sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Concurso de desenho infantil premiará crianças em Salvador


 
Nesta sexta-feira (31), aconteceu a premiação do Concurso de Desenhos Infantis sobre Educação no Trânsito, no Auditório do SEST-SENAT, localizado na Avenida Manoel Dias da Silva, em Salvador. Foram escolhidos três melhores desenhos de autoria de crianças do ensino fundamental (1º ao 5º ano) de escolas de redes municipais e privadas. Entre as premiações estavam tablete, bicicleta e voucher de crédito para trocar de brinquedos no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais).  

I Vara da Infância e da Juventude foi instalada em Lauro de Freitas

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/Dados: SDH, Disque Denúncia, Caoca, Programa da Globo Profissão repórter exibido em Junho 2013.




Na última quarta-feira (29) foi instalado no município de Lauro de Freitas (BA) a 1ª Vara da Infância e da Juventude. O ato foi bastante significativo para os munícipes que antes não contavam com este serviço específico. Com vara especializada para tratar assuntos que afeam o úblico infantil e juventude tende a aceleração e agilidade aos processos.  
Participaram da cerimônia o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, a juíza da Infância e Juventude, a diretora da Comarca de Lauro de Freitas, Zandra Anunciação, inúmeros desembargadores, o prefeito da cidade Márcio Paiva entre outras autoridades municipais.
A cidade de Lauro de Freitas é apontada como a segunda maior cidade com números de crimes contra criança no Brasil. A mortalidade entre crianças e adolescentes no município foi tema do “Profissão Repórter” em Junho do ano passado. A maioria são vítimas de “bala perdida”.
Em 2012, a Bahia ocupou o primeiro lugar no ranking nacional de denúncias anônimas de violência sexual, com 4.480 casos. O número ultrapassa o de outros Estados, como São Paulo (3.749) e Rio de Janeiro (3.514). As maiores vítimas de violência sexual são crianças e adolescentes do sexo feminino. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o número de denúncias para este gênero saltou de 92.286, em 2011, para 167.822 em 2012.

O Estado ainda lidera a triste estatística de denúncias sobre maus-tratos envolvendo crianças e adolescentes, com 1.588 casos.

Segundo a Promotora de Justiça Eliana Bloizi, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), a maior parte dos agressores sexuais está dentro da própria família.

Dados do Disque-Denúncia, o Disque 100, revelam que 31% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são praticadas por pais ou responsáveis, principalmente padrastos. O número de registros oscila entre 14% para pais, e 16% para padrastos. Os casos que envolvem avós, tios, irmãos mais velhos e vizinhos também são muito comuns.
Os abusos acontecem principalmente no ambiente familiar das crianças e adolescentes. Segundo ocorrências registradas pelo Disque 100, o número de denúncias chega a 14.107, e em menos da metade dos casos, 9.870, a violência sexual acontece na casa do suspeito.
A promotora ressalta que os agressores estão afetivamente vinculados às vítimas. Ainda segundo Eliana, a criança começa a se sentir culpada, porque é um abalo para toda família.

Adolescentes com idades entre 12 e 14 anos, de acordo com a pesquisa, são mais vulneráveis à violência sexual, considerando os dados de 2011 e 2012. Com 11.643 denúncias, as crianças e adolescentes de cor parda são apontadas pelo levantamento da SDH como as maiores vítimas de abusos, seguida da cor branca, 5.223 e da cor negra, 3.529.
Em 2013 foram registrada na Bahia um total de 3.252 (Três mil duzentos e cinqüenta e duas) denúncias de violência sexuais (abuso e exploração sexual).
De janeiro a abril deste ano a Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, através do Disque Direitos Humanos- Disque 100, registrou mais de 800 casos de violências sexuais contra crianças e adolescentes no Estado da Bahia.
A cidade do Rio de Janeiro o primeiro lugar em denúncias com respectivamente São Paulo em segundo e Salvador (BA), ocupa o terceiro lugar no ranking. Porém o quadro é crítico entre os municípios com mais incidentes seguem: Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Jequié, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Teixeira de Freitas e Alagoinhas.
 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

INTERESPORTES 2014: Dunga convoca Seleção com...

Dunga convoca Seleção com retornos de Lucas e Thiago Silva, do PSG/ FRA! Marcelo Oliveira agradece a Dunga por ausência de cruzeirenses na seleção. Já o Kaká (São Paulo) diz que não representa renovação da Seleção, mas tem muito a acrescentar.


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

INTERESPORTES 2014: Botafogo em foco...

A Diretoria do Botafogo já em negociações para mandar mais dois jogos em Manaus. Botafogo precisa de aproveitamento de líder para se salvar do rebaixamento. O Botafogo ocupa a 17ª posição no Campeonato Brasileiro, com 33 pontos, e, segundo os matemáticos, precisa de pelo menos mais 12 nas últimas sete rodadas para se livrar do rebaixamento.

Procurando por Carretos?

CARRETOS: Faço Transportes e Carretos nas mediações de Lauro de Freitas, Salvador e região. Ligue: (71) 8645-5776 (Téo Marques).

SALÃO DE BELEZA BELAS ARTES ARTES MIRIAN HAIR

SALÃO DE BELEZA BELAS ARTES MIRIAN HAIR- 

Serviços e Promoções: Mega Hair, Nó Italiano, Selante, Botox, cauterização e muito mais... Aproveite grandes promoções...
Tel: (71) 3288-0476/ 8601-3336.

END: Loteamento Jardim Santa Júlia, Qd. B, Lt. 12- Itinga/ Ponto de Referência: Próximo ao Colégio Santa Flora.

Lauro de Freitas passa a contar Vara da Infância e da Juventude‏

Lauro de Freitas acaba de instalar a 1ª Vara da Infância e da Juventude. Os processos antes tratados pela Vara Crime agora receberão tratamento na vara especializada. Participam da cerimônia o prefeito Márcio Paiva, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, a juíza da Infância e Juventude e diretora da Comarca de Lauro de Freitas, Zandra Anunciação, inúmeros desembargadores e secretários municipais.


“É com muita alegria que recebemos a 1ª Vara Infância e da Juventude no nosso município. Não mediremos esforços para ajudar nesse trabalho. A nossa gestão pública é muito sensível à causa que envolve crianças e adolescentes. Com certeza trabalharemos juntos, dando o suporte necessário, para que essa nova conquista do município trabalhe a todo vapor”, pontua Paiva.

Homem é morto a tiros dentro de bar no bairro de Itinga


ANTONIO MARCOS BITENCOURT DOS SANTOS, de 32 anos, foi morto na tarde desta terça-feira (28-10), dentro de um bar no bairro de Itinga, na Rua Santa Efigênia, no bairro da Itinga. De acordo com informações da Central de Polícias (Centel), Antônio Marcos estava no bar quando foi atingido por disparos de arma de fogo. A polícia não tem informações sobre a motivação, nem os autores dos disparos. O caso será investigado pela Delegacia Territorial da Itinga. Fonte: CENTEL.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vendo Sítio escriturado em Amélia Rodrigues...

SÍTIO: Vendo Sítio escriturado, 5.000 m², pequena reforma, em Amélia Rodrigues. Aceito propostas! Ligue: Contato: (71) 8700-8484/ 8802-4766.

Prefeitura resgata porco espinho ameaçado de extinção e reintegra à natureza


Um porco espinho da família dos roedores, do tipo ouriço preto também conhecido como “Luiz Cacheiro”, foi resgatado pela equipe da Divisão de Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), nesta segunda-feira (27), e foi reintegrado à natureza nesta terça-feira (28). O animal de nome científico, Chaetomyo subspinosus, está entre os 100 animais ameaçados de extinção na natureza.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Semarh, atendeu o chamado de uma moradora da região do Capelão, nesta segunda-feira (27), solicitando o resgate do animal.  Após captura, o bicho foi examinado e ao ser constatado que não havia nenhum ferimento ou problema de saúde, foi devolvido à natureza, libertado em uma região do Capelão.

No início deste mês, técnicos da Semarh encaminharam para o Centro de Triagem de Animais (Cetas), do IBAMA, no bairro de Cabula em Salvador, um filhote de gavião-carijó. A ave havia sido encontrada em uma via do município e conduzida por policiais militares que entregaram em uma unidade de ensino superior que fez a intermediação com a PMLF.     
Durante quatro meses de funcionamento da Divisão de Proteção Animal, mais de 100 chamados foram atendidos, entre denúncia contra maus-tratos, resgate e captura de animais silvestres. Para o secretário da Semarh, Márcio Crusoé, a procura pelo novo serviço da pasta caracteriza a credibilidade do atendimento.


“No curto espaço de tempo já existe um trabalho consolidado e isso demonstra que era necessário o funcionamento da Divisão. Estamos nos estruturando para melhorar e ampliar ainda mais esse trabalho”, comenta. A divisão funciona na Semarh e atende as solicitações e denúncias dos munícipes de segunda à sexta, das 8h às 14hs, através do número: (71) 3369-9168. Fonte: DECOM PMLF.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Vende-se um ótimo ponto comercial na Estrada do Coco

PONTO COMERCIAL:    Vende-se um ótimo ponto comercial com área de estacionamento, localizado na Estrada do Coco (Lauro de Freitas). Bom para banco, clínica, posto de gasolina, etc. Valor a combinar. Contato: (71) 8847-0266.

Achados & Perdidos: Foi encontrada a carteira de CLAUDIO DE JESUS SANTOS...


Foi encontrada a carteira de CLAUDIO DE JESUS SANTOS, no bairro de Itinga, contendo várias documentações, como: RG, Cartão do SUS, Cartão de crédito e fotos. 

Caso o dono ou algum leitor tenha conhecimento deste informe, entre em contato conosco: (71) 8782-0030/ 8344-4931. Obs: Por medida de segurança documentação somente serão entregue na mão do titular. 

Confira Vendas de Terrenos no CLASSIFICADOS L&T.

TERRENO: Vendo terreno 120m², R$ 55.000,00, localizado na Estrada do Coco- Lauro de Freitas (BA). Contato: (71) 8700-8484/ 8847-0266.


TERRENO: Vendo terreno 308 m², localizado na Av. Luiz Tarquínio, Centro- Lauro de Freitas (BA). Contato: (71) 8700-8484/ 8847-0266.


TERRENO: Vendo lotes com 300, a partir de R$ 15.000,00, localizado na Alameda do Rio- Km 4 antes do pedágio- Camaçari (BA). Negociação feita direto com o proprietário. Contato: (71) 8700-8484/ 8847-0266.




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

SDH/PR prorroga inscrições de cadastro Nacional dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente




A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) prorrogou para o dia 15 de novembro o prazo do Cadastro Nacional dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. O Conselho ou servidor de cada conselho estadual e municipal deverá entrar no link disponibilidade na página da SDH/PR para preencher o formulário.
 
Clique no link e responda as questões: http://bit.ly/1s9EMdc
Para obter outras informações e orientações deve-se entrar em contato com a Coordenação-Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos (61) 2027-3961 ou 2027-3854- email: marcelo.nnascimento@adh.gov.br

Lauro de Freitas foi a cidade que mais demitiu em setembro, diz Caged

Lauro de Freitas teve 2.592 postos de trabalho a
menos, em setembro.

A cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, foi a que mais demitiu profissionais no país durante o mês de setembro. Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. De acordo com o levantamento, foram 2.592 postos a menos - quase todos foram no setor de serviços (2.484). Por meio de nota, a prefeitura de Lauro de Freitas informou que "vem adotando medidas para potencializar a inserção dos munícipes no mercado de trabalho".

Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o saldo de contratações em Lauro de Freitas, em setembro, foi positivo na construção de edifícios (106 novos postos), seleção e agenciamento de mão-de-obra (250) e locação de mão-de-obra temporária (240). Entretanto as demissões nas atividades de vigilância e segurança privada (117) e atividades de limpeza (319), somados aos números do setor de serviços, deixaram o saldo negativo.

De acordo com a gestão municipal, no acumulado dos primeiros sete meses do ano, o município de Lauro de Freitas foi o de melhor desempenho em termos de número de empregos celetistas criados, com um saldo de 8.181 novos postos de trabalho (resultado de 36.297 admissões e 28.116 desligamentos). Em nota, a prefeitura informou que o resultado no mês de setembro foi atípico, entretanto não soube explicar o que pode ter provocado a oscilação no mês de setembro.

Panorama da Bahia
De acordo com dados do Caged, o estado da Bahia teve 3.163 novos postos de trabalho com carteira assinada criados em setembro, resultado da diferença entre 68.762 admissões e 65.599 desligamentos no mês.

O setor com melhor saldo, segundo o Caged, foi o da construção civil (1.840 novos postos), seguido pelos setores de comércio (1.495) e serviços (767). Os setores que registraram saldos negativos foram a agropecuária (-1.150 postos), indústria de transformação (-222 postos), administração pública (-66 postos) e extrativa mineral (-20 postos).

Os números de setembro fizeram a Bahia ocupar a 7ª posição no saldo de postos de trabalho dentre os estados do Nordeste, e a 13ª posição no Brasil. Na região Nordeste, além da Bahia, outros sete estados apresentaram saldos positivos: Pernambuco (21.971 novos postos), Alagoas (13.748), Ceará (10.111), Sergipe (4.633 postos), Rio Grande do Norte (3.646), Maranhão (3.552) e Paraíba (2.606 postos). O único estado da região com saldo negativo em setembro foi Piauí (-401 postos). Fonte: G1/ Foto: Reprodução TV Integração.




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Unime promove palestra sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama



 
A Faculdade Unime Salvador através do Curso de Enfermagem promove nesta sexta-feira (24), às 10h, a palestra “É Preciso Tocar neste Assunto”, na qual fala sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O evento ocorre no auditório do Campus I (Paralela) e aberto ao público, onde terá a participação da palestrante Giovana Moreira da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
 
Detalhes
Evento: Palestra sobre o Câncer de Mama
Data: 24/10/14
Horário: 10h
Local: Unime Paralela- Campus I
Entrada: Franca.
 

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Unime promove atendimento social a comunidade

 
 
O Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Cidadania (Nisc), da faculdade Unime, campus paralela, localizada na Rua Professor Rocha, 326, Salvador, promove atendimento a comunidade e tira dúvidas com acompanhamento de assistente social.

O cidadão pode tirar dúvidas a cerca de vários benefícios sociais e conhecer seus direitos como: aposentadoria, auxílio doença, programa social, Auxílios e benefícios da previdência. Informações: (71) 3616-2003. O agendamento também pode ser feito através do e-mail: nisc@kroto.com.br

domingo, 12 de outubro de 2014

Garoto morre eletrocutado encima da laje em Itinga




Neste sábado (11), por volta das 13h, um garoto de treze anos de idade, com as iniciais G.P.S.N, morreu eletrocutado encima de uma laje numa casa em reforma, próximo ao Largo do Chapéu, no bairro de Itinga.

O menino teria entrado na casa com mais dois colegas para pegar uma pipa, que teria caído encima da laje, e recebeu a carga elétrica de alta tensão, morrendo logo em seguida. Os portões da casa em construção estavam todos fechados, mas Gustavo e os amigos teriam pulado o muro que dá acesso a laje. Vizinhos afirmam que é normal criança frequentar o local para empinar.

Vizinhos afirmam que é normal presença de crianças no local.

Gustavo morava com o avô no Jambeiro (Areia Branca) e estava passando o final de semana com o pai em Itinga.

Na véspera do Dia das Crianças, o avô Sr. Gustavo Pereira (56), que é eletricista, há mais de 30 anos, fica perplexo com o acontecido: “Me sinto muito mal, triste, porque sempre dei orientação, mas sabe como é criança. Nunca pensei que iria perder meu neto com o que eu labuto todos os dias”.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Moradores de São Cristovão realizam manifestação contra ação da polícia na localidade

 

Manifestação provoca grande congestionamento.

Nesta sexta-feira (10), por volta das 15h, o trânsito nas mediações entre Aeroporto de Salvador e o bairro São Cristovão ficou completamente congestionado, por conta da manifestação dos moradores da invasão conhecida como “Planeta dos Macacos”. Segundo manifestantes do movimento, o protesto reivindica melhorias no bairro e denunciar a ação violenta da polícia na localidade.

Policiais tentam estabelecer ordem no local.
 
Trânsito fica completamente congestionado.
 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Desafio de Futsal Fraldinha acontece em Lauro de Freitas neste sábado (11)



A prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) realiza no próximo sábado (11), a partir das 8h, no Ginásio de Esportes, o Desafio de Futsal Fraldinha, em homenagem ao dia das crianças.
Podem participar das competições, atletas com idades entre cinco e nove anos. As inscrições estão abertas até o dia 10. Entrada franca.


 
 
 

Homem é assassinado em Itinga




Nesta segunda-feira (6), por volta das 14h, um homem de prenome Lúcio, aparentando 40 anos de idade, foi assassinado por um tiro de arma de fogo, na Rua Arsenio F. dos Santos, no bairro de Itinga.
O crime aconteceu, próximo a Igreja Católica Santa Catarina de Sena. Segundo transeuntes que estavam no local, na hora do ocorrido, dois jovens teria se aproximado da vítima e um deles teria disparado um tiro na região da cabeça. Ainda não se sabe qual a motivação do crime. Segundo moradores da redondeza, o homem era alcoólatra e costumava desacatar e agredir verbalmente as pessoas nas ruas. 
Há relatos que Lúcio teria sido baleado, ontem, mas não teria morrido e que teria vindo do hospital para casa. Num saco plástico, que estava com o defunto, realmente havia receitas médicas.

Veja os deputados estaduais e federais eleitos nas eleições baiana de 2014

Deputados Estaduais:

 
Deputados Federais:
 
 

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cirilo, de "Carossel", decepou o próprio dedo em crise de esquizofrenia

Famoso no Brasil por interpretar "Cirilo" na novela infantil Carrossel, o ator Pedro Javier Viveros teve uma vida bem parecida fora das telinhas. Na trama ele interpretava o querido Cirilo, um garoto sofrido e batalhador que amava Maria Joaquina, uma menina rica e mimada. 
 
Pedro foi encontrado em sua casa na Cidade do México, e em entrevista ao programa Tá Na Tela o rapaz de 33 anos revelou que passou por grandes dificuldades após o fim do programa.
 
Ator foi diagnosticado com esquizofrenia aos 23 anos
(Foto: Youtube/ Google Plus / Reprodução).
 
Ele foi diagnosticado ao 23 anos com esquizofrenia. "Eu me sentia ameaçado, e em crise, tive uma absoluta falta de consciência", disse a estrela mirim durante a entrevista. Ele revelou que decepou o próprio dedo mindinho da mão esquerda, usando uma serra, durante uma das crises.
 
Pedro passou por duas internações, e chegou perto de cometer o suicídio. Atualmente, o ex-Cirilo trabalha em uma produtora de vídeos. Ele visitou a escola onde a novela era gravada, e se emocionou. "Me dá muita alegria lembrar. Foi uma experiência linda", comentou o ator. Fonte: Correio.
 
 

Prefeitura garante reforma do Estádio de Itinga

O Poder Público Municipal resgata e fortalece o futebol em Lauro de Freitas com a reforma do Estádio de Itinga - um dos mais antigos da cidade - através de uma contrapartida, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) lançou na manhã desta sexta-feira (3), a reforma total do estádio com a implantação de um centro de lutas (artes maciais e boxe).
 
Na primeira etapa da reforma haverá a requalificação do gramado, vestiários e demais dependências do espaço. O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, presente na solenidade destacou que essa iniciativa é a realização de um sonho para a gestão. “A comunidade merece um equipamento de alta qualidade voltado ao esporte”, pontua.
 
Para o gerente do estádio, Arlindo Brito, essa ação da PMLF é muito positiva, pois demonstra o comprometimento da gestão com o esporte na cidade. “Eu já vi trocar gramado, trocar poste, mas nunca vi uma reforma como essa. O prefeito está fazendo algo muito bonito por nós que utilizamos o estádio e eu só tenho a agradecer", elogia. Fonte: DECOM PMLF.
 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Departamento de Integração Regional é inaugurado em Areia Branca‏.

 
Prefeito e autoridades da gestão municipal inauguraram na manhã desta quarta-feira (1º), o Departamento de Integração Regional, e a nova da Administração Regional (AR) de Areia Branca, que atenderá os moradores de Areia Branca, Barro Duro, Capelão e Jambeiro. O Departamento fiscalizará outras ARs que serão implantadas em outros pontos do município.
 
No local funcionarão postos das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), Educação (Semed), Infraestrutura (Seinfra), e Fazenda (Sefaz). Além disso, no local haverá também um posto dos Correios e um Balcão da Justiça.
 
O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, parabenizou as comunidades de Areia Branca e adjacências, e anunciou obras de infraestrutura na região, além da construção de uma escola, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um Ginásio de Esportes. “Areia Branca merece dignidade e agora esse povo tem identidade, terá um atendimento digno de Correios e serviços do município”, pontua. Fonte: DECOM PMLF.

Comércio informal do Largo do Caranguejo é alvo de reunião entre prefeito e profissionais que atuam na área‏

 
Preocupada com o ordenamento dos espaços públicos da cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) – através da Superintendência de Ordem Pública (Suop) – promoveu uma reunião com os vendedores do comércio informal, na manhã desta quarta-feira (1º), na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), situada no Loteamento Jardim Aeroporto. A ação teve o foco de definir medidas para o ordenamento da área do Largo do Caranguejo (Itinga).  
 
Na oportunidade o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, juntamente com gestores municipais e representantes dos comerciantes estabeleceram que haverá uma visita técnica no Largo do Caranguejo nos próximos dias.
 
De acordo com o prefeito Márcio Paiva, a PMLF não tem o interesse de expulsar nenhum ambulante. Ele sugeriu ainda a criação de comissão para acompanhar o processo de realocação e ordenamento dos profissionais informais.  
 
Outras ações – A Suop já notificou os vendedores do comércio informal que atuam na localidade em questão. Com o documento em mãos o cidadão notificado deverá se deslocar a Settop para receber as orientações necessárias quanto à devida legalização e ordenamentoFonte: DECOM PMLF.