quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Uneb e Secopa abrem 210 vagas em cursos gratuitos de espanhol e inglês.



A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) estão oferecendo 210 vagas para cursos gratuitos de espanhol e inglês. As vagas são destinadas a estudantes com idade a partir de 16 anos.


A inscrição para turmas de espanhol deve ser feita até o dia 6 de fevereiro, na sede do Núcleo de Estudos Hispânicos (Nehis), parceiro da iniciativa, no Campus I da Uneb, em  Salvador.

As aulas vão ser ministradas no período de 18 de fevereiro a 31 de maio no Colégio Polivalente do Cabula (CPC), nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, no Colégio Thales de Azevedo, nas segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e no Departamento de Ciências da Vida (DCV), aos sábados, das 13h às 17h.

O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) está com 105 vagas abertas – distribuídas em três turmas – para o curso de inglês. Os interessados devem se inscrever entre os dias 1º e 6 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, na sede do núcleo. Para se inscrever é necessário ter em mãos as cópias do comprovante de residência, RG e CPF.

As aulas, que acontecem entre os dias 18 de fevereiro e 31 de maio, vão ser realizadas no Instituto Central de Cidadania, localizado no bairro de Pernambués, nas terças e quartas-feiras, das 9h às 11h, no Colégio Thales de Azevedo, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, e no Campus I da Uneb, aos sábados, das 8h às 12h.


Minha Casa Minha Vida sorteia 341 apartamentos em Lauro de Freitas



Foram sorteados 341 apartamentos .
Na manhã desta quarta-feira, 30 de janeiro, a Caixa Econômica Federal, realizou o sorteio de 341 apartamentos para os inscritos no Minha Casa Minha Vida, programa do Governo Federal em parceria com o município de Lauro de Freitas. As unidades habitacionais pertencem ao condomínio Quinta da Glória, em Itinga, que tem ao todo 500 apartamentos, que serão sorteados até o final da semana.
O sorteio foi realizado no Terminal Turístico de Portão por representantes da Caixa Econômica Federal e contou com a presença do vice-prefeito Bebel Carvalho e da secretária de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), Josy Cruz.
“O sorteio desses apartamentos significa o começo da mudança na vida dessas pessoas e aumenta a nossa responsabilidade para realizar as intervenções necessárias e levar os equipamentos públicos que os moradores vão precisar na localidade”, declarou o vice-prefeito Bebel Carvalho.
O agente de limpeza Antônio Luís Souza Santos, 41 anos, foi o segundo sorteado nesta quarta-feira e expressou sua felicidade em conseguir a casa própria: “É a realização de um sonho, trabalho em Lauro de Freitas, mas minha mulher e filhos moram em Salvador, agora vou poder trazê-los para perto de mim. Estou muito feliz e muito emocionado”, disse.
Após o sorteio, os moradores poderão se dirigir ao condomínio para vistoria dos apartamentos. Logo depois será marcada a data para entrega das chaves. O condomínio Quinta da Glória levou dois anos para ser construído e conta com 500 apartamentos divididos em 25 torres e áreas de lazer como quadra de esportes, parque e quiosque. Fonte: ASCOM/ Fotos: Ademilson Céo.


Lauro de Freitas: Prefeito cria comissão para fiscalização de boates



O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, decidiu criar uma comissão de fiscalização de boates e bares do município. A comissão vai reunir representantes das secretarias de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (SMARH), Serviços Públicos (Sesp), Devesa Civil e Corpo de Bombeiros para verificar as instalações das boates e casas de show.
A medida foi tomada após o incêndio que matou mais de 200 pessoas e feriu outras 116 numa boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo, 27 de janeiro. Fonte: ASCOM.

Casal preso por tráfico de pessoas morava em Cajazeiras.



O casal preso pela Polícia Federal em Salvador nesta quarta-feira (3), acusado de traficar pessoas para a Espanha, residia e aliciava jovens em Cajazeiras. Conforme informações divulgadas em entrevista coletiva na tarde de hoje, "Neguinha" e "China", como eram conhecidos, convenciam jovens do bairro a ir trabalhar na Europa como dançarinas em casas de show.
Cinco baianas foram libertadas após o desbaratamento da quadrilha e estão sob custódia da Polícia Espanhola (Cuerpo Nacional de Policia). Uma outra brasileira, de prenome Renata, foi presa na Europa acusada de atuar no tráfico das jovens, juntamente com um espanhol, que era seu companheiro.
A operação Planeta, realizada pela PF e a Polícia Espanhola, foi motivada por uma denúncia anônima realizada “Ligue 180” da Secretaria de Política Para as Mulheres (SPM), do Governo Federal.
Ao serem aliciadas as mulheres contraíam voluntariamente uma dívida de mil euros com o casal de Cajazeiras, com a promessa de ganhar cem euros por dia de trabalho. Ao chegar na Espanha, contudo, a quadrilha retirava o passaporte das jovens, e forçava as vítimas a se prostuírem.
De acordo com a PF, as vítimas ganhavam cem euros por programa e recebiam ameaças contra suas famílias, caso tentassem se recusar a participar do esquema. Fonte: Jornal Correio da Bahia/ Foto: Divulgação/Polícia Federal



PSB: Reinado de Solange Aquino chega ao fim.


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail..com).


Carlucho e Solange Aquino.


O reinado de Solange Aquino, no PSB (Partido Socialista Brasileiro) chega ao fim. Quem assume a presidência do partido é o vereador Manoel Carlos, o Carlucho. Solange comandou o partido por dois mandatos consecutivos (04 anos).

A disputa interna entre Carlucho e Paulo Aquino, Irmão de Solange, tem causado grande divergência e evasão partidária.

Vereador Carlucho assume a presidência sem eleição.
“Divergência é normal, todo partido tem, até que se preserve o respeito mútuo. Isso é bom para o crescimento do partido no município”- diz Carlucho.

O vereador Carlucho foi nomeado presidente sem eleição, escolhido pelo diretório estadual, o qual dá o aval final das decisões, liderado pela Senadora Lídice da Mata.







THUS MAY: Barely...


THUS MAY: BARELY significa: Apenas. Eg: I don’t need much money barely peace and love.




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Confira os destaques desta terça-feira (29) do Lauro News!


DESTAQUES

  • Serviço

    Incidente interrompe fornecimento de água em Lauro de Freitas
    29/01/2013
  • Polícia

    Preso homem que estuprou cobradora no Largo do Caranguejo
    29/01/2013
  • Saúde

    Prefeitura apresenta projeto de prevenção e controle da dengue
    29/01/2013
  • Política

    Doutor Márcio participa de Encontro Nacional de Prefeitos
    29/01/2013

Preso homem que estuprou cobradora no Largo do Caranguejo

Suspeito de estuprar uma cobradora de transporte complementar de 22 anos,Vanilton Pires, 34 anos, foi preso nesta segunda-feira.
De acordo com o delegado Jacinto Alberto, titular da delegacia de Itinga, a vítima voltava para casa depois do trabalho, por volta de 2h, quando percebeu que era seguida.
Vanilton arrastou a jovem para um beco no Largo do Caranguejo e a estuprou.
Ela conseguiu fugir e foi socorrida por um homem que a levou para a delegacia.

THUS MAY: Easygoing...


THUS MAY: Não seja radical, busque ser uma pessoa EASYGOING. A palavra EASYGOING significa: FLEXIVEL.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fiéis da Igreja Universal realizam mutirão de evangelização.


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Fiéis sairam as ruas de carreata.

Cerca de 300 fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, da Av. São Cristovão, no bairro de Itinga realizaram um mutirão de evangelização. Eles saíram pelas ruas do bairro, acompanhados de carro de som, entregando jornais, panfletos, e encartes contendo informações da denominação. O Grupo Jovem também participou do ato, explicando a vinda do Senhor Jesus para as pessoas que transitavam no momento da ação. Segundo eles a necessidade de falar de Cristo para outras pessoas fez com que o grupo fizesse essa iniciativa.



Show de bola é campeão do Torneio Quadrangular em duas categorias.


Torneio homenageou o professor e jornalista Hamilton Vieira.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Show de Bola Mirim jogando contra o Bahia Mirim.

O time “Show de Bola” Futebol Clube foi o campeão em duas categorias do Torneio de futebol Quandrangular realizado ontem (27) no Parque Santa Rita em Itinga. O time disputou com dois adversários, nas categorias Mirim e Juvenil dando literalmente um show de bola em campo. Na primeira partida jogou com o Independentes futebol Clube Talismã (Jd. Talismã) dando 2X0. No segundo jogo disputou com o Bahia (Escolinha oficial do Bahia) fechando o placar de 4 X 1, se consolidando campeão do torneio deste ano. O título de vice ficou para o Bahia. O Centenário Juvenil (Jd. Centenário) ficou no terceiro lugar da colocação.

Antes das partidas os jogadores realizaram um minuto de silêncio em homenagem ao professor e jornalista Hamilton Vieira. Ele morava na localidade e muito querido por todos.

Show de Bola Juvenil curtindo troféu.

Bahia Juvenil curtindo troféu.

Centenário Juvenil fica em 3° lugar da colocação.

 RESULTADO DO TORNEIO:

*Categoria Mirim: 
Campeão- Show de Bola Futebol Clube;

*Categoria Juvenil:
1° Lugar/ Campeão: Show de Bola Futebol Clube
2° Lugar/ Vice-campeão: Bahia (Escolinha oficial do Bahia)
3° Lugar: Centenário Juvenil Futebol Clube. 



THUS MAY: Hike...


THUS MAY: Hike é uma ótima atividade física. A palavra HIKE significa Caminhar

domingo, 27 de janeiro de 2013

Sobe para 248 o número de mortes no incêndio da boate Kiss no Rio Grande do Sul.


O número de vítimas no incêndio da boate Kiss, na madrugada deste domingo (27/1) subiu para 248. Desses, 14 morreram nos hospitais.
Saiba quem são os que morreram na boate KissAlan Rembem de Oliveira 
Alexandre Anes Prado 
Alisson Oliveira da Silva 
Allana Willers
André Cadore Posser
Andressa Ferreira
Andressa Thalita Farias Brissow
Ângelo Nicoloso Aita
Ariel Nunes Andreatta
Augusto Cesar Neves 
Augusto Malezan de Almeida Gomes 
Augusto Sergio Krauspenhar da Silva 
Bárbara Moraes Nunes
Benhur Retzlaff
Bernardo Carlo Kobe 
Bibiana Berleze
Bruna Brondani Pafhalia 
Bruna Eduarda Neu
Bruna Graeff
Bruno Kräulich
Camila Massulo Ramos
Carlitos Chaves Soares 
Carlos Alexandre dos Santos Machado 
Carolina Simões Côrte Real
Cássio Garcez Biscaino 
Cecília Soares Vargas
Clarissa Lima Teixeira 
Daniel Knabbem da Rosa
Daniel Cechim
Daniela Betega Ahmad
Daniele Dias Mattos
Danilo Brauner Jaques
Danriei Darin 
David Santiago de Souza 
Débora Chiappa Forner 
Deives Marques Gonçalves
Diego Comim Silvéster
Dionatha Kamphorst
Douglas da Silva Flores 
Dulce Raniele Gomes Machado
Elizandro Oliveira Rolin 
Emerson Cardozo. 
Erika Sarturi Becker
Evelin Costa Lopes 
Fábio José Cervinski 
Felipe Vieira 
Fernanda Fischer 
Fernando Michel Devagarins Parcianello 
Fernando Pellin 
Flávia Decarle Magalhães 
Flávia Maria Torres Lemos
Franciele Araujo Vieira 
Franciele Soares Vargas
Franciele Viziole 
Gabriela Corcine Sanchotene 
Gabriela dos Santos Saenger 
Geni Lourenço da Silva 
Giovane Krauchemberg Simões
Greicy Pazzini Bairro
Guilherme Pontes Gonçalves
Guino Ramom Brites Burro
Gustavo Ferreira Soares
Heitor Santos Oliveira
Heitor Gonçalves
Helio Trentin Junior
Henrique Nemitz Martins
Herbert Magalhães Charão
Hericson Ávila dos Santos
Igor Stefhan de Oliveira
Ilivelton Martins Koglin
Ivan Munchem
Jacob Thiele
Jaderson da Silva
Janaina Portella
João Aloisio Treulieb
João Carlos Barcellos
João Paulo Pozzobom
João Renato Chagas de Souza
José Luiz Weiss Neto
José Manoel Rosa da Cruz
Juciane Bonella
Julia Cristofari Sául
Juliana Moro Medeiros
Juliana Oliveira dos Santos
Juliana Sperone Lentz
Juliano de Almeida Farias
Kellen Pereira da Rosa
Kelli Anne Santos Azzolin
Larissa Terres Teixeira
Lauriane Salapata
Leandra Fernandes Toniolo
Leandro Avila Leivas
Leandro Nunes da Silva
Leonardo de Lima Machado
Leonardo Lemos Karsburg
Leonardo Machado de Lacerda
Leonardo Schoff Vendrúsculo
Letícia Ferraz da Cruz
Lincon Turcato Carabagiale
Louise Victoria Farias Brissow
Luana Behr Vianna
Lucas Fogiato
Lucas Teixeira
Luciane Moraes Lopes
Luciano Ariel Silva da Silva
Luciano Tagliapetra Esperidião
Luiz Antonio Xisto
Luis Carlos Ludin de Oliveira
Luiz Eduardo Viegas Flores
Luiz Felipe Balest Piovesan
Luiz Fernando Riva Donati
Luiza Alves da Silva
Luiza Batistella Püttow
Maicon Afrolinario Cardoso
Maicon Douglas Moreira Iensen
Maicon Francisco Evaldt
Marcelo de Freitas Salla Filho
Maria Mariana Rodrigues Ferreira
Mariana Comassetto do Canto
Mariana Moreira Macedo
Marilene Iensen Castro
Marina Kertermann Kalegari
Martins Francisco Mascarenhas de Souza Onofre
Marton Matana
Matheus de Lima Librelotto
Matheus Engers Rebolho
Matheus Pacheco Brondani
Maurício Loreto Jaime
Melissa Bergemeier Correia
Melissa Dalforno
Michele Dias de Campos
Micheli Froehlich Cardoso
Miguel May
Mirella Rosa da Cruz
Monica Andressa Glanzel
Murilo de Souza Barone Silveira
Murilo Fumaco
Natiele dos Santos Soares
Neiva Carina de Oliveira Marin
Odomar Gonzaga Noronha
Octacílio Altíssimo Gonçalves
Patrícia Pazzini Bairro
Pamela de Jesus Lopes
Paula Batistella Gatto
Pedro de Oliveira Salla
Pedro Morgental Silva
Rafael de Oliveira Dorneles
Rafael Ferreira
Rafael Quilião Oliveira
Raquel Daiane Fischer
Rhaissa Gross Cúria
Rhuan Scherer de Andrade
Ricardo Custódio
Ricardo Dariva
Ricardo Stefanello Piovesan
Rodrigo Belling Hausen Bairros Costa
Roger Barcellos Farias
Roger Dallagnol
Rogério Cardoso Ivaniski
Rogério Floriano Cardoso
Rosabe Fernandes Rechermann
Ruan Pendeza Callegaro
Sabrina Soares Mendes
Sandra Leone Pacheco Ernesto
Shaiana Antolini
Slvio Beuren
Susiele Cassol
Tailan Rembem de Oliveira
Taís da Silva Scaplin de Freitas
Taíse Carolina Vinas Silveira
Tanise Lopes Cielo
Thailan de Oliveira
Thanise Correa Garcia
Thiago Amaro Cechinatto
Tiago Dovigi Cegabinaze
Uberafara Soares Bastos Junior
Vagner Rolin Marastega
Vandelcork Marques Lara Junior
Victor Macagnan
Vinicius Greff
Vinícius Marconato Uggeri
Vinicios Paglnossim de Moraes
Vinicius Silveira Marques de Mello
Vinissios Montardo Rosado
Vitória Dacorso Saccol
Viviane Tólio Soares
Wicton Schmitz

SETREL participa do Torneio Quadrangular em Itinga.


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



A Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer participou do Torneiro Quadrangular realizado neste domingo (27/01) no Parque Santa Rita, no bairro de Itinga. Crianças de várias escolinhas de futebol disputaram 04 troféus e medalhas. Ao total foram 07 times disputando em duas categorias Mirim e Juvenil. As que não estavam participando dos jogos puderam brincar nos equipamentos do departamento de Lazer.  

O Secretário de Esporte José Bonfim e sua equipe estiveram presente. Bonfim fala da importância do evento: “Dentro deste campo de futebol temos mais de cem crianças, que sonham ser um dia atleta profissional, por isso devemos ajudar, incentivar, taí a importância deste evento”.

Antes da partida participantes fizeram uma singela homenagem ao professor e jornalista Hamilton Vieira, com um minuto de silêncio. O Torneio foi realizado pela Escolinha Show de Bola com apoio da SETREL.



Crianças brincaram no famoso pula-pula.


Confira o resultado do Torneio:

*Categoria Mirim:
 Campeão- Show de Bola Futebol Clube;

*Categoria Juvenil:
1° Lugar/ Campeão: Show de Bola Futebol Clube
2° Lugar/ Vice-campeão: Bahia (Escolinha oficial do Bahia)
3° Lugar: Centenário Juvenil futebol Clube.



Vitória vence mais uma e dispara na liderança do Nordestão.


O Vitória jogou diante da sua torcida, entrou em campo como favorito e não decepcionou. Com dois gols do estreante Renato Cajá, o Leão bateu o ASA de Arapiraca por 2x1 neste domingo, 27, no Barradão e disparou na liderança do Grupo C da Copa do Nordeste com 9 pontos e 100% de aproveitamento. O time alagoano segue na lanterna da chave, com três derrotas nos três jogos disputados.
O rubro-negro dominou o jogo desde o primeiro minuto e pouco foi incomodado pelo adversário. Dominando a partida, o Leão abriu o placar logo aos nove minutos. O volante Neto Coruja avançou pela direita e rolou para o meio da área. Cajá, sozinho, empurrou para o fundo das redes.
Ainda na primeira etapa, o Vitória arrancou no contra-ataque e Renato Cajá recebeu a bola na entrada da área e acertou um belo chute, sem chance para o goleiro Gilson.
Durante o segundo tempo, o Vitória tentou cadenciar o jogo e atacou menos o adversário. O que no início da partida parecia ser uma goleada se transformou em um segundo tempo de poucas jogadas ofensivas de ambos os lados. O time alagoano, inferior tecnicamente, continuou levando pouco perigo ao gol de Deola e o Vitória acabou somando os três pontos.
Mesmo com a entrada de Nino Paraíba e Alan Pinheiro (no lugar de Dimas e Marquinhos), visando dar maior velocidade ao ataque rubro-negro, mas não alterou no resultado e o Leão terminou a partida com o placar construído no primeiro tempo. O ASA ainda teve a chance clara de empatar aos 43 minutos do segundo tempo mas Didira perdeu o que seria o gol de empate.
Na próxima rodada o Vitória enfrenta o próprio ASA, na cidade de Arapiraca (AL), às 21h15 de quarta-feira, 30. O Leão com o objetivo de buscar a classificação antecipada e o alvinegro tentando conquistar o primeiro triunfo para ainda sonhar com a classificação à próxima fase.
Dois tempos, duas posturas - Por jogar em casa e tendo o retrospecto positivo devido a situação do adversário, o Leão começou partindo para cima do ASA. Marcou o primeiro gol aos 9 minutos e fez o torcedor criar a expectativa de que viria uma goleada.
Mas o time caiu de rendimento durante o segundo tempo e quase viu o time alagoano chegar ao gol de empate, se o armador do time, Didira, não perdesse um gol cara a cara com Deola aos 43 minutos da etapa final. Em uma das poucas jogadas que o ASA levou perigo à defesa do Vitória, Chiquinho abriu o placar em cobrança de tiro livre indireto.
Neto Coruja, Renato Cajá e Marcelo Nicácio foram os destaques do primeiro tempo, mas, assim como o time, não conseguiram manter a mesma postura depois do intervalo. Para dar mais agilidade nos ataques, o técnico Caio Júnior sacou o lateral Dimas e lançou mão de Nino Paraíba, mas o time não manteve a mesma postura.
Mesmo estando em último lugar na chave e precisando da vitória, o ASA manteve sempre no contra-ataque, tentando agredir a defesa do Leão com jogadas rápidas do meia Didira. Mas o time não conseguiu finalizar bem e, mesmo não produzindo como no primeiro tempo, o rubro-negro se segurou a pressão do ASA no final do jogo e manteve o resultado positivo.
Maestro matador - O estreante Renato Cajá foi o nome da partida e o principal responsável pelo triunfo rubro negro no Barradão. Durante o primeiro tempo, o camisa 10 foi o mais acionado em campo e liquidou a partida nos 45 minutos iniciais.
Mesmo sem estar 100% fisicamente, Cajá entrou como titular e jogou os dois tempos da partida. Marcou o primeiro gol logo aos 9 minutos, em seu primeiro chute a gol. Neto Coruja fez boa jogada pela direita e encontrou o meia livre na área, que, sozinho, só teve o trabalho de guardar a bola no fundo das redes.
Tendo a missão de municiar os atacantes Marquinhos e Marcelo Nicácio, Cajá teve boa movimentação na etapa inicial e apareceu bastante para finalizar. Aos 26 minutos, em rápido contra-ataque, Marcelo Nicácio encontrou o camisa 10 na entrada da área que acertou um belo chute de primeira, sem chance para o goleiro Gilson.
Com a boa atuação na estreia de Cajá, o Vitória mantém 100% de aproveitamento na Copa do Nordeste com três vitórias em três jogos, além de ter o melhor ataque da competição.FONTE: Diego Barreto.



SETREL visita o bairro Jambeiro.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Jogo de dama.


Na tarde de sábado (26) a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer fez uma visita no Jambeiro levando muita diversão e lazer para as crianças carente do bairro. As crianças que não se cansaram de pular, também aproveitaram para brincar de pingue-pongue, dama, xadez, corrida, bater um “babinha”, tudo gratuitamente. Eles também receberam várias guloseimas.

Dona Judite Silva, mãe de dois filhos, aprovou a iniciativa e pede que a turma volte no próximo final de semana: “Eles gostaram muito, eu também gostei. Venham na próxima semana!”

O secretário, José Bonfim afirma que executar o projeto logo no início da nova gestão é uma desafio, mas ao mesmo tempo um prazer: “Sempre é um desafio. No momento estamos arrumando a casa e com pouco dinheiro. Sentimos um prazer, porque estamos mostrando que mesmo assim podemos fazer algo de bom para a comunidade”.
No próximo final de semana, a SETREL visitará outro bairro da cidade.

Jogo de pingue-pongue.

Corrida de Velotrol.




sábado, 26 de janeiro de 2013

Pedestres se arriscam ao atravessar pista da Estrada do Coco.


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


No local existe grandes centros de compras, mesmo assim não tem passarela.  

Com muita movimentação de veículos, diariamente pedestres que trafegam na Estrada do Coco se arriscam ao atravessar a pista. A situação ainda é mais complicada nas mediações dos supermercados Atacadão e Atakadão Atakarejo. Além de existir uma grande concentração de carro, o local é cheio de grandes centros de compras, como shopping, grandes empresas, ponto de ônibus, mas nem mesmo assim não tem uma passarela disponível, nem semáforo para atender aos pedestres. Para realizar uma travessia até o ponto de ônibus, se arriscando, os transeuntes gastam em média 15 minutos. 



Pedestres se arriscam ao travessar.

os transeuntes gastam em média 15 minutos.


Bailinho de Quinta e Coletivo di Tambor fazem shows gratuitos

Bailinho de Quinta se apresenta neste sábado (26/01), na Praça das Artes, Pelourinho.

O Bailinho de Quinta e o grupo Coletivo Di Tambor vão se apresentar em show gratuito neste sábado (26/01), na quarta e última edição do projeto Futurama, no Pelourinho. A entrada é gratuita.
Tendo o Carnaval como tema desta edição, o destaque da programação vai para a apresentação gratuita do Bailinho de Quinta, projeto de músicos baianos que resgatam a essência das marchinhas e bailes dos antigos carnavais.
O show começa às 20h, na Praça das Artes, no Pelourinho, e tem abertura do grupo Coletivo Di Tambor, que trará convidados em sua apresentação.
O Futurama - Música e Intervenção Ambiental é um evento que incentiva o público soteropolitano a frequentar o Centro Histórico de Salvador.
Além dos shows, a ocupação ainda conta com as projeções da VJ Esquizomachine e a cenografia da artista plástica Andrea May (Happy Download).

Após os shows na Praça das Artes, o Futurama promove a realização do Baile Esquema Novo, festa de música brasileira de Salvador, que acontece nesta edição na Casa da Águia (antiga Zauber), no Comércio, a partir das 23h. A entrada custa R$ 15.

Nas três do projeto passaram artistas como Anelis Assumpção, Luiz Natureza, Lazzo Matumbi e a banda de hip hop O Quadro. Fonte: Tribuna da Bahia/ Foto: Mayra Lins/Divulgação.


Carnaval de Salvador terá novo circuito.

Desfile do carnaval 2012 da Banda Habeas Copos.

Consagrado pelo povo, que em toda quarta-feira antes do carnaval corre atrás da Banda do Habeas Copos, o Conselho do Carnaval acaba de aprovar a criação de um novo circuito para a festa de Momo. Trata-se do Circuito Sérgio Bezerra, para apresentações de bandas e blocos de sopro e percussão, a partir de 2014.
O novo circuito será o mesmo percorrido pela banda, que em 2013 completa 25 anos - Avenida Oceânica, Rua Airosa Galvão, Rua Miguel Burnier e Marques de Leão, voltando para o bar que leva o nome da banda.
O bar Habeas Copos é uma criação do promoter Sérgio Bezerra no auge da ditadura militar, durante a década de 70, época em que artistas, músicos e intelectuais lá se “refugiavam”. O nome da casa vem de um pensamento: “Se os corpos não podem ser livres, que pelo menos os copos o sejam”.
O nome dado ao novo circuito é uma homenagem ao fundador da banda Habeas Copos. Sérgio Bezerra é membro do Conselho de Administração da Associação Carnavalesca das Entidades de Sopro e Percussão.
Presente na reunião, realizada na sede da Empresa Salvador Turismo (Saltur), no Dique do Tororó, ele afirmou que resgatará mais uma tradição carnavalesca, resgatando os instrumentos de sopro e percussão, com marchinhas e sambas. “A criação deste circuito é o reconhecimento da união de todos os blocos acústicos, que leva praticamente 25 a 30 mil pessoas na Barra”, declarou. Fonte: Naira Sodré /Foto: Divulgação/Banda Habeas Copos.



Em 2012, 59 vereadores perderam o cargo na Bahia.


A partir de ações ajuizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE), 59 vereadores perderam o cargo ao 2012 na Bahia. As decretações de perda de cargo eletivo resultaram de pedidos feitos pelo procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, a partir do troca-troca de partidos pelos políticos, que buscavam legenda para garantir a candidatura nas eleições municipais.

Os vereadores tiveram que deixar os cargos por infidelidade partidária, configurada a partir da desfiliação da legenda em que foram eleitos sem a apresentação de justa causa. A desfiliação sem justa causa, além de infringir norma eleitoral, fere o direito exercido nas eleições. 

As 59 ações acolhidas pelo Tribunal Regional Eleitoral foram julgadas até esta quarta-feira (19). 

De acordo com o MPF, a maioria dos políticos acionados pela PRE alegou, ao longo do processo, ter sofrido discriminação pessoal. Em muitos casos, a procuradoria verificou, no entanto, que as alegações tratavam-se de dissidências entre partidos e vereadores, principalmente em relação à possibilidade de serem candidatos nas eleições deste ano.

Perderam o cargo vereadores de Abaíra, América Dourada, Andorinha, Anguera, Antônio Gonçalves, Aramari, Barreiras, Belmonte, Belo Campo, Brejões, Brejolândia, Brumado, Caem, Caravelas, Castro Alves, Contendas do Sincorá, Coronel João Sá, Curaçá, Eunápolis, Fátima, Filadélfia, Gandu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibotirama, Itanagra, Ituberá, Jitaúna, Macaúbas, Maetinga, Mata de São João, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Presidente Tancredo Neves, Riacho de Santana, Rodelas, Sátiro Dias, Serra Preta, Taperoá, Ubatã, Uruçuca e Wenceslau Guimarães.Fonte: Jornal Correio da Bahia.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mulher acusa empresário de construir em seu terreno

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Maria Lúcia promete apresentar novas testemunhas na próxima audiência.


A funcionária pública Maria Lúcia Souza, acusa o empresário José Nilton Rossi de ter construído um empreendimento em terreno de sua propriedade. O terreno está localizado na Av. Fortaleza, uma das mais movimentadas do bairro de Itinga. No local foi construído um estabelecimento comercial. O caso está na justiça a quase dois anos, mas sem êxito. Apesar de estar em julgamento no fórum de Lauro de Freitas, o empresário não parou as obras, elas continuam a todo vapor.

No local foi construído um estabelecimento comercial.
A autora diz que a demora no processo e a falta de poder pagar um advogado, possibilita que o réu continue construindo no local. Para se ter ideia, até o momento foi oferecido apenas R$ 10 mil pelo terreno. Mesmo sem condições financeiras ela pretende contratar um advogado. 

José Nilton alega que o imóvel fora vendido por terceiro. O mesmo requer a marcação de AlJ que possa comprovar o alegado pela mulher. Ele também pede que o fórum intime o proprietário do terreno para que seja ouvido.

Maria Lúcia não se opõe ao pedido do réu, inclusive promete apresentar testemunhas que serão ouvidas em depoimento.

A próxima audiência está marcada, ainda para o dia 28 de Maio de 2013.



Carnaval de Lauro de Freitas é cancelado

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).




O carnaval de Lauro de Freitas deste ano foi cancelado pela prefeitura da cidade.  Segundo a Comissão organizadora do evento a ilegalidade da festa teria sido o grande pivô. A maioria dos blocos que são ajudados pela prefeitura vendem camisas e colocam cordas, o que caracteriza como privado. Ao total são 13 blocos desfilam durante o festejo.

Na lei da legalidade os blocos teriam que ser independentes para o povão. Outra questão é que alguns blocos não possuem documentos oficiais que comprovem que são provenientes de instituições sem fins lucrativos.

A prefeitura condenou a ilegalidade, mas propões ajuda sem venda de camisas e cordas. Ela ajudaria no aluguel do trio apenas. Os proprietários de blocos querem apoio 100%, mas o órgão alega falta de recursos. Careca, vice-presidente da comissão carnavalesca informa que não houve acordos entre as partes envolvidas em aceitar as condições.