quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Convite!!!

O Curso de Leitura e Produção Textual em parceria com o Colégio Acadêmico / Pituba,  tem a honra convidá-los para sua festa de encerramento que acontecerá no dia 03/12/2011, às 14hs. Na oportunidade teremos a palestra do Ms. Professor Luiz Ivan que vai explanar sobre Os desafios do Educador na Contemporaneidade.  O referido evento acontecerá  no Colégio Acadêmico, Rua Pará, 301 - Pituba.
Contamos com a presença de todos.


Projeto-Espaço-Educação-Evoluir
 

A maioria dos moradores aprovam a nova praça de Itinga.

Inaugurada no último domingo (27), a primeira etapa da obra de revitalização do Largo do Caranguejo, em Itinga, com aprovação da maioria dos moradores do bairro.

No mesmo dia depois do Cortejo cultural, saindo do Alto de Itinga ao Largo, foi a vez do ritual no cruzeiro, localizado na praça e a inauguração do Largo, com direito a monumento em homenagem a Antônio Pereira “Antônio Caranguejo”. No ato autoridades politicas, lideranças comunitárias, religiosas e comunidades presentes lembraram-se de Antônio Caranguejo com muitas saudades, pois foi um dos primeiros a realizar a festa, atualmente ausente.

A Lavagem do Largo do Caranguejo, este ano completou 27 anos, sendo uma das mais movimentadas da cidade. Ela faz parte do calendário oficial do município, por representar uma cultura representativa. Talvez por abrigar o maior número de artista laurofreitense. No bairro. cultura, religião e arte se confundem fazendo parte da história de Lauro de Freitas.

Na obra realizada e inaugurada no dia 27/11, trouxe para a praça parque infantil, dois ambientes (externo e interno) e um espaço para a prática de exercícios físicos, além do revivamento do jardim, lixeiras, iluminação e a fonte luminosa. O local ficou bastante diferente. Apesar de não ser a praça do projeto prometido em 2008, a maioria dos moradores aprovaram a nova praça.

Lavagem do Caranguejo em Itinga crescer a cada ano.

Passando a grosso modo, podemos afirmar que cresceu o número de ambulantes, que apesar do projeto "Ambulante Legal" não deu conta de cadastrar e fiscalizar todo o pessoal; O maior fluxo de veículo deixam tanto o trânsito quanto os motoristas desnorteados. Por conta disto, o circuito Terraplac-Largo do Caranguejo foi eliminado. O problema de trânsito permanece. As ruas transversais são alternativas, mas deve-se criar um circuito oficial que amenizem essa situação. É preciso pensar como todo, tanto no motorista quanto no pedestre.

Neste ano os blocos carnavalescos também aumentaram. Neste ano saíram ao total nove, porém os que não conseguiram desfilar, com certeza aumentariam o número do mesmo.



Há de convenhamos que não só para a lavagem, mas para todos os eventos realizados na praça, o local ficou pequeno demais sem estrutura para realizar eventos, a não ser que teremos que aderir sempre um pequeno palco (que não é correto) ou Trio (que também não é correto), pois os dois ocupam espaços inadequados. O primeiro toma a praça o segundo a vaga do transporte coletivo.



Houve um crescimento do carro de som, aqueles que "soltam o som" com vontade. Normalmente eles concentram um maior número de pessoas num determinado local, tornando-o intransitável, contribuindo para a poluição sonora e tirando o brilho do som principal, que é o da festa.



O terreno de Sr. Maninho foi essencial, porém mal utilizado. Aquele espaço deve ser bem aproveitável. O mesmo podemos dizer sobre os banheiros químicos que ficaram expostos a via, colocando o indivíduo a risco. Poderíamos imaginar uma pessoa abrindo a porta do banheiro químico e automóveis dividindo o mesmo espaço. Sem falar que logo à frente tínhamos um terreno baldio, que servira e daria mais segurança.



Dois tremendos trios no largo, agilizou a passagem de som das atrações musicais, o que contribuíram para que cumprissem o horário do evento. Isso deu uma agilidade, não prolongando o horário, foi bastante positivo, porém de outro tomou todo o espaço e se criou vários departamentos e lugares invisíveis que dificultaram a visão do profissional, principalmente da polícia, de saber o que estar ocorrendo nesses locais. Sem falar que nesses locais não visíveis se concentrou um maior número de vendedores ambulantes.



São pontos fundamentais que devem ser discutidos para que possamos oferecer aos foliões e não-foliões um local menos desagradável e tumultuado. A verdade é que a lavagem cresceu, virou um verdadeiro carnaval e requer de todos nós um planejamento mais prolongado e antecipado, principalmente da ACREBIA e das autoridades. Fonte: Por Adailton Reis.




A CONVITE DO GOVERNO FEDERAL, A PREFEITA MOEMA GRAMACHO E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO, ÁPIO VINAGRE, INTEGRAM DELEGAÇÃO BRASILEIRA

A convite do governo federal, a prefeita Moema Gramacho e o secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, integram delegação brasileira que participa, a partir desta quinta-fei ra, 1° de dezembro, do I Fórum de Cooperação de Cidades Irmãs e Governos Locais dos BRICS, em Sanya, China. Na pauta do encontro, estratégias dos governos locais em relação a temas como crise financeira, novas energias, proteção ambiental e prevenção a desastres, segurança alimentar e cultura.

O convite à participação da Prefeitura de Lauro de Freitas, formulado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, se deve ao reconhecimento do município como referência em segurança alimentar e políticas sociais. Na bagagem, a prefeita Moema Gramacho leva dados que confirmam os avanços, a exemplo da política de segurança alimentar, em especial o restaurante popular que em três anos serviu mais de 2,5 milhões de refeições a R$1,00; e a atenção aos beneficiários do Programa Bolsa Família, que inclui a qualificação profissional e acompanhamento educacional, nutricional e de saúde.


Moema considera que o Fórum é uma oportunidade de troca de experiências entre as cidades e governos locais dos BRICS. “Além de ser uma honra para nós integrar a comitiva brasileira, vamos divulgar o município, buscando atrair investimentos, sobretudo em função da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016”. Para Moema, a localização estratégica do município, vizinho a Salvador, cidade-sede da Copa, e ao lado do Aeroporto Internacional, somados às ações desenvolvidas nos últimos anos ampliam as oportunidades para Lauro de Freitas.

O secretário Apio Vinagre coloca ainda os debates sobre proteção ambiental e prevenção de desastre na pauta de interesses de Lauro de Freitas. “Esses debates certamente serão positivos e levamos a expectativa de trazer na bagagem de volta, além de investimentos mais conhecimentos para nossa atuação cotidiana”.


No Forum dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), estão previstas rodadas de negociação com empresários e de promoção dos laços entre as cidades irmãs. A segunda etapa da missão se dará em Pequim, onde acontece reunião na embaixada brasileira, novas rodadas de negociação e visita ao centro olímpico de Pequim para conhecer equipamentos utilizados nas Olimpíadas de 2008.

Promovido pela Associação Chinesa de Cidades para Cooperação Internacional e pela Associação do Povo Chinês para Cooperação com Países Estrangeiros, o Fórum tem como tema “Mirar o futuro, compartilhar prosperidade, desenvolver parcerias e aprofundar cooperação”. Os cinco países integrantes do bloco abrigam uma população de cerca de 3 bilhões de pessoas e sua economia beira os US$ 11 trilhões, o que representa 16% do total mundial.


Rumo a China!!!
 

Lauro de Freitas: Emenda de vereador barra venda de Equus Clube.

Após protestos de membros contra uma possível venda irregular do Equus Clube do Cavalo, espaço para equitação localizado em uma área de quase 33 mil m² doada pela prefeitura de Lauro de Freitas, uma emenda do vereador Antônio Rosalvo(PSDB) transformou o parque em Zona Especial de Interesse Ambiental (ZEIA), previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) .

A manobra foi aprovada na terça-feira (29), na Câmara de Vereadores local. Ela visa barrar qualquer possibilidade de negociação do terreno, interesse da diretoria, conforme acusam os frequentadores do espaço. A emenda também deixa o parque sujeito às regras de preservação ambiental. O espaço poderá continuar a abrigar as atuais atividades, mas não poderá ser verticalizado nem transformado em área residencial, o que impede sua venda para a especulação imobiliária.

 "O Clube do Cavalo foi criado com o intuito de garantir qualidade ambiental ao planejamento urbano. [...] É algo que precisa ser garantido às gerações futuras", explicou o vereador. A mesma emenda, aprovada no contexto do Projeto de Lei nº 32/2011, cria ainda outras duas zonas especiais – uma em Vilas do Atlântico e uma em Ipitanga. Fonte: Bahia Notícias.

Termina hoje prazo para 1ª parcela do 13º salário.

Empresas e empregadores têm até esta quarta-feira (30) para pagar aos seus funcionários a primeira parcela do 13º salário, ou gratificação natalina. O valor deve corresponder à metade do adicional, sem descontos, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


O prazo de pagamento da primeira parcela é válido para os trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os chamados celetistas. Para os servidores públicos, a primeira parcela é paga em julho, com base no salário de junho, e a segunda é paga em dezembro.

A segunda parcela do 13º para os celetistas deve ser paga até 20 de dezembro, já com os descontos devidos, como Imposto de Renda. O MTE esclarece que o 13º deve ser igual à remuneração do último mês trabalhado. Para quem não tem um ano completo de serviço prestado, a gratificação é proporcional. As informações são do G1.

Rio Joanes foi alvo de mutirão no último Sábado (26/11).

Ação ambiental com participação da RIO LIMPO teve mutirão de limpeza e plantio de mudas nas margens do Rio.


Responsável pelo abastecimento de água de cerca de 40% da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Rio Joanes foi alvo, no último sábado (26), de ação ambiental envolvendo mutirão de limpeza e plantio de mudas de espécies nativas em suas margens. Aproximadamente uma tonelada de lixo foi recolhida, e o material reaproveitável foi encaminhado para reciclagem pela Cooperativa Amigos do Planeta.

A comunidade da Vila Parafuso, em Camaçari, participou ativamente do processo, que contou com apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e de representações de ONGs e empresas.

Durante o mutirão, que reuniu cerca de 200 pessoas, a comunidade pesqueira e demais moradores do distrito de Parafuso foram estimulados a conhecer mais a fundo a importância dos recursos naturais locais e a evitar práticas predatórias e intervenções externas que comprometam a biodiversidade e qualidade de vida no local.

Para o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, Geneci Braz, “a iniciativa é um sinal de que a comunidade está preocupada em manter o rio limpo, já que ele é instrumento de trabalho e fonte de renda importante na localidade”.

Lixo retirado dentro do Rio Joanes.

Alex Souza, que pesca desde a infância no Rio Joanes, comprova a preocupação em manter limpo o rio de onde sai o sustento da maioria dos moradores. “Lugar de jogar lixo é na lixeira e não no rio. É isso que faço e ensino aos meus três filhos”.

Ferro velho, carro-de-mão, cadeiras plástica e lixos foram retirados do rio.

Com cerca de seis mil habitantes, o distrito de Parafuso preserva características rurais. Além da pesca artesanal, atividade que agrega aproximadamente 90 pescadores e é uma das principais fontes de renda do local, os moradores desenvolvem o cultivo de flores ornamentais, agricultura e pecuária de subsistência.


Embasa amplia esgotamento sanitário na área

O Rio Joanes nasce no município de São Francisco do Conde, Recôncavo da Bahia, e tem sua foz na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas. Também compõem sua bacia hidrográfica, os municípios Camaçari, incluindo Parafuso, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Candeias, Salvador e Dias D’Ávila.

Dentre os principais impactos ambientais da área, destacam-se a pesca predatória (pesca de batida) e tratamento de vísceras nas margens do rio, utilização de método poluente para vedação dos barcos (com betume), lançamento de resíduos provenientes da atividade comercial e turística próxima ao rio, e queima de podas e resíduos.

O lançamento de esgotos domésticos, principalmente dos municípios de Simões Filho e Camaçari, é outro impacto ambiental existente na bacia hidrográfica do Joanes. O Governo do Estado, por intermédio da Embasa, está transformando essa realidade com obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de todos os municípios situados na área influência do rio.

Segundo a gerente da unidade socioambiental da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, Tamara Gottshalk, informação é fundamental para o processo de conscientização da população em relação às más práticas que comprometem a conservação do rio e de seu entorno. “Esse tipo de ação está voltada diretamente para a preservação da qualidade ambiental do manancial e de vida da própria população”. Fonte: Portal da Metropole (29/11/2011).

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Antônio Caranguejo recebe homenagens durante o festejo em Itinga.

Um homem que apesar de vida simples e humilde, porém dono da sabedoria da vida conquistou seu nome na história cultural desse município. Antônio Caranguejo, como era conhecido recebeu várias homenagens durante os festejo da 27ª Lavagem do Largo do Caranguejo. Falecido no mês de junho, desde ano, a comunidade sentiu muito a falta do homem que foi um dos primeiros a realizar a festa. Querido não só por promover o evento, mas por ser uma pessoa que tinha muitas amizades sadias e ser considerado um dos fundadores do bairro, ou seja um dos primeiro moradores. Ele recebeu homenagens de parentes, amigos, familiares, autoridades políticas e comunidade em geral.

Durante o início do evento seu caranguejo recebeu homenagens, aonde era sempre lembrado pelos apresentadores e convidados do evento. Durante o cortejo familiares vestiu a camisa com fotos do mesmo, que expressou a saudade eterna desse homem que deixou muitas lembranças.

A empresa de engenharia MRV, na obra de iniciativa público-privada, trouxe o monumento em homenagem ao ícone da cultura local. Durante a inauguração a banda Cori nagô pediu um minuto de silêncio, que foi atendido por todos. As autoridades políticas como a prefeita Moema Gramacho, o vice-prefeito João Oliveira, vereadores e lideranças do município demonstraram respeito para com a memória viva desse homem. O radialista Adailton Reis durante a saída dos blocos “É Só Alegria” & “Levada do CAIC” falou da importância que teve seu Antônio Caranguejo e a preservação dessa história para o bairro e para a cidade. Para ele “Caranguejo” não morreu, será sempre lembrado seja ao proferir o nome da praça ou eternamente em nossas mentes e corações. O mesmo elogiou a nova praça e conscientizou ao povo da conservação da mesma, como forma de amor e carinho a nossa cultura. Fonte: Adailton Reis.Foto: Acrebia.




segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alunos do curso de Gestão Pública da Maurício de Nassau visitam instituição que cuida de idosos.


Os alunos do curso de Gestão Pública da Faculdade Maurício de Nassau (Campus Salvador) visitaram no último sábado (26) a instituição de caridade LAR IRMA MARIA LUIZA, no bairro Mares. Essa visita completou a parte final da campanha “NATAL SOLIDÁRIO GESPÚBLICA” lançada há um mês com o intuito de ajudar e incentivar a solidariedade entre as pessoas neste final de ano. A instituição beneficiada recebeu 72 kg de leite em pó doado entre os alunos da própria instituição. O grupo de alunos bastante contentes aproveitaram para conversar com os idosos, que pareceram bastante gratos com a iniciativa.

Para o professor Carlos César, o incentivador e orientador da ação, as pessoas têm que sentir vontade de ajudar o próximo: "Sempre tive em mente, fazer algo para encerrar o semestre, mas não sabia o que fazer. Tinha que ser algo que fosse benéfico para quem estivesse precisando. Conversando com a turma, veio essa a idéia da campanha. Foi bastante legal, porque não vejo como obrigação e sim como uma realização pessoal"- explica.

Para irmã Maria Luiza: “A instituição se alegra com esse tipo de solidariedade e vindo dos jovens é muito emocionante. Os jovens precisam ajudar a gente, estamos necessitamos dos jovens. Quando os jovens ajudam as bênçãos do senhor se derramam, porque o senhor se alegra com este ato”- agradece a irmã com sorriso no rosto.

A instituição cuida de idosos a mais de 20 anos. Normalmente são idosos que passam por derrame. O local é mantido através de doações. Porém a Irmã Maria Luiza, salienta que no momento a instituição está passando dificuldades. Segundo ela as contas de telefone, energia e aluguel estão todas atrasadas. Inclusive recebeu doações na forma de alimentos, mas não teve como pegar porque tem que pagar um frete. Ainda nos conta que a casa sofre pelo impasse entre governo do Estado da Bahia e a prefeitura de Salvador sobre a responsabilidade de ajuda. O Estado diz que segundo a lei a responsabilidade de ajudar é do município e não do estado. Ela ainda nos conta que há mais de três meses recebeu ordem para entregar o estabelecimento que é alugado. Ao comentar essa lamentável situação, lágrimas caem da senhora fragilizada por dentro e forte por fora. Fonte: Adailton Reis.Foto: Antônio José.


“É Só Alegria!” & “Levada do Caic” agitam o Circuito Alto de Itinga.


Os blocos “É Só Alegria” & “Levada do CAIC” agitaram ontem (27) o Circuito Alto de Itinga no último dia da lavagem do Largo do Caranguejo. Ao som do pagode a banda de Site do Samba comandou o trio “Impacto” trazendo os foliões e milhares de pipoca que pareciam estar elétrica. O grupo de dança Swing Dark Dance foi o homenageado por ser um dos mais novos grupos de dança da região. 

Com intuito de homenagear todos os dançarinos e grupos de danças marginalizados pela sociedade. Os produtores quis mostrar que os dançarinos eram as próprias pessoas que dançavam no momento. Pois acreditam que cada um tem sua dança, sua sensualidade e seu jeito único de dançar. Além de mostrar que a dança e os dançarinos da periféria não devem ser criminalizado, pois dança é universal, sem falar que é a transparência da alma: “Quando qualquer pessoa estar dançando, ela estar mesmo que praticando um ritual, uma linguagem, pois sabemos que o corpo fala”, diz Adailton Reis, produtor do bloco “É Só Alegria!”. Para ele é importante incentivar os profissionais da dança, porque acredita que dança tem futuro sim.

Depois de tanto suspense, as pessoas puderam conhecer o convidado surpresa deste ano, os blocos convidaram o cantor Rivan da banda Virou Mania. Ele não fez cerimônia e só cantou ao lado de Gilson Santos lançamentos para a rapaziada. Os blocos completam dois anos que desfila em parceria tanto na lavagem do Largo do Caranguejo quanto na do CAIC. Neste ano contou com forte apoio dos empreendimentos locais Padaria do “Edi”, “Hotel Master”, Clínica Climais. Parcerias que renderam pacotes odontológicos gratuitos para seus associados. Fonte: Por Adailton Reis.

Prefeitura de Lauro de Freitas adia prova de concurso público.

As provas objetivas do concurso público da Prefeitura de Lauro de Freitas n° 001/2011 que seriam realizadas no próximo dia quatro de dezembro, domingo, foram adiadas. De acordo com o comunicado oficial da Prefeitura, as provas, para os candidatos dos níveis fundamental e médio,  estão previstas para acontecer no dia quatro de março de 2012. Já os candidatos de nível superior, responderão às provas no dia 11 do mesmo mês. 

O motivo alegado para a mudança foi a grande quantidade de inscritos - 36 mil - no processo seletivo. Segundo a Prefeitura, isso provocou a necessidade de reestruturar a logística. A lista geral dos candidatos inscritos será publicada no dia 29, no Mural da Prefeitura, no site da LIBRI e da Prefeitura.

Mudanças no edital
Os inscritos para disputar as vagas do cargo de farmacêutico devem ficar atentos às mudanças no requisitos. As modificações já foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios com abertura de novo período para inscrição. Além disso, os candidatos que foram reembolsados em virtude da impossibilidade de efetivar sua inscrição também terão novo prazo de inscrição.

O edital informa ainda que foram  alterados os requisitos para o cargo de Coordenador Pedagógico, jornada de 20 e 40 horas semanais. Fonte: Redação Correio.

O Partido Verde liderado por Bonfim se fez presente na Lavagem de Itinga.

-->

 Militantes do PV de Lauro de Freitas (BA).

O prefeiturável José Bonfim, representante do Partido Verde botou o bloco na rua, mostrando que está vivíssimo e que vai fazer a diferença nas eleições municipais de 2012. Bonfim que é desafeto declarado de João Oliveira, por causa da má divisão do bolo ainda em 2004, quando Bonfim seria um provável secretário da Sesp, mas se diz boicotado, e não teve o cargo que desejaria, para contribuir com a administração da prefeita Moema Gramacho.

Depois desta confusão toda, Bonfim se transformou em um dos principais opositores do governo petista, prometendo utilizar as mesmas armas que derrotou o grupo do deputado João Leão, quando colocou o seu filho Cacá Leão, para ser candidato a prefeito em 2004.

Vamos ver o que Bonfim vai fazer, qual a artilharia que vai mirar, para tentar vencer João Oliveira. Se ele vai se unir a Dr. Márcio Paiva, onde eles se dão muito bem. Fonte: Por Duzinho Nery.

domingo, 27 de novembro de 2011

Hoje foi a inauguração do Largo do Caranguejo em Itinga.

Hoje (27) pela manhã foi inaugurada a primeira etapa da obra de revitalização do Largo do Caranguejo, em Itinga. Depois do Cortejo cultural, saindo do Alto de Itinga ao Largo, foi a vez do ritual no cruzeiro, localizado na praça e a inauguração do Largo, com direito a monumento em homenagem a Antônio Perreira “Antônio Caranguejo”. No ato autoridades politicas, lideranças comunitárias, religiosas e comunidades presentes lembraram-se de Antônio Caranguejo com muitas saudades, pois foi um dos primeiros a realizar a festa, hoje ausente.
Ritual no Cruzeiro é obrigatório.
A Lavagem do Largo do Caranguejo, este ano completou 27 anos, sendo uma das mais movimentadas da cidade. Ela faz parte do calendário oficial do município, por representar uma cultura representativa. Talvez por abrigar o maior número de artista laurofreitense. No bairro. cultura, religião e arte se confundem fazendo parte da história de Lauro de Freitas.
Na obra realizada e inaugurada hoje, trouxe para a praça parque infantil, dois ambientes (externo e interno) e um espaço para a prática de exercícios físicos, além do revivamento do jardim, lixeiras, iluminação e a fonte luminosa. O local ficou bastante diferente. Apesar de não ser a praça do projeto prometido em 2008, a maioria dos moradores aprovaram a nova praça. Fonte: Adailton Reis. Foto: Duzinho Nery.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eleições das escolas municipais 2011


Assim como no turno da manhã, o clima das eleições diretas para diretores e vice das escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas no turno da tarde continuou tranquilo.

Em algumas escolas (as que funcionam dois turnos apenas) o processo de votação e de apuração foram encerradas, assim como chapas já foram consideradas vitoriosas.

As escolas que funcionam três turnos, o processo de votação, que se encerraram às 20h. Aonde se deu consequentemente, o início à apuração dos votos. Dentro de alguns dias será divulgado o resultado final desta eleição. Com as informações ASPROLF.

Dia das baianas é comemorado em todo o estado nesta sexta-feira.

Nesta sexta-feira (25) será celebrado um dos símbolos mais fortes do estado, a baiana. Centenas delas se reúnem no Pelourinho para comemorar a data com missa e muito samba no pé.


A programação começa às 9h, com uma missa na Igreja do Carmo. Depois um cortejo musical segue em direção à Cruz Caída, na Praça da Sé, onde será servido um almoço. E uma novidade promete embalar baianos e turistas: durante todo o dia, grupos de samba de roda do Recôncavo farão apresentações no Largo do Pelourinho.

Dia das baianas é comemorado em todo o estado nesta sexta-feira.


De acordo com a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), existem em Salvador cerca de 3.500 baianas trabalhando com a venda de quitutes e no receptivo de turistas. Segundo estimativas da instituição, cerca de 4 mil baianas, atuam em todo o Brasil.

Comemoração nacional
A Secretaria Estadual de Turismo e a Bahiatursa vão realizar um receptivo especial em sete aeroportos do Brasil e no Porto de Salvador. Cocadinhas, fitinhas do Senhor do Bonfim e material promocional com informações das 13 zonas turísticas da Bahia serão distribuídos às pessoas que estiverem em trânsito nos aeroportos de Salvador, Brasília, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Tom Jobim), São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Belo Horizonte. Os turistas que chegarem no porto de Salvador também serão recepcionados pelas baianas.

Patrimônio da Bahia
Em 2005, o ofício (profissão) das baianas do acarajé foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), registrado no Livro de Registro dos Saberes. O acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, pela Câmara Municipal.

Confira as atrações da Lavagem do Largo do Caranguejo 2011!!!

Programação da 27ª Lavagem do Largo do Caranguejo 2011


Sexta, dia 25/11:

18:00- Banda Mais ou Menos Popular (Samba);

20:00- Banda Fora da Mídia (Samba); e

22:00- Banda Q Tal (Samba).

Sábado, dia 26/11:

18:00- Fuscão e Samba (Samba);

20:00- Diamba (Reggae); e

22:00- O Prumo (Reggae).

Domingo, dia 27/11:

*Circuito Alto de Itinga- Largo do Cranguejo:

09:00- Cortejo Cultural

- Bloco Carango Fest- André Cerqueira e Banda Tribala;

- Bloco Partido Bamba- Os Bambas;

- Bloco Zâmbia- Banda Zâmbia;

- Blocos “É Só Alegria!” & “Levada do Caic”- Banda Site do Samba;

- Bloco “Na Pegada”- Banda Na Pegada.


*Circuito Parque Santa Rita- Largo do Caranguejo:

10:00- Bloco Caranguejo & Cia/ Banda Entre Amigos;

- Bloco As Babuletes- Banda Zirig;

- Bloco Natividade/ Banda Natividade;

- Bloco Arrastão do Tropical/ Não informado;

- Bloco É Nós/ Banda A pegadeira.


Domingo (27/11)- Show no Trio Oficial :

14:00- Banda O Ranso (Pagode);
16:00- Som Line (Pagode);
18:00- Banda Pra Abalar (Axé);
20:00- Jauperi (Samba-reggae); e
22:00- Banda Os Écléticos.

Prefeitura pinta barracas de vermelho sem autorização.


A prefeitura de Lauro de Freitas (Ba), pintou as barracas que ficam na parte de frente do Largo do Caranguejo, na cor vermelha sem autorização dos proprietários. Ao total são cinco barracas, sendo que duas já eram vermelhas, porém os comerciantes e proprietários reclamam que não foram comunicados da nova pintura. Apesar de achar errada essa iniciativa, alguns preferem não reclamar com medo de futuras represarias. Todos se assustaram quando viram suas barracas com outra tonalidade de cor, porém Tonny da Relojoaria diz que procurou o (s) responsável (is) e não encontrou ninguém que pudesse esclarecer o ato. Fonte: Por Adailton Reis.Foto: Clip Art.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Primeira etapa de obra de revitalização do Largo do Caranguejo foi concluída.

A primeira etapa da obra de revitalização do Largo do Caranguejo, no bairro de Itinga foi concluída. Menos de dois meses trabalhadores pegaram pesado para entregar a obra no tempo previsto. O final da obra foi garantido pela prefeita Moema Gramacho (PT) em reunião com os barraqueiros, também confirmado em entrevista de rádio, para o dia 18 de Novembro, a primeira etapa.

A obra foi realizada pouco menos que dois meses, foi iniciada em 26 de Setembro e está pronta para ser entregue a comunidade de Itinga, no dia que antecede a Lavagem.

O espaço ganhou um parque infantil, um monumento em homenagem a “Antônio Caranguejo” e plantas no jardim, que deixou o local com aspecto muito mais saudável. A fonte luminosa e o Cruzeiro também foram revitalizados. O ato de entrega será nesta sexta-feira (25) no início da comemoração da Lavagem.

A obra está sendo paga pela iniciativa privada por meio da Lei de Contrapartida Social. A segunda etapa da obra está prevista para ser retomada logo após a Lavagem do Largo do Caranguejo. Segundo a DECOM (Departamento de Comunicação da Prefeitura), essa segunda etapa será realizada em 60 dias, o que inclui a trocar de pisos da parte superior do largo e cobertura. Fonte: Por Adailton Reis/DECOM/Pronunciamento da Prefeita.

AMAB comemora seus 31 anos de fundação.

A AMAB- Associação de moradores do bairro de Areia Branca, do município de Lauro de Freitas, está completando 31 anos de existência. Os moradores se reunirão na sede da entidade com lideranças, na sexta-feira (25) e no sábado (26) para comemorar essa passagem tão importante. Na passagem está prevista para ser inaugurada a biblioteca comunitária que servirá de apoio a pesquisa de alunos e moradores da região.

Segundo membros da entidade a inauguração da biblioteca faz parte da comemoração e leva o nome do empresário Carlos Souza, dono da empresa Master Glass. O empresário faleceu no ano passado, no mês de dezembro num acidente de carro na BR-116, foi escolhido por ser uma das primeiras pessoas a incentivar o projeto.

No evento terão atrações culturais locais nos dois dias, entre eles os grupos Aventureiros do Samba, Mais ou Menos Popular e Oribeat. O cantor de reggae Edy Vox estará presente no sábado (26) como convidado especial. Fonte: Por Adailton Reis/ Panfleto.

MARATONA DE SOLIDARIEDADE REUNIRÁ ARTISTAS EM LAURO DE FREITAS.

Acontece no dia 22 de dezembro a primeira edição da Maratona do Bem – Vermelho Bahia. Uma maratona de shows de cunho social em beneficio de crianças, idosos e deficientes de Lauro de Freitas e Salvador.

Artistas baianos irão se apresentar em mais de quatro horas de shows, com o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados à Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) e à Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM).

O IBCM é uma organização sem fins lucrativos que atua na prevenção do HIV/AIDS e a ACCABEM é um hospital de abrigo para idosos deficientes físicos cujo funcionamento depende de doações e trabalhos voluntários. O evento busca unir solidariedade, diversão e entretenimento na quadra coberta do Colégio Acadêmico, em Lauro de Freitas, iniciando às 13h e com previsão de termino às 19h.

A Maratona do Bem já conquistou artistas como Nara Costa, Viola de Doze, Banda Diz Aí, Banda No Truque, Banda Motumbá, Jota Veloso e Rebeca Tárique, que já confirmaram participação.

Na ocasião da Maratona será lançado o troféu Conceição Macedo, que será criado pelo artista plástico baiano, Silvio Mendes. O troféu premiará personalidades e empresas baianas que tenham ações voltadas para a solidariedade.

Para participar dessa maratona de solidariedade basta trocar 3kg de alimentos pelo ingresso no dia do evento, ou nos postos de trocas distribuídos na Rádio Lauro de Freitas FM e na Faculdade UNIBAHIA. Fonte: Equipe da rádio Lauro de Freitas FM.


 Não deixe de participar.

Mais informações: http://www.vermelhobahia.blogspot.com/

Serviço:

O que: Maratona do Bem – Vermelho Bahia
Quando: 22 de dezembro de 2011, às 13 horas
Onde: Colégio Acadêmico (Lauro de Freitas).

Morre o músico laufreitense Roger Batera.


Faleceu ontem (23/11) por volta das 17 horas, no Hospital Aeroporto (Estrada do Coco), o jovem músico e amigo Roger Batera, baterista que tinha amor pela arte e lutava pela cultura em Lauro de Freitas. Sua luta, era atuando e cumprindo seu papel como um grande cidadão, sendo um importante agente para a transformação da política cultural de nossa cidade.

Rogério, era filho da diretora do CEP- Centro Educacional Paraíso, a ilustríssima professora Valéria Vaz, que muito contribuiu e contribui para a construção da cidadania de nossa Lauro de Freitas. Fonte: Informações Duzinho Nery.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Moradores de Buraquinho gravam obras que poluem o Rio Joanes.

Os moradores da localidade de buraquinho, no município de Lauro de Freitas(BA) estão indignados com uma construção na localidade sem saneamento básico. A construção das obras está próxima à associação de moradores do bairro. Eles gravaram em vídeo amador o fato. Os moradores requerem resposta e uma providência urgente da administração atual. Eles questionam o porquê a obra foi autorizada sem saneamento básico no entorno de Buraquinho, jogando os esgotos em direção do Rio Joanes? Eles culpam SEINFRA e da SEMA do município de Lauro de Freitas por ser convenientes com a situação. Os moradores esperam que a prefeita Moema Gramacho (PT) e o secretário municipal do Meio ambiente Vidigal Cafezeiro (PSL) se pronunciarem a respeito.

 
Assista ao vídeo na integra:

O cantor Jauperi será uma das atrações da Lavagem de Itinga 2011!



O cantor Jauperi está entre as atrações da 27ª Lavagem do Largo do Caranguejo, no bairro de Itinga. O cantor mostrará seu trabalho musical no último dia do festejo, no domingo (27). O músico bem conhecido, traz para a lavagem o samba-reggae. São três dias de festa, que acontece nesse final de semana, entre os dias 25,26 e 27. Este ano o reggae, samba e suas ramificações estarão presentes no evento, pois ainda está previsto para as Banda Fora da Mídia e o Diamba participar como atrações principais. As bandas locais que foram escalada foram Pra Balar(Axé), Os Ecléticos(misto), Fuscão e Samba (samba-reggae), O Prumo entre outras. No domingo tem o desfile do Cortejo cultural e dos blocos carnavalescos da comunidade. Ao total são 12 blocos que irão desfilar. Aguarde dentre alguns dias o blog "Letras & Tons" estará divulgando a programação oficial da festa. Fonte: Adailton Reis.

Famílias recebem chaves de casa própria em Lauro de Freitas.


Na terça-feira (22/11), Lrdinha Lobo, Vereador Lula Maciel participou, junto com a Prefeita Moema Gramacho e o vice- prefeito, do primeiro dia de entrega das chaves para as 1.131 famílias contempladas com casa própria no Residencial Dona Lindu, Caji Picuaia.

Mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas com o empreendimento que inclui área de lazer com quiosque, campo de futebol e parque infantil. Uma escola, creche e unidade de saúde serão construídas na localidade para atender a população. Os apartamentos tem 40 metros quadrados com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. A prefeitura está pavimentando as ruas de acesso ao conjunto, que será atendido pelo sistema de esgotamento sanitário que já se encontra em execução.


Para o vereador Lula, que acompanhou todas as etapas do projeto, esta é mais uma importante iniciativa que comprova a seriedade e o comprometimento de um trabalho em equipe. Em seu discurso, o único vereador do PT no município, citou as grandes mudanças iniciadas com o ex-presidente Lula e que vem sendo aprimoradas com a presidenta Dilma. Destacou ainda a participação do Governador Wagner e a atuação da prefeita Moema Gramacho em Lauro de Freitas. “O nosso compromisso com a qualidade de vida das pessoas e grande, por isso não apenas entregamos unidades habitacionais e sim, todo um conjunto de melhorias que passa pela educação, saúde e lazer dentre outros que, graças ao nosso empenho, estão cada vez mais próximos da realidade da vida destas e de muitas outras famílias” disse Lula.

A assinatura e a entrega das chaves continuam aocntecendo no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, até quarta-feira (24), a partir das 8h, divididos por setores:

Setor C dia 22, Setor B dia 23 e Setor A dia 24. A Coelba montou um posto no local e já está atendendo os novos moradores. Fonte: Com informações da PMLF.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Polêmica em torno da mudança do nome do Largo do Caranguejo.

Como diz o velho ditado " Aonde há fumaça, há fogo", como se não bastasse nas proximidades da entrega da obra de revitalização do Largo do Caranguejo e nas vésperas de sua  27ª Lavagem, os moradores de bairro de Itinga receberam um choque muito grande ao saber que iriam mudar o nome do Largo. O comentário se espalhou e deixou o povo revoltado com a situação. Segundo pessoas a praça ganharia o nome do ex-prefeito do município PRAÇA GERINO SOUZA FILHO e não ANTÔNIO CARANGUEJO. Os familiares do finado, Sr. Antonio também ficaram todos abalados.

As autoridades não confirmam que a intenção de um novo nome, também não afirmam qual nome será posto na placa, quando as obras de revitalização forem concluídas.

Segundo o vereador facebooker (Facebookeiro 24hs) Antônio Rosalvo, através de sua rede social explicou  que não existe nenhuma Lei tramitando na Casa Legislativa com essa finalidade, de mudar o nome do Largo do Caranguejo, e que está sendo recentemente, realizada uma revitalização.

O vice-prefeito João Oliveira tenta acalmar a familia "Caranguejo" que isso não procede e explica a diferença entre Praça e Largo. Segundo sua explicação o Largo continua com o nome popular, porém se caso viesse a mudar não poderia  e sim o nome da praça que seria Gerino Souza Filho. Praça seria aquele círculo que ele construíram no meio do Largo, e Largo seria o objeto como todo, o que engloba barracas e praça ao mesmo tempo.

Mesmo com tantos argumentos e justificativas, o povo não entende que o Largo deva sofrer essa divisão, tornando um conjunto e sendo criado um subconjunto que seria a praça Gerino Souza Filho.

Seria um verdadeiro baque para os moradores da cidade de Lauro de Freitas, qualquer pretenção de mudança de nome, uma vez, que o largo se tornou o "coração de Itinga", servindo de ponto de referencia para muita gente na localidade. Isso sem falar que o largo do caranguejo como  é popularmente conhecido faz parte da cultura e memória histórica da cidade. Na época do ex-prefeito Gerino, o mesmo não demonstrava pretenção alguma de colocar outro nome sequer no(a) Largo(praça), muito pelo contrário ele defendeu e determinou que fosse "Largo do Caranguejo" por reconhecer Antônio Caranguejo como um ícone da cultura laurofreitense. Fonte: Adailton Reis.

Reunião com os ambulantes em Itinga.

Nesta quarta- feira (23), apartir das 19h, haverá a última reunião com os ambulantes que pretendem trabalhar durante o festejo da lavagem do Largo do Caranguejo deste ano. A reunão será ao ar livre, na Barraca de lanche da Jone`s Burguer, no largo do Caranguejo(Itinga).É imprescindível que todos participem para que a prefeitura tente organizar as barracas no dia do evento. Este ano está previsto que os vendedores ambulantes trabalhem com um colete identificando que são cadastrados. Quem estar responsável para fazer esse acompanhamento é o Carlos Félix, funcionário da SESP- Secretaria de Serviços Pùblicos.

"Blup: Nem Tudo que cai na rede é peixe

Está em cartaz o espetáculo de Teatro de Bonecos Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe, todos os sábados de sempre as 19 horas no Ereoatá Teatro em Itinga, espaço do Grupo Ereoatá Teatro de Bonecos que desenvolve o Projeto Centro de Pesquisa, Produção Registro e Difusão do Teatro de Bonecos da Bahia contemplado com o edital de Pontos de Cultura da Bahia em 2009.

Este é um espetáculo que faz parte da pesquisa do Ponto de Cultura e tem todos os seus bonecos e cenário criado a partir do PET (polietileno) e também do papel machê, com uma importante mensagem sobre reutilização de materiais reciclagem e conscientização ambiental.

Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe é um espetáculo que busca despertar nas crianças e jovens uma relação de afetividade e interesse pela natureza, principalmente com os animais, tão distantes da nossa realidade buscamos despertar nos espectadores a consciência sobre a importância dos Três R’s: Reduzir o lixo que produzimos; Reutilizar, várias vezes a mesma embalagem; Reciclar, transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, evitando que o lixo caia nos bueiros, provocando enchentes e poluindo rios e mares.

O Espetáculo conta as peripécias vividas por Blup um peixinho brincalhão de barbatanas grandes e de escamas coloridas, espécie muito diferente das encontradas nos corais de águas rasas, por esse motivo ele tem dificuldades de fazer amizade com outros peixes. Ao brincar com seu único e recente amigo, um caranguejo viajante, Blup termina entrando em uma caverna, que dá acesso ao reino das águas profundas, local que também está ameaçado pela insistente aparição de elementos estranhos vindos da superfície.

Blup na companhia de seus novos amigos mergulha em uma fantástica aventura provocando uma verdadeira revolução no universo marinho.

Um texto descontraído, cheio de mistério, com personagens engraçados e brincalhões, que vão se misturando ao cenário e a iluminação que encantam o olhar, com suas cores e magias feitas com luz incandescente, fluorescente e fosforescente.


SERVIÇO:


O que: Espetáculo - Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe
Quando: 19 e 26 de novembro de 2011 (sábados) últimos sábados
Onde: Ereoatá Teatro de Bonecos (Lauro de Freitas)/(Jardim Centenário, próximo a Escola Santa Julia. Itinga).
HORAS: 18:30 HORAS
PREÇO: R$ 5,00 (cinco reais)




ELENCO: Eliete Teles,Eliana Sousa, Valdíria Souza.




FICHA TÉCNICA:


Texto: Eliete Teles
Direção, cenografia, iluminação: Rubenval Meneses
Figurino: Eliana Sousa e Eliete Teles
Maquiagem: Eliana Sousa
Trilha Sonora: Emerson Brandão e Rubenval Meneses
Produção Executiva e Assessoria de Imprensa: Valdíria Souza.

UCIB pode garantir os direitos dos Controladores internos na Bahia.

A criação da UCIB- União das controladorias Internas da Bahia pode garantir os direitos dos controladores internos no estado da Bahia. O órgão promete mobilizar a categoria e os prefeitos para a valorização do trabalho dos controladores internos. Os profissionais aguardam com muita ansiedade a oficialização da associação. Segundo eles, o profissional é fundamental para as prefeituras, no entanto está desvalorizado por alguns gestores, que entende o controlador como impasse na sua gestão. Quando as prefeituras são oriundas de cidades menos desenvolvidas a situação tende a piorar, principalmente para os controladores exercer seu ofício com eficiência.

Com várias mudanças no que se refere a prestação de contas, como é o caso do SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria) o gestor público deve entrar em parceria com o profissional, no sentido de facilitar seu trabalho, senão todos perdem, principalmente o cidadão e o município, que deixam de receber benefícios por rejeição de suas contas públicas. Segundo Dourado, controlador do Estado da Bahia, a maioria das contas reprovadas dos municípios são por falta de conhecimento e emprego da lei. Ele salienta que com as novas regras as prefeituras terão que ter o controle interno apto a cumprir todas as atribuições previstas em lei.

A Criação da UCIB é considerada um marco para a administração pública na Bahia, uma vez, que objetiva discutir política pública voltada para o controle e transparência, além de fortalecer a categoria e garantir seus direitos essenciais.

O órgão está em fase de criação, porém está no processe bem avançado. Já foi realizado o I Fórum de Controladores Internos, aonde foi criado, adaptado e aprovado o estatuto que irá reger-lo; Foi escolhido uma entre sete logomarcas e a comissão que vai representar a instituição no estado. O controlador interno de Lauro de Freitas, Kívio Dias foi escolhido o presidente.

Depois dos transmites legais a UCIB estará pronta para realizar suas atividades em prol da classe. A sede provisória está localizada no município de Lauro de Freitas (BA), na Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2580, sala 206, Ed. Vilas Empresarial II, Vilas do Atlântico.

Apesar de está sendo criada, a UCIB já possui grandes desafios, alimentados pelos próprios controladores, que tem a perspectiva que a entidade lute pela criação do cargo interno; Crie assistência jurídica no sentido de auxiliar na interpretação da lei; e que atue na criação de parâmetros de estrutura de cada controladoria, além de determinar números de trabalhadores dentro das controladorias internas. Fonte: Por Adailton Reis.