sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Guarda Municipal de salvador começa a atuar armada a partir de segunda-feira (3).

A partir de segunda-feira, os guardas municipais de Salvador começarão a andar armados. Ontem, na cerimônia de entrega do porte de armas a 96 membros da corporação, a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, adiantou que  à medida que os guardas forem sendo treinados e equipados com o armamento, uma pistola 380, serão deslocados da função de segurança patrimonial para a presença em praças e locais turísticos. “Temos guardas na portaria de prédios públicos, tomando conta de paredes. Vamos contratar, aos poucos, empresas terceirizadas de segurança patrimonial, e colocar os guardas nos espaços públicos, na orla, nas praças, perto do cidadão”, disse. O número de armas adquiridas não foi revelado. Os guardas ganharão também colete à prova de balas. Diferente de policiais, os guardas terão autorização para portar armas apenas fardados, no horário de serviço. Ontem, o prefeito ACM Neto ressaltou o papel da Guarda Municipal na segurança. “Estando nas praças, nas estações de ônibus, na orla, nos locais de grande circulação, a Guarda está protegendo o patrimônio público, mas também contribuindo para reforçar a sensação de segurança”, disse. Segundo a prefeitura, hoje a Guarda atua em 14 das 40 praças de grande porte da cidade — sendo 24 horas no Campo Grande e Largo de Roma. A corporação tem efetivo de 1.296 homens, 40 viaturas e um ônibus.

Mutirão de Glaucoma será realizado em Lauro de Freitas neste sábado (01).

Moradores de Lauro de Freitas acima de 40 anos, com ou não histórico familiar de Glaucoma, vão poder contar com atendimento oftalmológico para diagnóstico e tratamento da doença. O “Mutirão do Glaucoma” será realizado neste sábado (1º), das 8h às 17h, na Secretaria de Saúde (Sesa), na Rua Portal Beira Rio, nº 134, Centro. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde, com o Instituto de Oftalmologia da Bahia (IOBA). 
Os pacientes que forem até a Sesa serão avaliados pelos profissionais do IOBA e caso seja constatado o glaucoma, serão orientados e receberão gratuitamente os medicamentos até o final do tratamento. Na semana passada os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e os cuidadores do projeto Mão Amiga foram capacitados e preparados para mobilizar a comunidade e informar sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, orientando a procurar a Sesa neste sábado para o atendimento. 

Glaucoma – É uma designação genérica para um grupo de doenças distintas que envolvem pressão intraocular associada à neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, mas é possível uma pessoa desenvolver dano no nervo com pressão intraocular normal ou não desenvolver mesmo com pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Fonte: DECOM PMLF.


Programa Bolsa Família convoca famílias contempladas


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASCI), informa que todas as famílias contempladas pelo Programa Bolsa Família devem matricular as crianças que completam seis anos até o mês de março na escola e atualizar a informação no Cadastro Único (Bolsa Família).


A sede do Cadastro Único de Lauro de Freitas fica na Avenida Santos Dumont, nº 3.109, Loteamento Recreio de Ipitanga, Estrada do Coco, loja: 03. Fonte: DECOM PMLF.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prefeitura divulga programação cultural da festa de Iemanjá em Buraquinho


Homenagens e apresentações culturais marcam a diversificada programação da Festa de Iemanjá, que será realizada neste domingo (2), na Praia de Buraquinho, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria de Cultura (Secult).
A comemoração começa logo cedo, às 6h, com a Alvorada com queima de fogos. Em seguida, às 7h, a Colônia de Pescadores começa a preparação e recebimento dos presentes, para, às 9h, sair em cortejo marítimo e entregá-los a Iemanjá.
Após a entrega das oferendas, acontecem as apresentações culturais. Às 11h, o público vai apreciar uma apresentação com banda de samba e, a partir das 14h, o Samba de Roda Filho da Goméia finaliza as comemorações à Rainha do Mar. Fonte: DECOM PMLF.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Prefeitura de Lauro de Freitas encaminha carnês do IPTU 2014 para cidadãos.

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), informa que os carnês de IPTU 2014 já estão sendo encaminhados para os endereços dos contribuintes. O laurofreitense que não receber a correspondência em seu domicílio poderá retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) através do site da Sefaz ou pessoalmente junto ao Banco de Serviços, situado na Praça João Thiago dos Santos, Centro.

De acordo com o secretário da Sefaz, Antônio Barreto, o contribuinte que optar pelo pagamento da Cota Única, que tem vencimento em 31 de janeiro, será beneficiado com um desconto de 10% sobre o valor do imposto. “É um estímulo que a Prefeitura Municipal promove para que o seu cidadão pague os seus impostos em dia”, pontua.

Barreto complementa destacando que toda arrecadação será revertida em benefício da população por meio de melhorias na educação, saúde, infraestrutura e serviço social para o desenvolvimento da cidade.

Fonte: DECOM PMLF/Foto: Divulgação.


 

Seis presos fogem da 23ª Delegacia em Lauro de Freitas.


Na tarde deste domingo, seis dos onze presos que estavam presos na 23ª Delegacia Territorial, em Lauro de Freitas.  O delegado titular, Joelson dos Santos Reis, foi para a unidade e adotou providências imediatas a fim de recapturar os fugitivos.
 
Viaturas já foram mobilizadas e estão fazendo buscas por toda a região.
 
Confira a lista dos presos que fugiram neste domingo.
 

1 - Sidney Aparecido dos Santos , vulgo " Sidney" , preso em flagrante  delito no dia 07/12/2013 , por infração ao Art. 157, parágrafo 2o, Incisos I e II do CPB (roubo majorado, pelo emprego de arma e concurso de duas ou mais pessoas);

2 - Leandro Santos Bizerra, vulgo " Leandro", preso em flagrante delito no dia 22/12/2013, por infração ao Art. 33 da Lei n. 11.343/2006 (trafico de drogas);

 3 - Leonel Souza Correia , vulgo " Leonel" , preso em flagrante delito no dia 23/12/2013, por infração ao Art. 157, Caput do CPB (roubo);

4 - Henrique das Virgens Santana , vulgo " Henrique ", preso em flagrante delito no dia 11/01/2014, por infração ao Art. 157 , Caput do CPB (roubo);

5 - Vitor dos Santos Santos, vulgo " Vitor", preso em fragrante delito no dia 16/01/2014, por infração ao Art. 157 , Caput do CPB c/c o Art. 14 da Lei 10.826/2003 ( (roubo e porte ilegal de arma de fogo);

6 - Orlando dos Santos de Souza , vulgo " Orlando", preso em flagrante delito no dia 16/01/2014 , por infração ao Art. 157, Caput do CPB  c/c o Art. 14 da Lei 10.826/2003 (roubo e porte ilegal de arma de fogo)
OBS: Todos os presos acima elencados , encontravam-se a disposição da Vara Crime da Comarca de Lauro de Freitas- Ba.

Fonte: Bocão News/ Publicada no dia 26 de janeiro de 2014, às 19h19.

Projeto Ilhas abre inscrições para novas turmas

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria da Juventude e Trabalho (Sejut) abre inscrições para novas turmas do Projeto Ilhas. Com o intuito de transformar o município em referência de mão de obra especializada na área de tecnologia, a grade do curso abrange computação gráfica, edição de imagens, desenho técnico, robótica com programação, edição de vídeos, sendo profissionalizantes em manutenção de computadores e aplicativos.
 
 
O Ilhas é uma ação socioambiental, que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, retirando resíduos sólidos do lixo comum, e conscientizando futuras gerações a proteger o meio ambiente.
 
 
As inscrições para o projeto podem ser feitas na sede da Sejut, na Av. Beira Rio, s/nº, Casa Amarela, com o preenchimento da ficha cadastral e entrega das cópias do RG e do comprovante de residência (morador de Lauro de Freitas). Caso seja menor, deve estar acompanhado do responsável. Mais informações através do telefone: (71) 3288-8651. As inscrições começam nesta segunda-feira (27), das 8h às 14h, até sexta-feira (31). Fonte: DECOM PMLF.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Fernando Lima é exonerado pelo secretário de Saúde.

Fernando Lima acaba de me ligar para dizer que foi desligado pelo secr. de Saúde, Dr. Bruno Barreto de suas atividades profissionais na pasta. Segundo Fernando, o Dr. Bruno fez questão de lhe afirmar que a decisão foi sua,  secretário e que o dr. não entra em nada. Pois é Fernandinho, quem procura acha. Nélson Rodrigues já dizia ' toda unanimidade é burra '. Vida que segue. Fonte: Blog do Lau.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

VIVER BEM: Banho de sal grosso, banho de lavanda, banho de ervas, tudo junto...

VIVER BEM: Banho de sal grosso, banho de lavanda, banho de ervas, tudo junto ou separado vale a pena para mandar o estresse embora.

Loteamento Jardim Belo Horizonte é contemplado com Operação “Tapa-Buraco”.

Na tarde desta quinta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), promoveu mais uma edição da Operação “Tapa-Buraco”. Desta vez foram beneficiadas as ruas Ubaldo P.R da Fonte e Clemerson P.R da Fonte, ambas situadas no Loteamento Jardim Belo Horizonte.
De acordo com o coordenador de Campo da Seinfra, Alderico Magalhães, o procedimento será realizado na Rua Ubaldo P.R da Fonte e suas transversais.“Além do trabalho realizado aqui, temos equipes em outras localidades com a ação de tapa-buraco”, pontua.
O vigilante Rafael Araújo, que trabalha na região, destacou que a Prefeitura está de parabéns em desenvolver uma ação de melhoria para a via por onde passa todos os dias. “Esse trabalho é bom, pois irá eliminar os incômodos buracos que nos períodos de chuva se transformam em poças com água”, sinaliza.
Outras ações– Na terça-feira (14), a Seinfra contemplou com a Operação “Tapa-Buraco” as ruas Lídio Celestino de Souza e Meire Teixeira do Nascimento, ambas situadas no Loteamento Jardim Centenário, em Itinga. Houve ainda intervenções na Rua Carmelita S. Santos, no Loteamento Metrópole, também em Itinga.
Na última segunda-feira (13), a secretaria promoveu o recapeamento asfáltico da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, situada no Centro. Simultaneamente, houve ainda trabalhos direcionados à acessibilidade do logradouro e colocação de meios-fios.
Em 2013, a Seinfra promoveu o recapeamento asfáltico e a Operação “Tapa-Buraco” em diversas localidades da cidade: Avenida Santo Antônio (Portão), Rua Castor J. Barbosa (Itinga), Avenida Luís Tarquínio (Vilas do Atlântico), Avenida Fortaleza (Itinga), entre outras.


Fonte: DECOM PMLF.
 
 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Diferentes estilos musicais na última noite de atrações no Palco Maestro Souza.

A terceira noite de comemorações pelo Padroeiro da cidade, Santo Amaro de Ipitanga, foi de diferentes atrações musicais. Na segunda-feira (13) - último dia no Palco Maestro Souza, montado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) na Praça Martiniano Maia -, a população se divertiu ao som das bandas D’Cifras (Pagode / Partido Alto), M18 (MPB retrô); Rose Cacau (Arrocha) e Festa na Cozinha (Partido Alto).
A D’Cifras agitou com um repertório mesclado entre Pagode e Partido Alto. O público presente cantou todas as músicas, sem deixar as coreografias de lado. "A banda é muito animada. Gosto de todas as músicas tocadas por eles nesta noite", declarou a estudante Diana Pereira.
A cantora Elaine Fernandes, que se apresentou com a banda M-18, sentiu-se honrada e valorizada por ter sido convidada a participar da festa. "A Prefeitura está valorizando os artistas da cidade e isso é muito importante para as nossas carreiras". A banda, segunda a se apresentar na terceira noite, é formada por Elaine, Alaim Souza, Márcio Wesley e Jaldo Lopes. "Quatro artistas de Lauro de Freitas, que se uniram num projeto paralelo às suas carreiras para cantar aquelas músicas que não tocam mais nas festas, mas estão na memória de todos", explicou Elaine.
Mesclando os ritmos, na sequência o público arrochou ao som de Rose Cacau. E, encerrando as apresentações no Palco Maestro Souza, os presentes voltaram a sambar, desta vez com o grupo de Partido Alto, Festa na Cozinha.
Psirico- O ponto alto da festa acontece na noite desta terça-feira (14). A partir das 21h30, a banda Psirico se apresenta de um trio elétrico fixo, na Praça da Matriz, prometendo agitar o público ao som de seus sucessos, como o "Lepo Lepo", considerado o hit do verão baiano. 

 
Fonte: DECOM PMLF.
 
 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SETEL arrecada meia tonelada de alimentos

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto: Ney Campelo.


SETEL arrecada mais de meia tonelada de alimentos.

A SETEL (Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer) conseguiu arrecadar mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis, ao total foram 570 quilos. Os alimentos foram arrecadados no mês de dezembro do ano passado durante os jogos de confraternizações de final de ano dos babas  da cidade.


Reforma Administrativa: Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel).

SETREL mudou para SETEL- Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

A Lei n° 1.521/2013 altera setores da estrutura organizacional da administração pública municipal de Lauro de Freitas, a exemplo da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), que passa a ser denominada Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel), já que acrescenta o Departamento de Turismo (Detur) e a pasta Trabalho passa a formar o quadro da antiga Secretaria da Juventude (Seju), atualmente denominada Secretaria da Juventude e Trabalho.
 Segundo informa o secretário da Setel, José Bomfim, além do Detur, a lei supracitada acrescenta também, ao âmbito da Secretaria, os departamentos de Educação Esportiva - para fomentar a Educação Esportiva no município; e de Coordenação de Projetos - para planejar e executar todos os eventos de competência do órgão.
Quanto ao Turismo, a melhora está na maior autonomia que o setor adquire para a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo (MTur), já que avançou do status de departamento para secretaria. Como explica o diretor do Detur, Igor Fideles, antes o Turismo estava vinculado à Secretaria de Cultura, como um departamento dentro da estrutura da Cultura. "O que muda efetivamente para o setor é que, hoje, o Turismo passa a ser a primeira pasta da secretaria, e isso vai influenciar positivamente em ações e capacitação de recursos".
Fideles completa: "Esta modificação é excelente, pois trará grandes benefícios ao município. Entendemos que o turismo é um dos pontos fortes da economia de Lauro de Freitas e, com esta mudança, a administração municipal irá produzir ainda mais ações positivas para munícipes e turistas, o que retorna positivamente na economia local".
Clique aqui e confira a Lei n° 1.521/2013 na íntegra! 
Fonte: DECOM PMLF.


Motorista cochila no volante e carro pára debaixo de micro-ônibus.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Nesta quarta-feira (8), por volta 9h, um carro entrou debaixo dum microônibus que estava estacionado enfrente a uma oficina na Av. Beira Rio, em Lauro de Freitas.

O acidente assustou moradores do local. Segundo transeuntes que estavam na hora do acidente informaram que o microônibus estava parado na oficina quando um carro preto bateu no fundo do veículo. Eles afirmam que a motorista cochilou no volante.

A motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrida pelos moradores da localidade.


sábado, 4 de janeiro de 2014

Protesto contra homicídio congestiona trânsito na Estrada do Coco.

Trânsito está congestionado nos dois sentidos da rodovia.
 
O trânsito na BA-099, mais conhecida como Estrada de Coco, está congestionado na tarde deste sábado (4). Cerca de 70 pessoas realizam um protesto nas proximidades da praça do pedágio da Concessionária Litoral Norte (CLN). O grupo utiliza pneus queimados para bloquear a passagem dos veículos nos dois sentidos da rodovia desde às 14h. 
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os manifestantes são moradores de Vilas de Abrantes, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A informação inicial é de que eles protestam contra o homicídio de um morador na região ocorrido na noite de sexta-feira (3).

Segundo um morador de Abrantes que entrou em contato com o Correio24horas, Robson da Conceição Santos, 28 anos, foi morto a tiros dentro da barbearia onde trabalhava, na rua Direta do PHOC, em Abrantes. De acordo com a Central de Polícia, a vítima foi atingida no peito e no rosto.

Pela manhã, o grupo já havia realizado um protesto em frente à 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes), reivindicando celeridade nas investigações e mais segurança na região. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.
 Fonte: Jornal Correio da Bahia.
 
 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

VIVER BEM: Cartão de crédito ajuda, mas...

VIVER BEM: Cartão de crédito ajuda, mas pode ser um grande para quem não sabe usar corretamente, principalmente para aqueles que compram por impulsos. Nesses casos, as vezes, é melhor evitar.

1ª Cavalgada Beneficente de L. de Freitas

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).
Acontece no dia 05 de Janeiro a 1ª Cavalgada Beneficente de L. de Freitas, saindo do Parque Santa Rita, em Itinga até o bar de Jorge do Caji. A Concentração está prevista para às 13h, no Parque Santa Rita- Itinga. Logo após a chegada, o público pode contar com o show com a banda Espiga de Milho. As camisas serão vendidas por 3kg de alimentos não perecíveis, todos serão doados para a instituição Manansés, que cuida de dependentes químicos.Maiores informações: (71) 8273-3488. O evento conta com apoio da: Panificadora Sabor do Pão;Construmax;O Baratão da Construção;Fausto Franco;Confecções Tobias Barreto;Mil Pet;NN Bar;Sacolão de Ouro;Paraíba Embalagens;Panificadora Rio de Sol;LM Supermercado;Adailton Reis;Agro Aço e Tela;Panificadora Big Pão;Churrascaria Muito Mais;Lauro News e Grupo de Vaquejada Novo Horizonte.Realização:Ferrugem da Topique.

Matrícula de alunos da rede municipal começa nesta segunda-feira.

A matrícula para as escolas da rede municipal de ensino de Salvador começa nesta segunda-feira (6). Serão abertas 60 mil novas vagas. O processo de matrícula informatizada começou no dia 16 de dezembro com a renovação dos alunos da rede e termina no dia 15 de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, cerca de 100 mil estudantes tiveram sua matrícula renovada até esta quinta-feira (02). As aulas começam no dia 27 de janeiro. 
As 431 escolas municipais serão transformadas em postos de matrícula e todo o processo é informatizado. Os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma unidade de ensino da sua escolha para matricular o filho em qualquer escola da rede municipal. Os documentos necessários são identidade, certidão de nascimento, histórico escolar e comprovante de residência.
As vagas também podem ser acompanhadas em tempo real, por meio do Mapa Digital da Educação.
Confira o cronograma: 
06 de janeiro – Escolas Comunitárias
07 de janeiro – Educação Infantil
08 de janeiro – 1° ano
09 de janeiro – 2° e 3° ano
10 e 13 de janeiro – 4° e 5° ano 
14 de janeiro – 6° ao 9° ano
15 de janeiro – Educação de Jovens e Adultos.
 
 
Fonte: Jornal Correio da Bahia.
 
 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Lauro de Freitas é destaque entre as cidades que mais crescem no país.

O cidadão laurofreitense tem o que comemorar nestes primeiros dias de 2014. De acordo com informações divulgadas na edição eletrônica da Revista Exame, veiculada no mês de dezembro, Lauro de Freitas ocupa a 11ª posição no ranking das 25 cidades médias que mais cresceram nos últimos anos, em relação às capitais. O estudo considerou como cidade média os municípios com população entre 100 e 500 mil pessoas.
 
Em 2003, o município pertencente à Região Metropolitana de Salvador (RMS) tinha 127.182 habitantes. Após dez anos, chegou à marca de 184.383 habitantes. Os números demonstram o crescimento populacional da cidade em uma década.
 
Os resultados publicados no periódico foram obtidos a partir de dados das estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os anos de 2003 e 2013 que, por sua vez, são calculadas a partir dos números reais dos censos 2000 e 2010, respectivamente.
 
Lauro de Freitas tem conquistado também notoriedade em outros segmentos. De acordo com informações divulgadas, também no mês de dezembro, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade registrou 775 novos postos de trabalho formal. Com essa marca, o município conquistou a terceira colocação no ranking de cidades com mais de 30 mil habitantes, na geração de empregos no mês de novembro.
 
A pesquisa indica ainda que Lauro de Freitas ficou atrás apenas da capital do estado, Salvador, e da cidade de Feira de Santana - ambas registraram respectivamente 6.769 e 1.148 postos de trabalho. Em números gerais, a Bahia conquistou a marca de 59.624 empregos, no período de janeiro a novembro de 2013, ficando em primeiro lugar no acumulado do ano da Região Nordeste.
 
Os números favoráveis obtidos pela cidade no levantamento feito pela SEI, reflete os esforços da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) em intensificar a qualificação profissional através da parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que este ano contemplou inúmeros laufreitenses com diversos cursos. Além disso, por meio da Casa do Trabalhador, a PMLF beneficiou a população com projetos, a exemplo do “GenteProfi”. A iniciativa é genuinamente elaborada pela Prefeitura e conta com o apoio da iniciativa privada. Fonte: DECOM PMLF.  
 
 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014