terça-feira, 25 de março de 2014

Prefeitura abre inscrições para capacitação de profissionais do esporte.

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio das Secretarias de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) e Educação (Semed), em parceria com o Instituto Fazer e Acontecer (IFA) informa que a partir desta segunda-feira (24) estão abertas as inscrições para o Projeto Pébola.

O projeto é voltado para capacitação de profissionais que trabalham com esporte nas comunidades do município, entendendo a necessidade de inserir essa vertente do futebol educativo, focado no crescimento e na educação dos jovens, fortalecendo os valores humanos.

Na primeira etapa, 100 profissionais que já desenvolvem trabalhos na comunidade de Lauro de Freitas e que serão selecionados, receberão a capacitação, construindo uma equipe de sócio educadores que utilizarão o futebol como instrumento de educação e reconhecimento pessoal. Já na segunda etapa, 120 jovens de ambos os sexos, de escolas municipais, obterão atendimento direto, a partir da metodologia do futebol educativo.

As inscrições acontecerão até sexta-feira (28), no Ginásio Municipal de Esportes, localizado no Centro, das 8h às 14h. Para maiores informações 3288-8811. Fonte: DECOM PMLF.
 
 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Viver Bem: Em banheiros públicos evite usar...

Viver Bem: Em banheiros públicos evite usar sabonete em barra. O melhor é usar o sabonete em líquido, pois o de barra traz o maior risco de contaminação.

Colégio oferece cursos grátis de música e teatro.

O Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes está com vagas gratuitas nas áreas de Música e Arte Dramática-Teatro. Entre as opções de curso de música, dá para escolher entre violão, guitarra, violino, violoncelo, piano, flauta doce e transversal, trompete, trombone, coral, canto, teoria musical, harmonia e solfejo. Para se inscrever é preciso ter mais de 14 anos e se dirigir ao próprio colégio, que fica localizado no Canela, na Avenida Araújo Pinho, nº 30. Há vagas para os turnos matutino, vespertino e noturno. Fonte: Priscila Chammas.
 

Ipitanga parece enfrentar dificudade, desde o inicio do campeonato.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).
 
 


O Ipitanga Futebol Clube novamente não obteve um bom resultado no jogo de ontem (23), contra Jacobina, o que pode ficar mais dificil a sua classificação. Com o resultado de 4 a 1 para o Jacobina, o Ipitanga parece enfrentar dificudade, desde o inicio do campeonato.
 
Torcedores reclamam, mas deve ter em mente que o clube passa por uma fase conturbada de nova direção, o que pode explicar a má fase. A equipe não teve habil para pré-temporada, não fez boas contratações, pois não conseguiu ainda adquirir um bom conjunto técnico, tático para disputar aos jogos. 
 
Os torcedores ainda apostam que no próximo jogo, que será no domingo (30) em casa contra o Leônico, o time possa dar uma boa resposta. Para isso, o Ipitanga tem apenas uma semana para se fortalecer. 
 

Mara Maravilha visita Universal de Itinga.

 
A cantora Mara Maravilha fez uma preve visita, ontem (23) a Igreja Universal do Reino de Deus, localizada no Terraplac, no bairro de Itinga. A visita aconteceu pela manhã no culto dominical, a cantora levou sua vó. Sempre com bom humor e bricalhona, cantou suas canções, deu autografo e apresentou seu último trabalho musical.
 
Mara focou na união do casamento, resaltando a convivência ampla e o respieto do casal. No final do culto ela seguiu para a Catedal da Fé, em Salvador.

sábado, 22 de março de 2014

Cinema Popular retorna ao Capelão com bom público.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com). Imagem: Google.
 
 
O projeto Cinema Popular retornou neste sábado (22), a sua nova trajetória deste ano. O bairro escolhido foi o Capelão, com público de cerca de 150 pessoas. Dentre eles moradores de todas as idades se divertiram com o longa-metragem “Os Croods”. A comédia conta a história de uma família do tempo da pré-história, que teve sua caverna destruída e precisa se unir para encontrar novo lar.
O projeto tem a realização da Prefeitura através da SETEL- Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.
O Cinema Popular se tornou mais uma opção educativa de Lazer e entretenimento dentro das comunidades, principalmente as mais carentes do município. Segundo o secretário Bomfim o projeto não pode parar: “Um projeto maravilhoso desse não pode parar e se depender de mim não para”- diz o secretário bastante animado.
 
 

Copa Furacão 2014 chega a sua fase final.

Salvador é campeã e leva o maior número de títulos da Copa.

 
Cerimônia de abertura.
Neste sábado (22) aconteceu a fase final da Quarta edição da Copa de Futebol Infantil Furacão 2014. Os jogos aconteceram no Estádio Armando Oliveira, no município de Camaçari (Ba).

A equipe infantil de futebol Salvador F.C foi campeã e levou o maior números de títulos nas duas categorias. Salvador jogou com atletas nascidos em 1998 e 2000. Na primeira categoria enfrentou o JUVENTUS (L. de Freitas), ganhando de 3 a 0. Na segunda foi campeão goleando a equipe da JUVENTUDE (Monte Gordo) de 7 a 0. O grupo se desempenhou bastante, superou algumas falhas e alcançou a vitória. Além dos troféus de campeão, nas duas categorias: 98 e 2000, ele garantiu os outros de melhores goleiros e artilheiro.
 

A premiação levou o nome de José Antônio de Melo. O evento ainda homenageou o trio de arbitragem comandado por Denilson Menezes, Gleidson Almeida e Maurício de Jesus.

A Copa Furacão foi organizada por Aderbal Monteiro, que anunciou que no próximo ano, terá apoio da SUDESB- Superintendência de Desporto do Estado da Bahia. O evento contou com a presença do secretário municipal de esportes Marco Antônio, o ex-prefeito da cidade, Humberto Ellery e do diretor divisão de esportes de Lauro de Freitas Adailton Reis.

 

Confira o resultado final:

Categoria 99:
Campeão: Salvador F.C
Vice-campeão: Juventus;
Melhor Goleiro: Bruno Maurício Alves (Salvador F.C).

Salvador F.C- Campeã/ Categoria 98.

Juventus- Vicecampeã/ Categoria 98.
 
Categoria 2000:
Campeão: Salvador F.C
Vice-campeão: Juventude;
Melhor Artilheiro: Maurício (Salvador);
Melhor Goleiro: Felipe (Salvador F.C).

Salvador F.C- Campeã/ Categoria 2000.
 
Juventude- Vice-campeã/ Categoria 2000.
 

Salvador é campeã e leva maior número de títulos da Copa Furacão 2014.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com). 
 
Salvador F.C- Equipe campeã/ Categoria 98.
Juventus- Equipe vice-campeã/ Categoria 98.
 
A equipe infantil de futebol Salvador F.C levou os títulos em duas categorias da Quarta edição da Copa de Futebol Infantil Furacão 2014. Salvador jogou com atletas nascidos em 1998 e 2000. Na primeira categoria enfrentou o JUVENTUS (L. de Freitas), ganhando de 3 a 0. Na segunda foi campeão goleando a equipe da JUVENTUDE (Monte Gordo) de 7 a 0. O grupo se desempenhou bastante, superou algumas falhas e alcançou a vitória. Além dos troféus de campeão, nas duas categorias: 98 e 2000, ele garantiu os outros de melhores goleiros e artilheiro.
Jogo: Juventus X Salvador.
 
Confira comentário do jogo:
 
Salvador 3 X 0 Juventus
O Juventus começa atacando, Salvador tem chance de dá o primeiro gol, mas foi impedimento, não valendo. A equipe não aproveita a bola perto da trave. Chega outra e nada. Salvador tem jogada ensaiada, mas não consegue finalizar. Com vacilo do Juventus, time faz gol. Salvador ganha velocidade em campo, em pouco tempo realiza o segundo o segundo gol em dois minutos, faz o terceiro gol. No segundo tempo: Salvador começa bem posicionado em campo, a equipe começa substituição, saindo o jogador número 8 e entrando o n° 15. Salvador faz o terceiro gol valendo. Juventus não consegue dominar a bola por muito tempo. Salvador substitui quatros jogadores: 14, 16 e 18 e mais o goleiro. Em menos de três minutos substitui mais um atleta: O n° 3 sai e entra o n°19. O Juventus recebe o primeiro cartão amarelo. Final de jogo, placar Salvador 03 X 0 Juventus.
 
Salvador 7 X 0 Juventude
A equipe Salvador começa o jogo sendo bastante pressionada pelo público, porém no finalzinho do primeiro tempo a consegue o seu primeiro gol. No segundo tempo com muito sufoco faz o segundo gol, depois o terceiro. Juventude se esforça, mas não consegue parear ao ritmo do adversário. Logo a equipe substitui sua atacante, mas Salvador faz seu quarto gol. A equipe de Salvador fica pouco agressiva e leva cartão amarelo. A equipe faz o quinto gol, faz o sexto, seguido de outro cartão amarelo. E para terminar a partida faz o sétimo gol. Final de jogo Salvador 7 X 0 Juventude.

 

 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Resultado insatisfatório pode comprometer classificação do Ipitanga.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).Foto: Escudo Ipitanga F.C
 
 
 
A partida de ontem (20) do Campeonato Baiano de Futebol 2014, entre o Ipitanga X Fluminense de Feira, no Estádio Municipal balançou os torcedores. Neste ano apesar do numero da torcida ter aumentado por conta da inclusão de jogadores munícipes, o resultado insatisfatório pode comprometer a classificação do Ipitanga.  Houve muitas decisões que contrariam o público, por exemplo, a substituição errada tirou Valdizinho e mimica dois que mais chutaram ao gol no primeiro tempo. A falha de marcação da defesa que deve ser corrigida.
Toda essa consequência não foi à toa, a equipe não teve conjunto, mesmo diante do pouco tempo não jogou tão mal, mas não soube aproveitar boas chances para chegar até o empate e inverter o quadro.  
Com o resultado final Fluminense de Feira 03 X 01 Ipitanga fica com menos três pontos na tabela. No próximo jogo, marcado para dia 23/03, terá que enfrentar o Jacobina- Equipe que fez boas contratações de atletas.
Armar o clube faltando uma semana de jogo, foi apenas o primeiro esforço do novo presidente Malta, pois sua direção tem uma batalha árdua pela frente.
 

Confira a classificação dos times:


Classificação Grupo 1    
   
  TIMESPONTOS
1Fluminense3
2Flamengo de Guanambi3
3Colo-Colo3
4Ypiranga3
5Jacobina3
6Itabuna0
7Leônico0
8Jequié0
9Ipitanga0
10Atlético0

quinta-feira, 20 de março de 2014

Construção de passarela altera trânsito na Estrada do Coco.

 
A construção de uma passarela na BA-099 (Estrada do Coco) vai alterar o trânsito da região. A partir das 20h de quinta-feira (20), até as 3h de sexta-feira (21), o trecho na altura do Hospital Menandro de Faria será interditado em ambos os sentidos. Os condutores que passam pelo local terão como opção de tráfego as vias marginais.

Durante a operação, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) - vai disponibilizar agentes de Trânsito para monitorar o tráfego e orientar os condutores.

É importante ressaltar que a implantação da passarela é uma antiga reivindicação dos cidadãos, já que o trecho tem uma intensa movimentação de pessoas que utilizam o Hospital Menandro de Faria. Fonte: DECOM.

Capacitando Nossa Gente através do projeto PÉBOLA.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretária Municipal de Turismo, Esporte e Lazer e Secretária Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Fazer e Acontecer (IFA), convidam os munícipes, para curso de capacitação em técnicas de Futebol 3(futebol educativo), cujas aulas serão ministradas nos dias 01, 02, 03 e 10 de abril de 2014.
Este curso é voltado a profissionais ou pessoas relacionadas ao esporte, que tenham interesse em aperfeiçoar técnicas relativas à prática do futebol educativo.
 
Para inscrições e maiores informações, os interessados deverão comparecer ao Ginásio Municipal de Esportes de Lauro de Freitas, entre os dias 24 a 28 março, das 08 às 14 horas, ou por meio de contato pelo telefone (71) 3288-8811. Fonte: DECOM.

segunda-feira, 17 de março de 2014

SSP registra 26 assassinatos no fim de semana.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia registrou mais um fim de semana violento com 26 assassinados em Salvador e cidades da região metropolitana. Na maioria dos casos as vítimas são jovens e do sexo masculino.

As primeiras vítimas foram os irmãos Jéssica Maria Santos, 21, e Elton Santos da Silva, 17. O crime aconteceu na casa onde as vítimas residiam, na Rua Três Amigos, na Mata Escura. Os autores do duplo assassinato foram identificados como Bruno Dória de Jesus, o “Bruno Ranço”, de 23, anos, e Bruno Sarmento Lima, o “Bruninho Gogoboy”, 22.

De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) Jéssica era namorada do traficante identificado pelo prenome de Flávio, que já está preso. Flávio pertence a uma quadrilha que disputa o controle do tráfico com o bando integrado por “Bruno Ranço” e “Bruninho Gogoboy”. Os irmãos foram executados por vingança.

Já no Marechal Rondon, Jorge André Santos Souza, 29 anos, morreu depois de ser atingido por dez tiros que atingiram várias partes do corpo. Dois jovens foram encontrados mortos em uma localidade conhecida como "Estrada da Gama", em Vila de Abrantes, em Camaçari, na região metropolitana. De acordo com a Central de Polícia, João Jorlando Silva Chavier, 27 anos, e Alex Santos de Jesus, 25, foram baleados em diversas partes do corpo.

João e Alex saíram para uma festa na sexta-feira (14), por volta das 22h, e não voltaram pra casa. No sábado, moradores do bairro encontraram os jovens mortos e acionaram a polícia. Ainda segundo a polícia, as vítimas eram usuárias de drogas e Alex tem passagem pela polícia por porte ilegal de arma. Fonte: Bocão News.

Grupo de Capoeira Filhos de Oxóssi Guerreiro completa 29 anos.



Alunos tiveram uma manhã de atividades lúdica educativa.
 
Neste domingo (16) o grupo de capoeira Filhos de Oxóssi Guerreiro comemorou o seu 29º aniversário. O festejo aconteceu na sede no bairro do Caji- Caixa D’água, onde os mestres, professores e alunos participaram de atividades lúdicas educativas, relembraram nomes importantes da capoeira, encenaram cenas da época da escravidão no Brasil e jogaram muita capoeira.

O mestre e fundador do grupo, Reginaldo Alves dos Santos (54), conhecido como Mestre Regi, fala sobre o aniversário: “Este aniversário significa a realização de um sonho que sempre tive. Muito importante pra mim, saber que posso ajudar as crianças, jovens e adultos através da capoeira”- diz emocionado.
 
D. Maria de Fátima, conhecida como Mestra Fafá- A primeira mestra da região metropolitana, que desde pequena faz parte do grupo e diz que a capoeira ajudou na sua formação: “Faço parte desde pequena e hoje sou grata, porque foi aqui que desenvolvi e aprendi a lidar com as pessoas e o dia-a-dia. O bom também é fazer parte desse processo na vida de outras crianças”.
 
Neste ano o grupo foi convidado pela Prefeitura de São Gonçalo dos Campos (BA), para representar a cidade de Lauro de Freitas (BA). A apresentação esta prevista para o dia 10 de Maio.

Mestre Regi.

O grupo de Capoeira FILHOS DE OXOSSI GUERREIRO foi fundado em 04 de Março de 1985, pelo Reginaldo Alves dos Santos, conhecido como mestre Regi. Recebeu este nome em homenagem ao caboclo Oxossi, por ser o guia do fundador. O grupo começou suas atividades na comunidade da Pitangueiras (Centro), atualmente trabalha com cerca de 70 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, atua também no Caji- Caixa D’água e Itinga. Além da capoeira, ensina o maculelê, dança afro e samba de roda.

 

domingo, 16 de março de 2014

PV pode formar chapa majoritária.

Célia Sacramento ou Alan Lacerda pode concorrer vaga para o Governo do Estado.

 
 
Na manhã deste sábado (15) representantes e militantes do Partido Verde de vários estados se reuniram no Hotel Verdemar, em Salvador, para discutir a conjuntura política para as próximas eleições. No evento foi apresentado os pré-candidatos a deputados que disputarão as próximas eleições. Entre eles o apresentador Uziel Bueno, vereador Marcel Moraes, Ivanilson Gomes, entre outros.
A discussão foi bastante calorosa, e nada pode ser resolvido no mesmo dia, a maioria apoia que o partido forme chapa majoritária, principalmente para o governo do Estado da Bahia. O nome da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento e do ex-vereador e atual presidente estadual do PV, Alan Lacerda foram cogitados e ovacionados pelos presentes.
Por causa da grande quantidade de ponto de vista abordado, nada foi batido o martelo, porque os vereadores e prefeitos da legenda pediram que o PV analise, também cada situação dentro dos municípios.


 

Apesar dos nomes dos políticos serem representativos, a decisão só deverá sair no próximo encontro, quando ocorrerá a decisão final da presidência nacional do partido. Para o pré-candidato a Dep. estadual Uziel Bueno, que escolheu o PV, o partido é marcado pela seriedade: “O Partido Verde é um partido sério e comprometido, por isso que escolhi a legenda. O sistema é bruto, mas pode ser verde”.
Até o momento, o próximo encontro não tem data prevista para acontecer.
 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Mototaxistas realizam manifestação enfrente ao Menandro de Faria.

 
 
 

Ontem (13), por volta das 17h, cerca de 70 moto taxistas realizaram manifestação em frente ao Hospital Menandro de Faria, na Estrada do Coco.
O motivo da reivindicação foi o pedido de realização da operação do colega de trabalho, Ronald Barreto dos Santos, que sofreu acidente na última terça-feira, enfrente a Escola Municipal Ana Lúcia, mas e ainda se encontrava no corredor aguardando cirurgia.
Segundo os enfermeiros, o hospital não tem vaga para abrigar o paciente e nem tinha condições de realizar a cirurgia.
 
O prefeito da cidade Marcio Paiva (PP) foi acionado e garantiu que nesta sexta (14), Ronald seria transferido para outro hospital.

terça-feira, 11 de março de 2014

Lista do 'jabá' mostra despesas pessoais e pagamentos a radialistas

Prometida pelo assessor especial do presidente Fernando Schmidt, Sidônio Palmeira, o Bahia divulgou a lista de pessoas de fora do clube que recebiam benefícios financeiros durante a gestão do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, destituído por ordem judicial. Na noite deste segunda-feira (10), o Tricolor afirmou através de sua conta no Twitter que  coleta de dados foi  concluída. 
A lista com os nomes das pessoas que tinham as despesas pagas pelo clube, chamados pela torcida de 'jabazeiros' estará disponível para os sócios a partir desta terça-feira (11), na sede do clube no Mundo Plaza. Inicialmente, apenas os gastos com passagens aéreas e custos de viagens serão divulgados. Uma foto da lista já está circulando pela internet. 
Fotos dos documentos divulgados pelo clube listam que além de passagens para setoristas do Bahia, o clube também pagou passagens para setoristas do Vitória, além de bancar viagens de jornalistas que sequer atuam na área esportiva.
Há ainda reservas de apartamentos em hotéis cinco estrelas para o presidente Marcelo Guimarães Filho com uma acompanhante. Além disso, há pagamentos de R$ 16 mil em jantar em uma churrascaria, além de R$ 2 mil em clube de whisky no mesmo estabelecimento. 
A lista mostra ainda que o Bahia pagou cerca de R$ 45 mil reais a um radialista, além de desembolsar mais de R$ 240 mil para uma empresa esportiva.
Toda a documentação será disponibilizada para os sócios do clube, a partir das 14h, no Mundo Plaza. Fonte: Correio da Bahia.




Lista do Bahia sem “Jabazeiros” decepciona



O Bahia divulgou a lista dos profissionais de imprensa que tiveram despesas custeadas pelo clube na gestão passada, no entanto, não existe pagamentos de "JABA" ou nada do tipo, além despesas passagens aéreas, hospedagens em hotéis e consumo em restaurantes, aliás, fato COMUM e que acontece deste primórdios tempos do futebol da Bahia e que não pode ser visto como escândalo ou desvio de finalidade dos recursos do clubes, ainda que a pratica possa ser discutivel e severamente questionada 

A informação que profissionais da imprensa recebiam dinheiro da gestão Marcelo Guimarães Filho para impulsionar aquela gestão fracassada e passada, morreu no berço e nada foi mencionado, não se sabe, por não existir, ou por falta de coragem da atua gestão tricolor em divulgar.

Veja um aperitivo da lista das despesas abaixo

Fonte: F.C Bahia.

domingo, 2 de março de 2014

VIVER BEM: No calor, coloque sobre a mesa...

VIVER BEM: No calor, coloque sobre a mesa garrafinhas de água em spray para refrescar. Deixe o fraco na geladeira para ficar mais fresco.

Policial morre em grave acidente na Estrada do Coco.

 
Um policial militar morreu em um grave acidente de carro na madrugada deste domingo (02), na Estrada do Coco, trecho próximo ao Bompreço, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com informações do comando da Polícia Militar (PM), o soldado Welington Bispo dos Santos conduzia o veículo ao lado da mulher quando perdeu o controle e bateu em um poste.
 
 
Ele chegou a ser socorrido com vida para a emergência do Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos. A mulher, que está consciente, foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde encontra-se sob cuidados médicos. Os motivos do acidente não foi informado. Welington, era lotado na Operação Gêmeos, tinha 10 anos de Corporação e 32 de idade. Chovia bastante no momento do acidente. Fonte: Se Liga Bocão.Foto: Marcelo Castro.
 
 
 

Moema se diz sem ressentimentos com o PP e dispara: “Venci João Leão sempre”.

 
A  rivalidade entre a secretária estadual de Desenvolvimento Social Moema Gramacho (PT) e o deputado federal João Leão (PP) é conhecida e data de anos atrás. Apesar disto, Moema afirmou à reportagem do Bocão News não haver nenhuma mágoa entre ela e o PP que a faça rejeitar a possibilidade real do partido abocanhar a vaga de vice na chapa de Rui Costa este ano. 
 
Segundo a petista, ela possui amigos e adversários dentro do PP assim como também pode haver dentro de qualquer partido política e inclusive no próprio PT. Por conta disto, não há nenhum problema com o PP na chapa e, inclusive, outros partidos também são bem-vindos para compartilhar do projeto se forem bem-intencionados.
 
Instigada a comentar sobre uma hipótese de João Leão assumir a vaga de vice e não o colega pepista Mário Negromonte, Moema também não se abalou e manteve a postura. Para ela, a rivalidade fica na esfera eleitoral e, além disto, seu histórico de vitórias contra o cacique do PP é grande.
 
“Não existe nada demais entre eu e João Leão. Eu nunca disputei nada diretamente contra ele. Disputei contra representantes dele e ganhei todas as vezes. Eu sou uma vencedora quando se trata de disputas com João Leão”, alfinetou sorridente. Entretanto, em 2012 Moema teve seu candidato, João Oliveira, derrotado pelo pepista Márcio Paiva, de forma que a invencibilidade de Moema é só no ranking da disputa pessoal, mas não de time. Fonte: Lucas Esteves/ Bocão News.
 
 

VIVER BEM: Se você é sedentário (a) e não...

VIVER BEM: Se você é sedentário (a) e não quer perder o carnaval, Altere caminhadas com trotes breves e respeite seus limites.