quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Moema Gramacho tem pouca chance de assumir cargo de ministra. Confira porque...

Por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com) /Imagem: Metro 1.



A não ser que a decisão dependa de Lula.
Apesar de ser mencionada na mídia a possibilidade de ocupar o cargo de ministra na pasta da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), a deputada federal Moema Gramacho (PT), tem pouca chance de assumir o cargo. A iniciativa pode ser descartada, a não ser que a decisão dependa da exclusividade do ex-presidente Lula ou a ajuda de Miguel Rossetto entre outros. Fora essa hipótese, nada pode ser concretizado. Se a decisão depender exclusivamente de Dilma, o nome pode ser descartado, uma vez que a presidenta não abraçou de forma calorosa a sua gestão quando prefeita da cidade de Lauro de Freitas (BA). Um dos motivos poderia ter sido a mal gestão com investimentos públicos federal no município, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ex-prefeita sempre tentou ser gentil e afetuosa com a gestora, mas Dilma sempre mostrou-se indiferente. Mesmo assim muitos ainda não descobriram, de fato, o porquê da presidente não ser tão simpática a sua pessoa.

Outros nomes estão sendo cogitados como de Benedita da Silva, ex-governadora do Rio de Janeiro e Erika Kokay, do Distrito Federal.
Agora só resta saber qual será o critério de indicação, uma vez, que os três nomes cogitados pela mídia e o Congresso Nacional já foram envolvidos em polêmicas negativas, como são os casos de Benedita que neste ano teve seus bens bloqueados e a quebra de sigilo pelo Ministério Público do Rio, sendo acusada de improbidade administrativa, enquanto gestora da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Já Moema Gramacho foi condenada pelo Tribunal de Contas dos Municípios a devolver cerca de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos, além de ser multada com multa de R$ 15 mil. O TCM considerou irregular a aplicação de recursos públicos repassados às OSCIP’s e UNIBRAS. O órgão também recomendou o nome da gestora ao Ministério Público.


Caixa Cultural oferece oficina gratuita de teatro de sombras em Salvador

Por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Imagem: Bruno Hayata.
 
 
 
A partir de quinta-feira, 1º, estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de teatro de sombras em Salvador. As aulas serão ministradas pela atriz Daiane Baumgartner e acontecem do dia 13 a 16 de outubro, das 10h às 13h e das 14h às 17h.
 
A oficina está sendo oferecida pela Caixa Cultural Salvador. Mais informações pelo telefone (71) 3421-4200), ou no site: www.caixacultural.com.br
 
 

43 pessoas são assassinadas por dia nas capitais brasileiras; Salvador é 2º mais violenta

A cidade também registra a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes – 73,3. Salvador é a segunda capital em números absolutos, foram 1.397 mortes, o que significa uma taxa de 48,1 assassinatos por 100 mil habitantes.
 
Em 2013, a cidade teve 1.485 crimes e taxa de 51,5 por 100 mil habitantes. Apesar de São Paulo ter o terceiro maior valor absoluto de mortes – 1.360 – a capital paulista tem a menor taxa de crimes – 11,4 por 100 mil habitantes.
 
O número representa uma queda de 4,3% na taxa de assassinatos em relação a 2013, quando foram registradas 1.412 mortes, 11,9 por 100 mil habitantes. No Rio de Janeiro, a taxa ficou em 20,2 por 100 mil habitantes, com 1.305 assassinatos violentos intencionais em 2014.
 
Mauro Akin Nassor Professor de natação assassinado com um tiro no rosto. Geoge Lázaro Carvalho Nascimento seguia para a academia onde daria aula de natação quando foi surpreendido por um bandido; crime aconteceu em novembro de 2014 (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo Correio).
 
ADVERTISEMENT
A segunda maior taxa de assassinatos foi registrada em Maceió (69,5 por 100 mil). O número representa, no entanto, uma queda de 14,5% na taxa de 2013 (81,4 por 100 mil). Em números absolutos, foram registradas 699 assassinatos, em 2014, e 811 em 2013. 
 
São Luís apresentou uma taxa muito semelhante de crimes, 69,1 por 100 mil em 2014. No ano anterior, a capital maranhense teve 735 mortes intencionais. O maior crescimento na taxa de assassinatos foi verificado em Campo Grande, ao passar de 13,8, em 2013, para 18,9 por 100 habitantes, em 2014. 
 
Em números absolutos, foram 159 casos em 2014 e 115 mortes no ano anterior. A maior redução foi em Boa Vista, onde a taxa caiu 23,3 para 17,5 por 100 mil. Em 2014, foram 55 mortes, enquanto em 2013 foram 72 casos. Fonte: Correio.
 
 
 

CSCP MA promove palestra "Enfrentando a Crise"

Por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



O público feminino é o que mais se interessa pelo tema.


No último sábado (26), mulheres participaram da palestra "Enfrentando a Crise", no Centro Machado de Assis,  no bairro Itinga. O palestrante Adailton Reis, deu dicas e ferramentas de como as mulheres podem fazer diante a crise econômica que assola todo o país. As mulheres, a maioria chefe da família com filhos, muitas vezes se ver desesperadas sem saber o que fazer nas horas difíceis, o que é um indicador muito forte para a baixa de sua auto estima.
O Centro Social, Cultural e Político Machado de Assis pretende dar apoio e acompanhar essas mulheres num projeto feito em conjunto. O objetivo é usar a habilidade de cada uma delas, no sentido de abrir caminhos e ganhar independência financeira. O projeto prever orientar para que as mesmas possam provocar oportunidades, mesmo em meio a crise.
A ambulante Elaine Feitosa, diz que gostou e quer participar outras vezes : Gostei muito, vou construir um projeto com as meninas e vou participar outras vezes".  
Adailton Reis deu dicas e ferramentas de como essas mulheres pode enfrentar a crise.
 
A palestra "Enfrentando a Crise", é gratuita e dada a partir de cinco pessoas, de ambos os sexo. Os interessados em participar devem entrar em contato e agendar através dos telefones: (71) 8782-0030/ 8159-6169 ou 9298-5621.
 
 

 

 

 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Recital de Primavera é adiado para outubro

Por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).

 

OII Recital de Primaveraque seria realizado nos dias 18,19 e 20 de setembro em Vida Nova, foi adiado para o mês de outubro. A ação acontece na sexta (2), sábado (3), às 17h e domingo (4), às 9h da manhã, na Rótula da Arca.

Voltado para o público juvenil, o evento pretende reunir várias manifestações artísticas, como: música, teatro, dança, desfile de moda e poesia. O cantor espanhol Rubèn de Lis faz parte da programação, além do escritor e poeta Fabio Chiva, a banda Sanbone Pagode Orquestra, Latieres & Orkestra Rumpilezz, entre outros.

Com propósito de estimular a cultura e a arte entre jovens e moradores do bairro, o recital dá oportunidade para novos poetas e estudantes de escola pública. Segundo o professor de música e idealizador do projeto Monza Santos, o evento traz o despertar: “Queremos estimular os jovens para despertá-los para a leitura e a possibilidade de uma nova cultura” afirma. Para ele a escola não estimula a arte em geral.

Carla Cristina de Jesus, 14 anos, pretende recitar poesia de Clarice Lispector e de sua autoria. O tema é livre, porém o professor sugere que os alunos declame poemas que falam de paz e amor. O evento tem apoio do vereador Júnior Neves.