no resgate do trabalhador submetido a essa condição, na emissão do requerimento do seguro desemprego, além de adotar outras medidas, como a responsabilização administrativa do empregador flagrado em desrespeito à legislação trabalhista.

Entre 2003 a 2015 foram resgatados na Bahia, cerca de 2.908 trabalhadores em condições análoga à de escravo. O maior número de casos registrados foi no oeste baiano, sendo 237 em Barreiras e 116 em Luís Eduardo Magalhães.

O Superintendente Regional do Trabalho Substituto, Flávio Nunes fala como funciona o GETRAE na prática: “O GETRAE atuará com base em um trabalho de inteligência, realizado pela auditoria fiscal do trabalho e a partir das denúncias registradas na própria Superintendência e dando prioridade as demandas de acordo com os critérios de atualidade da informação, gravidade da situação, consistência da descrição dos fatos concretos que podem configurar trabalhado análogo ao de escravo e a existência de elementos suficientes para a localização do estabelecimento ou frente de trabalho a ser inspecionado”, explicou.

 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Usuários devem ficar atentos a novo vírus no WhatsApp


Se você recebeu um “convite” para participar de uma versão “gold” ou “golden” do aplicativo, a versão VIP é um golpe que pode roubar dados do smartphone dos usuários. Ao acessar o link, o usuário acaba baixando vários malwares, arquivos nocivos que conseguem espiar dados de navegação e roubar dados importantes (como senhas de cartão de crédito) das pessoas.
O convite é um vírus. Caso você receber mensagens do tipo, NÃO CLIQUE no link anexado e delete o conteúdo imediatamente. Porém se você clicou no link, saiba que é possível remover os arquivos nocivos do aparelho. Para isso, é necessário desligá-lo e reiniciá-lo em modo de segurança (um procedimento que é diferente para cada modelo de celular).
Ao reiniciar o smartphone em modo de segurança, use o gerenciador do dispositivo para encontrar o aplicativo nocivo e removê-lo. Após remover o malware, reinicie o dispositivo normalmente para verificar se o procedimento deu certo — para saber mais, acesse o site do Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital/Veja SP/ Imagem: Abril Comunicações S.A.

 

PETIZ abre inscrições para educadores

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Imagem: Pedro Gabriel.

Oficina de formação de mediadores culturais/2016. 

Acontece do dia 28 de maio a 5 de junho, O PETIZ – festival de arte para infância e juventude, no Espaço Cultural Alagados e no Espaço Xisto Bahia.
O evento conta com várias atividades em sua programação. Podem participar instituições educacional, cultural, pública, comunitária ou particular que trabalhe com o público infanto-juvenil. Educadores que queiram levar seus alunos para assistir aos espetáculos, deve se cadastrar no sitehttps://festivalpetiz.com.br/mediacao-cultural/

Mais informações: mediacao.petiz@gmail.com

 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Moradores de Itinga ficam sem transportes neste final de semana

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Imagem:Adailton Reis.

 
O SINDMETRO- Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário da Região Metropolitana de Salvador decidiu que todos os transportes coletivos via Itinga não entrarão no bairro, nesta sexta (21), sábado (21) e domingo (22).  Segundo o sindicato a decisão é uma manifestação contra a falta de segurança e a desorganização do trânsito local.
 
Nestes dias os transportes vão realiza seu terminal na Estrada do Coco, ou seja entrada do bairro. Para amenizar possíveis transtornos por causa da paralização, haverão ônibus gratuito da entrada do bairro até os finais de linha de origem.
 
Segundo relatos de motoristas e cobradores a mobilização chama a atenção para o aumento de assaltos e violências contra a categoria nas mediações do bairro. "Muitos sequestros de coletivos aqui no Caranguejo. Ninguém não está nem aí pra nada. Fala com as empresas, ninguém resolve, com a polícia não resolve, a população resolve?"- desabafa um cobrador que não quis se identificar. 
 
Em relação a segurança, nesta noite, a polícia militar realizou bliz no Alto de Itinga. Mesmo com a ação policial a paralização permanece. Já sobre a desorganização do trânsito informada pelo Sindmetro, a secretaria de trânsito, a SETTOP ainda não se pronunciou.
 
. 

Clientes podem resgatar créditos do Programa Nota Salvador

Qualquer cliente de operadora móvel pode resgatar os créditos do programa Nota Salvador para o seu celular. Para saber mais como utilizar seus créditos, acesse: www.nota.salvador.ba.gov.br 
 
 
A partir do dia 29 de maio, será incluido o digito 9 antes dos números celulares dos DDDs 61 a 69. Para quem precisar ligar ou enviar SMS para estes DDDS, devem ficar atentos.
 
 

terça-feira, 17 de maio de 2016

PT é condenado a pagar R$ 3,5 milhões por corrupção na gestão de Celso Daniel

Celso Daniel, então prefeito de Santo André, em entrevista coletiva sobre escândalo de corrupção no PT em 1997.
 
 
O Partido dos Trabalhadores foi condenado ontem pela 1ª Vara da Fazenda de Santo André a devolver 3,5 milhões de reais aos cofres públicos, desviados na gestão do ex-prefeito Celso Daniel à frente da cidade do ABC paulista. A condenação se dá por improbidade administrativa no esquema de pagamento mensal de propinas referentes a contratos de empresas do setor de transportes com a prefeitura de Santo André, destinadas ao caixa dois de campanhas petistas. Além do PT, o ex-ministro Gilberto Carvalho, o empresário Ronan Maria Pinto, réu na Operação Lava Jato, e outros três réus também foram condenados.
 
O juiz Genilson Rodrigues Carreiro afirma na sentença que as provas reunidas pelo Ministério Público na investigação levam à "segura conclusão de que no segundo mandato de Celso Daniel à frente do Poder Executivo de Santo André organizou-se e implementou-se verdadeira organização criminosa". Segundo o magistrado, o esquema teve início entre agosto e setembro de 1997 e rendia 40.000 reais ao caixa dois do PT até o assassinato de Celso Daniel, em janeiro de 2001.
 
Citando, além de Carvalho, o presidente do PT à época e ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, o juiz entende que é "inegável que os líderes políticos do Partido dos Trabalhadores da época consentiram e tiraram proveito do esquema criminoso". Embora Dirceu não seja réu na ação que condenou os envolvidos no esquema de Santo André, Carreiro afirma que o petista "drenou, para atender a interesses partidários, montante expressivo dos recursos obtidos criminosamente dos empresários do ramo de transporte coletivo do Município de Santo André".
 
Ex-secretário de Comunicação e de Governo da prefeitura andreense, Gilberto Carvalho foi condenado à perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e pagamento de multa equivalente a 50 vezes o valor do salário que recebia na época dos desvios. Ele também está impedido de contratar com o poder público e receber benefícios fiscais por três anos. Segundo o Genilson Carreiro, os cargos ocupados por Carvalho "levam à segura conclusão de que era (e é) pessoa bem informada e bem relacionada, sendo impossível que ignorasse o que se passava neste município".
 
Réu na Operação Lava Jato por ter recebido cerca de 6 milhões de reais do empréstimo fraudulento contraído pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao banco Schahin, compensado por um contrato bilionário da Schahin com a Petrobras, Ronan Maria Pinto foi condenado a devolver 3,5 milhões de reais aos cofres de Santo André, assim como o ex-secretário de Serviços Municipais e de Transportes Klinger Luiz de Oliveira e Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, braço direito de Celso Daniel na prefeitura. O empresário Luiz Marcondes também foi condenado. Fonte: Veja/Imagem: Itamar Miranda.
 
 

segunda-feira, 16 de maio de 2016

MPF/BA realiza consulta pública virtual para ouvir a sociedade sobre sua atuação no combate à Corrupção

 

A partir desta segunda (16), o Ministério Público Federal da Bahia(MPF/BA) realiza em sua página na internet, consulta pública virtualcom com objetivo de obter opiniões e contribuições para o aperfeiçoar a sua atuação no combate a corrupção, mais especificialmente ao desvio de recursos públicos. Para participar o cidadão deverá preencher o formulário disponível em: www.mpf.mp.br/ba/consulta-publica-2016
 
Na consulta, o participante poderá indicar as áreas em que percebe melhor atuação pelos procuradores da República na Bahia, citar investigações e ações marcantes e escolher as áreas em que considera o MPF mais atuante. É possível, ainda, enviar contribuições por meio do campo aberto disponível no final do formulário.
 
Serviço:
Consulta pública do MPF na Bahia
De 16 a 31 de maio
Onde:www.mpf.mp.br/ba/consulta-publica-2016
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/ 2296/2474/ 2200
E-mail:
prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Para Barbosa, afastamento de Cunha é decisão 'corajosa e extraordinária'

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi afastado do cargo.
 
Em seu Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, classificou a decisão do ministro Teori Zavascki de afastar o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato e do cargo de presidente da Câmara é corajosa e extraordinária'."O ministro Teori acaba de tomar uma das mais extraordinárias e corajosas decisões da história político-judiciária do Brasil. Afastado há quase dois (anos) da vida pública, sou hoje um cidadão plenamente livre, um profissional de mercado", afirmou.Joaquim Barbosa também se manifestou em relação ao processo de impeachment de Dilma.
 
"Embora haja questões que me incomodem profundamente no atual processo de impeachment, resolvi não participar do debate. Isso não me impede, porém, de indicar algumas pistas, apontar certos deslizes, chamar a atenção para possíveis consequências", disse. "Por exemplo: o senador Anastasia é jurista de primeira ordem. Adorei quando ele trouxe ao debate a opinião de Alexander Hamilton."
O ex-ministro detalhou. "Hamilton era um gênio, uma das mentes poderosas na origem da criação das instituições que moldaram os EUA, copiadas pelo Brasil."O ex-presidente prosseguiu. "Reflitamos um pouquinho sobre a nossa realidade em 2016. Provincianos em sua maioria, loucos para assumir as rédeas do poder, nossos líderes não têm dado bola à dimensão internacional da questão", diz."Nós temos a mais sólida e estável democracia da América Latina; entre os chamados países emergentes, nada há de comparável ao que temos aqui. Temos um poder Judiciário robusto e independente, coisa rara entre os membros do grupo de países que citei acima. A decisão de hoje do ministro Teori aí está como uma bela demonstração."O ministro Teori Zavascki, do STF, afastou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do cargo de líder da Casa e do mandato de deputado.
 
Em caso de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o vice Michel Temer (PMDB) assume a presidência e Eduardo Cunha, réu por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, chegaria ao segundo cargo da linha sucessória.O pedido de afastamento entregue por Janot ao Supremo traz um capítulo intitulado 'Dos atos que visaram embaraçar e impedir a investigação de organização criminosa'. Nele, o procurador aponta onze razões que, em sua avaliação, justificam o afastamento de Eduardo Cunha. Fonte: Jornal Estadão/Imagem:Wikipédia.