terça-feira, 30 de abril de 2013

SEC abre inscrições para 23 mil vagas no cursinho pré-vestibular gratuito.


Estão abertas as inscrições para 23.625 vagas do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As vagas estão distribuídas em 186 municípios baianos e em Salvador. As aulas acontecem em 31 locais – escolas, organizações não governamentais (ONGs) e associações.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos), até o dia 10 de maio, mês em que também serão divulgados os nomes dos contemplados, locais para matrícula e data de início das aulas.

O programa oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Atividades

O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais e aulas de português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história e geografia. Além das aulas regulares, serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.

O edital com todas as informações, inclusive sobre a documentação necessária para matrícula, está disponível no Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br/). A secretaria também esclarece dúvidas referentes à inscrição pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

De acordo com informações da Secretaria da Educação, somente nos últimos seis anos, o programa Universidade para Todos contribuiu para o ingresso de, aproximadamente, oito mil estudantes da rede pública em cursos da educação superior das universidades estaduais do Estado da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).


Fonte: Jornal Correio da Bahia.




Adeptos do candomblé se irritam com proposta de vereador e organizam protesto.

Defensor dos animais, Marcell quer proibir que terreiros sacrifiquem animais (Foto: Divulgação).

A proposta do vereador Marcell Moraes, que visa proibir que os terreiros de candomblé possam sacrificar animais em oferendas aos orixás, deixou adeptos da religião africana irritados.


Líderes do movimento negro se reunirão às 14h da próxima segunda-feira (6), para protestar contra a proposta do vereador. Um grupo de pessoas que discorda da proposta, irá até a Câmara de Vereadores trajando roupas ligadas à religião do candomblé.


De acordo com Marcell Moraes, o ato de sacrificar animais deve ser revisto. O político chegou a sugerir que” plantas e folhas sejam utilizados no lugar dos bichos”. Marcell disse ainda que “os orixás são bons e puros” e que, por isso, “vão compreender se os adeptos da religião acatarem esse novo tipo de oferenda”, reforçando que a proposta não tem cunho religioso, apenas prevê a defesa dos bichos.


A convocação, organizada pela Associação Religiosa de Cooperação entre Terreiros (Ardecente), discorda da postura do político e resumiu a atitude como “arcaica e medieval”. Fonte: Jornal Correio da Bahia.

Cadeirante liderava quadrilha de estelionatários idosos, diz polícia .

O cadeirante Jailton Jesus Andrade, 50 anos, é apontado pela polícia como um dos líderes da quadrilha de estelionatários presos, na segunda-feira (29), por investigadores da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris). O grupo começou a ser desarticulado em 22 de abril, com a prisão de outra líder, Valdete Costa de Oliveira, também conhecida como Amanda.


Jailton era um dos responsáveis pelo recrutamento, em outros estados, de idosos que pudessem atuar como laranjas na compra e venda fraudulentas de terrenos, imóveis e veículos em Salvador.

O gaúcho Luis Eduardo Schreinert, 48, o cearense Francisco Bibiano Correia Sampaio, 64, e o paulista Antônio Gato, 73, também foram presos e apresentados, na companhia de Jailton, na tarde desta terça-feira (30), no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade.

Luis Eduardo, Bibiano e Antônio foram flagrados pelos investigadores no momento em que tentavam resgatar um Fiat Uno Vivace, vendido por Valdete a uma moradora do Uruguai. Ao ver a estelionatária e os comparsas presos na tevê, a mulher quis desfazer o negócio e solicitou a ajuda de uma tia que conhecia Luis Eduardo, intermediário na negociação de devolução.


Antônio, Luiz Eduardo, Francisco e Jailton foram apresentados nesta terça-feira

A compradora do automóvel avisou a polícia, que aguardou a chegada do trio que iria desfazer o negócio. Ouvida pela delegada delegada Fernanda Porfírio, titular da 1ª DT/Barris, a compradora do carro disse que não sabia que estava sendo vítima de um golpe.

Jailton foi flagrado pelos policiais em um apartamento, no Edifício Nápoli, na Barra, onde morava. O endereço foi fornecido pelos três presos. O imóvel era utilizado para hospedar os idosos trazidos de outros estados, como Antônio Gato, que já estava no local há quase 40 dias.

De acordo com a Polícia Civil, o cadeirante atuou como despachante nos anos 90, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Ele era o responsável por falsificar os documentos usados nos golpes. Segundo a delegada Maria Fernanda, cada um dos criminosos tinha, pelo menos, dois RGs com nomes diferentes.


Valdete foi presa na noite do dia 22. Ela riu na delegacia e disse não ter certeza da própria idade

 
Preços baixos

Os bens adquiridos pelo grupo eram revendidos a preços abaixo do mercado. Luis Eduardo já teria arrecadado, com os golpes, um valor estimado em R$ 300 mil. Além do Uno Vivace, foram apreendidos ainda um Honda Civic, adaptado para deficiente e utilizado por Jailton, um Fiat Siena, uma certidão falsa de compra de um terreno, localizado em Brasília, e cédulas de RG preenchidas com dados dos laranjas, mas sem as fotos.

Os criminosos disseram à delegada que cada cédula era adquirida, em Brasília, por R$ 100 cada. “Em Salvador, os documentos recebiam fotos para serem usados nos golpes”, disse a delegada.

Luis Eduardo, Bibiano, Antônio e Jailton foram autuados em flagrante por uso de documentos falsos, falsificação de documento público e formação de quadrilha. Eles já têm passagens pela polícia de diversos estados por tráfico, roubo, receptação, estelionato e crime ambiental. Os quatro estão custodiados na carceragem da 1ª DT, à disposição da Justiça. Fonte: Jornal Correio da Bahia.
   

CONVITE: Lançamento do TOPA e Brasil Alfabetizado ‏ 2013!

VIVER BEM: Uma boa iluminação...

VIVER BEM: Uma boa iluminação dá vida nova aos ambientes. Use luz natural de dia e a noite luminárias, abajures e lutres com luz clarinha.

Polícia investiga se execução de eletricista em carro tem ligação com tráfico.

Um homem foi executado a tiros dentro de um carro na manhã de segunda-feira (29) em Lauro de Freitas. O eletricista Marcelo de Matos Braga, 23 anos, foi morto a caminho do trabalho.


Segundo informações da polícia, o crime aconteceu na rua Jailton Ferreira, por volta das 9h. De carona, Marcelo ia para uma faculdade onde prestaria serviço como eletricista. Em um sinal, quando o carro parou, dois homens em uma moto, encapuzados, se aproximaram. Eles mandaram o motorista não se mexer e atiraram várias vezes contra Marcelo - ele foi baleado cinco vezes na cabeça e no tórax.


Depois dos disparos, os homens fugiram na moto. O eletricista morreu no local. O motorista do carro não teve ferimentos.


Em setembro do ano passado, Marcelo chegou a ser detido como suspeito depois de um tiroteio em que um policial militar ficou ferido e um traficante morreu. A polícia, no entanto, não tem informações sobre se ele tinha envolvimento com o tráfico e se isso teria relação com o crime. Nenhum suspeito foi identificado até o momento. Fonte: Jornal Correio da Bahia.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

VIVER BEM: Passar um creme hidratante nos pés...

VIVER BEM: Passar um creme hidratante nos pés e massagea-los bem, ajuda o corpo a relaxar e se prepar para o sono.

Eletricista é encontrado morto dentro de carro em Lauro de Freitas.

Um eletricista foi encontrado morto em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta segunda-feira (29). O corpo de Marcelo Matos Borges, 23 anos, estava dentro de um Fiat Idea vermelho, placa JNS 9867, estacionado rua Rodrigo Matos Braga, no centro da cidade.

A vítima apresentava cinco marcas de tiro na cabeça e no tórax, segundo a Central de Polícia. A 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas) investiga a motivação do crime. O autor dos disparos ainda não foi identificado. Fonte: Jornal Correio da Bahia.


Seminário discute juventude negra.


A Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), através do Departamento de Ações Afirmativas, juntamente com a Secretaria da Juventude realizam no dia 6 de junho o Seminário Municipal de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Lauro de Freitas.



Dentre os temas propostos para Seminário, tiveram destaque o relacionamento da juventude com a sustentabilidade e a mídia e a menor idade penal. O evento foi definido após reunião realizada na última quinta-feira, 25 de abril, com representantes dos Terreiros de Candomblé, do Movimento Hip-Hop de Lauro de Freitas, do Portão City e do Colégio Kléber Pacheco.

O seminário ainda não tem local definido e a grade de palestrantes será divulgada em breve. Na próxima quinta-feira, 2 de maio, uma nova reunião será realizada para dar andamento às ações. Fonte: DECOM Foto: Circulo Palmarino.
 

sábado, 27 de abril de 2013

VIVER BEM: Para quem tem pressão alta...


VIVER BEM: Para quem tem pressão alta, recomenda-se medir a pressão uma vez por mês, caso ela esteja estabilizada. Se não, será necessário de 2 a 3 vezes por semana. 

A partir de segunda, tarifas do pedágio ficarão mais caras.


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Os motoristas que trafegar na BA-093 pagaram pedágio mais caro, pois as tarifas do pedágio serão reajustadas nesta segunda-feira (29).

Os reajustes para automóveis, furgões e camionetes ficam em média de R$ 0,20 (Vinte centavos) a mais, ou seja, de R$ 2,80 passam a pagar R$ 3,00.

Questionada por muitos, a concessionária Bahia Norte, responsável pelo pedágio, informa que o aumento é baseado no IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo.


Confira a tabela abaixo:




Foi inaugurada a sede da Secretaria da Juventude em Lauro de Freitas.


Na oportunidade foi relançado o programa Escola de Cadetes Mirins com 700 vagas.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Nesta sexta-feira (26/04) foi inaugurada a sede da SEJU- Secretaria Municipal da Juventude, no município de Lauro de Freitas. O órgão foi promessa de campanha do prefeito Márcio Paiva (PP) e pretende trabalhar em prol da juventude do município, principalmente jovens que se encontram em estados de risco social. A sede funcionará na Casa Amarela, na Av. Beira Rio, s/n.

A jornalista esportista Juliana Guimarães foi reafirmada secretária do órgão e prometeu se dedicar ao cargo: “Moro na cidade há mais de 20 anos, conheço os problemas que afetam nossos jovens. Agradeço ao prefeito por me confiar neste cargo, prometo zelar por essa confiança”.

Na oportunidade o prefeito anunciou a relançamento do programa ESCOLA DE CADETES MIRINS com 700 vagas iniciais. O programa foi extinto após a gestão de Moema Gramacho (PT). Márcio pretende aumentar as vagas para 2.500 até o final do ano.

A secretaria não tinha sede para exercer de forma plena, mesmo assim as ações estavam sendo desenvolvidas na cidade. Na semana passada a secretária e sua equipe estiveram em Vila Nova de Portão aonde será implantada a primeira unidade de atendimento a juventude, nessa unidade será ministrado cursos e oficinas. Para selar o compromisso com a comunidade o grupo percussivo AXÉLADA foi uma das atrações do evento. O grupo circense BOMBOLÊ também se apresentou no local.



quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONVITE: Prefeitura convida para a inauguração da sede da SEJU.

VIVER BEM: Quando tiver um dia difcil no trabalho...

VIVER BEM: Quando tiver um dia difcil no trabalho, chegue em casa, tome um banho e faça alguma atividade que te dê prazer para aliviar a tensão.

Banda PATCHANKA está de volta e prepara novo cd.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



Depois de bom tempo fora do mundo da música,a banda de axé PATCHANKA está de volta.

Nesta quinta-feira (25), músicos estarão em estudio gravando seu novo cd com aproximadamente 20 faixas músicais. Segundo informações dos próprios componentes da banda, a seleção musical será bastante eclética, envolvento tanto músicas da banda quanto de outros cantores. A data e local de lançamento ainda não foi divulgado.

Delegação com 50 médicos Italianos visita Lauro de Freitas.


Na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, uma comitiva com cerca de 50 médicos da rede pública de saúde da Itália esteve reunida com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, a fim de trocar informações sobre a Saúde no município.

Durante o encontro, os médicos conversaram sobre a possibilidade de parcerias e convênios entre a Itália e o município de Lauro de Freitas. O evento aconteceu no Riverside Convention Center e contou também com a presença de secretários do governo.

Os médicos estão na Bahia com o objetivo de implantar um laboratório que fabrica medicamentos e integradores alimentares para gestantes. De Lauro de Freitas seguirão para Salvador para conhecer o Hospital do Subúrbio. Fonte: DECOM.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Senai, Pronatec e Senac têm mais de 5 mil vagas gratuitas.


Qualificar jovens para oportunidades que já existem no mercado de trabalho, e que pagam bem. É esse o objetivo das 5.230 vagas gratuitas abertas em cursos técnicos que formam profissionais em 45 carreiras diferentes. A oferta é restrita a quem está cursando o ensino médio ou concluiu os estudos há pouco tempo. 

Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do governo federal, são 1.440 vagas em 17 cursos, que serão ocupadas através de sorteio eletrônico – as aulas serão ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em convênio com a Secretaria da Educação do Estado, e começam  dia 6 de maio, com duração de um ano. As inscrições vão  até o sábado (27) e serão feitas através do Portal da Educaçãohttp://www.educacao.ba.gov.br/

O próprio Senai também seleciona alunos para 3.790 vagas em outros 28 cursos. Nesse caso, é necessário participar de uma seleção. As provas estão marcadas para 26 de maio e serão compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, e as aulas estão previstas para começar no dia 15 de julho. Os cursos durarão cerca de seis meses, com carga de 4 ou 5 horas diárias. As inscrições devem ser feitas entre os dias 29/04 e 15/05, no sitewww.unibrasilvestibulares.com.br


Fonte: Rafael Rodrigues.





Prefeito Márcio Paiva anuncia obras de pavimentação em cerca de 17 ruas do Jardim Picuaia (Itinga).


Em entrevista há uma emissora de Rádio em Salvador, o Prefeito de Lauro de Freitas Dr. Márcio Paiva (PP) falou sobre o comprometimento do Governador Jaques Wagner (PT) ao assinar o documento que transfere a responsabilidade da continuidade das obras do Metrô de Salvador com extensão até a nossa cidade.

O documento prevê a conclusão e as regras para a administração da Linha 1 do metrô (Lapa a Pirajá) e a implantação da Linha 2 do metrô (Paralela a Lauro de Freitas). Também foi assinada a transferência para o Governo da Bahia, da administração da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelos trens do subúrbio.

Na ocasião, o Prefeito também falou sobre o inicio das obras de pavimentação do Jardim Picuaia. “A partir de hoje (24), a Prefeitura já estará enviando tratores para realizarem uma limpeza nas ruas Teócrito Batista, José Leite, Antenor Tourinho, Cidade de Deus, Ruas A-B-C e D, Terceira Travessa da Teócrito Batista, ou seja, ao todo serão cerca de 17 ruas pois, sabemos que as chuvas estão aí e existem certas localidades também em nosso município que acabam ficando vulneráveis e por isso, a nossa gestão encontra-se preocupada e mobilizando todas as suas atenções através da Sesp e demais outras secretarias”, disse o prefeito.

Márcio Paiva também ressaltou que após as chuvas, a cidade passará por um longo processo de recapeamento asfáltico. “Nós iremos trabalhar no sistema de tapa buracos, sabemos que este processo não se pode dar inicio com a continuidade das chuvas, por isso é que pedimos a compreensão de todos”, disse. Fonte: Silva Júnior.




VIVER BEM: Luzinhas de televisão, DVD e computadores...

Luzinhas de televisão, DVD e computadores ligadas, atravessam as pálpebras e incomodam o sono. Desligue antes de dormir.

Manifestantes desocupam condomínio do Minha Casa Minha Vida.


Os manifestantes acampados no Residencial Lauro de Freitas, no Capelão, começaram a desocupação nesta quarta-feira, 24 de abril. O empreendimento, de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, faz parte do Programa Federal Minha Casa Minha Vida.

Após a desocupação o residencial será vistoriado e reparado pela Caixa e a Construtora Gráfico Engenharia para ser entregue, conforme previsão contratual, aos legítimos proprietários. Assim que os reparos necessários forem feitos, a Caixa marcará uma nova data para a Prefeitura entregar as chaves dos apartamentos. Fonte: DECOM.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Destaques do Lauro News!

Nesta tarde chuvosa de terça-feira (23/04), confira os destaques do Lauro News- Lauro de Freitas bem informada:

DESTAQUES

  • Polícia

    Tentativa de homicídio no Colégio Américo Simas vai parar no Ministério Público
    23/04/2013
  • Serviço

    Abastecimento de água é interrompido em Lauro de Freitas segundo a Embasa
    23/04/2013
  • Mobilidade

    Doutor Márcio assina contrato do Metrô Salvador-Lauro de Freitas com governo
    23/04/2013
  • Qualificação

    Lauro de Freitas abre vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico
    23/04/2013


 

Prefeito participa de homenagem aos 50 anos da Câmara Municipal de Lauro de Freitas.



O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, participou nesta segunda-feira, 22 de abril, da Sessão Solene "Experiência no Legislativo" em homenagem aos 50 anos da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, que aconteceu no Cine Teatro, no Centro da cidade.
Durante pronunciamento, Márcio Paiva ressaltou que antes de ser eleito prefeito do município, esteve por dois mandatos como vereador na Câmara Municipal. "Fico muito feliz de poder comemorar esse aniversário da Câmara onde desempenhei por a função de fiscalizador poder público”, declarou o prefeito.
A cerimônia foi encerrada com pronunciamento do presidente da Câmara, Gilmar Oliveira, e contou com a presença dos atuais vereadores de Lauro de Freitas, da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Moema Gramacho, do Comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Marcelo Grun, do vereador da primeira legislatura, Antônio Custódio, dos ex-vereadores Edson Pereira das Neves e Francisco Pereira Franco e historiador Gildásio Freitas, que fez um relato sobre a história da CMLF.
A sessão solene foi projeto de autoria da vereadora Aline Oliveira. Os 54 ex-vereadores do município foram homenageados durante a cerimônia, que concedeu também Moção de Congratulação a funcionários e ex-funcionários da Câmara. Fonte: DECOM.

Grande Passeio entre amigos para CALDAS DO JORRO (BA).



Participe do grande passeio entre amigos para CALDAS DO JORRO-BA. Vá e conheça a terra das águas quentes.


LOCAL: Caldas do Jorro (BA)
SAÍDA: 18/05/2013, ás 22:00 horas- Bar do Galego (Itinga);
RETORNO: 19/05/2013, às 17:00 horas
VALOR: R$ 70,00 (Setenta reais)
Podendo ser pago 50% antecipado e 50% do valor no dia da viagem.
CONTATOS: (71) 8247-0010 (Galego do Veja Bem)/ (71) 8126-1670 (Paulinho).

OBS: Não aceitamos devolução da passagem.

Senai vai abrir 3 mil vagas em cursos gratuitos na Bahia.


O Senai-Ba vai abrir processo seletivo para preenchimento de 3790 vagas nos Cursos de Aprendizagem Industrial de nível básico. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 29/04 e 15/05, no site www.unibrasilvestibulares.com.br. Será respeitado o limite máximo de dez inscrições por vaga. As provas estão marcadas para 26 de maio e serão compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.


As vagas são para cursos como Auxiliar de Laboratório Químico, Operador de Sonda, Moldagem por injeção, Manutenção Mecânica, Caldeiraria, Inspeção de Qualidade, Comunicação de Dados, Soldagem, e Desenhista. 

As aulas começam no dia 15 de julho. Os candidatos serão convocados em ordem de classificação, obedecendo ao curso, turno e cidade escolhidos. Os cursos vão ser realizados em Salvador e em diversas cidades do interior. Fonte: Jornal Correio da Bahia.

VIVER BEM: Evite comentar insatisfações...

Evite comentar insatisfações do trabalho com colegas e fazer fofoca. Se algo lhe incomoda, converse com o chefe.

Prefeito assina convênio que leva metrô para Lauro de Freitas.


O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, esteve presente nesta segunda-feira, 22 de abril, na solenidade para a assinatura do acordo que transfere o Metrô de Salvador (Linha 1) para a administração do governo do Estado e prevê a construção do Sistema Metroviário Salvador - Lauro de Freitas (Linha 2).

“Tenho certeza que a construção do metrô vai melhorar muito a mobilidade urbana do município, porque você não leva só o trem, você leva o crescimento e a melhoria de vida para a população laurofreitense”, afirmou o prefeito Márcio Paiva.

A solenidade aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito de Salvador, ACM Neto, do vice-governador Otto Alencar, da senadora Lídice da Mata, do senador Walter Pinheiro e demais autoridades.

Metrô
A Linha 1, que foi projetada para ter 12 km e ligaria o Centro de Salvador até o bairro de Pirajá, atualmente possui apenas 6 km prontos, da Rótula do Abacaxi à Estação da Lapa. Já a construção da Linha 2, deverá ligar a estação do Bonocô até o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Fonte: DECOM.



Fuebol

jdgfjsafaskgreh dhagfjhfk ds gsdfhsdgfjsbfh hfsdhfudsfsdh fjh....

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Rio Vermelho vence o ADP de goleada.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


O time Rio Vermelho venceu o ADP de goleada no Campeonato da Liga, em Lauro de Freitas. O jogo aconteceu ontem (21/04), no Estádio Gerino Souza Filho. Mesmo com 1h15min de atraso, os jogadores dos dois times entrarem em campo com aparências de cansados, o Rio Vermelho tirava a bola fácil das mãos do ADP.


Rio Vermelho venceu o ADP por 5 X 0, deixando a comunidade de Portão entristecida. Os inconformados argumentam que a faixa etária dos jogadores do vencedor contra os coroas do perdedor influenciou bastante na partida.



Resumo da partida


Jogo ADP X Rio Vermelho


1° Tempo:
Com 1h15min de atraso, jogadores dos dois times entram em campo com aparências de cansados. No ADP os jogadores camisas 16 e 20 são criticados pela torcida, mesmo assim não foram substituídos pela comissão técnica. O camisa 16 por aparentar fora de forma, pesado dentro de campo e o segundo, camisa 20 já entrou mancando. O contrário do Rio Vermelho, os jogadores de camisas 07 e 20 começaram marcando bem. Não foi a toa que nos 17 minutos de jogo, o time faz seu primeiro gol. Depois de três minutos fez o segundo gol.
Durante a partida o jogador camisa 07 do ADP tira a bola na mão do Rio Vermelho numa jogada clássica, driblando com estilo.

2° Tempo:
O terceiro gol veio logo poucos minutos. O goleiro do RV toma uma bolada, fica paralisado, assustando a plateia, mas se reanima.
O RV continua tirando a bola fácil do ADP e o jogador 20 do ADP continua caindo feito uma jaca mole no gramado.
No ADP sai jogador camisa 13 entra o 18. Sem esperar, sai o quarto gol do Rio Vermelho. Placar final Rio Vermelho 5 X 0 ADP.



Fundada a Associação de Imprensa de Lauro de Freitas.


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto: Márcio Brito.


Composição da chapa: Ladislau, Márcio, César, Carlos, Ricardo, JP e J Claudino.


No último sábado (20/04) foi criado a ASSOCIAÇÃO DOS VEÍCULOS DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS. Apesar do presidente, eleito ex-vereador Augusto César Pereira dos Santos, ter recentes entrosamentos na comunicação da cidade, a maioria do membro foi composta pela maioria que vive a comunicação local diária. A associação irá tentar agregar todos os veículos de comunicação e imprensa da cidade.

A reunião aconteceu na residência de César, aonde o mesmo presidiu a Assembleia, declarando abertos os trabalhos da entidade. O mesmo foi escolhido por unanimidade, em chapa única. Veja como fica a composição:

PRESIDENTE- Augusto César Pereira do Nascimento;
VICE-PRESIDENTE- Márcio Luiz Alves de Brito;
SECRETÁRIO- Ladislau Leal dos Santos;
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAL- João Paulo Junqueira;
DIRETOR DE EVENTOS- José Claudino de Carvalho;
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO- Carlos Roberto Cruz de Almeida Sobrinho;
TESOUREIRO- José Ricardo Brito Vieira.


domingo, 21 de abril de 2013

DONA DYSSE: Edição especial!

Dona Dysse me disse que:

O Blogueiro LADISLALAU LEAL, resolveu avaliar e divulgar em seu blog nomes dos secretários que compõem a gestão do prefeito Márcio Paiva (PP). Confira abaixo a nota dada por LADISLALAU LEAL para cada um deles. Isso está um comentários danado!


LADISLAU LEAL.



111 dias do governo do " 11 ", hoje 21 de abril e vamos avaliar, com notas de ZERO a DEZ os SECRETÁRIOS que compõem esta equipe. Hoje é DOMINGO, sem as chuvas esperadas por que o dr. é abençoado e Deus arrumou uma casinha por aqui está morando em Lauro de Freitas. A média para passar é Nota 5,0. Relax.  Vamos lá :



I - Secr. Especial da Juventude - Juliana Guimarães NOTA 4,O



II - Procura - Geral - Juliana Burgos                        NOTA 7,O



III - SECULT - Márcia TUDE                                 NOTA 10,O



IV - SETREL - José BOMFIM                                NOTA  10,0



V -   SEINFRA - Dr. André                                      NOTA     7,0



VI - Secr. de ADMINISTRAÇÃO ~Bebel Carvalho                            NOTA      9,0



VII - Secr de SAÚDE  - Dr. Bruno Barreto                                               NOTA    10,0



VIII - Secr. de Governo - Dr.  Márcio Leão                                               NOTA       8,0



IX - Secr. de Assuntos Estratégicos  - Dr. Marcelo Abreu                              NOTA        5,0



X - SEPLAN       - Eliana Marback                                                           NOTA 8,0



XI SETTOP -  Major MUSTAR                                                NOTA  8,0



XII - SEMARH- Márcio ( biólogo )                                            NOTA 8,0



XIII - SPM - Secr. de Políticas p Mulheres                                   NOTA 7,0



XIV - Secr. de EDUCAÇÃO - Edmílson Pereira                           NOTA 4,O



XV - Secr. Chefe de Gabinete  Edmílson                                        NOTA  7,0



XVI - Secr da FAZENDA  - Dr. Barreto                                        NOTA 8,0



XVII - DECOM  - Lidiane                                                               NOTA   8,0



XVIII - Superintendência Ind e Comércio                                          NOTA 9,0



XIX    - Superintendência Ciência e Tecnologia                                   NOTA 6,0


Faltou quem , anônimo ? Lembra aí, vai e melhora , diminui ou dá  a transferência de alguns. 

"É como usar drogas. Comecei a fazer e não consegui parar", diz pedófilo de Santo Amaro.

Edvaldo atraía as crianças prometendo trabalhos como modelo.

Sobre a mesa da delegacia, calcinhas com motivos de coração, tops de bichinhos e outras tantas peças íntimas com florzinhas e desenhos infantis. Aquilo era apenas parte das provas de um crime que se estendeu por 15 anos. 


Durante esse período, segundo calcula a Polícia Civil de Santo Amaro, no Recôncavo, Edvaldo Nascimento dos Santos, 47 anos, aliciou, abusou e fotografou cerca de 60 meninas. Todas pré-adolescentes e adolescentes, entre 10 e 17 anos, que aparecem nas imagens nuas, seminuas ou em trajes íntimos. Edvaldo foi preso anteontem. 

Além das peças de roupa, a polícia apreendeu dezenas de álbuns de fotografia, CDs, DVDs, pen drives, duas CPUs de computador, fitas de vídeo, quatro máquinas fotográficas e uma minifilmadora. A maioria estava na residência de Edvaldo. Os policiais prenderam o fotógrafo após 15 dias de investigação, depois de uma denúncia anônima.   

A todo momento, novas vítimas, acompanhadas dos pais, reconhecem o acusado. Oito já prestaram depoimento. Mais quatro estão marcadas para segunda. Até ontem, nenhuma das garotas havia relatado estupro com ato sexual consumado. 

“De fato, elas não relatam ter sido abusadas com ato sexual. Dizem que foram fotografadas, o que pode até diminuir, mas não tira a monstruosidade do crime”, disse o titular da delegacia de Santo Amaro, José Antonio Teixeira. 

Edvaldo será indiciado não só por pedofilia, mas também por estupro de vulnerável. Desde 2009, todo ato de cunho sexual praticado com menor de 14 anos, mesmo com consentimento e sem penetração, pode ser considerado crime de estupro de vulnerável. “Se condenado, ele pode pegar de 8 a 12 anos de prisão”, diz o delegado.  

Segundo a polícia, Edvaldo atraía as garotas com promessas de trabalho como modelo. A polícia investiga a denúncia de que o fotógrafo vendia as imagens para grupos internacionais de pedofilia na internet. “Ainda estamos investigando a veracidade disso”, disse delegado.



CDs, DVDs, pen drives e câmeras fotográficas foram apreendidos. Mas as provas mais simbólicas do crime
são as calcinhas com motivos infantis.



O crime chocou ainda mais porque Edvaldo chegou a trabalhar oito anos no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) que, entre outras coisas, trabalha com crianças e adolescentes e, no caso de Santo Amaro, fica no mesmo prédio do Conselho Tutelar do município. 


Tido na cidade como um homem de bem, Edvaldo é bastante conhecido, já que fazia fotos de eventos e, ultimamente, trabalhava no Memorial Edith do Prato, organização cultural pertencente à Câmara de Vereadores, que homenageia a percussionista e cantora santo-amarense. “Não havia nada que desabonasse sua conduta. Articulado com a cultura, fazia fotos dos eventos que produzia”, contou o chefe do Serviço de Investigação (SI), José Roberto Paim.   

Fetiche
Ao CORREIO, olhando para as marcas do seu próprio crime, Edvaldo se disse “um doente”.  “É como usar drogas. Comecei a fazer e não consegui parar. Pensei em pedir ajuda. Acho que é uma doença”, afirmou, aparentemente tranquilo. 

Insistindo que não cometeu estupro com sexo, ele argumentou que foi movido por um fetiche. “Me satisfazia com as fotos. Nunca nem me masturbei”, garantiu, reconhecendo que, em 15 anos, deu um beijo em uma das vítimas. 
Casado, pai de dois filhos, Edvaldo negou que atraía as adolescentes com promessas de trabalho como modelo. Mas uma das vítimas confirmou as promessas. Hoje com 14 anos, a menina foi fotografada aos 12. “Disse que uma agência estava interessada por alguém do meu tipo físico.  Fiz algumas fotos com roupa. Depois, falou que a Avon (empresa de cosméticos) se interessou por um ensaio com lingerie. Quando vi, tava posando só de calcinha”, contou.

    

Tão estranha quanto a prática de Edvaldo foi o que, segundo o próprio, desencadeou seu desejo de fazer imagens de crianças nuas. Ele diz que se inspirou no livro Anjos Proibidos, do fotógrafo carioca Fábio Cabral. Lançado em 1991, com 25 fotos de crianças e adolescentes seminuas, o livro foi retirado das livrarias. “Achei inusitado e resolvi imitar”, concluiu.

Delegado quer preso fora de Santo Amaro
A permanência de Edvaldo Nascimento dos Santos em Santo Amaro é considerada arriscada, já que a cidade está revoltada com o crime. “Toda hora chega um pai e uma mãe aí chorando com suas filhas. A cidade está em polvorosa”, disse o chefe do SI da delegacia, José Paim. Por motivos de segurança, o delegado José Antonio Teixeira enviou ofício à comarca da cidade solicitando a transferência do pedófilo para Salvador, pelo receio de uma investida “com pretensão de Justiça com as próprias mãos”. 

Até o início da tarde de ontem, Edvaldo estava sem advogado. “Acho difícil algum colega pegar o caso”, disse um defensor na delegacia. Mas uma advogada aceitou o serviço. Uma ex-colega do Creas, onde o acusado trabalhou, disse que todos estavam surpresos. 

O Memorial Edith do Prato, onde Edvaldo  trabalhava ultimamente, já havia fechado quando a reportagem chegou. 


Fonte: Jornal Correio da Bahia/ Alexandre Lyrio- Rede Bahia/ Foto: Almiro Lopes..


sábado, 20 de abril de 2013

Seminário mostra que trabalho infantil na Bahia ainda está longe de acabar.



“Justiça e Trabalho Infantil: uma questão de direitos humanos”, é o tema do seminário promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra 5). O evento que reuniu magistrados, advogados e autoridades foi aberto nessa quinta-feira (18/4), e segue até hoje na sede do TRT-, no bairro de Nazaré .
De acordo com Rosemeire Fernandes, juíza do Trabalho do TRT5, diversas ações estão sendo implantadas na Bahia, mas, assim como em outras cidades do Nordeste, a Bahia de um modo geral enfrenta uma realidade muito grave comparada aos demais estados . Ela destaca que houve uma redução no número de crianças envolvidas no trabalho infantil no estado, mas a situação ainda é preocupante.
“O que se nota hoje, é que essa redução vem diminuindo de velocidade e isso é preocupante. Atualmente temos uma grande evasão escolar e um grande número de crianças envolvidas no trabalho informal e doméstico a maioria meninas, fora as crianças que carregam as nossas compras nos supermercados e que passam despercebidos aos olhos da sociedade. O trabalho infantil informal ainda é um dos mais graves no Nordeste”.
Ainda segundo a magistrada, o seminário vai colher propostas para a III conferencia Global sobre trabalho infantil, que ocorrerá, no mês de outubro, em Brasília. Ela destaca também que o Tribunal da Justiça apóia diversas ações na capital e no interior. A ideia, segundo a Juíza, é defender a competência da Justiça do Trabalho para apreciar os pedidos de autorização para o trabalho infantil, que só em 2011 registrou mais de três mil autorizações de trabalho em todo pais, ou seja, crianças com menos de 16 anos, a maioria do estado de São Paulo, sendo autorizadas a desenvolver esse tipo de trabalho.
“A carência material da família não pode justificar o trabalho infantil. O que deve ser observado e acatado pelos juízes ao liberar um pedido de autorização de trabalho infantil é o que está determinado na constituição federal que diz claramente que é vedado o trabalho abaixo de 16 anos salvos na condição de aprendiz”, explicou a juíza.
A presidente do TRT5ª - Vânia Chaves destacou que atualmente cerca de três mil crianças no Brasil são vitimas da exploração de mão de obra infantil e que os juízes representam o papel de agentes sócias no combate a esse tipo de crime. “Nós como condutores, não podemos ficar inertes a esses dados. São milhares de crianças no mundo inteiro que perdem a inocência e o direito a educação por conta dessas ações”, disse a presidente. Fonte: Rivania Nascimento.