quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Base Comunitária de Segurança é inaugurada em Itinga.

A primeira Base Comunitária de Segurança da Região Metropolitana de Salvador foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (15), no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Esta é a sexta Base Comunitária de Segurança implantada no estado.

A nova base contará com 120 homens, cinco viaturas e o apoio do sistema de vídeo-monitoramento do município, com dez câmeras apenas para a localidade.Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo é reduzir os índices de violência contra a pessoa e contra o patrimônio.

A base de Itinga é a sexta implantada no estado.

Em Salvador, há Bases Comunitárias de Segurança no Calabar, no Complexo do Nordeste de Amaralina, onde foram montadas três bases, e em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A cerimônia teve a presença do vice-governador Otto Alencar, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro. Fonte: Correio da Bahia/ Foto: Manu Dias / Secom.


sábado, 11 de agosto de 2012

Bloco “É Só Alegria!” sai neste domingo na Lavagem do Caic para o Povão!


 O bloco “É Só Alegria!” sai neste domingo (12), dia dos pais, apartir das 10h, na 7ª Lavagem do Caic 2012. Este ano o bloco sairá de forma democrática aberto ao público, ou seja o folião não precisa comprar a camisa para desfilar no bloco. A animação fica por conta do cantor local Marcelo Santana, que irá animar a galera com a mistura do arrocha com pagode, mais conhecido como pagorocha ou arrochagode. O bloco prever a participação especial da cantora Simone Marks- A gatinha Selvagem.  
Neste ano o radialista e produtor Adailton Reis se ausentou da produção do bloco, por conta de sua candidatura. A produção do bloco fica por conta de sua irmã Sandra Reis e da É Só Alegria Produções.

O Bloco As bandidas abre a 7ª Lavagem do Caic 2012.


O bloco carnavalesco “As Bandidas” será a primeira atração deste ano da 7ª Lavagem do Caic, na localidade do Jardim Pouso Alegre, no bairro de Itinga. O bloco está previsto para sair apartir das 16h30, do Largo do Mercado Bom Motivo.  Este ano será o primeiro desfile do bloco na festa. O bloco é composto de homens transvestidos de mulher, mas não tem restrição, mulheres também podem participar. O bloco tem a realização das bandidas: Adailton, André, Cinho, Dy e Gilson.
Vocês ainda podem adquir as camisas, que estão entorno de R$10, cada.
Maiores informações: (71) 8850-9252/ 8782-0030/ 8114-5057/ 8108-7164/ 8282-9641/ 9160-2629.


Itinga recebe Base Comunitária de Segurança na quarta-feira, dia 15.

A Base Comunitária de Segurança (BCS) que será inaugurada em Itinga no dia 15, às 10h, com a presença do governador Jaques Wagner, segue modelo das unidades de Salvador que já deram bons resultados. De acordo com o governador, a BCS do Calabar reduziu o número de homicídios praticamente a zero. “Quanto ao Nordeste de Amaralina, a redução foi de 70%” - garante. Sexta implantada na Bahia, a base de Itinga contará com 120 homens, cinco viaturas e o apoio do sistema de videomonitoramento do município, com dez câmeras apenas para a localidade. As BSCs integram o programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado. Além do efetivo policial capacitado em Segurança Cidadã e Policiamento Comunitário, a BCS envolve o fortalecimento de projetos sociais e visa aproximar polícia da comunidade.

A sensação de segurança já é percebida na localidade desde o dia 3, quando 339 policiais, civis e militares, iniciaram a “Operação Itinga em Paz”. De acordo com o comandante da 81ª CIPM, que cobre Itinga e região, major Paulo Sérgio Simões Ribeiro, a localidade vive regime de “saturação policial” preparando a localidade para a BCS. A inteligência da Polícia Militar trabalha, há três meses, na identificação de grupos do narcotráfico para desarticulá-los antes mesmo da inauguração da BCS.

Foram instalados pontos de bloqueio nas principais ruas de acesso à Itinga com o objetivo de fazer revistas a pessoas e veículos. Também estão sendo empregadas guarnições com motocicletas no intuito de permitir maior mobilidade da ação policial. A população reage positivamente, com a sensação de maior segurança. “A BCS cria a expectativa de que as coisas melhorarão para os moradores e de que a paz verdadeira reinará em nossa localidade” – comemora o morador Itinga há 19 anos, José Alves.

A população pode ajudar o trabalho da polícia com informações pelos telefones: 3235-0000 ou 3378-9235. A BCS é uma proposta adaptada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, experiências de sucesso em segurança pública. Fonte: DECOM.


Neste sábado e domingo acontece a 7ª Lavagem do Caic.

Neste sábado (11) e domingo (12) acontece a sétima edição da Lavagem do Caic, na localidade do Jardim Pouso Alegre, no bairro de Itinga. Neste ano, toca no palco principal as bandas de pagode “GHETO É GHETO”, “PAPARICO” e participações de cantores locais. Neste sábado os foliões terão uma grande novidade, o bloco “AS BANDIDAS”- Homens transvestidos de mulher. Ele irá abrir a Lavagem. O bloco está previsto para desfilar, hoje apartir das 16h, do Largo do mercado Bom Motivo. No domingo apartir das 10h, começam os desfiles tradicionais dos blocos. Estão previstos para desfilarem os blocos: “É Só Alegria!”, “Samba & Cia”, “Só Pra Nós”, “Bloco do Reegae”, "Na Pegada" e “E Eu Nada!”.

sábado, 4 de agosto de 2012

Nove pessoas são presas em operação para instalação de Base Comunitária em Itinga.

Nove pessoas foram presas acusadas de envolvimento com tráfico de drogas em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, durante uma operação da polícia no bairro de Itinga nesta sexta-feira (3). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação acontece de maneira preventiva antes da instalação de uma Base Comunitária de Segurança no local, prevista para o dia 15.

Com os suspeitos, a polícia apreendeu dois revólveres, maconha, cocaína, balanças de precisão e diversas munições. Entre os presos estão um pai e um filho - Vanildo Magalhães de Lima, 47 anos, e Valdeir Silva de Lima, 19. Além deles, foram detidos Alisson de Lima Cerqueira, Kleber Lima de Jesus, Antônio Cláudio Ribeiro da Silva, 32, Reicelso Lima da Conceição, 25, Luiz Carlos Ribeiro dos Santos, 28, e o casal Valnei Santos Silva, 34, e Maria Isabel Nascimento Gomes, 23.


Presos foram apresentados à imprensa pela Secretaria da Segurança Pública.

Participaram da operação 339 policiais, civis e militares. A 81ª Companhia Independente da Polícia Militar e a 27ª Delegacia (Itinga) tiveram apoio da Superintendência de Inteligência da SSP. "Vamos instalar a sexta base comunitária e temos certeza de que atingiremos os excelentes índices de redução da criminalidade alcançados no Calabar, Nordeste de Amaralina e Fazenda Coutos", declarou o secretário da Segurança Pública Maurício Teles Barbosa.
Até o dia 15, quando acontecerá a instalação, os policiais que participaram da operação permanecerão no local.
PM dá início a operação para instalação de Base Comunitária em Itinga (Foto: Sérgio Cavalcante/PM).

Além da Base Comunitária de Segurança de Itinga, o programa Pacto pela Vida ainda prevê outras 12 unidades a serem instaladas na Bahia. Em Salvador, estão previstas bases para o Bairro da Paz e o Subúrbio Ferroviário. Na Região Metropolitana de Salvador, a próxima base será em Camaçari. Também serão instaladas bases em Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras. Fonte: Correio da Bahia/ Foto: Sérgio Cavalcante/PM.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ASPROLF promove debate com os prefeituráveis.


Com o objetivo de oferecer aos profissionais da educação escolar básica e à comunidade laurofreitense a oportunidade de conhecer melhor, no projeto político de cada candidato, o compromisso com a educação pública de qualidade, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas promove no dia 08 de agosto de 2012, das 08h às 12h, DEBATE COM OS PREFEITURÁVEIS.

O evento será realizado no Auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), localizada à Rua Evaldo Leite, Km 2, Estrada do Coco, Lauro de Freitas.
 
 

PM dá início a operação para instalação de Base Comunitária em Itinga.

Governo prometeu entregar 12 Bases Comunitárias em 2012. A de Itinga será a segunda



A Polícia Militar deu início na manhã desta sexta-feira (3) ao plano de ocupação das áreas controladas pelo tráfico de drogas em Itinga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A ocupação faz parte do processo de implantação da Base Comunitária no bairro, que deverá abrigar 120 policiais militares.

"A operação teve início na manhã de hoje após 90 dias de um levantamento de inteligência feito pela polícia para a ocupação", informou o tenente-coronel Humberto Sturaro. A operação deve durar até as 19h de hoje.

PM inicia operação de implantação de Base Comunitária em Itinga (Foto: Sérgio Cavalcante/PM).

Ao todo, participaram da tomada do bairro 289 políciais. Na operação, foram presas quatro pessoas por envolvimento com o tráfico em cumprimento aos 12 mandados de prisão. Também foram apreendidos duas armas e uma grande quantidade de drogas, segundo o coronel.
Esta é a segunda das 12 Bases Comunitárias de Segurança (BCS) prometidas pelo governador Jaques Wagner para 2012. Em janeiro deste ano foi inaugurada a base comunitária de Fazenda Coutos 3. 


PM dá início a operação para instalação de Base Comunitária em Itinga (Foto: Sérgio Cavalcante/PM).
A previsão é que Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário, Bairro da Paz, Engomadeira, São Caetano e Uruguai sejam os próximos bairros a ter as UPPs baianas. As outras são no interior: Porto Seguro (Baianão), Feira de Santana, Camaçari, Barreiras, Itabuna, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas (Itinga).

Governo prometeu entregar 12 Bases Comunitárias em 2012

Homicídios e opressão são critérios para instalação das bases
Os dois principais critérios usados pela SSP para instalar as bases são os índices de homicídios na área e de opressão psicossocial. “É a situação de medo ou domínio que a gente identifica na comunidade. São fatores subjetivos, mas que a gente identifica”, explica o coordenador estadual das Bases Comunitárias, coronel Zeliomar Almeida. O Calabar não tinha alto índice de homicídios, mas tinha alto índice de opressão”.

O grau de medo é detectado, segundo o coronel, através de declarações da comunidade e ligações para o Disque-Denúncia. “Aqui tem pouco policiamento. Minha filha já foi assaltada três vezes. Se a base vier mesmo, vai ser uma coisa boa”, desabafa uma costureira de 61 anos que mora no Uruguai há 32. A esperança e a dúvida são compartilhadas por outros moradores do bairro. “Já teve vez aqui de a gente não conseguir entrar com as compras do supermercado que era assaltado. Hoje, melhorou um pouco porque o tráfico determinou para ninguém assaltar aqui. Se roubar aqui, morre. Mas quem tinha que botar lei é a polícia e a Justiça. A gente fica revoltado porque o governo vive prometendo sem fazer”, reclama outro morador que não quis ser identificado.

Em São Caetano, no local onde a base deverá ser instalada, jovens praticam esportes em duas quadras, enquanto outros usam drogas livremente. “Aqui tem várias bocas de fumo. A base, se for instalada, será muito bom, mas é preciso ter atenção para que a polícia saiba realmente usar o poder que é dado a ela e não aja de forma abusiva”, destaca um morador que há 28 anos vive com a família no bairro.  Em Itinga, em Lauro de Freitas, uma professora conta que se assusta com o número de alunos que passaram para o tráfico. “Está cada vez mais cedo a participação. Tem menino de 13 anos ajudando a comandar a boca”, afirma.

Aprendiz terá que superar o seu mestre
De dezembro de 2008 até junho deste ano, ou seja, em 42 meses, o governo do Rio de Janeiro instalou 25 Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). De abril de 2011 até hoje, ou seja, em 14 meses,  a SSP da Bahia, que buscou inspiração nas UPPs cariocas, instalou cinco bases (Calabar, três no Complexo do Nordeste e Fazenda Coutos).

O novo desafio é instalar mais que o dobro (12 bases), em menos da metade do tempo (seis meses). Para 2013, a previsão aumenta. Segundo o coronel Zeliomar Almeida, o governo do estado mantém também a previsão de 34 bases na Bahia até 2013. Se as 12 BCSs de 2012 forem instaladas, ano que vem a empreitada será de mais 17 bases. “A previsão a gente mantém, mas o secretário pediu para fazer o planejamento ano a ano”, diz o coronel. Um dos aspectos observados é o uso do local.

No Uruguai, por exemplo, a área escolhida tem dois pontos de ônibus. “A gente não pode tirar um lazer e nem bloquear uma via, por exemplo”, explica. Já São Caetano receberá a base na região de quadras. O coronel  diz não saber o destino delas. “O que vai definir é o projeto arquitetônico”. Fonte: Correio da Bahia/ Fotos: Sérgio Cavalcante/PM.


Cooperativa Amigos do Planeta se reúne com coordenação do VIDA MELHOR do Estado.

Representantes da Cooperativa Amigos do Planeta se reúnem com a coordenação do Programa VIDA MELHOR (SEDES) do Governo do Estado da Bahia, para promover o acesso da população carente aos meios de produção e renda, através da atividade de coleta seletiva, reciclagem de resíduos sólidos, visando sua organização social e econômica.



CATADORES NO LIXÃOA catação em lixões é uma atividade que deve ser extinta por submeter os(as) catadores(as) a condições sub-humanas de trabalho.

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTEA palavra de ordem é reciclar. A reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício dos recursos naturais, através da economia de energia e matérias primas. Os maiores benefícios desse sistema são o meio ambiente e a saúde da população.





Fonte: Fernando Borba- Diretor Executivo/ E-mail:diretoria@riolimpo.org.br / Site: www.riolimpo.org.br