sexta-feira, 28 de junho de 2013

VIVER BEM: Roupas e objetos desorganizados roubam a...

VIVER BEM: Roupas e objetos desorganizados roubam a energia da casa. Por isso, sempre que possível descartes o que não se usa.

Após reunião com secretário, servidores municipais decidem continuar greve.

Os servidores municipais de Salvador decidiram nesta sexta-feira (28) manter a greve que começou no dia 10 de junho. Os servidores se reuniram com o secretário municipal de Gestão, Alexandre Paupério, nesta manhã.
Segundo o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), na reunião com o secretário foi apresentada uma contraproposta que pede reajuste de 10% - 6,59% em maio e 3,41% em novembro.
Em nota, a prefeitura informa que está analisando a nova pauta apresentada pelo sindicato. Uma nova reunião foi marcada para a segunda-feira (1º). Segundo a prefeitura, refazer o equilíbrio apresentado na proposta de reajuste  em 6,59%, sendo 2% retroativos e maio e o complemento em novembro., requer avaliar outras demandas da pauta de reivindicações - são 119 itens no total.
"Chegamos a um equilíbrio que não pode ser ultrapassado sob pena de não honrarmos todos os compromissos desta administração", disse Pauperio. Fonte: Jornal Correio da Bahia.


Primeira rodada da Copa 2 de Julho acontecerá no estádio de Lauro de Freitas.

Campo de futebol- Estádio Gerino Souza Filho.

A primeira rodada da Copa 2 de Julho colocarão frente a frente Lauro de Freitas x Atlântico às, 14h, e Brasil x Nuevo Horizonte (Bolívia) às, 16h30, no estádio municipal de Lauro de Freitas com entrada gratuita. Entre uma partida e outra está prevista uma solenidade de abertura, em que estarão presentes autoridades locais e do governo estadual.
Reforçando a característica de ser uma competição internacional, a edição de 2013 conta com a presença do Nuevo Horizonte, da Bolívia. De outros estados do Brasil vêm clubes tradicionais como Náutico, ABC, CRB e Paysandu.

As equipes competidoras foram divididas em seis grupos de seis equipes. Dois times de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificarão para as oitavas de final.  Os jogos serão disputados em 14 municípios: Lauro de Freitas, Dias D´Ávila, Itaparica, Simões Filho, Nazaré, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Cachoeira, Camaçari, Catu, Salinas das Margaridas, Mata de São João, Cruz das Almas e Salvador.


Inclusão Social
A competição, que é uma das maiores da categoria no país, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes.

A competição busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico. O Internacional foi o campeão das duas primeiras edições, em 2007 e 2008, a seleção brasileira venceu em 2009 e 2010, o São Paulo foi campeão na edição de 2011 e o Vitória é o atual campeão. Fonte: SUDESB/ Foto: Adailton Reis.


Cursos profissionalizantes gratuitos para os cidadãos de Lauro de Freitas.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) –, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), abriu inscrições gratuitas para novos cursos que terão início no próximo dia 05 de agosto.
 
As inscrições podem ser feitas na sede da Semasci (Rua Euvaldo Santos Leite, s/nº, Centro) até o próximo dia 05 de julho.
 
Confira a lista dos cursos:
Assistente de planejamento
Caldeireiro
Mecânico transmissão manual automotiva
Operador de sonda de perfuração
Processos químicos
Auxiliar de editoração gráfica
Encanador
Pedreiro
Documentação exigida:
02 cópias do RG
02 cópias do CPF
02 cópias do PIS/NIS
02 cópias do comprovante de residência
02 cópias da conta na Caixa Econômica Federal
02 cópias do atestado de escolaridade
Pré-requisitos:
Idade: a partir de 16 anos
Ser morador do município de Lauro de Freitas
*Grau de escolaridade: a depender do curso escolhido

Sobre o PRONATEC

O PRONATEC é um conjunto de ações do Governo Federal que visa à expansão e à democratização da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores. Fonte: DECOM PMLF.

Divulgada lista dos selecionados para Cadetes Mirins.

A Escola de Cadetes Mirins (ECM) divulga nesta sexta-feira (28), no Parque do Saber, a lista com os alunos selecionados para o programa. Serão oferecidas 1000 vagas e 300 cadastros reservas nessa primeira etapa do processo. Foram realizadas 3.141 inscrições.
A coordenadora da ECM, Isa Croesy, explicou que a Prefeitura estuda uma forma de aproveitar o cadastro de todos os jovens não selecionados. “Tivemos um número maravilhoso de inscritos, só que infelizmente não podemos começar o projeto com todos, mas fizemos uma seleção foi bem criteriosa”, avaliou Isa.

Confira a lista completa (anexo) dos selecionados, que também pode ser consultada no Parque do Saber, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Rádio Danadinha veem crescendo em audiência.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



A rádio online Danadinha veem alcançando um público de aproximadamente 182 ouvintes diário.  São audiências de pessoas que gostam de ouvir músicas via internet. Para se etr idéia, nesta terça-feira (25/06) a rádio alcançou um record de mais de mil acessos. Há um ano no ar a emissora não titulou nenhum rótulos, nem assumiu nem gênero musical específico, em sua programação músicas diversificadas que trazem alegria e fazem a cabeça da galera, ou seja música popular para todos os gostos. A única coisa que não é comum a outras estações, é que na Danadinha o sucesso não tem época determinada para tocar, nisso o foi sucesso torna uma lembrança e o que não foi ou não é sucesso acaba virando sucesso.Durante sua existência conseguiu uma audiência de mais de 66 mil pessoas, não foi à toa que conseguiu imperar com o bordão: "Danadiiinhaaa!!!".






VIVER BEM: Para espantar o frio, aposte numa...

VIVER BEM: Para espantar o frio, aposte numa bebida saudável como leite quente com chocolate. Além de ser um bebida bastante saborosa faz bem a saúde.

Vereadora Mirela quer Centro de Oncologia em Lauro de Freitas.

Ver. Mirela Macedo (PSD).
A Câmara Municipal de Lauro de Freitas aprovou em junho a indicação n° 197/2013, de autoria da vereadora Mirela (PSD), que prevê a instalação de um Centro de Oncologia na cidade.
Segundo a vereadora, que é presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, o objetivo da iniciativa é atender uma nova legislação federal que estabelece que as pessoas diagnosticadas com câncer devam receber o tratamento em no máximo 60 dias. Em maio, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.732/12 que determina o prazo.
“É preciso cobrar do poder público a garantia para que essas pessoas possam tratar a doença aqui mesmo em nosso município”, pontua Mirela. Ela ainda lembra que, de acordo com o Ministério da Saúde, 15% das mortes no Brasil são decorrentes do câncer.
A instalação de um Centro Integrado de Fisioterapia e de um Centro de Hemodiálise também foram objetos de indicações na Câmara Municipal, apresentadas pela vereadora.  As iniciativas foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores. Fonte: ASCOM da Vereadora Mirela/ Foto: Adailton Reis.

João Leão é entrevistado pelo Tribuna e diz que PP será independente. Confira abaixo:

Deputado Federal João Leão (PP).
Papas na língua? Essa nunca foi uma das virtudes do deputado federal João Leão. Membro da direção estadual do PP, com perspectiva de ser conduzido para a presidência da sigla na Bahia em dezembro, Leão cita apenas dois nomes do PT para suceder Jaques Wagner no governo, Walter Pinheiro e Jorge Solla. Outro lembrado é o vice-governador Otto Alencar. Além deles, o parlamentar coloca ele e o deputado federal Mário Negromonte como possíveis integrantes da chapa majoritária. E sinaliza: “Se não nos derem nada, nós vamos procurar nosso caminho. Qualquer caminho”. “O PP tem dois candidatos potenciais que podem ser candidatos a governador”, frisa Leão.
Tribuna – O PT tem quatro candidatos de olho em 2014, mas o senhor já anunciou só apoiar se for Walter Pinheiro. O que justifica a decisão?
João Leão – Primeiro, eu não anunciei que só apoio Walter Pinheiro. Eu puxei o secretário Solla [Jorge Solla, da Saúde] para o jogo. Eu acho que o secretário Solla faz uma administração que é o que eu quero para a Bahia. Eu quero para a Bahia um excelente candidato para continuar o trabalho que foi iniciado pelo governador Jaques Wagner. Então, você precisa de um administrador de ponta. Que nós, políticos, confiemos nele e o povo confie. Eu só vejo dentro dos quadros atuais do PT duas pessoas que têm a estirpe para ser governador da Bahia. E o senador Walter Pinheiro tem cadastro e tem estirpe. O secretário Solla tem cadastro e tem estirpe. Eu não vejo nos outros candidatos ainda – não tenho nada, absolutamente nada contra Rui Costa, Sérgio Gabrielli e contra Luiz Caetano, absolutamente nada, todos são meus amigos. Aí eles vão dizer: “com um amigo desse, eu não gostaria de tê-lo”. Mas não é, gente. Eu estou querendo o melhor para a Bahia, e o melhor para a Bahia, na minha ótica, dentro dos quadros do PT, é Walter Pinheiro, em primeiro lugar, e Solla. São os dois.
Tribuna – Tem alguma relação com a suplência ao Senado, já que o suplente de Walter Pinheiro é Roberto Muniz?
Leão – Nenhuma. Absolutamente nenhuma. O suplente por acaso é Roberto Muniz. Que o governador quis aquinhoar o PP, naquela época. Mas não teve absolutamente nada com Roberto Muniz, outro quadro muito competente do nosso partido.

Tribuna – Se o governador Jaques Wagner conseguir emplacar o nome de Rui Costa, o senhor vai de encontro a ele?
Leão – Aí a gente vai estudar. Vou ter que botar a minha cabeça no travesseiro e ter sonhos bons. Nós vamos ter que estudar muito.

Tribuna – Qual o espaço que o PP pretende buscar na chapa majoritária do próximo ano?
Leão – O PP é o segundo partido da chapa majoritária em número de votos. O PSD fez um número maior de prefeitos que nós. Mas, em número de votos, nós somos o segundo. E voto é voto. O que é que elege? É voto. Não é prefeito que elege. É voto. E nós demonstramos na eleição passada. E o PP só tem feito. O nosso interesse é no Senado, em primeiro lugar. Precisamos ter muita conversa pra gente aceitar a vice.

Tribuna – Otto Alencar e Mário Negromonte falam no Senado. Aceitariam uma vice?
Leão – Acho que Otto aceitar uma vice é muito difícil, porque ele já é vice. É muito difícil ser vice duas vezes. Eu acho que Otto está pronto para governar a Bahia também. Otto seria outro excelente candidato, fora do PT. Fora dos quadros do PT hoje, na nossa coligação, o que está melhor condicionado é Otto Alencar.

Tribuna – Quem do PP vai brigar por espaço na chapa? O senhor ou Mário Negromonte?
Leão – Os dois. Isso é da democracia. Eu acho que nós temos direito, nós temos que deixar o partido escolher. Não sou eu. Eu não posso ser o dono da candidatura tal, nem qual. Nem Mário. Os dois têm que deixar o partido escolher.

Tribuna – Existe o clima de desentendimento entre o senhor e o deputado Mário Negromonte?
Leão – Nenhum. Eu e Mário moramos juntos em Brasília. Tomamos café da manhã juntos, almoçamos juntos e, na sua maioria das vezes, jantamos juntos. Nenhum desentendimento. Zero. Agora ele quer uma coisa e eu também.

Tribuna – O que é que ele quer e o que é que o senhor quer?
Leão – Ele quer participar da chapa majoritária e eu também quero. É um direito dele e é um direito meu. E por isso nós vamos brigar? Nunca. Nós vamos nos acertar. Eu e Mário nos acertamos há anos.

Tribuna – O senhor assumirá o comando do PP em dezembro?
Leão – O comando do Partido Progressista está tudo acertado com o deputado Mário Negromonte, com os amigos, com os deputados estaduais, com a nacional que, em dezembro, eu assumo o comando do partido.

Tribuna – Como o senhor vê as críticas de pessoas do próprio PP de que não se pode ter tudo? 
Leão – Ninguém pode ter tudo. Nós temos que ter tudo aquilo que é possível.

Tribuna – Existe alguma possibilidade de rompimento entre vocês?
Leão – [Enfático] Nunca. Nunca vou brigar com Mário. Nunca. [Mais calmo] Nós podemos chegar até o ponto de ter uma disputa interna dentro do partido, mas eu, no meu discurso, que sou Mário, meu amigo e meu irmão, e ele dizendo – eu tenho certeza – que sou amigo dele e irmão dele. E vamos deixar o diretório decidir. Vamos deixar todo o partido decidir.

Tribuna – Quem apostar numa ruptura perde a aposta?
Leão – Sim. Com certeza. Quem apostar numa ruptura perde a aposta.

Tribuna – Qual o cenário que o senhor vê mais palpável em 2014?
Leão – Eu ainda acho que Neto [ACM Neto, prefeito de Salvador] será candidato a governador. Ainda acredito. Até hoje João Henrique se arrepende de não ter sido o candidato a governador naquela época. Eu acredito que Neto será candidato a governador. Então se você botar a figura do Neto como candidato a governador, que Neto está bem, está forte. Eu não sou de esconder a realidade para ninguém. Vamos ver. Ou nós nos unimos bastante ou pode acontecer uma tragédia. Se não for Neto, nós não temos oposição.

Tribuna – Geddel Vieira Lima não tem condições de unificar a base de oposição?
Leão – Muito difícil. Gosto muito de Geddel, mas gosto muito é de Lúcio. Lúcio é o ex-presidente do partido, que agora é Geddel. Mas Lúcio é nosso colega. É uma figura maravilhosa. Agora não acredito que o PMDB tenha condições de unificar a base da oposição na Bahia.

Tribuna – O senhor acredita que o cenário nacional, aliado ao momento econômico do país e como Dilma estará em 2014 vai influenciar na escolha do candidato na Bahia?
Leão – Com certeza. Se for Dilma ou se for Lula. O cenário nacional hoje, você vê passeatas, isso e aquilo, o Brasil não é o mesmo de 30 dias atrás. Hoje nós temos um Brasil totalmente modificado. É passeata, reclamações em mais de 100 cidades no país. As grandes cidades estão. Inclusive muitas pessoas que vão para essas passeatas que não sabem nem o que é que estão pedindo. O cara não sabe nem por que está ali. Ele está ali por estar. É aquela oportunidade que a pessoa tem de reclamar. Eu vi um vídeo até no avião, que quem me mostrou foi a deputada Alice Portugal, de uma senhora com uma criança no colo, com o marido do lado, ela dizia: “eu estou aqui nessa passeata para modificar. Eu quero que tire o flúor da água que nós bebemos”. “Eu quero que se modifique a situação mundial”. Ela não estava ali pelo preço da passagem, ela estava por causa do flúor. Aí você vai: Zé Mané vai porque a conta de luz dele veio alta. O outro tá porque está sem dinheiro para pagar a conta de água.

Tribuna – O senhor acredita que esses protestos que estão acontecendo no país vão obrigar os políticos a mudar suas práticas, a forma de fazer política?
Leão – Com certeza. O político hoje que não se adaptar à mídia social e que não mostrar à mídia social aquilo que está fazendo, como ele está fazendo e de que maneira ele vai fazer, ele pode ir para o fracasso.

Tribuna – O senhor avalia que esse recado das ruas vai exigir uma nova forma, inclusive de gerir a coisa pública?
Leão – Com certeza. Eu acho que o povo está pedindo aquilo que é certo: transparência. Transparência na coisa pública. Isso já deveria ter acontecido há 15 ou 20 anos. Não era agora não. Era logo após, quando nós tivemos o problema das Diretas Já, a população deveria ter continuado com esse tipo de receita. Isso que eles estão nos dando é uma receita para a gestão pública.

Tribuna – Qual é essa receita?
Leão – Essa receita é seriedade, é honestidade, é você ter capacidade, gerir bem. O que é que o povo quer? Quer ver acontecer. Por exemplo, o cara que vai no hospital e não consegue ser atendido, o cara que vai numa repartição pública. Isso vai acontecer, inclusive, de uma maneira geral. Até o funcionário público que não atender bem a população está sujeito a ter um piquete na repartição pública dele contra ele. Contra aquele determinado Zé Mané lá, que não atendeu bem a população. Isso aí é um exemplo que está sendo e cada dia vai melhorar. Eu, se estou aqui, faço uma convocação para uma determinada coisa, eu chego no hospital e não sou bem atendido, faço uma convocação, eu posso juntar 500 ou mil pessoas imediatamente.

Tribuna – Estamos no meio da Copa das Confederações. O senhor acredita que o Brasil e que Salvador estão se mostrando negativamente para o mundo?
Leão – Não, não vejo muito isso não. Eu acho que Salvador vai fazer uma grande Copa, porque a Bahia é bonita. A Bahia é gostosa. Quem vem de fora e chega na Bahia sai daqui apaixonado. Então, Salvador vai fazer uma grande Copa e está fazendo uma grande Copa das Confederações. Isso que está acontecendo aí é titica naquilo que nós vamos fazer na Copa do Mundo.

Tribuna – Muito está sendo questionado sobre a incapacidade do poder público de atender as demandas da população. O senhor acredita que há um risco dessa carga voltar contra os políticos que estão hoje no poder?
Leão – Não, não acredito. Eu acredito que nós vamos ter um grande problema inicialmente que é a eleição ao lado da Copa do Mundo. E hoje com uma mídia social que é excepcional. Eu adoro essa mídia social. Eu vejo isso como um grande avanço da população. Zezinho lá na Barra, lá no São Francisco, ele bota uma coisa lá agora, cinco minutos depois, 15, 20, 50, 100 pessoas curtiram o que ele botou lá. Então isso vai fazer com que, cada vez, o poder público seja mais ágil. O governo precisa utilizar mais dessa rede social. O próprio governo precisa saber utilizar isso aí. Secretário de estado falar um com o outro pela rede social.

Tribuna – Vai exigir um diálogo maior do que acontece hoje?
Leão – Lógico. Secretários falaram entre si, com o governador através da rede social. Porque é “bate-pronto”. É no momento. Se estou com um problema aqui, lá em Chorrochó, boto uma mensagem lá para o meu governador, o que é que faz? Estou fazendo isso, isso e isso, você concorda? Posso fazer? Isso é a rede social hoje.

Tribuna – Como o senhor avalia o governo Wagner? Qual o principal erro e qual o principal acerto?
Leão – Eu aprendi muito com o governador Jaques Wagner. Eu fui secretário de Infraestrutura no estado e aprendi, mas aprendi muito, com ele. Wagner, politicamente, é nota 1000. Eu não tiro um. Wagner será um segundo Lula. Porque o Lula é expert em política. Agora Wagner, o que é que ele precisa? Cobrar mais dos seus secretários. Precisa estar mais presente na cobrança da administração. Não dar muitos poderes a um único secretário ou a outro ou a outro.

Tribuna – O governador peca no aspecto de gestão?
Leão – Ele não peca no problema de gestão. Ele confia. E ele deve cobrar mais. Ele deve estar mais presente com todos os secretários dele. Eu acho Wagner uma figura excepcional.

Tribuna – Ele vai conseguir eleger o sucessor com facilidade?
Leão – Tudo caminha para isso. Se for desta maneira e da maneira que estão dizendo que até ACM Neto vem, ele bota um boneco lá e ele faz o boneco.

Tribuna – Existe a possibilidade de o PP não marchar com o candidato do governador Jaques Wagner?
Leão – Rapaz, se não nos derem nada, nós vamos procurar nosso caminho. Qualquer caminho. O PP tem dois candidatos potenciais que podem ser candidatos a governador. O deputado Mário Negromonte seria um excelente candidato a governador. O deputado João Leão pode ser candidato a governador. Se não tiver, nós vamos partir para o risco.

Tribuna – Como o senhor avalia o governo ACM Neto em Salvador? Ainda está tímido?
Leão – Olha, eu acho que você não pode fazer avaliação nenhuma do governo ACM Neto. Eu não posso avaliar um governo que tem cinco meses de mandato. Então, não posso. Eu posso dizer uma coisa: vejo que ACM Neto está com muita vontade de acertar. E é o tchan de todo prefeito quando entra. É acertar. Eu tenho 53 prefeitos de municípios diferentes que me acompanham. Todos os 53 estão mortos de vontade de acertar. E ACM Neto está aí. É um deles. Que está morto de vontade de acertar.

Tribuna – Por que uma obra como a Ferrovia Oeste-Leste insiste em não sair do lugar?
Leão – Essa obra é muito complexa. Essa obra é a maior obra do estado da Bahia desde a sua história. Você tem aí um porto, que vai começar a sair, que vai começar a andar, o Porto Sul. Quero agradecer ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que me deu, entregou em primeira mão, a outorga da mina da Bamim. “Leão, em sua homenagem, venha aqui que eu tenho um presente para você”. Fui lá e recebi da mão dele a outorga da mina. Porque, sem mina, a Bamim não ia fazer nunca o porto. Como é que eu não tenho o direito da exploração da minha mina e eu vou construir um porto? Pra quê? Para exportar o quê? É isso que eu disse ao ministro, botou na cabeça dele, foi lá, nós fizemos aquele seminário em Barreiras, demonstramos isso, foi uma das coisas que falei no seminário, e conseguimos arrancar a exploração da mina. Porque sem a Bamim, sem a mina, a Ferrovia Oeste-Leste passaria a ter uma viabilidade imediata. Porque você tem ali, só numa mina, 45 milhões de toneladas de transporte para a ferrovia. Aí você tem para o oeste da Bahia mais 10 milhões de toneladas e tem mais 5 milhões de toneladas de ida para o oeste da Bahia. A Ferrovia Oeste-Leste é realmente a maior obra da Bahia nos últimos 500 anos.

Tribuna – O ministro César Borges vai ter capacidade de tirar essa obra do papel?
Leão – Está tendo. Meu pai dizia que se conhece o homem pelo arriar da mala. O arriar da mala de César Borges está bom para burro. Realmente, César Borges está lá: “cheguei e quero consertar isso aqui e quero botar para andar”. Esta semana, nós estamos tirando agora o lote 5 e o lote 5A que é a ponte sobre o rio São Francisco, porque a ponte precisa atravessar o rio São Francisco pra chegar em Barreiras, no oeste da Bahia, que pra Bahia é o mais interessante, que é produção da sua soja, do seu milho, do seu algodão. Nós temos, na Bahia, o melhor algodão do mundo, a melhor soja do mundo e o melhor milho do mundo. A maior produtividade de todos esses produtos. E César quer ultrapassar o São Francisco. Na hora que ultrapassar o São Francisco, eu vou dizer: “César, você é um retado”.

Tribuna – Por que as obras públicas são tão ruins e tão caras, deputado?
Leão – Eu não considero as obras ruins. Eu era secretário de Infraestrutura e cheguei com um projeto na mesa do governador que era a duplicação da CIA-Aeroporto. Então, o governador olhou e falou: “mas, rapaz, uma concessão disso, vai ser um negócio meio complicado”. Porque o PT não gosta, não queria concessão. E eu disse: “mas governador, é a maneira que nós temos de viabilizar a região metropolitana”. E ele acatou e aceitou. E hoje você vê, aquilo é uma obra ruim? É uma obra bem feita e é uma obra que está realmente servindo o estado e feita num espaço de tempo muito curto. Então, o que é que nós precisamos? Precisamos ser modernos. Às vezes, os administradores públicos reclamam da 8666. Eu fui relator da 8666. Então, eu não vejo problema na 8666. Quando fui secretário de Infraestrutura, eu fiz 600 e tantas concorrências, na base da 8666. Estão todas aí. Nós fizemos 4 mil quilômetros de rodovia na Bahia. Não vejo nenhum problema na 8666. Agora, o sistema novo que sair do PAC, para você fazer a licitação mais rápida, é outro sistema melhor que a 8666. Então, é você querer trabalhar. Quem trabalha, Deus ajuda.
Tribuna – Qual a expectativa do senhor para o processo eleitoral, que foi antecipado por conta do próprio governo federal?
Leão – Primeiro lugar, por tudo isso que está acontecendo, nesta última semana, que Deus nos proteja. A nós todos. A população que está nas ruas e a nós políticos. O Brasil, a partir de agora, tem uma nova cara. Político que é político se adequa a essa nova cara ou está fora do jogo. Eu, graças a Deus, não tenho medo de passeata, não tenho medo de absolutamente nada. O que é que Bahia pode esperar de João Leão? É aquilo que ele vem fazendo durante esse tempo todo. Muito trabalho, muita luta, muita seriedade, muita honestidade. Por que você dizer que você mesmo é honesto é um negócio meio complicado, mas eu tenho um estirpe na minha vida, que é olhar no olho do empreiteiro – que eu tratei com empresas quando secretário e como prefeito e trato como deputado – não tenho medo de ter contato com empresas, não tenho medo do contato com o público. E você dizer: vamos trabalhar, vamos trabalhar com seriedade. Esse é o futuro da Bahia. Está na seriedade, na competência e na vontade política. Fonte: Jornal Tribuna da Bahia- Osvaldo Lyra/Colaboraram: Fernanda Chagas e Fernando Duarte/ Foto: Bahia Notícias.



ACM Neto anuncia via exclusiva de ônibus da Lapa ao Iguatemi.

Prefeito ACM Neto quer criar via para ônibus da Lapa ao Iguatemi.
O prefeito ACM Neto afirmou nesta terça-feira, 25, que vai apresentar nos próximos dias projeto de vias exclusivas para ônibus da Lapa ao Iguatemi, orçado em R$ 1 bilhão. "Vamos aproveitar muito bem parte dos R$ 50 bilhões que a presidente prometeu liberar para o setor de transportes", afirmou.
Neto participou do encontro nesta segunda, 24, com a presidente Dilmae ao retornar a Salvador afirmou que a prefeitura também vai lançar, depois de quase 20 anos, a licitação para a escolha dos novos concessionários do transporte coletivo. 
Com manifestação marcada para quinta-feira na cidade, o prefeito disse que quer receber as lideranças dos manifestantes, no Palácio Tomé de Souza, para dialogar. Fonte: Jornal ATarde.

Um homem foi assassinado nesta madrugada no Centro Histórico de Salvador.

Um homem foi assassinado nesta madrugada no Centro Histórico. Jorge Oliveira dos Santos foi encontrado com marca de um tiro no tórax no interior de um prédio ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Pelourinho. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime.
Outro homem, de identidade ignorada, foi morto com disparos de arma de fogo em Mata Escura por volta de 5 horas. A autoria e motivação do crime são ignoradas. Fonte: Jornal Atarde.

Confira os destaques do Lauro News desta terça-feira (25/06):

DESTAQUES

  • Acidente

    Polícia investiga afogamento de adolescente de 14 anos no Jambeiro
    25/06/2013
  • Festa

    SIlvano Salles encerra festejos de São João em Lauro de Freitas
    25/06/2013
  • Queda

    Pesquisa aponta que Lauro de Freitas foi a cidade baiana que mais demitiu em maio
    25/06/2013
  • Procon

    Operação Conjunta apreende fogos de artifício em Lauro de Freitas
    20/06/2013

Silvanno Salles encerra última noite do Arraiá da Gente em Lauro de Freitas‏


Após quatro dias intensos de muito forró e arrasta-pé, o Arraiá da Gente encerra à noite desta segunda-feira (24), com a apresentação do Cantor Apaixonado, Silvanno Salles, que trouxe para o público presente na Praça da Matriz, vários sucessos de sua carreira.
Para a estudante, Celine Santos, a última atração do Arraiá da Gente foi perfeita, pois ela é fã do cantor. “Gosto muito das músicas dele. Na hora que estiver tocando irei para bem próximo do palco”, comenta. Opinião compartilhada pela turista de Itapetinga, Mara Cristina Alves, que admite não perder a oportunidade de acompanhar uma apresentação do artista.   
Além do Cantor Apaixonado, passaram pelo palco montado na Praça da Matriz, neste último dia de apresentações do Arraiá da Gente, a Banda Astros do Forró e o cantor Renato Fechine com sua banda.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o apoio do Governo do Estado da Bahia/Bahiatursa, e da Petrobras, o Arraiá da Gente lotou as Praças da Matriz e Martiniano Maia durante todos os dias da festividade junina. 

Festejos juninos sem ocorrência policial
Após quatro dias de festa, o município de Lauro de Freitas encerra o Arraiá da Gente sem nenhum registro policial. Segundo informações do Major da 52ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar, Marcelo Grun, o São João foi tranquilo e não houve prisões nem queixas entre os dias 21 e 24 de junho.
A segurança do evento foi realizada em parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, totalizando um efetivo de 71 agentes, que atuaram em esquema de plantão, garantindo a ordem pública e a alegria da festa em cada dia do festejo.

Fonte: DECOM PMLF.


VIVER BEM: Espalhe flores pela casa ou...

VIVER BEM: Espalhe flores pela casa ou presenteie alguém com essa dádiva na natureza. Quanto mais coloridas e fresquinhas forem melhor para o ambiente.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

VIVER BEM: No inverno a fome aumenta e a...

VIVER BEM: No inverno a fome aumenta e a tentação de comer coisas gordurosas também. Fique de olho na balança.

São João dos Bairros abre as festividades em Lauro de Freitas‏.


Nesta sexta-feira (21) será realizado no bairro de Itinga, a partir das 20h, no Largo do Caranguejo o São João dos Bairros com a apresentação de César Sampaio “O cantor dos ritmos”. Outra opção para quem vai curtir as festas na cidade acontecerá no Coreto da Praça da Matriz, no Centro da cidade que terá o forró pé-de-serra, xote, galope e baião do Grupo 20Xotear, no mesmo horário.

O São João dos Bairros é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o apoio do Governo do Estado da Bahia/Bahiatursa, e da Petrobras. “O São João dos Bairros estimula a população a participar dos festejos juninos e resgata a tradição comunitária da nossa cidade”, destacou o prefeito Márcio Paiva.

De acordo com a secretaria da Secult, Márcia Tude, o São João nos Bairros acontece durante todo o mês de junho com as festas nas escolas, trezena de Santo Antônio e com as comemorações nos bairros do Centro e de Itinga. “O festejos juninos reúne as famílias e proporciona alegria e diversão para a população”, afirma a secretaria.


Lauro de Freitas estará em clima de festa junina com o “Arraiá da Gente” nos dias 21 a 24 de junho, a festa levará alegria e animação para cidade. No dia 22, às 16h, será exibido o jogo Brasil x Itália, no telão montado na Praça da Matriz (Centro). Após a partida, a animação do público fica por conta da banda de forró Brilho Lunar.


Na véspera do São João (23), a partir das 13h30, tem apresentação das bandas Forró Milho Doce e Trio Asa Branca, no Coreto da Praça da Matriz. A partir das 19h, tem mais forró com as bandas D.Giló, Relampeou, e com os cantores Wellington Pacheco, Eralson Romão e Elaine Fernandes.


Ainda no domingo (23) o público poderá curtir no Espaço Alternativo, armado na Praça Martiniano Maia a partir das 15h30 as bandas Brincantes do Nordeste, Jribeiro, Isaias Sampaio e Forró Pé de Oiti, Fiinho e Pavio Aceso.


No dia em que se homenageia o santo junino (24), no centro da cidade a partir das 10h, tem o Circuito de Rua - com a Tradição Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue e Cangaceiros. Para a grande noite de encerramento dos festejos, no palco principal da Praça da Matriz, a animação fica por conta do forrozeiro Renato Fechine, do romantismo do cantor Silvano Sales e da banda Astros do Forró.


Além dos shows, o Arraiá da Gente terá uma ampla infraestrutura, que inclui sanitários químicos, área de alimentação com barracas de comidas e bebidas típicas e ornamentação com materiais reciclados, inspirada nas tradições religiosas e com cores da Copa das Confederações. Fonte: DECOM PMLF. Foto: Macarennah.


terça-feira, 18 de junho de 2013

I Semana Transdisciplinar Serviço Social em Lauro de Freitas.

Foto

Olodum lança canção para Copa das Confederações.

“Bola na rede valeu, é gol / Pode vibrar, Olodum chegou / Um mar de braços balança / Samba na ginga da dança / Futebol, Alegria, Olodum é paixão”. Com este refrão o Olodum abre alas para a Copa da Confederação. De autoria de Jucka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz a canção, batizada de Olodum Raiz do Brasil, é uma homenagem do Olodum ao futebol.


Embaixador da Copa de 2014, o grupo nos jogos do Brasil e nos que acontecem na Arena Fonte Nova também apresentará o hino nacional em forma de Samba Reggae. No dia 20 no jogo Nigéria e Uruguai, no dia 22 no jogo Brasil e Itália e no dia 30 na definição do terceiro lugar da Copa das Confederações, o Olodum estará ao lado de baianos e turistas na transmissão destes jogos no Largo do Pelourinho.
História da torcida - O Olodum desde 1990, por iniciativa do então vice-presidente Petronilio Alves (Petu) organiza a Torcida pela Seleção Brasileira de Futebol. Logo no inicio foi feito um show para FIFA em Lausane na Suíça, pelos 90 anos da entidade. O grupo já acompanhou a seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos, em 1998 na França, em 2002 na Coréia do Sul. Em 2006 na Alemanha, o Olodum foi convidado pela FIFA para o show de abertura em Berlim no Portão de Braderburg junto com Pelé e outros campeões do mundo.
Em 2002, na Copa do Mundo da Coréia e Japão, por solicitação da Jornalista Wanda Chase, a Torcida Brasil Olodum, tornou-se noticia nacional e internacional. A festa foi no Pelourinho, quando o grupo comandou uma grande torcida brasileira pelo titulo mundial, transmitido pela TV Globo e por Galvão Bueno como a torcida pé quente da conquista do Pentacampeonato de futebol.
Em 2006, desde maio foram organizados os eventos da Torcida Brasil Olodum na Praça Pedro Arcanjo e no Largo do Pelourinho, nos dias de jogo do Brasil, para um público de mais de dez mil pessoas. Em 2009, a Escola Olodum recebeu a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador que veio visitar as instalações do estádio de Pituaçu. No dia do anuncio pela FIFA, a Banda Olodum fez um show no Pelourinho para comemorar com uma grande festa da Torcida Brasil Olodum. No mesmo ano, a Torcida Brasil Olodum realizou uma grande festa no Largo Tereza Batista para ajudar a seleção brasileira de futebol a se classificar para o primeiro mundial na África do Sul em 2010.
No Carnaval de 2010, O Bloco Olodum homenageou o futebol através do Tema Índia, Brasil, África do Sul – A terceira visão, com ênfase nas copas do Mundo de 2010 e 2014. Em 2013 o tema do Carnaval do Olodum foi: Samba, Futebol, Alegria - As raízes do Brasil. O tema abordou a criação do Samba e da paixão pelo futebol com a alegria e energia dos brasileiros e lembrou as raízes da formação social do país.

Lauro de Freitas decreta ponto facultativo nos dias 20 e 21 de junho.

A Prefeitura de Lauro de Freitas estabeleceu ponto facultativo para o funcionalismo público municipal nos dias 20 e 21 de junho, tendo em vista que a região possui um intenso fluxo de veículos durante a semana e o município localiza-se próximo a Salvador, cidade que irá sediar no dia 20 uma das partidas da Copa das Confederações (Uruguai x Nigéria). A alteração foi publicada através do decreto nº 3.649, de 17 de junho de 2013.
O decreto também considerou os festejos juninos, que ganharam destaque na região, gerando um maior deslocamento da população para os municípios do interior baiano e a relevância desta Copa para a economia e o turismo local, tornando a mobilidade urbana uma das prioridades do evento. Fonte: DECOM.

Vereadora realiza mais um encontro com os moradores de Portão.


Finalizando uma série de reuniões nas comunidades de Lauro de Freitas neste primeiro semestre de 2013, a vereadora Mirela (PSD) participou nesta segunda-feira (17) de mais um encontro com a comunidade de Portão, na Associação Beneficente e Organizadora dos Festejos de Santo Antônio.
 “O objetivo desta iniciativa é ouvir as demandas dos moradores e levar respostas de problemas levantados por eles em reuniões anteriores, como a do último dia 13 de maio”, explica a vereadora.
Na ocasião, Mirela lembrou a comunidade da indicação nº176/2013, que ela apresentou à Câmara Municipal no último dia 6 de junho, solicitando a recuperação do campo de futebol de Vila Nova de Portão. “No documento ainda pedimos a implantação de alambrados, arquibancadas, vestiários e banheiros”, acrescenta a edil.
Outro questão pontuada na reunião desta segunda-feira foi em relação a outra indicação de Mirela (nº163/2013), que prevê a construção de encosta e obra de drenagem também em Vila Nova, na rua São Cristovão B. Pires, Quadra 5,  aprovada por unanimidade na sessão do último dia 21 de maio. Fonte: Assessoria de imprensa da Ver. Mirela.

Inscrições do ProUni começam nesta sexta-feira.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na sexta-feira (21) e vão até o dia 25 de junho. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. A portaria que regulamenta o processo seletivo do programa está publicada na edição desta terça-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU).
O ProUni oferta bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Segundo o Ministério da Educação, serão 90.010 bolsas no segundo semestre deste ano. Desse total, 55.658 serão bolsas integrais e 34.352 parciais, de 50% do valor das mensalidades das instituições particulares.
As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são para os candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Pode se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior. É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter tido bolsa integral em escola particular. Fonte: Agencia Brasil.

Aprenda a fazer um delicioso Pão de Forno.

PÃO DE FORNO

Ingredientes
• 1 kg de farinha de trigo sem fermento
• 1 pacote de fermento biológico
• 2 copos de leite morno
• 2 ovos grandes
• 5 colheres de açúcar
• 300 g de manteiga (ou margarina)
• 1 colher de chá de sal
• 1 pacote de queijo ralado
700g de farinha de trigo sem fermento
1 pacote de fermento biológico
600ml leite morno
5 colheres de açúcar
3 colheres  de margarina
½ copo de óleo
1 colher de chá de sal
1 pacote de queijo ralado

Modo de Preparo
1. No liquidificador bata todos os ingredientes, sem a farinha de trigo.
2. Despeje a mistura numa tigela e acrescente a farinha, aos poucos, misturando bem com uma colher de pau, até que vire uma massa uniforme e homogênea.
3. Unte uma forma grande com manteiga e farinha de trigo
4. Despeje a massa na forma e espalhe
5. Deixe descansar por uma hora, nesse tempo a massa deve crescer por isso a forma que você usar deve ser grande.
6. Passado o tempo do descanso, asse o pão em forno alto até dourar.
7. Depois de assado, passe por cima do seu pão margarina ou manteiga e polvilhe com queijo ralado.

Informações Adicionais • Dica: você pode fazer uma massa mais mole na consistência de bolo e colocar metade da massa na forma, rechear com queijo e presunto e cobrir com o restante da massa.