quinta-feira, 31 de março de 2016

Lauro de Freitas registra cerca de 28 casos suspeitos de microcefalia que chegam a 775 na Bahia


O número de bebês com suspeita de microcefalia não para de avançar na Bahia. Em fevereiro deste ano foram registrados 775 casos suspeitos em todo o estado. São considerados com suspeita de microcefalia os bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros.  Segundo a boletim da Sesab, divulgado no dia 17 de fevereiro deste ano, houve um aumento de 31 novas notificações, um acréscimo de 4,16%. Foram notificados 15 mortes de bebês com suspeita de microcefalia – no último boletim, eram 11. As mortes foram registradas em Salvador (3), Alagoinhas (1), Crisópolis (1), Cruz das Almas (1), Esplanada (1), Presidente Tancredo Neves (1), Camaçari (1), Campo Formoso (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1), São Sebastião do Passé (1) e Tanhaçu (1).  Na Bahia, os casos começaram a ser monitorados em outubro de 2015. Do total, 193 casos já foram investigados com a realização de exames de imagem e 120 foram confirmados. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os outros 73 foram descartados.  Os casos suspeitos da doença foram notificados em 126 municípios, sendo que Salvador continua com o maior número de suspeitas: 380, sendo 30 casos confirmados até 12 de fevereiro. Em seguida vem Eunápolis (47), Lauro de Freitas (28), Alagoinhas (23) e Camaçari (20). Cinco municípios tiveram um caso suspeito pela primeira vez: Conceição da Feira, Coronel João Sá, Cravolândia, Gandu e Muniz Ferreira.  Fonte: Correio da Bahia

quarta-feira, 23 de março de 2016

A situação de Lula com a decisão de Teori

Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Com críticas à atuação do juiz Sérgio Moro, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira (22) em decisão liminar (provisória) que o magistrado envie à Corte os áudios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceptados na operação e processos que envolvem o petista e tramitam atualmente em Curitiba (PR). Até uma decisão definitiva sobre o caso no tribunal, o material ficará sob sigilo no gabinete de Teori.
 
A decisão inviabiliza a continuidade da apuração sobre o ex-presidente por Moro. Por enquanto, qualquer decisão a respeito das investigações relacionadas a Lula deverá ser tomada pelo Supremo.
 
Teori, no entanto, não anulou a liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes na última sexta-feira, que suspendeu a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil. A perspectiva na Corte, a despeito de existirem 24 ações sobre o tema, é de que o caso só seja solucionado em sessão plenária. O imbróglio sobre a posse deve permanecer em aberto por mais duas semanas. Até lá, Lula não pode despachar como ministro da Casa Civil.
 
Assim que receber o material existente em Curitiba, Teori irá encaminhar o conteúdo das interceptações telefônicas à Procuradoria-Geral da República. Cabe ao procurador-geral, Rodrigo Janot, solicitar a abertura de investigação se entender que há indícios de prática de crime pela presidente Dilma Rousseff ou outras autoridades citadas nos grampos. Teori fez críticas à divulgação dos áudios por Moro: “A esta altura, há de se reconhecer, são irreversíveis os efeitos práticos decorrentes da indevida divulgação das conversações telefônicas interceptadas. Ainda assim, cabe deferir o pedido no sentido de sustar imediatamente os efeitos futuros que ainda possam dela decorrer e, com isso, evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da divulgação”.
As gravações mostram conversas de Lula com autoridades com foro privilegiado, como Dilma e ministros de Estado. A menção a Dilma foi decisiva para que o ministro tomasse a decisão.
 
Veja a seguir perguntas e repostas sobre o caso:
 
1. A posse de Lula na Casa Civil continua suspensa?
Sim. A decisão do ministro Teori Zavascki não anula a do ministro Gilmar Mendes, que, na sexta-feira passada, suspendeu a nomeação de Lula para a chefia da Casa Civil do governo Dilma.
2. O juiz federal Sérgio Moro pode decretar a prisão preventiva do ex-presidente?
Não. As investigações, agora, estão sob responsabilidade do Supremo Tribunal Federal.
3. Lula recuperou o foro?
Não. Lula permanece impedido de assumir a Casa Civil.
4. Moro está, definitivamente, afastado das investigações sobre o ex-presidente?
Não. Primeiro, o STF decide se Lula pode ou não ser ministro. Depois, delibera sobre o foro que ele deve ser investigado – se o caso fica no STF ou com Moro na 1.ª instância.
 
 
Fonte: O Estadão/Imagem: Blog Agravo.
 
 
 

quinta-feira, 17 de março de 2016

Exercícios físicos regulares fortalecem suas defesas

 
Você está se sentindo cansado e prostrado? A forma mais rápida e imediata de aumentar os seus níveis de energia é por meio da prática de exercícios físicos regulares. De acordo com a Sociedade Internacional de Exercício e Imunologia (ISEI), três ou quatro sessões semanais curtas de treino de força (a boa e velha musculação) e de ginástica aeróbica de médio impacto (aqui vale correr, pedalar, nadar e até dançar!) são suficientes para que o sistema imunológico produza mais células assassinas naturais (NK), que atacam as células cancerosas em formação e protegem o corpo contra infecções.
 
Embora o número de células NK retorne aos níveis anteriores ao exercício em poucas horas, cada sessão traz um pequeno benefício que, cumulativamente, conduz à redução do risco de contrair infecções e desenvolver doenças. Por isso a chave para manter o sistema imunológico sempre forte está na frequência e não na intensidade das atividades: exercícios físicos regulares leves são melhores do que exercícios intensos e esporádicos. O exercício alivia o trabalho do sistema imunológico, acelerando a eliminação de micróbios e outros perigos.
Apertar o passo e fazer uma caminhada dinâmica por cerca de 10 minutos já é o suficiente para diminuir a fadiga e aumentar o estado de alerta durante várias horas. E se você tornar passeios desse tipo um hábito diário, além de dar aquele impulso no sistema imune, você também estará fortalecendo o coração, tonificando os músculos e melhorando a função da maioria dos órgãos e sistemas do organismo. E então, pronto para começar a se exercitar? Fonte: Raitsa Leal.
 
 

Mudança no atendimento da Agência do Trabalho e Emprego em Lauro de Freitas

Casa do Trabalhador em Lauro de Freitas (BA).


A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) informa que, em decorrência de problemas no sistema elétrico da Casa do Trabalhador, o atendimento da Agência do Trabalho e Emprego em Lauro de Freitas foi transferido, temporariamente, para as dependências da Secretaria Municipal da Juventude e Trabalho – SEJUT, localizada na Avenida Beira Rio, Loteamento fazendinha, nº 04 - Centro - Lauro de Freitas. Fonte: SRTE/BA.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Prefeitura promete concluir obra de mirantes até segunda (7)



A Prefeitura de Lauro de Freitas promete concluir até segunda-feira (7), a obra de reforma dos mirantes localizados nas praias de Buraquinho, Ipitanga e Vilas dos Atlântico. Ao total serão oitos equipamentos e a construção de mais dois equipamentos em Vilas. A reforma está sendo realizada através da SETTOP- Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública. Segundo o órgão a escolha do local foi baseada, após avaliação de equipe como área de risco para os banhistas.