quarta-feira, 31 de julho de 2013

Solange Coelho leva banda de fanfarra para o desfile de emancipação da cidade.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).




Alunos da Escola Municipal Solange Coelho, participaram nesta quarta-feira (31) da caminhada da paz, promovida pela prefeitura em comemoração a emancipação política de Lauro de Freitas (BA).


BAMUS é formada por alunos da Escola.
Eles desfilaram com a BAMUS, banda de fanfarra formada por alunos da escola. A banda ecoou o som harmonioso em vários estilos musicais, e tocou do clássico ao pop, agradando ao público. No repertório músicas em homenagem aos 51 anos de emancipação política da cidade. 

Os alunos contemplados na ESCOLA CADETES MIRINS, também estiveram presentes na caminhada, desfilando com a farda do programa.

Localizada em Itinga, um dos bairros periférico do município, a unidade escolar vive um novo momento de construção e renovação social, pois vem superando paradigmas e quebrando estereótipos através da socialização, esporte, cultura e arte, além de mais ação efetiva para seus alunos e a participações de pais e pessoas da comunidade. 




Restaurante Popular de Lauro de Freitas abriu em pleno os festejos de emancipação política da cidade.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



Pela primeira vez, o Restaurante Popular de Lauro de Freitas abriu em pleno os festejos de emancipação política da cidade. Em homenagem aos 51 anos, os laurofreitenses além de almoçar por R$ 1 (Um real), pôde assistir ao show ao vivo num palco montado, logo na entrada do estabelecimento. A animação da garotada tomou conta do espaço com apresentação de palhaços, pula-pula e cama elástica na área de estacionamento.

Família aproveita para se divertir e economizar.


Enquanto os pais aguardam na fila, crianças aproveitam para brincar no pula-pula.

Pensador mostra sua insatisfação com o prefeito durante a festa de emancipação.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Pensador protesta enfrente a concentração da comitiva do prefeito.


O ex-candidato a vereador Alessandro- O pensador, do PR mostrou sua insatisfação com o prefeito de Lauro de Freitas. O rapaz fez um cartaz a punho e protestou durante a festa de emancipação da cidade. Ele ficou enfrente ao Restaurante Popular chamando atenção de todos, inclusive a do Dr., que pareceu nem ligar para as provocação do manifestante.

O homem alega que resolveu fazer o ato, porque não aceitar que muitos candidatos que apoiaram Márcio no período de campanha estejam desempregado, ou seja, não estejam fazendo parte da gestão.

"Não aceito, ele disse se ganhássemos, que todos estariam bem e pessoas de fora estão com seus salários altos e muito que apoiaram ele estão de fora. Vejo isso como uma traição, irmão"- diz Alessandro.

Pensador saiu candidato a vereador nas últimas eleições de 2012, pelo PR e fez parte da base aliada de Dr. Márcio. Ele chegou a ser nomeado num cargo de coordenador com salário, no valor de R$ 1.112 (Mil Cento e doze reais) na SETTOP- Secretária de Transito, Transporte e Ordem Pública, mas segundo ele, entregou ao prefeito por achar o salário insuficiente comparado ao esforço empregado em campanha.



Alexandre Leão foi a atração musical da festa de emancipação da cidade de Lauro de Freitas.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Alexandre Leão.

A cidade de Lauro de Freitas (BA), completou nesta quarta-feira, 31 de julho, 51 anos de emancipação política e o cantor Alexandre Leão foi a atração musical deste ano. O show aconteceu, logo após da caminhada da paz, na Concha acústica Roger Batera, no centro de Lauro de Freitas.

Com repertório bastante leve, Alexandre levou ao palco, bons sons, diversos ritmos acompanhados de batidas de reggae e relembrou muitos sucessos da música popular brasileira, além de cantar algumas músicas de sua autoria.

Após convidar Eduardo Cachaça o clima mudou, o convidado trouxe sua irreverencia, humor e simpatia ao som da música brega "A raposa e as uvas" do cantor Reginaldo Rossi, misturada ao ritmo do arrocha. Apesar de cantar um dos clássicos da música brega, Eduardo encantou o público.

Quem esteve presente no evento, também pôde presenciar ou até mesmo relembrar a história da cidade, exposta em banners ao ar livre. A exposição foi organizada pela SECULT- Secretaria da Cultura e Turismo do município.


Exposição com histórias da cidade.




Mirela defende ampliação do ensino técnico em Lauro de Freitas.


Em Sessão Especial realizada nesta terça-feira (30) na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, a vereadora Mirela Macedo (PSD) voltou a falar sobre a importância da educação profissional para o desenvolvimento da cidade, e defendeu a ampliação do ensino técnico. “Precisamos qualificar nossos jovens”, ressaltou.
O evento foi realizado pelo MARV (Movimento de Apoio e Respeito à Vida), que reuniu professores e demais envolvidos na área da educação para discutir a importância educacional e econômica do Instituto Federal da Bahia (IFBA) que será implantado em Itinga.
Convidada a participar da mesa, Mirela aproveitou a oportunidade e cobrou melhorias na educação básica, já que o secretário municipal da pasta, Edmilson Pereira, também estava presente.
A nova unidade do IFBA vai beneficiar inicialmente cerca de 1.200 alunos, com ensino técnico profissional, licenciatura e graduação gratuitos, segundo a prefeitura de Lauro de Freitas. Fonte: ASCOM MIRELA.

Lauro de Freitas, 51 anos de emancipação política para a política.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto: Google Map.



Não é preciso morar na cidade para perceber que Lauro de Freitas é uma cidade que respira política, pois seus conterrâneos e moradores, se não exageradamente vivem pela política e por política. Característica muitas das vezes, vivida com tal intensidade, que às vezes acaba por prejudicar o desenvolvimento da cidade, e o pior, o próprio desenvolvimento de seus munícipes. O mais apavorante é que esse fenômeno acontece de forma minuciosa com efeitos assustadores.

Costumo dizer que Lauro de Freitas se tornou a burguesinha da região metropolitana de Salvador. De um lado podemos afirmar que esse apelido se originou da forma de ver, observar a tal ponto a cidade se tornara, pelo fruto de seus encantos, apreciados por admiradores de toda a parte do mundo. Lauro de Freitas é um lugar de portas abertas para todos que almejam testar seus negócios, virou um laboratório de experimentos empreendedores, ou seja, tornou-se numa cidade “cobaia”, a cidade modelo propriamente dita. Apesar de questões e pequenas dimensões territoriais, vivemos quase tudo por aqui.
Temos dinamismo, cidade shopping, grandes empreendimentos, PDDU, políticos “sabidos”, grande circulação de capital, grandes projetos adormecidos, grandes problemas, grandes paisagens, lindas praias, jeito bom de viver a vida, títulos e mais títulos, vivenciamos muitos paradigmas, temos quase tudo. Pois temos todas as características e bom motivo para sermos livres, independentes, dignidade para conquistar nossa emancipação política.

Ao observarmos todo esse panorama, todo esse “tchan” que possui nossa cidade, nossa mente indagadora, quer saber mais do que seja talvez uma verdadeira emancipação!?. A resposta fica para depois, ou quem sabe daqui a mais uns 51 anos. A dualidade que se tornou o “coroa” podemos dizer que nossos 51 anos de emancipação vivemos somente para a política e pela política. Olha que política engloba todos os aspectos da vida, nesse parâmetro nem precisamos relatar aqui o que seja emancipação. Se há que temos razão para tanto, mesmo respirando política, podemos dizer que nesse município vivemos a política de forma imparcial. Ainda estamos tentando resolver nossos problemas. Será que temos condições de caminhar com nossas próprias pernas. Estamos caminhando e de acordo com que as coisas forem acontecendo, um dia chegaremos lá: Dependemos de um sistema rodoviário, abrir as portas para a economia, precisamos resolver nossa briga, luta frustada por questões territoriais, sistema de esgotamento sanitário, celeridade nos processos jurídicos, respeito com o meio ambiente, as crianças, os adolescentes e comerçamos aprender ou implantar a responsabilidade social e o melhorar o índice da IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para resgatar a dignidade humana e livrarmos dessa escravidão que tanto impõe nossos laurofreitenses. Com boa força de vontade, consciência e profissionalismo dão pra fazer algo.

Trave consigo mesmo, a não permitir que o texto venha provocar uma extensa discussão, e quem sou eu para tanto, numa cidade que ao longo desses 51 anos, se observa que há várias contradições vividas na cidade, egocentrismo, leis, críticas, argumentos, papo-furado, loucuras, loucuras, quimeras, entre outros. A de saber também que novos regulamentos surgiram no país para se ganhar um título emancipatório ou até mesmo que já foi comprovado por estudiosos, que a emancipação de um município não resolve problemas do mesmo a não ser necessariamente a do próprio Estado, governo. Porém sinto no direito de cobrar os benefícios dessa tal liberdade. Essa vontade de sermos livres nos inspira e nos deixa incentivados para o futuro. Para onde iremos e onde queremos chegar com nossa emancipação política? Não sabemos, só sabemos que somos emancipados juridicamente, politicamente e quase não recebemos nada em troca, quanto a isso.


Há avanços, não podemos negar, mas penso que nossa “liberdade política” está sendo conquistada aos poucos. O processo é bastante lento e cada um depende do outro, será que temos consciência disto? (Aos inocentes  puro de coração eu dou um beijo na testa). Já dizia o ditado popular: "O futuro a Deus pertence". Se estamos no caminho certo, por enquanto não sabemos dizer, mais cedo ou mais tarde o tempo irá nos dizer.







VIVER BEM: Após escovar os dentes, retire...

VIVER BEM: Após escovar os dentes, retire bem a umidade da escova com um papel toalha para não acumular bactérias na escova.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Lauro de Freitas, 51 anos de emancipação política para a política.

Aguardem...


Parabéns, Lauro de Freitas pelo seus 51 anos de emancipação política!




VIVER BEM: Após o banho, perfume-se...

VIVER BEM: Após o banho, perfume-se. Os aromas prolongam a sensação de limpeza, alívio e bem-estar.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em entrevista polêmica, Joaquim Barbosa diz que Brasil não está preparado para presidente negro.

"Acho que ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados no Brasil", declarou o atual presidente do STF.

 

O atual ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, concedeu uma entrevista polêmica ao jornal O Globo, que foi publicada na edição deste domingo (28). Dentre os temas abordados na conversa com a jornalista Míriam Leitão, Barbosa afirma que o Brasil não está preparado para um presidente da República negro e afirma que já sofreu com o racismo em sua trajetória profissional. 

"Acho que ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados no Brasil. No momento em que um candidato negro se apresente, esses bolsões se insurgirão de maneira violenta contra esse candidato", declarou, citando que já existem casos deste tipo na mídia. Como exemplo, refere-se ao que considera uma invasão de privacidade do jornal Folha de São Paulo, que expôs a compra de um imóvel nos Estados Unidos feita por Barbosa. 

O ministro também aproveitou para criticar os gastos públicos do Brasil: "O Brasil gasta muito mal. Quem conhece a máquina pública brasileira, sabe que há inúmeros setores que podem ser racionalizados, podem ser diminuídos". Ele também afirmou que no dia 1º de agosto irá anunciar a data em que serão analisados os recursos dos réus do mensalão, mas preferiu não dizer se estes serão presos ou não.
Joaquim Barbosa.

Em relação ao preconceito racial, Barbosa acredita que há um caminho muito maior para o país percorrer. "Ainda não vejo essa ascensão dos negros como algo muito significativo. Há muito caminho pela frente. Ainda há setores em que os negros são completamente excluídos", disse. Em sua opinião, o ministro também salienta que é preciso discutir abertamente o problema, caso se queira resolvê-lo. 

O presidente do STF ainda confirmou que ele mesmo já foi alvo de racismo em suas experiências profissionais: "Discriminado eu sempre fui em todos os trabalhos, do momento em que comecei a galgar escalões. Nunca dei bola. Aprendi a conviver com isso e superar. O Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil". 


E, falando especificamente sobre o caso sofrido no Itamaraty, ele aproveitou para dar uma alfinetada: "Passei nas provas escritas, fui eliminado numa entrevista, algo que existia para eliminar indesejados. Sim, fui discriminado, mas me prestaram um favor. Todos os diplomatas gostariam de estar na posição que eu estou. Todos". Fonte: Nelson Jr./ SCO/STF.



Bloco É Só Alegria traz ZUMBAHIA para a lavagem do CAIC 2013.


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


O Bloco É Só Alegria traz esse ano para a VIII Lavagem do Caic, a banda de pagode ZUMBAHIA. O bloco desfila no domingo (11), dia dos pais, logo pela manhã, a partir das 10h. A banda promete muita swingueira, azaração e amostra de alguns sucessos de própria autoria. Além da banda de pagode, o desfile terá a participação de Léo da banda Dii Kebrada, que trará a sua música de sucesso "Só Metendo". A novidade deste ano, é que PEDRINHO, o mascote do bloco ganha vida e acompanha, dançando o repertório dos cantores.


Para adquirir sua camisa, ligue:

(71) 8782-0030 (Oi)
(71) 8344-4930 (Claro)
(71) 9298-5621 (Tim)
(71) 9625- 6042 (Vivo).





VIVER BEM: Manteiga, fritura, mortadela, sardinha,cebola...

VIVER BEM: Manteiga, fritura, mortadela, sardinha,cebola, alho são alimentos que causam mau-hálito. Evite o consumo deles em excesso para evitar o problema.

"Faltam remédios no PSF de Areia Branca", dizem agentes de saúde à Mirela.

Vereadora Mirela reunida com a lideranças de Areia Branca.
 
Neste sábado (27) a vereadora Mirela Macedo (PSD) esteve com agentes de saúde de Areia Branca para discutir e buscar soluções de problemas da área do bairro, que atende também comunidades do Capelão, Jambeiro e Capiarara.

A encontro surgiu após os profissionais irem na última semana ao gabinete da vereadora buscar seu apoio na demanda, já que Mirela é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

Na ocasião, uma das agentes apontou diversos problemas no Posto de Saúde da Família de Areia Branca, entre eles o que ela considerou com “problema de gestão”, já que, segundo ela, os agentes não têm estrutura para trabalhar de forma minimamente adequada. A agente citou, por exemplo, a falta de um espaço físico  e veículo para esses profissionais, além de denunciar que faltam até remédios básicos para hipertensos e diabéticos. “Falta muito material para curativo”, lamentou, acrescentando que o PSF de Areia Branca ficou recentemente quatro dias sem vacinas.

A vereadora Mirela disse que pediu um levantamento completo do quadro da saúde da cidade ao secretário municipal da pasta, Bruno Barreto, como quais serviços são prestados em todos os postos de Lauro de Freitas, nome de todos seus funcionários, etc. Mirela destacou que está indo em cada local conferir a autenticidade das informações prestadas pela prefeitura, e que fará isso logo em breve no PSF de Areia Branca.Estiveram na reunião também representantes do Conselho Municipal de Saúde. Fonte: DECOM da Ver. Mirela.





domingo, 28 de julho de 2013

Bloco AS BANDIDAS confirma atração para a Lavagem do CAIC 2013.



COMPRE SUA FANTASIA R$ 20,00 (Vinte reais) + 1KG DE ALIMENTO NÃO-PERECÍVEL.


MAIORES INFORMAÇÕES:

(71) 81087164- CLARO.
(71) 82397017- CLARO.
(71) 8782-0030- OI.
(71) 9298-5621-  TIM.

VIVER BEM: Não use somente o enxaguante bucal, porque...

VIVER BEM: Não use somente o enxaguante bucal, porque por melhor que seja, ele não substitui a escovação e o fio dental para remover a placa bacteriana. O correto e sempre que possível utilizar os três como seu aliado, na hora da higiene bucal. 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Prefeitura informa adiamento da edição do Cuidando da Cidade em Chafariz.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) informa que foi adiada a edição do projeto Cuidando da Cidade que estava agendado para o próximo domingo (28), das 8h às 14h, na região de Chafariz. A PMLF destaca que uma nova data será definida para realização da ação. Fonte: DECOM PMLF.

Restaurante Popular funciona neste fim de semana e também na Emancipação.


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - por meio da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) - informa que o Restaurante Popular vai funcionar neste fim de semana e também na próxima quarta-feira (31), data da comemoração da Emancipação da cidade.Fonte: DECOM PMLF.

VIVER BEM: Caminhar faz bem, mas evite...

VIVER BEM: Caminhar faz bem, mas evite praticar o exercício embaixo de sol forte ou em lugares com trânsito intenso.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Você sabe o que significa Ejá...

*Texto adaptado por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com) Foto ilustrativa.


Ejá, que em Yoruba significa peixe, é também uma denominação dada por esse grupo étnico a um prato preparado a base de peixe com alguns temperos típicos da culinária Africana que foram preservados nas panelas do lado de cá do Atlântico.



Ejá (Foto ilustrativa).


Onde encontrar o Ejá

Para aqueles que ficaram com ´´água na boca´´, o Ejá pode ser encontrado no cardápio da 18ª edição do Ajeum da Diáspora.

A iguaria preparada por Angélica Moreira será diferente de tudo que comumente se encontra nos cardápios dos restaurantes convencionais quando falamos de peixe. Será uma daquelas comidas que só provando pra ver e entender.

Por isso, vale a pena experimentar e viver mais um delicioso domingo, com cardápio diferente. Faça sua reserva!
 
Para maiores informações: Ajeum da Diáspora: (71)8806-8354.

 


Arte, esporte e recreação para promover transformação.


Alunos e professores da Escola José dos Santos Paranhos, da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed), tiveram nesta quarta-feira (24), um dia inteiro com atividades artísticas, esportivas e de recreação com a Trupe Ipitanguense Itinerante. Foram cinco atividades formadoras envolvendo oficinas de artes circenses, do professor Artêmio Luz, perna de pau, malabares e monociclo; capoeira com o mestre Regi e o Grupo Oxossi Guerreiro; teatro de bonecos, além de apresentação da peça Papo Cabeça - Histórias de Adolescente, da professora Rose Barbara, com os alunos da Escola Solange Coelho e maquiagem artística.

Ainda teve muita diversão na cama-elástica cedida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) e jogo de futsal. “Atividades como essas trazidas pela Trupe estimulam os alunos a participarem mais e a perceberam as artes e educação como instrumentos capazes de promover a transformação”, disse a coordenadora pedagógica da unidade, Rosana Damasceno.

A próxima investida da Trupe será no dia 07 de agosto, na Escola Jovina Rosa, em Portão. Promovida pela Semed, a Trupe composta por professores de diversas disciplinas, a cada quinze dias, sempre às quartas-feiras, visita uma escola do município de Lauro de Freitas levando atividades de arte, lazer e esporte.

Fonte: DECOM PMLF.

VIVER BEM: As tábuas de madeira, que são usadas para...

VIVER BEM: As tábuas de madeira, que são usadas para cortar carne, por mais que se lavem, elas são cheias de microorganismos. Prefira as plásticas, porque são mais fácies de limpar.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Prefeito Marcio Paiva vai apresentar projeto para revitalização da orla de Lauro de Freitas‏.


O prefeito Marcio Paiva se reuniu hoje com o Juiz Carlos D´avila da 13ª Vara Cível federal, para discutir o futuro da orla da cidade de Lauro de Freitas. Na pauta estava o cumprimento de uma determinação judicial que obriga a prefeitura a retirar as barracas de praia da orla que estão ocupando uma área da União de forma indevida. O prefeito Márcio Paiva, sensível a situação e preocupado com as famílias existentes no local solicitou ao juiz o prazo de 60 dias para apresentação de um projeto viável de requalificação da orla e apresentação de uma alternativa para os barraqueiros. "Precisamos fazer um projeto, que atenda as demandas sociais, turísticas e que seja viável. Não adianta apresentar um projeto bonito no papel mas impossível de ser executado. Temos nossa vocação turística e temos que potencializar isso respeitando as pessoas" afirmou Paiva. 

O juiz Carlos D´Avila concedeu os 60 dias solicitados pelo prefeito, que determinou o início imediato da elaboração do projeto. Estiveram presentes a Secretária de Planejamento de Lauro de Freitas Eliana Marback e a procuradora Geral do Município Juliana Burgos. Fonte: DECOM PMLF.


Mirela analisa 3 mil páginas das contas da Câmara de Vereadores.

Ver. Mirela Macedo (PSD) analisa a papelada.

Já chegou às mãos da vereadora Mirela Macedo (PSD) toda documentação sobre a movimentação financeira e administrativa da Câmara Municipal de Lauro de Freitas.
A vereadora recebeu da Procuradoria Jurídica da Casa Legislativa no último dia 12 de julho pouco de 3 mil páginas de documentos que foram solicitados no dia 6 de junho, com apoio de mais cinco vereadores.
Mirela diz que analisa agora tudo que lhe foi entregue junto com um assessor jurídico. “São dados complexos, por isso senti a necessidade da ajuda do meu advogado para que possamos no final fazer um relatório sobre essa documentação”, pontua.


Entenda o caso
Por iniciativa da vereadora Mirela, foi protocolizado na Câmara um documento endereçado à presidência da casa que requer informações detalhadas sobre a administração do Legislativo Municipal, sobretudo em relação à sua movimentação financeira.

Entre os pedidos solicitados no documento, a cópia dos processos de pagamento enviados ao Tribunal de Contas dos Municípios de janeiro a maio deste ano, cópias dos processos licitatórios/dispensa relativos à aquisição de materiais gráficos, manutenção preventiva e assistência de ar-condicionado e relação completa dos servidores, cargos e vencimentos relativos às folhas de pagamento de janeiro a maio de 2013. Fonte: ASCOM da Ver. Mirela.



5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross promete show de adrenalina.


Com as inscrições abertas até a próxima quinta-feira (25), a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que será realizada em Lauro de Freitas nos dias 27 e 28 de julho, promete um show de esporte e adrenalina. Segundo o presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM), José Carlos, a competição vai atrair um público maior que o de outras realizadas em Porto Seguro.

As categorias MX1, MX2, MX3, Junior e 65cc, vão acelerar no CT Moto Park off Road, competindo entre 15h20 e 17 horas do sábado (27) e das 08 horas às 15h50 de domingo (28), e logo em seguida acontece a premiação.

Os atletas interessados deverão se inscrever até a sexta-feira (26). Para participar do Campeonato, é obrigatório para todos os pilotos inscritos apresentar na primeira participação um atestado médico de aptidão para a prática esportiva de alto rendimento. Maiores informações, no site da Confederação. www.cbm.esp.br.

Credenciamento - Para cobertura do evento, a FBM está disponibilizando o credenciamento de jornalistas, que precisa ser feito até as 18h do dia 25 de julho.  Fotógrafos e cinegrafistas devem se inscrever pelo site: http://www.cbm.esp.br/credenciamento2.php, indicando o nome, o veículo de comunicação, função, e-mail e número de telefone para contato. A entrega das credenciais acontecerá no sábado (27), das 7h30 às 11h, na sala de imprensa instalada no local onde será realizada a prova.

A 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross tem a organização da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e realização da FBM. O Campeonato 2013 tem o patrocínio da Rinaldi, Honda, Yamaha, X Motos do Brasil, Petrobras, Lubrax, IMS Racing, Peterlongo e Circuit.Fonte: DECOM PMLF.


Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia da Emancipação de Lauro de Freitas.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas publicou o Decreto nº 3.649, de 17/06/2013, estabelecendo o dia 31 de julho (quarta-feira) – Dia da Emancipação da cidade - como ponto facultativo para o funcionalismo público. Os setores que exercem serviços essenciais mantêm as atividades. São eles, a Guarda Municipal, as Unidades de Pronto Atendimento e de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesa), o Departamento de Manutenção (Deman), a Comissão Permanente de Licitação (Copel), o setor de fiscalização (Posturas Públicas, Meio Ambiente, Trânsito e Transporte), o setor de Limpeza Urbana, salva-vidas e a Defesa Civil. Fonte: DECOM PMLF.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

VIVER BEM: Aprecie as suas...

VIVER BEM: Aprecie as suas qualidades e não se ache menos que ninguém.

Três Pinguins.


Lauro de Freitas recebe homenagem na Mobilização contra a Dengue.

Agentes de endemias visitando as comunidades.
 
Acontece, nesta segunda-feira (22), às 14h30, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), a Cerimônia de Homenagem e Certificação dos Municípios Participantes do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, e Lauro de Freitas será um dos municípios congratulados. O projeto foi desenvolvido e executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com 23 municípios baianos e apoio técnico e operacional da FLEM.
 
O projeto, iniciado em julho de 2010 em 12 municípios e ampliado para mais 11 em 2012, prevê a construção de uma rede de mobilização social nos municípios selecionados entre os que apresentam maiores índices de infestação e casos de Dengue. Trata-se de uma abordagem intersetorial que articula instâncias governamentais (governos federal, estadual e municipal, com diferentes órgãos e secretarias), parceiros da sociedade civil (empresas, igrejas, escolas e outras instituições), além de moradores das comunidades selecionadas, que se engajam como voluntários.
 
A cerimônia contará com a presença do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, prefeitos, secretários e servidores dos 23 municípios baianos beneficiários e, além disso, dos cantores Levi Lima e Danniel Vieira, seguidores da mobilização nas redes sociais.
 
Durante o evento, os resultados obtidos a partir da implantação da metodologia de mobilização social serão apresentados e representantes dos municípios e instituições do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue serão homenageados.
 
Nesta etapa, integram o projeto os municípios: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. Fonte: DECOM PMLF/ Foto: Saiu no Blog.



sábado, 20 de julho de 2013

Tartaruga marinha é encontrada morta no Porto da Barra.


Pescadores e mergulhadores encontraram, na manhã deste sábado, 20, uma tartaruga marinha morta, nas imediações do Forte de Santa Maria, na praia do Porto da Barra, em Salvador. O animal, um sub-adulto da espécie Chelonia mydas, popularmente chamada de "tartaruga verde", foi retirado do mar por mergulhadores.

A tartaruga foi encontrada boiando na água e possuia pedaços de saco plástico na boca, uma indicação de que pode ter morrido asfixiada ao engolir lixo descartado no mar.

Segundo o biólogo Eduardo Saliês, executor da base de conservação do Projeto Tamar, em Arembepe (Camaçari), na região metropolitana de Salvador, o animal foi encontrado em estado avançado de decomposição e por isso não foi identificada de imediato a causa da morte. Esses animais também costumam morrer por asfixia ao se emaranhar em redes de pesca.

"O lixo é um dos fatores que causam a morte de tartarugas marinhas", enfatiza Eduardo. Ainda segundo o biólogo, a tartaruga verde é uma das espécies mais frequentes na costa brasileira pois se alimenta de algas marinhas.

Cinco espécies de tartaruga marinha utilizam o litoral brasileiro para se reproduzir e o Tamar realiza o trabalho de pesquisa e conservação dessas espécies, bem como trabalho de consciência ambiental para a preservação do ecossistema desses animais. Fonte: Milena Fahel- Jornal Atarde/ Foto: Lúcio Távora.



Cansado dos atrasos de Susana Vieira, Fagundes quer morrer logo em "Amor à Vida".

O ator Antonio Fagundes aguarda com ansiedade a morte de César em Amor à Vida. Segundo o jornal Extra, Fagundes espera até que a morte aconteça antes do previsto. O motivo? Pontual, o veterano não estaria gostando de esperar por Susanna Vieira, com quem grava muitas cenas, e Marina Ruy Barbosa, que vive Nicole. As duas demoram muito para se preparar e costumar deixar o resto do elenco esperando. 
 
Ainda segundo a reportagem, não é a primeira vez que existe problema entre Fagundes e Susana. Em maio, o ator teria chegado a aplaudir quando a colega chegou para gravação mais uma vez atrasada. 

Susana Vieira e Antônio Fagundes.
 
Susana ficou irritada com a situação, que aconteceu na frente de muitas pessoas, e respondeu a Fagundes dizendo que não estava brincando, e sim preparando o visual para a novela.
A morte de César deve acontecer no capítulo 80, segundo previsão original - neste sábado, vai ao ar o capítulo 54. Fonte: Jornal Correio da Bahia.


VIVER BEM: Antes de dormir, tome um...

VIVER BEM: Antes de dormir, tome um banho quente, apague a luz, televisão e vá se desligando aos poucos. Isso ajuda para uma boa noite de sono.

Associação dos moradores promove feijoada com bingo para reforma do espaço.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto: O anuciador.



A AMJIA- Associação dos Moradores do Jardim Independência e Adjacências promove neste domingo (21), a partir das 11h30, feijoada com bingo, no bairro de Itinga. O evento tem objetivo de arrecadar fundos para a reforma do espaço. Os contribuintes poderão contribuir com um valor sombolico de R$10 (dez reais) e terão direito a  música ao vivo, premiações e um prato de feijoada.

Como não encontra ajuda suficiente para a realização da reforma, dona Conceição, presidente da associação diz que resolveu promover o evento como forma de reverter a situação: "Precisamos de uma reforma para ajeitar as coisas, como não temos dinheiro, nem ajuda suficiente para isso, então resolvi realizar esse evento. As pessoas vindo nos prestigiar pode ser uma forma de ajudar agente".- diz.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

VIVER BEM: Observe no espelho o que mais...

VIVER BEM: Observe no espelho o que mais gosta da sua aparência. Foque nas qualidades e não nas pequenas coisas que te encomodam.

Associação de moradores do Chafariz exibe filme para a comunidade.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto: Google.


 
A AMRC- Associação de Moradores Renasce Chafariz convida a todos para assistir o filme “A Cruz e o Punhal”. A exibição do filme será neste sábado, dia 20 de Julho, a partir 19h00, na Escola Municipal Enock Amaral. Entrada fraca.
 
 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cadelinha encontrar-se desaparecida.

caracteristica do animal

Uma cadela de cor preta com uma pequena macha branca no peito, da raça poodle encontra desaparaecida há pelo menos dois dias. O animal atende por Teteya,
 
Ela sumiu anteontem (16/07)  por volta das 12:30, nas mediações do loteamento Jardim Santa Júlia atraz da antiga academia Robson Velozo.
 
Caso algum de nossos leitores veja ou viu algum animal com estas características, favor entrar em contato com telefone para contato: (71) 87236652-  procura por Bahia.



Adailton cobra algum coisa pelo anuncio?

desde de já muito obrigado.

terça-feira, 16 de julho de 2013

VIVER BEM: Procure fazer coisas que melhore ou aumente a sua...

VIVER BEM: Procure fazer coisas que melhore ou aumente a sua autoestima. Fazer um corte de cabelo, comprar uma roupa nova, por exemplo, são coisas fácies de fazer e que dão certo.

Polícia investiga outros casos de jogador acusado de estupro.

Jogador fez parte da divisão de base do Bahia.

Acusado de estupro, o jogador de futebol Ednilson Santana de Moraes, 18 anos, foi apresentado à imprensa na manhã terça-feira (16), na 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas). Integrante da equipe do Itabaiana Futebol Clube, de Sergipe, ele foi reconhecido por uma adolescente de 16 anos, no domingo (14), como o homem que a estuprou dentro da casa da família dela, no centro de Lauro de Freitas. 


Ao vê-lo passar por uma rua da cidade, na tarde de 30 de junho, a vítima acionou uma guarnição da Polícia Militar, que conduziu o jogador para a 23ª DT. Segundo a Polícia Civil, ao ser interrogado, Ednilson confessou o crime, tendo o delegado titular Joelson Reis, representado por sua prisão preventiva. 


O mandado foi expedido, ainda no domingo, pela Vara Criminal de Lauro de Freitas. O jogador foi indiciado em inquérito policial por estupro e roubo (subtraiu um celular e R$ 4 da vítima). 
“Estamos investigando se ele tem envolvimento em outros casos de violência sexual, ocorridos naquela região”, afirmou o delegado. 



De acordo com a polícia, simulando estar armado, Ednilson seguiu a adolescente até a residência dela e, ao perceber que não havia ninguém no imóvel, arrastou a vítima até a sala, onde consumou o crime. Depois de obrigar a garota a praticar sexo oral, fugiu do local sem que houvesse conjunção carnal, quando ouviu o barulho do motor de um veículo, que se aproximava da casa.


Na fuga, o jogador colidiu a bicicleta com o carro de um vizinho da vítima, que acabara de estacioná-lo. Identificado e capturado duas semanas após o crime, Ednilson segue custodiado na delegacia, à disposição da Justiça. 


Ainda sem passagem pela polícia, o jogador admitiu no interrogatório que ao avistar a adolescente retornando para casa sentiu-se atraído por ela e decidiu estuprá-la. O jogador fez parte, por três meses, da divisão de base do Bahia, chegou a fazer testes no Vitória e  passou por alguns clubes de juniores do interior. Fonte: Jornal Correio da Bahia.



“Emancipação da Cidade” é o tema da Cesta Agô em julho.

Em comemoração aos 51 anos de emancipação de Lauro de Freitas, a Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) – realiza, no dia 26 de julho, às 14h, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, a Cesta Agô. O tema desta edição será a “Emancipação da Cidade”.
 A ação tem como proposta promover um conjunto de reflexões sobre o processo histórico da independência política de Lauro de Freitas, a partir de atividades artísticas e lúdicas. “A Cesta Agô é um evento socioeducativo que busca transformar o Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão num espaço de efervescência cultural, atendendo a todas as linguagens culturais e artísticas do município”, destacou a secretária da Secult, Márcia Tude.
A programação do Cesta Agô conta com diversas atividades, como a Exposição Histórica em comemoração aos Festejos da Emancipação, apresentações de dança e música dos Índios da Reserva Thá-fene e dos alunos da Escola Municipal Amauri Siqueira Montavão, com o tema “Figuras populares de Lauro de Freitas”.
 De acordo com o professor e coordenador de ações transversais da Secult, Tássio Revelat, o evento terá ainda apresentações da Orquestra de Berimbau e do espetáculo do Projeto Oficina da Paz, homenagem ao Índio da Praça e Amostra Musical Jô Santana. Fonte: DECOM PMLF.


domingo, 14 de julho de 2013

Estrada do Coco terá interdição parcial a partir de terça-feira.


Nessa terça-feira, um trecho da Estrada do Coco (BA-099), na altura do Km 4,5, em frente ao Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, será parcialmente interditado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para o início da instalação de uma passarela no local.


Será suspenso o tráfego de veículos na faixa da esquerda, nos dois sentidos. No local, serão instalados dois pilares de sustentação da estrutura metálica da passarela de pedestres. 

A construção da passarela atende a uma reivindicação dos moradores da região. O equipamento tem uma extensão de 169,80 metros, largura de 2,20 metros, em estrutura metálica, e contará com dois elevadores para atender portadores de necessidades especiais. A interdição deve durar aproximadamente 30 dias.

Para pedestres
169 metros é a extensão da passarela que será instalada no Km 4,5 da Estrada do Coco, próximo ao Hospital Menandro de Faria. Fonte: Jornal Correio da Bahia.



Final da Copa 2 de Julho lota o Estádio Municipal de Lauro de Freitas.

Seleção brasileira é campeã deste ano.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto: Marcus Carneiro.


Cerca de 4.500 pessoas compareceram ao Estádio Municipal de Lauro de Freitas para assistir a final da Copa Internacional 2 de Julho deste ano. O duelo entre a seleção brasileira e o Bahia chamou atenção de pessoas de vários lugares da região metropolitana.

Que o jogo seria duro, quase todos torcedores tinham certeza, mas eles não esperavam que o brasil teria tanta dificuldade para fazer gols. Pois o Bahia não contou conversa e partiu pra cima do adversário, contestando e dificultando toda manobra e plano dentro de campo. Os dois times jogaram de forma agressiva, que por muitas vezes a competição parecia mais o jogo do “Cai-cai”.

Seleção brasileira é campeã deste ano.

A arquibancada cheia, torcedores ansiosos para ver o primeiro gol, que saiu somente aos 34 minutos do primeiro tempo, pelo Brasil.
No primeiro tempo não houve substituições de jogadores, mas em compensação no segundo o Brasil realizou várias substituições, enquanto que o Bahia fez apenas duas.

Bastante cotado e elogiado pelo público, o camisa 11 do Bahia, tirou o time do zero e fez um gol. Por coincidência ou não o segundo gol do adversário chegou aos 33 minutos junto com um cartão amarelo para o camisa 01 do time. Final de jogo, Brasil campeão e Bahia vice, num placar de 2 a 1.

A Copa teve neste ano a sua sétima edição, onde participaram vários clubes do estado. O evento tem a realização da Federação Bahia de Desporto de Participação e o apoio da SUDESB, Governo da Bahia e SETREL e Prefeitura de Lauro de Freitas.



VIVER BEM: O ser humano precisa de...

VIVER BEM: O ser humano precisa de grupos diários de alimentos para  uma dieta saudável, Como por exemplo: A-3= Açúcar, gordura e carne. Porém não se deve abusar desses alimentos e sempre mesclar com outros alimentos saudáveis.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

COPA 2 DE JULHO 2013: Brasil enfrenta Bahia na final em Lauro de Freitas.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



Neste sábado (13) a Seleção Brasileira de futebol sub-17 enfrenta o Bahia na final da Copa Internacional 2 de Julho deste ano. A competição acontece a partir das 16h30, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas, no Centro da cidade.

A expectativa é que o local encha, por se tratar de dois times bastante queridos por todos. Porém muitos torcedores estão indecisos quando a pergunta é: Quem será o grande campeão? As opiniões são inúmeras e as preferências são divididas tanto para o Brasil quanto para o Bahia. A entrada é gratuita.