sábado, 31 de agosto de 2013

Primeiro Surf Treino da ASAI acontece neste domingo (01.09).



Neste domingo, dia primeiro de setembro, a partir das 9h, na Praia de Ipitanga, acontece o Primeiro Surf Treino da ASAI- Associação de Surf Amador de Itinga. Serão várias categorias para que os atletas possam concorrer, inclusive uma categoria, especialmente para os melhores de Itinga. Segundo o presidente da associação Elismar Di Paulo, a categoria vem valorizar os surfistas do bairro e ainda ressalta que por ser o bairro com maior número de habitante, fez-se necessario essa categoria, sendo que uma maior parte dos surfistas da cidade, moram no local. A Banda Conexão Ganza fará o show de finalização do evento.
 

 

VIVER BEM: A bagunça...

VIVER BEM: A bagunça nem sempre é boa. Por isso é sempre bom guardar as coisas no mesmo ou nos seus devidos lugares. Caso algo venha sumir repetidamente, isso ajuda a encontrar-la e melhora o aspecto do ambiente.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tucanos marcam presença em "ENCONTRO AMIGOS DA BAHIA" em Vilas do Atlântico.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com). Fotos: ASCOM Mirela.
 


Ontem (29) lideranças, empresários e vereadores de Lauro de Freitas, se reuniram no auditório da Riobel em Vilas do Atlântico, num encontro nomeado "ENCONTRO AMIGOS DA BAHIA." No local foram descutidos assuntos referentes ao novo modelo de gestão pública para o estado da Bahia.
 
Tucanos marcam presença no evento.
 
No evento a maioria políticos tucanos, ou seja, representantes do PSDB- Partido da Social Democracia Brasileira, inclusive vereadores da cidade como Mateus Reis (PSDB), Antônio Rosalvo (PSDB) e Mirela Macedo (PSD), além de Antônio Imbassahy (PSDB) e Juthaí Magalhães (PSDB) e do ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB). Apesar de estarmos um pouco longe das eleições, este último foi um dos nomes a ser lançado como pré-candidato pelo partido para as próximas eleições 2014.


Associação de moradores do Chafariz exibe o filme "Pequenos Invasores" para a comunidade.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com). Fonte: Google.



A AMRC-Associação de Moradores Renasce Chafariz convida a todos para assistir o filme “Pequenos Invasores”. A exibição do filme será neste sábado, dia 31 de Agosto, a partir 18h00, na Escola Municipal Enock Amaral. Entrada fraca.

Reunião discute acessibilidade dos usuários do CAPS ia.

 
 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através das secretarias de Saúde (Sesa) e de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) - reuniu-se, nesta semana, no Centro de Atenção Psicossocial Infância e Adolescência (CAPS ia), com os pais dos usuários, para discutir a questão da acessibilidade ao Centro.
 
Ficou definido que a coordenadora da unidade, Juliana Brito, fará um levantamento estatístico da origem de deslocamento dos usuários e encaminhará para a Settop, e então, a secretaria vai buscar a melhor maneira, junto à cooperativa de transporte municipal, para amenizar a situação.
 
Participaram da reunião os secretários de Saúde, Bruno Barreto; de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, Moyses Mustar; o diretor da Atenção Especializada, Jonilson Nunes; os profissionais do CAPS ia e os pais dos usuários. Fonte: DECOM PMLF.
 
 

Família Ajeum da Diáspora volta a abrir suas portas ...

 
Eran com Banana da Terra.
 
No próximo domingo, a família Ajeum da Diáspora volta a abrir suas portas para receber todos que queiram desfrutar de um almoço com boa comida, em um ambiente aconchegante, no qual a cozinha se baseia nas heranças da culinária Africana.
 

E nessa 22ª edição será servida a Eran com banana da terra. O prato terá inspiração na tradicional moqueca de carne, mas receberá o toque criativo da cozinha do Ajeum.

 

Ligue e faça sua reserva!
Reservas: (71)8806-8354.
 
 
 

VIVER BEM: O alcool atrapalha a...

VIVER BEM: O alcool atrapalha a noite de sono, além de desequilibrar o bom funcionamento natrural do corpo. Evite o consumo em excesso.

Casa da Juventude será implantada no Parque Santa Rita.

 
Na manhã de quinta-feira (29), representantes da Secretaria da Juventude (Seju) estiveram na localidade do Parque Santa Rita, em Itinga, para uma reunião com a responsável pelo prédio onde fica localizada a ONG Rever, Eliana Bacelar. A Seju mapeou a região com o intuito de implantar uma nova Casa da Juventude (CAJULF). Em seguida, será feito um estudo de quais oficinas e cursos serão implantados nesta unidade.
 
“Nós já estivemos no Parque Santa Rita nos reunindo com a comunidade em duas oportunidades e queremos implantar aqui uma nova CAJULF para oportunizar aos jovens cursos profissionalizantes e oficinas”, explicou a secretária da Seju, Juliana Guimarães.
A responsável pelo prédio, Eliana Bacelar, se mostrou extremamente receptiva à parceria, salientando a importância da Juventude assumir esse papel dentro da comunidade. “Estou à disposição e acho muito bom e importante esse espaço ser utilizado pela Juventude”.
A primeira Casa da Juventude foi inaugurada em Vila Nova de Portão, onde os jovens são beneficiados desde maio de 2013. Fonte: DECOM PMLF.
 
 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Técnica em enfermagem grávida é estuprada por homem e adolescente de 16 anos.


Uma técnica em enfermagem, grávida de seis meses, foi estuprada por dois homens no interior da Bahia. A jovem de 27 anos estava a caminho do trabalho, no hospital do município de Itatim, localizado a 208 quilômetros de Salvador, quando os acusados assaltaram e violentaram a mulher. De acordo com o titular da Delegacia de Castro Alves, Adilson Bezerra, a vítima esperava por um ônibus em posto de gasolina da cidade de Santa Terezinha quando decidiu viajar em um 'ligeirinho' - uma espécie de transporte clandestino - para chegar mais cedo no trabalho.

Cledson dos Santos Souza, 32 anos, dirigia o veículo acompanhado pelo filho, um adolescente de 16 anos. Durante o percurso, os acusados desviaram da rodovia e entraram em uma estrada rural, onde anunciaram o assalto e ameaçaram a técnica com uma peixeira.

"Ela prontamente entregou o celular e toda a quantia de dinheiro que portava", relata o delegado Bezerra. "Foi no momento que a vítima implorou para não ser morta porque estava grávida - ela chegou a mostrar a barriga de seis meses, que já está grandinha - que eles decidiram estuprá-la".

O adolescente passou para o banco de trás e começou a violentar a mulher, enquanto o pai dele a ameaçava com a peixeira. Com medo de perder o bebê, a técnica em enfermagem não resistiu.

"Ela nos contou que permaneceu parada, e que só fazia chorar, porque estava com medo da criança morrer ou pior - de eles matassem o bebê caso ela tentasse lutar", disse o titular. "Após o adolescente terminar, ele pegou a arma do pai, que também abusou da mulher. A vítima ainda foi abusada mais uma vez pelo rapaz, e nenhum dos homens usou preservativo".

Com o fim da violência, os acusados discutiram sobre como matar a técnica em enfermagem. "Só que ela, em uma atitude inteligente e corajosa, conseguiu convencê-los a não cometer o crime. Ela [a grávida] disse que não tomaria nenhuma atitude para denunciar o estupro, e ofereceu o endereço dela como garantia da sua promessa. No final, eles acreditaram nela e foram embora, abandonando-a na estrada de terra".

A jovem pegou uma carona para Itatim, onde procurou a Delegacia de Polícia Civil da região, em Castro Alves, e denunciou o crime. A vítima passou por um exame de corpo de delito que constatou o estupro, e foi medicada.

"Há informações ainda não confirmadas de que o Cledson seria portador do HIV. Por conta disso, a grávida foi medicada com um coquetel que pode reduzir as chances dela contrair a doença, caso este fato fique comprovado. Ela deve fazer exames e também está sendo acompanhada por médicos, com o objetivo de garantir que ela não perca o bebê como resultado da violência", afirmou.

Após a denúncia, os acusados foram encontrados dentro de casa, no município de Santa Terezinha. Cledson foi preso em flagrante e o adolescente de 16 anos foi apreendido pela polícia. Junto com a dupla foi encontrado a arma utilizada durante o estupro para ameaçar a vítima. O celular da técnica, que já tinha sido vendido pelo pai e filho, conseguiu ser recuperado pelos agentes.

"O Cledson confessou o crime friamente, em detalhes, e sem mostrar arrependimento em nenhum momento", conta o delegado Adilson Bezerra. "Ele ainda ficou indignado porque a vítima tinha lhe dito que não iria procurar a polícia, mas acabou denunciando o caso".

O acusado estava em liberdade condicional após cumprir oito anos em um presídio da região, também pelo crime de estupro. Ele vai responder desta vez pelos crimes de roubo, estupro e corrupção de menores, porque o filho dele de 16 anos também participou da agressão. Ele está preso na carceragem de Santa Terezinha enquanto aguarda julgamento.

Já o adolescente vai ser encaminhado nesta quinta-feira (29) para uma casa de acolhimento ao menor no município de Feira de Santana, onde deve permanecer por 45 anos. Ainda de acordo com a polícia, ele será posto em liberdade caso não seja julgado durante este período. Se for condenado, o rapaz pode cumprir uma pena de internação de até três anos.

A técnica em enfermagem e a criança passam bem, e a moça está sendo acompanhada por psicólogos da região após o crime, que aconteceu nesta terça-feira (27). FONTE: Jornal Correio da Bahia.


 

Coluna Vip: Daniela Mercury e Licia Fabio anunciam fim de parceria em camarote.

Licia Fabio: ‘Seremos amigas para sempre’ .
 
O Carnaval de 2014 não vai ser igual aos últimos 18 que passaram para Daniela Mercury e Licia Fabio. A cantora anunciou, ontem à noite, em nota oficial de sua assessoria, que seu camarote, no circuito Barra-Ondina, “deixa de existir”. Licia, que assinou a produção da festa vip da Rainha por 18 anos, ficará com o espaço. “É triste desfazer uma parceria de tantos anos”, diz a promoter. “Mas Daniela tem seus projetos particulares e cada uma vai seguir o seu caminho”.
 
A amizade, que é anterior à sociedade na folia de Salvador, segundo Licia, continua. “Daniela é uma pessoa muito querida, a quem a gente quer muito bem. Seremos amigas para sempre”. A Rainha do Axé preferiu deixar para se pronunciar sobre o assunto em entrevista coletiva, hoje. Para lembrar: Daniela dividiu seu camarote com a Contigo! durante quatro anos. Há dois, a parceria com a revista se desfez.
 
O anúncio do fim da parceria
 
O anúncio do fim da parceria com Daniela coincide com o lançamento de um novo projeto da promoter. A Licia Fabio Produções e a Kit Completo se uniram para criar a #Glam, especializada na produção de festas chiquérrimas, como aniversários, casamentos, batizados, jantares... O colunista Bruno Astuto e seu noivo, o estilista Sandro Barros, virão a Salvador, amanhã, como convidados especiais do coquetel de lançamento, no Pestana Convento do Carmo.

 Fonte: Telma Alvarenga.
 
 

Leitor reclama do "CAOS NO TRANSPORTE" de Lauro de Freitas.

O leitor Joaquim Olimpio de Souza Neto por meio de requerimento solicita a SETTOP providências contra a falta de transportes públicos em algumas determinadas regiões da cidade.
 
Confira na integra o conteudo: A Secretaria Municipal de Transportes de Lauro de Freitas/BA, Por meio deste requerimento, Joaquim Olimpo de Souza Neto solicita providências da Prefeitura de Lauro de Freitas sobre a falta de transporte público em determinadas regiões da cidade, em especial o bairro de Buraquinho. Embora seja função do Município fornecer transporte público de qualidade aos moradores de Lauro de Freitas, sem exceção, a realidade mostra a deficiência na prestação do serviço público. Isso porque, como morador do bairro de Buraquinho, posso atestar que NÃO EXISTE LINHA DE TRANSPORTE na localidade, o que impede o efetivo trânsito dos moradores. É função do poder público prestar o serviço público adequado, garantindo aos moradores e contribuintes um transporte público de qualidade. Sendo assim, solicita providências da Prefeitura para solucionar a questão o mais rápido possível.

Segundo Encontro Municipal de Hip Hop em Lauro de Freitas.

A Posse de Conscientização e Expressão (PCE) realiza o 2º Encontro Municipal de Hip Hop de Lauro de Freitas neste sábado (31) e domingo (1º), das 8h às 18h, no Espaço Parque do Saber e na Concha Acústica Municipal Roger Batera, no Centro. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através das secretarias de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci); Educação (Semed); Cultura e Turismo (Secult) e Juventude (Seju).
 
A ação faz parte das comemorações dos 12 anos do PCE pela luta, dignidade e autonomia da juventude e o fortalecimento da cultura Hip-Hop local. Na programação do evento estão incluídas rodas de diálogos e debates entre os movimentos do Hip Hop, intervenções de DJs, técnicas de colagens, discotecagens, “back to back”, “transformer”, exposição de telas de grafites, além de shows de Rap.
 

 
Fonte: DECOM PMLF.

VIVER BEM: Evite-se exercitar ao ar livre nos dias que...

VIVER BEM: Evite-se exercitar ao ar livre nos dias que a umidade do ar estiver muito baixa. Prefira locais cobertos e beba mais água.

Mirela convida para o Encontro Amigos da Bahia em Lauro de Freitas‏.

A Vereadora Mirela Macedo convida você para participar do Encontro Amigos da Bahia, que acontece nesta quinta-feira (29), às 17:30, no auditório da Riobel, com a presença de lideranças e empresários de Lauro de Freitas, além do ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto.

 
 
 
Fonte: ASCOM Mirela.

Autorizada a construção do Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas.

Foi assinada, na tarde desta quarta-feira (28), pelo governador Jaques Wagner, a ordem de serviço para a construção do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. Estiveram presentes também, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o bicampeão mundial de Judô, Leandro Guilheiro, o secretário estadual de Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, João José Bomfim, o deputado estadual Cacá leão, entre outras autoridades.
O CPJ, que contará com um investimento de R$ 43 milhões, será construído em frente à praia de Ipitanga, onde antes funcionava o Kartódromo Ayrton Senna. Trata-se de um grande complexo esportivo que contará com uma moderna estrutura composta por ginásio climatizado, quatro tatames, alojamento para atletas, quadra, piscina e capacidade para 1.900 espectadores. No local também terá um auditório com capacidade para 200 pessoas. Além do visual moderno e imponente, o Centro Panamericano de Judô destaca-se pelo fato de que será o maior espaço para treinamento da America Latina e já estará à disposição para preparação para as Olimpíadas de 2016.
Para o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o CPJ é importante porque faz com que a cidade vire referência no cenário nacional e internacional do esporte. Ainda segundo o prefeito, o passo dado hoje foi também um avanço numa batalha importante travada pelo seu governo "Desde o início do ano lutamos muito para regularizar o terreno e dar toda condição técnica e de suporte para que o projeto fosse viabilizado. Fiquei muito feliz quando, esse ano, foi liberado o alvará do Centro Pan-Americano de Judô. Agora vamos trabalhar na viabilização da Via Expressa para melhorar o acesso ao local e dar ainda mais qualidade e mobilidade à nossa população e aos que irão utilizar o Centro de Judô", disse Paiva.
Já o bicampeão mundial Leandro Guilheiro não escondia a alegria com a notícia da construção do Centro. “Quero parabenizar a todos pela construção do equipamento, que vai ajudar no desenvolvimento do Judô e não vejo a hora de treinar aqui”, afirmou Leandro.
O secretário do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, afirmou que o centro faz parte do Plano Brasil Medalhas para as Olimpíadas de 2016, e já será palco do treinamento dos atletas para o evento esportivo. Ele destacou que as obras já foram autorizadas e que o centro será um incremento importante para o Judô nacional.
O governador Jaques Wagner também enfatizou a importância do Centro e agradeceu ao prefeito Márcio Paiva pelo apoio e suporte, ao secretário Nilton Vasconcelos pela dedicação ao projeto e ao ministro Aldo Rebelo pelo investimento no esporte do estado e do país. “É importante por ser uma possibilidade de realizar sonhos dos jovens e não deixá-los cair no mundo das drogas”, disse o governador.
Segundo o ministro Aldo Rebelo, o Judô é hoje um dos esportes de maior sucesso no Brasil, uma paixão nacional, praticado por crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais. Segundo Rebelo, o CPJ é um orgulho para o esporte do Brasil, e vai ser um gerador de medalhas para as Olimpíadas de 2016.

 
 

"Agitando Lauro de Freitas” acontece na Praça da Matriz.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Saúde (Sesa) - realiza na sexta-feira (30), das 9h às 11h, na Praça da Matriz, o “Agitando Lauro de Freitas”. A ação acontece para conscientizar o público sobre a importância da alimentação saudável associada à prática de atividades físicas.
Em homenagem ao Dia do Nutricionista (31 de agosto) e ao Dia do Educador Físico (1° de setembro), a atividade vai oferecer aferição de pressão; glicemia capilar; avaliação antropométrica, dentre outros serviços de saúde. Na oportunidade, um professor de dança ministrará aulas de vários ritmos, como por exemplo, o “Zumba”. Fonte: DECOM PMLF.

domingo, 25 de agosto de 2013

INTERMUNICIPAL: Santo Amaro ganha por 2 à 0, na casa do adversário.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


O time Santo Amaro ganhou da Seleção de Lauro de Freitas por 2 à 0, na casa do adversário. A partida aconteceu neste domingo (25), no estádio municipal da cidade.

O campeão além de ter levado os fãs de carteirinha, foram acompanhados de bandinha de percussão e equipe de comunicação. A torcida Pé Quente agitou o Estádio Gerino Souza Filho, dando incentivo aos jogadores conterrâneos.

O Santo Amaro estava numa boa colocação e vantagens, pois qualquer resultado poderia ser classificado para as oitavas de finais do campeonato.


O jogo foi transmitido ao vivo para o município pela equipe da Rádio Regional FM (104,9 FM), comandada pelo radialista Johnny Rollyflex. Além dos locutores, o secretário de Educação e o Coordenador de esporte de Santo Amaro também estiveram presentes para prestigiar a competição.

LAURO DE FREITAS: Amistoso feminino esquenta estádio antes do intermunicipal.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



Neste domingo (25) as equipes de futebol feminino sub-15, esquentaram o clima no estádio municipal Gerino Souza Filho. O amistoso aconteceu antes da competição do Campeonato Intermunicipal. As meninas representantes do CFFB (Centro de Formação de Futebol da Bahia) e do São Francisco do Conde, mostraram que não só gostam de bola como entende de futebol.

Todas foram ótimas jogadoras, mas o destaque ficou por conta das garotas do São Francisco do Conde, que mostraram dinamismo em campo, além de serem as vencedoras da partida por 5 a 0 do C.F.F.B.

Representando o futebol feminino, com velocidade, chutes certeiros, fortes ataques, dribles e habilidades elas mostram que estão preparadas para qualquer partida de nível nacional.


Apesar de não vencer as adversárias, as atletas do C.F.F.B se mostram bem treinadas, disciplinadas e preparadas. A maioria delas disputarão a Copa Coca-cola 2013.


CAMPEONATO MUNICIPAL 2013: Briga do Juventus não alterou o placar.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).
 
 
Na tarde de ontem (24) o clima pegou fogo no estádio de Lauro de Freitas, pois a partida entre o São Raimundo e Juventus foi marcada não só de jogadas esportivas, mas também de tapas, chutes e ponta-pés. Tudo começou depois que o jogador do JUVENTUS resolveu agredi um jogador do São Raimundo com uma tapa no rosto. O caso resultou num grande tumulto no campo entre os jogadores. A vítima, o jogador Valdirzinho, camisa 04, nem pôde se defender, porque ficou caído no chão rugindo de dor. O agressor do JUVENTUS, camisa 11, foi expulso na mesma hora, mas não se contentou com a punição depois que levou um cartão vermelho, voltou a agredir a vítima com um chute e saiu correndo para o vestiário.

O responsável pelo Clube São Raimundo, Jackson Silva diz que a reação do jogador agressor foi por conta de que o Valdirzinho é um bom jogador e marca bem seus adversários: “Na verdade ele tentou tirar nosso jogador do sério, queria que revidasse para também ser expulso, como não conseguiu, tornou dar chute. Isso tem que ser revisto pela Liga”-explica.

A partida ficou encurtada, pois a confusão durou mais ou menos uns dez minutos para cessar. Mesmo com tanta agitação e confusão os times não conseguiram alterar o placar, que permaneceu 0 à 0.



Confira detalhes do Jogo:

Aguardem...




CAMPEONATO MUNICIPAL 2013: São Marcos ganha de 2 a 1 para o Cruzeiro.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Ontem (24) o São Marcos ganhou de 2 a 1 para o Cruzeiro, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. O time competiu pelo campeonato municipal de futebol realizado pela Liga da cidade. Apesar do adversário marcar o primeiro gol em poucos minutos de jogo, causando grande tensão no estádio, a equipe deu a volta por cima, ganhando a partida.

FUTEBOL AMERICANO: Equipe Marechais pode ser penalizada pela FBFA.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Neste sábado pela primeira vez, no município de Lauro de Freitas (BA), acontece o campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Os times Lauro de Freitas Kings enfrentaria o Maceió Marechais (Maceió/AL), mas o adversário chegou de viagem mais de três horas  de atrasado.

Houve somente uma pequena demonstração da modalidade esportiva, que ainda é novidade para os munícipes.

O grupo de arbitragem, não quis opinar o que pode acontecer com o time que se atrasou, mas entregará todo o relatório para a FBFA- Federação Brasileira de Futebol Americano, para decidir quais serão as penalidades.

Alguns responsáveis do Maceió Marechais, tentam justificar o atraso: "Nós saímos de longe, nosso carro quebrou no meio da estrada, mas conseguimos providenciar outro, gastamos R$ 8 mil para chegar aqui, acreditamos que a FBFA possa aceitar nossa reivindicação, que é remarcar a partida"- acreditam.
O evento estava marcado para às 9h, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas (Centro), só que o grupo chegou as 12h34min, atrasando toda a partida. Para o futebol brasileiro o caso é motivo de WO, ou seja quando um time não aparece para a partida ou está impossibilitada de jogar. Mesmo assim foi arrecadado os quilos de alimentos não-perecíveis, provinientes da entrada ao local. Segundo o Secretário da SETREL (Secretaria do Trabalho, Esporte e Lazer) João José Bomfim, os mesmos serão doados para instituição de caridade. 



DETALHES DO EVENTO:
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL AMERICANO
LOCAL: ESTÁDIO MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (CENTRO)
DATA: 24/08/13 (SÁBADO).
HORÁRIO: 09:00.
ENTRADA: 1KG DE ALIMENTO NÃO-PERECÍVEL
JOGO: LAURO DE FREITAS KINGS x MACEIÓ MARECHAIS (MACEIÓ/AL).



VIVER BEM: Assim como receber elogio traz...

VIVER BEM: Assim como receber elogio traz alegria, dar também causa o mesmo efeito quando sincero. Você pode se expressar sem medo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mulher desaparecida é encontrada em Dias D'Ávila (BA).

Ivana moradora do bairro de Itinga foi encontrada na Barragem de Santa Helena, em Dias D’Ávila a procura de ajuda para voltar para casa, no município de Freitas (BA). Ela sofre de problemas mentais e estava desaparecida.

Segundo alguns moradores do local, Ivana apareceu na localidade do Jordão e foi levada para a Barragem, porque estava sofrendo maus tratos. Eles aguardam contato com a família para que possa realizar a busca da mulher.





VIVER BEM: Evite a vaidade excessiva...

VIVER BEM: Evite a vaidade excessiva, pois isso pode fazer mal a sua saúde. É preciso levantar a sua autoestima.

Prefeitura busca fortalecer o esporte e lazer de Lauro de Freitas.

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), discutiu a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Esporte e Lazer. No encontro foi elaborado um projeto de lei para avaliação da Procuradoria Jurídica do Município.
De acordo com o secretário da Setrel, João José Bomfim, a criação do Conselho e do Fundo Municipal vai conceder mais autonomia às ações de esporte e lazer em Lauro de Freitas. “A nova gestão vai lutar para conseguir aprovação deste projeto, pois o esporte e o lazer são fundamentais para a vida do cidadão”, conclui Bomfim. Fonte: DECOM PMLF.

VIVER BEM: Se você anda se sentindo sem energia e triste, pode ser...

VIVER BEM: Se você anda se sentindo sem energia e triste, pode ser falta de sono. Reserve um tempo para dormir e descansar. O período recomendado pelos médicos é que a pessoa durma normalmente oito horas. Dormir é tão importante quanto comer e respirar.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comunidade de Quingoma de Dentro recebe mais de 200 serviços de saúde.


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Saúde (Sesa) – realizou, no sábado (17), diversos serviços de saúde no campo de futebol da comunidade de Quingoma de Dentro, com o objetivo de facilitar aos moradores locais, o acesso aos serviços de saúde.
Ao total foram realizados 295 atendimentos de saúde: 31 aferições de pressão arterial; 12 testes de glicemias capilares; 45 vacinações para crianças e adultos; 72 vacinações para cães e gatos; 37 consultas pediátricas; 22 consultas com médico clínico; 31 atendimentos odontológicos; 12 exames preventivos ginecológicos; 10 orientações do cartão de vacina para crianças e adultos; 13 testes rápidos de HIV; 2 testes rápidos para sífilis; 8 orientações sobre planejamento familiar com distribuição de anticonceptivo; 175 distribuições de preservativos; visita domiciliar aos pacientes acamados; administração de medicação anti-parasitária e distribuição de medicamentos.
Na ação foram utilizadas três unidades móveis de saúde, sendo uma em parceria com a Odonto System, com três dentistas.Fonte: DECOM PMLF.




Fotógrafos de Lauro de Freitas comemoram o dia mundial da fotografia

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Nesta segunda-feira (19) alguns fotógrafos de Lauro de Freitas, se reuniram para comemorar o DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA. A comemoração aconteceu em Itinga, após baterem parabéns eles participaram de um almoço. A iniciativa partiu do fotografo Maciel Bispo, que há 11 anos se dedica a profissão e considera o dia importante. Mesmo morando no bairro de Vida Nova, ele possui um estúdio fotográfico em Itinga, porque acredita que o local é mais favorável para o comercio.

Para o fotografo Juraci da Silva, morador de Itinga, que trabalha há 28 anos na profissão, o profissional de fotografia é comparado a um artista: “É um artista, porque a cada momento tenta construir uma perfeita imagem, além de recordar bons momentos”- diz.

Entre os momentos mais registrados em fotografias, eles garantem que sejam: O casamento, formatura, batizado e bodas de casamentos.


Apesar de existirem alguns representantes, sindicatos e associações, a profissão de fotógrafo ainda não é reconhecida legalmente pelo governo federal, a categoria luta para que um dia seja legalizada e vista com outros olhos pela sociedade brasileira.


Fotógrafo Peterson Azevedo homenageia Cacau do Pandeiro em exposição.

O geógrafo e fotógrafo Peterson Azevedo dará abertura à sua exposição nesta segunda-feira (19), às 18h, na Casa da Música, no Parque Metropolitano do Abaeté. Na mostra 'Permanências Percussivas', Peterson exibe 15 fotografias que retratam o homem e o músico Carlos Lázaro da Cruz, mais conhecido como Cacau do Pandeiro.


A exposição ficará disponível para visitação até o dia 1º de novembro, de terça a sábado, das 9 às 17 horas, e domingo, das 9 às 16 horas, com entrada franca. Para a grande noite de estreia, o público vai poder conferir, além da mostra, o Sarau de Itapuã, que é realizado há seis anos e acontece quinzenalmente às segundas. Dentro da programação, há também uma oficina, ministrada pelo próprio Cacau do Pandeiro. Além disso, apresentações musicais do homenageado e performance de Viviane Souto Maior também fazem parte do roteiro.



Serviço
Permanências Percussivas, de Peterson Azevedo

Abertura: 19 de agosto (segunda-feira), às 18 horas

Visitação: 20 de agosto a 1º de novembro, terça a sábado, 9 às 17 horas, e domingo, 9 às 16 horas

Onde: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté)

Quanto: Gratuito

Informações: 71 3116-1511.

Gratuito: MAM-BA oferece oficina de fotografia.

Foto premiada na ONU.

Ministrada por Rafael Martins, o Museu de Arte Moderna da da Bahia (MAM-BA) oferece, a partir de setembro, uma oficina de fotografia destinada àqueles que têm curiosidades em conhecer o mundo fotográfico. As aulas acontecem na DIMAS (Complexo Cultural dos Barris) e as inscrições serão abertas a partir do dia 26 de agosto, às 16h, através do site do MAM-BA. Gratuito.


Através de conceitos teóricos e técnicos, serão trabalhadas algumas possibilidades artesanais da fotografia entre aulas e oficinas. O curso tem um total de 48 horas (quatro horas por semana, durante três meses) e visa à produção de um trabalho final em fotografia e é reservado àqueles que já possuem os conhecimentos básicos.

Os interessados em participar da oficina devem ter uma noção básica de fotografia e também devem possuir uma câmera DSLR, além de um tripé para uso em aula. 

O objetivo do curso é apresentar o universo da fotografia através de suas raízes artesanais e discutir quais são suas possibilidades na técnica digital. Além disso, as aulas permitirão discussões sobre percursos históricos da fotografia e especulações futuras como uma plataforma cada vez mais presente em diversos campos do conhecimento. Mais informações através do site do MAM-BA.


Rafael Martins, natural de Salvador, Bahia, é fotojornalista associado à ARFOC Brasil, formado em Produção Cultural pela UFBA e já passou pela Secom do Governo do Estado da Bahia e pelo Jornal Correio*. Este ano foi vencedor na categoria de 'Impactos das Mudanças Climáticas' em um concurso realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).



Oficina de Fotografia com Rafael Martins
Inscrições - a partir de 26 de agosto, às 16h
Aulas -  04 de setembro a 13 de novembro 
Local – DIMAS, (Complexo Cultura dos Barris)
Gratuito.



Fonte: IBahia.


domingo, 18 de agosto de 2013

Bloco AS BANDIDAS desfila pela segunda vez na Lavagem do CAIC-Itinga.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/Fotos Elismar Di Paulo.


O bloco carnavalesco AS BANDIDAS desfilou pela segunda vez na 8ª Lavagem do Caic- Itinga. O Bloco é formado por homens transvestidos e o único que desfila no sábado, ou seja, na primeira noite da festa.

O bloco abre a programação do evento, deixa o trajeto do circuito da lavagem bem mais alegre e divertido, com o grupo de homens fazendo brincadeiras ou imitando mulher. Alguns foliões capricham no visual e fazem questão de realçarem bastante os traços femininos. Diferente do primeiro ano, neste ano, eles vestiram uma minissaia e uma blusinha cor de rosa. As mulheres também participam do bloco, normalmente namoradas ou esposas dos foliões. Diferente deles, muitas preferem usar somente uma camiseta.

O bloco tem a direção de Adailton Reis, Deco Show, Dy Marta e Gilson Santos e tem o apoio do Ver. Junior Neves e alguns comerciantes locais.



Confira algumas fotos do bloco:

Banda Dii Kebrada foi a atração deste ano.


Foliões fazem pose para foto.

Foliões caem na folia.




Confira algumas fotos do bloco AS BANDIDAS na 8ª Lavagem do Caic 2013.

Aguardem...

Inscrição na Semana de Conciliação será aberta amanhã.


Começam amanhã as inscrições dos processos para quem deseja participar da Semana Nacional de Conciliação (SNC) do Tribunal de Justiça da Bahia, que ocorre de 25 de novembro a 6 de dezembro. Qualquer cidadão que tenha interesse em conciliar pode participar da SNC.


A inscrição deve ser feita até o dia 27 de setembro através do seguinte site: www.tjba.jus.br. No site, basta clicar em “Quero conciliar” e incluir as informações pedidas. A inscrição também pode ser feita na Vara ou Juizado Especial onde está o processo. Fonte: TJBA.

Astrônomos descobrem planeta cor-de-rosa.

S. Wiessinger/NASA
Ilustração mostra o planeta magenta recém-descoberto a 57 anos-luz da Terra: orbitando uma estrela parecida com o Sol.
Existe um exoplaneta rosa, que orbita uma estrela bem parecida com o Sol, a 57 anos luz da Terra. A origem desse planeta, porém, é um mistério.
Os pesquisadores conseguiram capturar uma imagem dele usando o telescópio Subaru, no Havaí. Sua cor rosada indica que ele tem menos nuvens encobrindo do que outros exoplanetas observados, o que significa que os estudiosos conseguem investigar mais a fundo a sua atmosfera e especular sobre quais são os componentes dela. 
“Se nós pudéssemos viajar até esse planeta gigante, nós veríamos um mundo ainda brilhando por conta do calor da sua formação, com uma cor que varia de um cereja escuro a um entedioso magenta”, disse Michael McElwain, co-autor do estudo e astrofísico da Goddard Space Flight Facility da NASA, em Maryland. 

Astrônomos põem em xeque descoberta de planeta parecido com a Terra
É um dos apenas cinco ou seis exoplanetas cuja presença foi diretamente registrada por um telescópio, ao invés de ser detectado a partir da observação de estrelas, disse Markus Janson, astrofísico da Universidade de Princeton e co-autor do novo estudo. 
Caçador de planetas quase aposentado: Nasa desiste de telescópio Kepler
Os outros planetas que foram fotografados orbitam estrelas maiores, complementou. “Nesse sentido, o planeta rosa parece estar um pouco mais perto de casa”.
Com mais ou menos 237ºC, esse planeta gasoso provavelmente não seria um lugar muito agradável para se visitar. Os pesquisadores, porém, estão interessados nesse exoplaneta leve – ele é um daqueles com pouca massa, encontrado orbitando em torno de uma estrela parecida com o Sol.
Jogado para longe
A distância da órbita do planeta rosa em relação à sua estrela-mãe é de 43 vezes a distância entre a Terra e o Sol, o que é muito mais longe que a órbita de Netuno, por exemplo, que é de 30 vezes a mesma distância.
Um corpo celeste na distância em que ele está demoraria mais de 100 anos para completar uma volta completa em torno de sua estrela.
O abismo entre este exoplaneta e a sua estrela coloca-o fora da área convencional esperada para a formação de planetas. Em um mecanismo chamado de ‘modelo de acreção de núcleo’, pedaços de rocha, poeira e gelo no disco de matéria em torno da jovem estrela colidem e grudam até que a massa sólida cresça e chegue ao tamanho de um planeta.
Mas isso, porém, tende a acontecer mais perto da estrela, disse Janson. “Por conta desse planeta estar tão longe, é muito difícil ver como ele se formou pela acreção de núcleo”.

O choque entre planetas-embriões em um sistema estelar novo poderia ter resultado em uma colisão que jogou o exoplaneta rosa para fora e o colocou na sua atual órbita, disse McElwain em uma entrevista.
O formato de sua órbita também poderia trazer pistas sobre sua formação - se ela não for circular, por exemplo, ela se prestaria à hipótese de dispersão.
Um retrato mais completo 
É por isso que é importante ter uma ideia mais completa dos tipos de exoplanetas no Universo, explica Adam Burrows, astrofísico da Universidade Princeton e outro coautor.
E visualização de alto contraste -- a técnica usada para detectar exoplanetas diretamente -- pode ajudar com isso. "Está se tornando mais importante, depois de ter sido durante muito tempo um segundo ou terceiro meio para se encontrar planetas," disse. Fonte: National Geographic/ Imagem: S. Wiessinger /NASA.


Apae Salvador oferece cursos gratuitos.

O projeto Cuidando da Vida com o Pé no Futuro da Apae Salvador está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional destinados a  jovens de 18 a 29 anos com ou sem deficiência intelectual. 

São 100 vagas para nove opções de cursos: 

Auxiliar de arquivo e documentação;
Auxiliar de garçom;
Auxiliar de higienização de ambientes;
Auxiliar em serviços de hospedagem;
Atendente de lanchonete;
Auxiliar de jardinagem;
Auxiliar de copa e cozinha;
Auxiliar administrativo e repositor de mercadorias. 


Tels: (71) 3310-5415/ 5400.



Homem que juntou R$ 28 mil catando latinhas é furtado em Cabo Frio, RJ.

A história de um homem simples que juntou R$ 28 mil e teve o dinheiro furtado vem comovendo moradores de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Marinô Pascoal de Melo, de 45 anos, tinha o sonho de comprar um imóvel para alugar e viver com a renda. Ele é deficiente físico, mora com a mãe de 76 anos e economizou quase tudo o que ganhava como catador de latinhas e guardador de carros ao longo de 10 anos. O dinheiro ficava em uma mochila guardada no armário do quarto, mas ao procurar o dinheiro para pagar a quitinete de R$ 25 mil que decidiu comprar, Marinô teve a surpresa. "Só achei a mochila vazia no armário. Falei para minha mãe que tinha sumido tudo e ela não acreditou. Revirou o quarto procurando, mas só achamos algumas moedas que estavam separadas. Levaram tudo que estava na mochila", afirma ele. Marinô conta que juntava o dinheiro porque a mãe não gostava de vê-lo trabalhando a noite. "Ela vive me dizendo que, por causa da minha condição, é perigoso eu voltar para casa com dinheiro de madrugada, com o dia amanhecendo. Então eu fui juntando para comprar uma quitinete e viver com o aluguel", explica. A mãe dele, Neide Pascoal de Melo, diz ter ficado supresa quando descobriu há poucos meses que o filho havia juntado a quantia. Segundo ela, o dinheiro chegou a ser usado no ano passado, quando a casa em que moram foi atingida por uma chuva de granizo.
"Quando teve a chuva de granizo no ano passado, ele perguntou quanto custava para trocar as telhas furadas e me deu R$ 1,5 mil na mão. Eu sabia que ele guardava algum dinheiro porque sempre via ele chegando com o dinheiro do trabalho e guardando. Mas não fazia ideia de quanto tinha. Eu só fui saber há pouco tempo, quando um neto meu precisou de dinheiro e o Marinô resolveu emprestar. Então eu fui no quarto com ele, separamos R$ 5 mil para emprestar e contamos o restante. Eram R$ 28 mil. Depois disso, não mexemos mais no dinheiro", conta a dona Neide. Diante do questionamento inevitável sobre por que o dinheiro não ficava guardado em um banco, Marinô responde: "Eu nunca soube mexer com essas coisas, nunca tive nada no banco. Há um tempo atrás, a minha mãe chegou a abrir uma poupança para mim, mas eu dependia da minha irmã para ir lá colocar o dinheiro. Como ela estava sempre ocupada, acabei juntando aqui mesmo", conta ele. Agora, diz Marinô, o jeito é continuar trabalhando. Após a notícia do roubo se espalhar, a casa em que Neide vive com três dos seis filhos está cada dia mais movimentada. A mãe de Marinô conta que os vizinhos se sensibilizaram com a história, e que a vontade de todos é que o ladrão seja encontrado. A ocorrência do furto foi registrada na 126ª DP (Cabo Frio), que vai investigar o caso. "Olha, eu sei que recuperar o dinheiro é quase impossível. Para ser sincera, nem tenho muita esperança disso. A nossa esperança mesmo é que consigam descobrir quem fez essa maldade com a gente", diz, muito triste, Dona Neide. Fonte: G1.

Projetos municipais são apresentados a vereadores em sessão especial da Câmara.

Uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas reuniu, nesta sexta-feira (16), edis, secretários e superintendentes municipais e o prefeito Márcio Paiva, para apresentação de projetos de médio e grande porte - para análise da Casa e futura implantação no município -, com o objetivo de trazer melhorias estruturais e sociais à comunidade.
O prefeito Márcio Paiva classificou o momento como histórico. “Hoje damos um passo histórico para Lauro de Freitas. A gestão e a Casa Legislativa se encontram e traçam passos decisivos para alcançarmos as melhorias para nossos munícipes. Espero encontrar nos vereadores, parceiros no objetivo de elevar a qualidade de vida de nossa gente”.
Entre os maiores projetos apresentados na sessão, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) esboçou intervenções com pavimentação asfáltica de diversas ruas em todo o município e a reconstrução do Mercado Municipal, que vai oferecer, além dos serviços já prestados, mais uma área de convivência, além de estacionamento e ordenamento do trânsito no local.
Para a assistência à saúde do município, a Seinfra apresentou o projeto de ampliação da UPA de Itinga, com uma unidade pediátrica, centro de referência da mulher e unidade do Samu. Ainda para o bairro de Itinga, foi apresentado o projeto de reforma do estádio do bairro, com a criação de uma área de lazer.
A Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) também apresentou um projeto de grande impacto, principalmente na mobilidade e urbanização empresarial do município. O projeto de lei apresentado prevê a regularização de documentos de imóveis construídos e terrenos que estejam consolidados, porém, em locais ou de formas irregulares, denominados como Zonas Especiais de Interesses Sociais (ZEIS).
Um dos pontos abordados pelo projeto da Seplan foi a criação de vagas de estacionamento para os empreendimentos comerciais, tendo em vista que a falta destas é um dos grande causadores de problemas no trânsito na cidade.
Os projetos serão enviados no formato final, inclusive com orçamento, para devidas análises dos vereadores na Câmara e seus possíveis trâmites.