domingo, 31 de julho de 2011

Bar Pega Fogo em Lauro de Freitas.

Um bar pegou fogo na tarde deste domingo (31) em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, segundo informações da Central de Polícia. O incêndio no estabelecimento começou por volta das 15h, segundo a Central.


A loja fica na avenida Luis Tarquínio, próxima a um bar. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o local e ajudaram a conter as chamas, mas houve danos ao bar.

Ninguém ficou ferido. Não há informações sobre o que causou o incêndio, que foi contido por volta das 17h. Fonte: Correio.

sábado, 30 de julho de 2011

Festa de Emancipação de Lauro de Freitas 2011!!

Confira a programação deste domingo (31):


Na Praça da Matriz, Centro:
  • 08h- Missa Solene na Igreja Santo Amaro de Ipitanga.
  • Apartir das 14h- Apresentações de Azânia, Atikum, Axé Lata, Bambolê, Bankoma, Comando Negro, Orquestra de Berimbau, Samba de Roda Saia Rendada, Samba de Roda Renascer do Quingoma, Fanfarra Renascer do Sol, Filhos da Bahia, Toque Mania, Vem Dançar e Zâmbia.
  • 16h-  Banda de Reggae "O Prumo"
  • 18h30, Anjos do Arrocha
  • 20h- Encerramento com a  Banda Calypso.


Outros eventos paralelo a festa:

  • 14h- Solenidade de Filiação de Chico Franco no PCdoB- Na Casa do Trabalhador.
  • 16h- Ministério Vida e Adoração- No estacionamento do Restaurante Popular.

Desfile Cívico da Emancipação 2011!

Os Estudantes, Professores e Funcionários Dão Show de Moral no Desfile Cívico (Por Adailton Reis).


Apesar de vivenciarmos a crise na educação do munícipio de Lauro de Freitas, que resultou num enterro simbolico da educação, os laurofreitenses mostraram fiéis ao evento. Os estudantes, professores, fúncionários e pais de alunos participaram hoje (30) pela manhã, do desfile cívico, em homenagem aos 49 anos de Emancipação Política da cidade. Os moralistas percorreram o percurso que vai do final de linha até a praça da matriz, no centro. Eles não não pouparam criatividade, o que não faltou o desfile muito mais bonito. Uma manifestação de forma civilizada demonstraram preocupados aos problemas que assolam não só o nosso munícipio, mas o Planeta Terra.

As Criânças super-animadas!

Adultos e Criânças se misturam na caminhada.

O Secretário de educação Paulo Aquino, esteve acompanhando o cortejo por toda a trajetória. Cenas fortes através da crianças expressaram a história e a situação atual do munícipio. Foi o caso da Escola Santa Júlia (Itinga), que tem como gestora Railda Leal. A unidade conseguiu, através de seus alunos, mostrar essa história cultural, divididos em grupos representaram a história andante desde Santo Amaro de Ipitanga até a atual Lauro de Freitas.
A Escola Solange Coelho (Itinga), apesar de suas inumeras dificuldades tanto organizacional quanto educacional, também registraram elementos importantes de nossa cultura. Foi o caso do resgate a figura dos povos indigenas regida ao som de uma linda banda de fanfarra(Parabéns pela iniciativa).

A escola 2 de Julho (Itinga) uma das escolas que possuem uma estruturação de escola de segundo grau, mostrou qualidade em seus materiais temáticos.

Os alunos da Escola Santa Rita (Pq. Santa Rita-Itinga), optaram para valores como amor, união, bondade e paz.
O Centro Educacional Olavina Calazans escolheram os temas que falavam da fraternidade e as drogas. Os alunos da Nossa Senhora de Lurdes focaram no Planeta Terra. A escola Jacira Mendes mostrou-se bem articulada.

A escola Paulo Freire, apostaram no tema arte como forma de educar e resgatar vidas.
O pessoal da escola aberta, ensino para alfabetização de adultos, cadetes mirins e escola de pessoas especiais também marcaram presenças na caminhada.

 Escola Aberta.
 Escola de Educação Especial Esplendor marcaram presença.
Alfabetização de Jovens e Adultos.
A escola Ana Lúcia Magalhães, considerada uma das melhores no ensino no munícipio, segundo avaliação pelo MEC, não poderia ficar de fora.

As escolas de redes estaduais também participaram do desfile juntos às municipais. Grande maioria com grupos formados de bandas de fanfarras tocadas pelos próprios alunos. Os alunos do colégio Américo Simas esbanjaram classe e estilo.




A banda FANDJ(Salvador) foi a convidada deste ano.


No desfile Cívico da Emancipação, as pessoas vivenciaram um conjunto de atos humanos dos bons costumes e dos deveres do ser humano que vive em sociedade perante ao seu meio social. Os alunos, professores, funcionários e pais deram um show de moral, de uma forma sutil demonstrando que são seres fortes para suportarem as dificuldades como consequências do caos, muitas vezes, proviniente da displicência internalizada em mentes de parcelas numeradas de nossa sociedade humana. São na verdades, sobreviventes do caos, frutos imaturos de uma sociedade descabida de compromisso, individualista, violenta,ingrata, corrupta e sub-humana. Diante desse dilema angustiante, estudantes vão as ruas com desejo e esperança de um futuro melhor para todos nós.
   
Criânças reverenciam os animais!




*Fonte: Texto e Fotos: Adailton Reis.



sexta-feira, 29 de julho de 2011

DPT investiga divulgação de vídeo de Kelly Cyclone no IML.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai abrir investigação para apurar a responsabilidade da gravação e divulgação do vídeo de Kelly Cyclone, assassinada no último dia 18, morta no Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues.
Em nota enviada à imprensa, a assessoria do órgão informou que as dependências onde as perícias são realizadas têm acesso restrito a funcionários e que por isso a Corregedoria da instituição fará uma análise rigorosa. Medidas correcionais serão tomadas com o rigor que a situação exige para tentar descobrir quem gravou e divulgou as imagens, informa a instituição.

O vídeo da perícia do corpo de Kelly, que tem cerca de mil visualizações, foi postado nesta quarta-feira (27) por um usuário no site Youtube. Nas imagens, o corpo de Kelly aparece em uma maca dentro do IML, com as roupas com que ela foi assassinada. Fonte: Bocão News.

Convite Comunista!

Olá Camaradas!




Gostaria de convidá-los à todos camaradas, companheiros(as), militantes e simpatizantes do PCB, para estar conosco no próximo sábado (30), apartir da 9h da manhã, na passeata da emancipação de Lauro de Freitas(Ba), nossa cidade estará completando 49 anos de Emancipação política. No intuito de repetirmos o clima do último dia 2 de julho em Salvador, preciso contar com as simpáticas presenças de vocês. Aguardo resposta de cada um. O local de concentração será no final de linha de Lauro de Freitas, pode ser as 9h.


Obrigado pela atênção de todos. Peço que avisem ou encaminhem esta mensagem, para as outras pessoas.

Saudações comunistas!!!

 *Adailton Reis.
Contato: (71) 8782-0030.
Blog: http://www.adailtonreis.blogspot.com/

Advogado de Itinga lança Pré-candidatura à Prefeito de L. de Freitas(Ba).


O advogado Dr. Almir Lemos, 66 anos, também presidente do PHS(Partido Humanista da Solidariedade) municipal de Lauro de Freitas, estará no próximo sábado (30), apartir das 14h, num encontro no Fiesta Convention, em Salvador, com toda a direção Nacional do PHS, entre eles os parlamentares, prefeitos e militância. Na oportunidade estará lançando a sua pré-candidatura à prefeito da cidade de L. de Freitas(Ba), disputando as eleições 2012.

Dr. Almir Lemos é conhecido no bairro de Itinga como "O advogado do povo", ele já concorreu ao mesmo cargo em 2008, pelo PRTB, porém desistiu de sua candidatura passando a apoiar o candidato Roberto Muniz (PP). Porém agora o candidato afirma: "Dessa vez é pra valer, nem que a vaca tossa, eu não desistirei, pois não é o meu  desejo e sim o do povo".Fonte: Assesoria de Imprensa do Candidato- Texto: Adailton Reis.

No próximo dia 31 de Julho, nossa Cidade comemora o 49º aniversário de Emancipação Política, confira abaixo a programação dos festejos.

Guig Ghetto Faz a Festa na Cidade de Almenara-MG‏.


No próximo sábado (30) os meninos da banda Guig Ghetto comandam a festa na cidade de Almenara (MG). Na ocasião a 'banda do povão' irá apresentar o melhor do pagode no lançamento do bloco Denga Denga. O grupo vai aproveitar a oportunidade para mostrar uma prévia do novo CD do grupo que está sendo gravado e tem previsão para ser lançado ainda no segundo semestre deste ano. Hits que marcam a nova fase do grupo com o cantor Luciano Sant'anna no comando como "Comandante", "Balacuxê" e "Violeiro" não vão faltar.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Trânsito no Bairro de Portão Precisa Ser Repensado.

A maioria dos moradores do bairro de portão, situado no munícipio de Lauro de Freitas, não concordam com as mudanças do trânsito no local. As reclamações vem das pessoas mais humildes que necessitam serem ouvidas.


Na Av. Santo Antônio, as funcionárias da Farmácia Portão confessam que desaprovam totalmente a mudança.Segundo elas quase não vendem mais nada no estabelecimento, por causa do ponto de ônibus que não é mais enfrente ao comércio. Uma delas responde: "Quando o ponto era aqui em frente aí sim, as pessoas estavam próximas daqui, aproveitavam e compravam."

Júlia dos Santos(37) afirma que a melhora só foi bom para os donos de mercado: "Já fui em várias reuniões e o povo não tem voz. Essa mudança aqui só foi bom para os donos de mercado. Como é o caso do "SUPERLEGAL", que não tem espaço para fazer carga e descarga dos seu produtos. Tirando isso o fraco sofre as consequências.Já em Vilas resolveram rapidinho."

Na Av. Queira Deus, quase não ganhou sinalizção,continuou sendo mão dupla. Porém os motoristas e pedestres continuam sofendo com a imensa pilha de carros que ficam estacionados ao lado passeio, muitos no meio da via. Isso dificulta tanto o trânsito intenso de topiques quanto dos pedestres. Para Dona Raquel moradora do local: "Meu jovem todo dia é isso que você está vendo. Se eu quiser passar com segurânça preciso da volta e vir pela praça." Para seu Anibal Santana(43) que usa metaforas para descrever a real situação: "Rapaz, esse trânsito tá que nem casa de corno...Todo mundo manda.Precisa de fiscalização."

Temos constatado que a situação tem piorado para as moradores da Av. Queira Deus, que precisam pegar trânsportes que não sejam alternativos. As pessoas precisam se deslocar mais de 5km, pois os pontos de ônibus ficaram mais distantes. Algumas pessoas reclamam constantemente que a demora é muita, isso porque alguns motoristas não completam o trajeto normal, ao invés de vir do Terminal Turístico Mãe Mirinha,sai logo pela Estrada do Coco, deixando as pessoas de dentro do bairro esperando. Dona Lucineide explica a situação: "Ando esse Queira Deus todo e vou direto pegar coletivo lá na frente.Nem paro mais enfrente a Igreja Assembéia. Quer dizer que tenho cara de besta andar isso tudo e ainda ficar morfando no ponto."

Diante de tantas modificações que passaram o trânsito no bairro, a SMTT- Secretaria Municipal de Trânsito e Transpotes, precisa fazer um mapeamento das queixas dos moradores do local, consultar e ouvir os guardas de trânsito, colocar mão-de-obra para suprir demanda, ser mais eficiente no que diz respeito a fiscalização da área, além de trazer medidas que venham reparar as condições dos pedestres. Na Legislação de trânsito a vida e os pedestres são prioridades em relação aos outros elementos. O que foi constatado que eles foram os mais prejudicados com as novas mudanças. Esse fato mostra que o trânsito em Portão precisa ser repensado. Fonte: Texto: Adailton Reis, Foto: Google.

Seu Bonfim Faz Apresentação Única no Sesc-Senac Pelourinho.


A montagem “Seu Bonfim” retorna aos palcos nesta sexta-feira, 29, no Teatro Sesc Senac Pelourinho. Integrando a programação do Seminário Internacional Teatro- Máscara – Ritual, o solo de Fábio Vidal (premiado com o Braskem de Melhor Ator em 2011) faz apresentação única. O ingresso custa R$10 (inteira) e R$5 (meia).


O espetáculo, montado há mais de dez anos de estrada e que já passou por várias cidades brasileiras, narra a história de um homem que vive isolado em uma canoa. O texto é inspirado no conto A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa.


Serviço:
Seu Bomfim
Quando: sexta-feira, 29 de julho, às 20h
Onde: Teatro Sesc Senac, no Pelourinho
Quanto: R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Sarau de Conclusão do Curso de Extensão.

Salvador a Alguns Passos do Sistema Cicloviário.

O sistema cicloviário de Salvador caminha a passos largos para sair do papel nos próximos anos. Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal da capital baiana recebe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) o projeto da nova malha de transporte destinada especialmente aos ciclistas soteropolitanos.

De acordo com a diretora de equipamento e qualificação urbanística do órgão estadual, Lívia Gabrielli, a expectativa é de que as obras, orçadas em R$ 40 milhões, comecem a sair do papel a partir do início de 2012 e fiquem prontas em dois anos, a tempo para servir de alternativa para a cidade na Copa do Mundo de 2014.

O projeto que prevê a instalação dos 188 quilômetros de malha cicloviária em Salvador foi dividido em três etapas. A primeira contempla a orla da cidade e integra a capital baiana com Lauro de Freitas, onde serão construídos outros 60 quilômetros de ciclovia. “É uma parte que independe da ligação com outros modais de transporte e pode ser feita de forma isolada.

Por isso deve ser executada no início do plano de ação. Essa etapa inaugural deixaria Lauro de Freitas e seguiria por toda a região de borda de Salvador até o bairro da Ribeira, na Cidade Baixa”, disse Gabrielli. Toda a estrutura voltada para ciclistas que já existe na orla da capital baiana será requalificada na primeira parte do projeto, que além de ciclovias prevê a construção de ciclofaixas e bicicletários.

A segunda etapa engloba o Centro Histórico de Salvador, onde se estuda a implantação de um plano piloto de bicicletas públicas, assim como ocorre em Paris, na França, e em Santiago, no Chile. Nessas localidades, os habitantes pagam valores irrisórios e tem direito a trafegar com a bicicleta por determinados trechos.

A prática é considerada uma solução viável para aqueles que não possuem meio de transporte próprio e também não podem arcar com a passagem cobrada pelos veículos de transporte coletivo.

A terceira e última parte do projeto segue da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) ao centro da cidade. As principais estações de transbordo da capital baiana, como Iguatemi, Lapa, Pirajá e Mussurunga, bem como os pontos de acesso ao metrô, estão interligados às ciclovias como parte de um plano de integração entre transportes. “É um projeto que contempla o meio ambiente e corresponde a um apelo antigo da população.

Ele possui também um caráter transversal, já que dialoga com outras áreas essenciais como saúde e educação. Além disso, queremos facilitar o ir e vir das pessoas propondo um sistema eficiente que funcione como alternativa para evitar os transtornos provocados pelo trânsito”, afirmou a diretora da Conder.

O projeto do sistema cicloviário de Salvador será apresentado uma semana após o prefeito João Henrique sancionar a Lei 8.040/2011, de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT), que institui diretrizes para a implantação de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, rotas operacionais de ciclismo e locais específicos para estacionamento como parte de um esquema de transporte voltado à mobilidade urbana sustentável.

A medida determina também que os terminais e estações de transportes de passageiros, edifícios públicos, escolas, shoppings e outros locais de grande concentração de pessoas se adéquem implantando meios que facilitem o acesso dos ciclistas.

Perfil dos ciclistas na capital

Encomendada pela Coder, uma pesquisa piloto revelou o perfil dos ciclistas de Salvador. Conforme o estudo, existe uma predominância do sexo masculino entre os que utilizam a bicicleta como meio de transporte (a maioria com idade entre 18 e 35 anos) e a ocupação dos ciclistas, na maioria empregados no comércio, serviços e na construção civil, com renda de até um salário mínimo.

“O sistema cicloviário de Salvador também servirá como meio de integração social, pois está provado que grande parte das pessoas que se locomovem de bicicleta pela cidade o faz porque não tem outra opção de transporte”, destacou Gabrielli.

Ainda segundo a pesquisa, entre as motivações para a utilização da bicicleta nas vias urbanas da capital baiana, destacam-se o preço elevado das passagens de ônibus, a insuficiência das linhas existentes e ainda o fato das viagens serem mais curtas e rápidas. Os que não utilizam a bicicleta justificaram o perigo no trânsito e a pavimentação inadequada das vias de tráfego.

PROTESTO – Na última semana, ciclistas dos mais variados pontos de Salvador pedalaram do 5º Centro de Saúde até o Dique do Tororó em protesto a morte de Jaimilson Gomes, 33 anos, que andava de bicicleta pela Avenida Centenário quando acabou atropelado por um carro modelo Eco Sport no dia 10 deste mês. O evento foi organizado pelo Movimento Bicicletada Salvador / Massa Crítica.

Na concentração, os manifestantes pintaram o asfalto com a marca dos ciclistas na faixa direita da via, espaço destinado para a circulação da categoria, conforme determina o CTB, e deixaram flores em homenagem ao colega morto. Durante o trajeto, os ciclistas gritaram em coro frases como “Ô motorista, respeite o ciclista”, além de exibir um imenso cartaz com a frase “Vale a pena o esforço pela paz no trânsito”. Fonte: Thiago Pereira.

domingo, 24 de julho de 2011

Campanha de Vacinação Contra Sarampo Foi Prorrogada.

Os pais que têm crianças entre 1 a 7 anos de idade, pode levar-los até o dia 5 de agosto para se vacinarem contra o sarampo. A campanha que terminaria na última sexta (22) foi prorrogada pois não consegui-se atingir a meta de 1.324.102 crianças vacinadas.Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta, de 8h às 17h.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Estado, Fátima Guirra, a decisão de prorrogar o prazo foi por conta principalmente da baixa cobertura no estado. “É importante que consigamos quebrar a cadeia de transmissão da doença e para isso temos que atingir, pelo menos, 95% da meta”.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde (SESAB), a campanha contra o sarampo atingiu cerca de 84% da meta em todo o Estado, até o dia 22. Apenas 173 municípios baianos alcançaram a meta de vacinação contra a doença.

O estado de Pernambuco também prorrogou a vacinação até o dia 5 de agosto. No Rio de Janeiro, a campanha vai até 30 de julho. A campanha foi iniciada em 18 de junho em oito estados. Ceará, Rio Grande do Sul, Alagoas e São Paulo ainda não disseram se vão estender o prazo de vacinação. No caso de Minas Gerais, o estado informou que já atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.Fonte: Agecom.

Moradores de Rancho Alegre Pegam Água em Buracos Feitos na RUA.

“Todo mundo pega água dessa forma”, declara a dona de casa Izaildes de Araújo(35).

Todos os dias, entre as 15 e as 17 horas, moradores de Rancho Alegre, distrito de Caravelas (a 847 km de Salvador) – a maioria deles donas de casa e crianças –, vivem o mesmo ritual para conseguir água: entram em buracos feitos na rua para encher baldes.

Os buracos, cuja profundidade varia entre um metro e um metro e meio, foram feitos porque o cano da rede fica a cerca de 30 cm sob o solo.

A justificativa para as ligações clandestinas – os “gatos” – na rede de água é que falta pressão para o líquido chegar aos tanques. E como a água é distribuída gratuitamente pela prefeitura – são quatro reservatórios com capacidade entre 30 mil a 60 mil litros –, ninguém acha que está cometendo infração.

“Todo mundo pega água dessa forma”, declara a dona de casa Izaildes de Araújo, 35. “A água não chega forte para subir ao tanque, as bombas vivem quebradas”, justifica a também dona de casa Adriana Cerqueira, 23.
Até criânças entram no buraco em busca de água.
Mas Aécio de Oliveira, 53, conhecido como o “homem da bomba” porque liga os equipamentos, diz que as quatro bombas estão funcionando bem e desaprova os “gatos”: “Com eles, as bombas perdem força e os que moram longe dos reservatórios saem prejudicados”, diz.

Embasa - Gilberto Rodrigues de Souza, o Gilbertinho, que representa a Prefeitura de Caravelas no distrito e leva as demandas à administração, acredita que 50% dos moradores fazem “gatos” e que o problema existe há mais de um ano.

“Há uns dois meses, fui com a polícia e desfizemos todos os ‘gatos’, no mesmo dia, à noite, já tinham colocado todos de novo”, reclama. Por isto, defende que a Embasa assuma o abastecimento e passe a cobrar taxas pelo consumo de água. Fonte: Mário Bittencourt-A TARDE.

Inscrições Abertas Para Torneios da AFPEB.

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB) promove, nos dias 30 e 31, torneios de futebol society, dominó, sinuca e baralho. As inscrições podem ser feitas até o dia 25, na sede da associação, a partir das 8h. A competição é exclusiva para os funcionários da Prefeitura de Lauro de Freitas. O evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). Mais informações pelo telefone 8263-2508.

Inscrições Abertas Para Cursos Gratuitos da Usina Digital.

Até o dia 30, estarão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Manutenção de Computadores e Qualificação Social e Pessoal para jovens de 17 a 26 anos. A qualificação é oferecida pela Usina Digital, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Lauro de Freitas. São 60 vagas, 30 para cada turno. Os interessados devem procurar a Fábrica da Cidadania, localizada na rua Leonardo da Silva, lote 8, Pitangueiras. As aulas vão começar no dia 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, até dezembro. Os alunos terão auxílio transporte. Mais informações pelo telefone (71) 3379-7326.

Workshop de Produção Teatral.

Estão abertas as incrições para o WORSHOP DE PRODUÇÃO TEATRAL para o próximo mês.
Este é um workshop atrelado ao edital do TCA Núcleo 2011, o qual visa selecionar e contratar um assistente de produção para a realização do espetáculo Outra tempestade. Terá o ministrante Rafael Magalhães,entre os dias 01 e 05 de agosto. Inscrições abertas até 28 de julho.

Mais informações pelo site: www.tca.ba.gov.br


Carranca Produções Artísticas.

Carranca Produções Artístcias vem desenvolvendo um trabalho reconhecido no mercado baiano e brasileiro. Além de produzir e dar apoio logistico às realizações de Oco Teatro Laboratório, organiza e produz o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia -FilteBahia, a Revista de Artes Cênicas: Boca de Cena, a Coleção Dramaturgia Latino-Americana, a Coleção Teoria Teatral Latino-Americana, o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste -Nortea, e diversos eventos e shows musicais.

sábado, 23 de julho de 2011

Popó Rejeita convites do PRB para disputar a prefeitura de L. de Freitas(Ba).


Mesmo depois que o PRB- Partido Republicano Brasileiro, anunciou que na última sexta-feira (22), lançaria o plugilista e deputado federal Marcelino Popó Freitas como pré-candidato a prefeitura de Lauro de Freitas, o parlamentar não aceita o convite.

A notícia vinculou na imprensa e criou uma certa expectativa para muitos, até mesmo para os próprios militantes do partido.que estavam vibrando com a novidade. O NÃO de Popó surpreendeu a todos. Ele agradeu os convites que recebeu dos representandes do PRB, ainda afirmou que pretende representar o partido no Congresso Nacional.

Se caso ele aceitasse teria quer renunciar o cargo, porém Popó afirmou que não tem pretenção de deixar seu cargo como deputado federal para se aventurar a concorrer a prefeitura laurofreitense. Ele avisa que ainda não é o momento, que mesmo tendo rejeitado o convite, vai apoiar o partido no período das eleições 2012. Fonte: Texto: Adailton Reis, Foto: Kako Ferreira.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Enquanto isso em Salvador...Protesto Centrais Sindicais.

Sindicalistas protestam em Salvador!









Fotos: Paula Pitta- Agência A Tarde.

Trecho da Estrada do Coco Concentra 36% de Morte por Atropelos.

As estatísticas que envolvem o km-0,5 da BA 099 (Estrada do Coco), localizado no centro de Lauro de Freitas, fazem do trecho um dos mais perigosos da rodovia. Entre 2007 a 2010, 16 pessoas morreram atropeladas nesse ponto, o que equivale a 36,36% do total de mortes desse tipo (44) registradas ao longo dos 217 quilômetros totais da via no mesmo período.


A BA-099 é um dos principais acessos à cidade de Lauro de Freitas e é considerada uma via expressa, apesar disso no trecho do km-0,5, o grande número de lojas às margens da rodovia gera um fluxo constante de pedestres. Enquanto motoristas cobram celeridade para ir e vir, pedestres clamam por mais segurança no local.

O mais recente tópico da discussão – um semáforo para travessia de pedestres instalado na última segunda-feira, (próximo ao Mc Donald’s) – esquentou o debate.

Logo no dia de inauguração da sinaleira, um grande engarrafamento se formou por volta das 9 horas na região.

“O que já era ruim ficou insuportável”, comentou a arquiteta e urbanista Karyne Pinheiro, de 37 anos, que diariamente dirige de Salvador a Lauro de Freitas para trabalhar e nesse dia levou 30 minutos a mais que o normal.

Já entre pedestres a inauguração foi motivo de alívio e comemoração: "Foi a melhor coisa que fizeram. Deveriam fazer até mais", avaliou o comerciário Éric Di Paula, 32 anos, morador local.

Solução provisória - Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), o semáforo é uma solução provisória para evitar novos acidentes no local. Conforme informação do secretário da SMTT, Paulo Araújo, nos últimos quatro anos, 16 pessoas morreram atropeladas no trecho.

“A Prefeitura fez isso como medida de urgência, mas estamos no aguardo da abertura de licitação para construção da passarela”, informou.

O secretário não quis estimar o tempo para realização da obra, mas garantiu que todo documentação já foi providenciada e que agora, por se tratar de uma obra em parceria com governo estadual, depende da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Fonte: Texto: Tássia Correia,Atarde- Foto:Gildo Lima/Agência A TARDE.

Suspeitos de Balear Músico Baiano na Cabeça São Presos.

Dois suspeitos de terem atirado no baterista da banda baiana Estakazero, Paulo César Perrone de Souza Junior, 32 anos, foram presos no final da manhã desta quinta-feira, na estrada do Coco, próximo ao município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (BA).

A prisão de José Hilton dos Santos, 28 anos, e Fabrício dos Santos Lemos, 27 anos, foi feita durante uma perseguição realizada por agentes da 34ª CP (Portão), depois que os dois rapazes praticaram o crime de saidinha de banco contra uma mulher no município de Lauro de Freitas.

De acordo com informações de um agente da 34ª CP, identificado apenas como Osmar, policiais montavam campana e aguardavam que os dois suspeitos concluíssem o roubo. Logo em seguida, seguiram em perseguição e conseguiram prender os homens.

O agente explicou que os capacetes, as características físicas e as roupas usadas pelos dois rapazes coincidem com as mesmas do atentado contra César Perrone, na última terça-feira. "Eles negaram o crime, mas vamos ouvir algumas testemunhas do crime para confirmar se eram os mesmos", explicou o agente Osmar.

José Hilton e Fabrício respondiam a três inquéritos por roubo qualificado. Os dois prestaram depoimento e devem ser apresentados às 15h desta quinta-feira.


O crime

Paulo César foi baleado na cabeça por volta das 13h30 da última terça-feira, na rua do Jaracatiá (Caminho das Árvores), em Salvador, por dois homens em uma moto. O baterista dirigia um Fiat Uno. A vítima foi socorrida por policiais da 16ª CP e da 35ª CIPM e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE). A polícia trabalha com a possibilidade de saidinha de banco, já que um envelope vazio do Banco do Brasil foi encontrado embaixo do carro de Perrone.
Após passar por uma segunda cirurgia na quarta-feira, Paulo César continua internado em estado grave na UTI do HGE. Fonte: Redação Grupo Terra.

Convite da Filiação de CHICO Franco ao PCdoB!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Guig Ghetto Faz Show em Presidente Dultra (MA), Neste Sábado.

Os fãs da banda Guig Ghetto da região de Presidente Dutra (MA), já podem começar a se preparar. No próximo sábado (23) a “banda do povão” chega à cidade para comandar uma grande festa. Na ocasião o público irá curtir os sucessos que marcaram a trajetória da Guig Ghetto como “Bateu na Lata”, que vai fazer parte da apresentação que conta também com as músicas “Comandante”, “Balacuxê” e “Violeiro”, hits que marcam a nova fase do grupo com o cantor Luciano Sant’anna no comando.

Seminário homenageia o Dia Nacional do Escritor.

A União Brasileira de Escritores - UBE reúne alguns dos principais autores da Bahia, para falar sobre os rumos e perspectivas da literatura baiana.


No dia 25 de julho comemora-se o Dia Nacional do Escritor. Para homenagear os Artistas da Palavra, a União Brasileira de Escritores – UBE, núcleo Bahia realizará no dia 23 de julho (sábado), das 18h às 21h, na Livraria Cultura (TEATRO EVA HERZ), em Salvador, o seminário Literatura baiana: rumos e perspectivas, com a participação de escritores e editores baianos.

As conferências serão ministradas por nomes como Ruy Espinheira Filho, membro da Academia de Letras da Bahia; Valdomiro Santana, autor do livro: Literatura baiana 1920-1980; Aramis Ribeiro Costa, presidente da Academia de Letras da Bahia; Germano Machado, fundador e diretor do CEPA (Círculo de Estudo, Pensamento e Ação); Adelice Souza, escritora que integra a coletânea + 30 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (Editora Record); Araken Vaz Galvão, presidente do Fórum das Academias de Letras do Estado da Bahia; Valéria Pergentino, da Solisluna Editora; Roberto Leal, da Fundação e Selo Editorial Òmnira, e Aurélio Schommer, da Câmara Bahiana do Livro.

O evento contará, ainda, com a presença do presidente da UBE de São Paulo, Joaquim Maria Botelho, que virá à Bahia para falar do V Congresso Brasileiro de Escritores, que ocorrerá entre os dias 12 a 15 de novembro, em Ribeirão Preto – SP.

O seminário “Literatura baiana” se propõe a analisar o momento atual da literatura contemporânea da Bahia, com foco no seu desenvolvimento a nível estadual e nacional. O evento é destinado a escritores, poetas, professores, jornalistas, estudantes e o público em geral interessado em livro e literatura, e conta com a organização do jornalista Carlos Souza, coordenador do núcleo da UBE na Bahia.

Os interessados em participar da noite literária devem confirmar presença através do e-mail: ube.bahia@gmail.com


Serviço:
O que: Seminário Literatura baiana: rumos e perspectivas.
Onde: Na Livraria Cultura Salvador Shopping - Salvador – Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores. Fone: 71 3505- 9050
Quando: Dia 23 de julho (sábado), das 18h às 21h.
Realização: União Brasileira de Escritores – UBE, núcleo Bahia.
Entrada: Gratuita.
Informações:(71) 8122-7231.

Professores Reclamam de obras enfrente a Escola.

Os Professores da Escola 2 de Julho, situada no bairro de Itinga estão reclamando das obras que estão sendo realizadas em frente à Escola Municipal 2 de Julho.


Segundo os professores da escola, o barulho está intenso e estão sem condições nenhuma de lecionar. No local está sendo construído um hospital está incomodando e atrapalhando as aulas.

A Asprolf promete visitar o local e solicitar do secretário de educação Paulo Aquino providências urgente.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Yalorixá Diz Sofrer Preconceito até na Política

Mãe Nenzinha de Itinga.

Apesar das coisas estar bem evoluídas aparentemente, as pessoas parecem que estão retrocendendo a cada dia.É comum no país as pessoas serem discriminadas por ser diferente de outra, por pertencer a um determinado grupo, religião,opinião,poder aquisitivo, profissão, principalmente por cor.

No Brasil os afrodescendentes são pertencentes a um dos grupos que mais sofre perseguições, preconceitos e são vítimas de homicídios. Para se ter uma idéia quando esses dados são divididos por raça, cor os números são assustadores.Isso nos mostra que vivemos num país bastante preconceituoso.

A Yalorixá Mariana dos Santos(54), moradora do bairro de Itinga, há mais de trinta e um anos e conhecida carinhosamente por NENZINHA, nos revela que está cansada de tanto preconceito. Se não bastasse a sua religião também sofre preconceito na política.

Ela diz receber preconceito de sua profissão "Vendedora de Acarajé" que exerce com muito amor e carinho, a mais de quarenta e três anos.

Estando à frente dos trabalhos realizados em seu terreiro "YLÉ AXÉ ÔIA DELÉ", situado em Itinga, diz ser difamada constantemente: "As pessoas das Igrejas são as mais que defamam, acham que minha religião é do diabo. Elas maltratam muito. O axé (religião de origem africana) também trabalha para o bem, para a proteção.As pessoas que são más. Nós temos fé em Deus. A diferença é que acreditamos nos orixás também, mas Deus em primeiro lugar."

Ela que está à frente da ASBALF (Associação das Baianas de Acarajé de L. de Freitas),como presidente diz que está cheia de enrolações, preconceitos e desculpas sem fundamentos. Dona Mariana se queixa que a política cultural da cidade não dá apoio à associação, o que ela nomeia essa atitude como preconceituosa,segregacional e escravocrata: "Considero isso porque a associação é regularizada, tem CNPJ em dias e não recebo nenhum incentivo significante. Até um curso para as minhas baianas não acho. Eles sempre botam dificuldades. O argumento de Menezes, é que a cozinha está sem azuleijo, que não tem condições de realizar um curso como este. E nisso já se vão dois anos. Quanto tempo dura para azuleijar uma cozinha? Ninguém é criânça! Cansei. São desculpas, porque você ver outros cursos acontecendo na cozinha." Para Mariana fica difício essa situação que tanto lhe magoa. Ela diz que ASBALF tem lutado constantemente pela valorização das baianas do munícipio. Ela denúncia o tratamento que as baianas recebem por parte da prefeitura: "Querem as baianas todas engomadinhas, cheirosinhas de graça, nos eventos, por um prato de comida ou lanche. Não concordo. Comida por comida agente come em casa. O negócio só é foto e água. O chamego deles é com um tão de Careca. Eu luto para valorizar minhas baianas.

Nenzinha já procurou a prefeita Moema Gramacho(PT) à procura de um apoio para a sua associação.Segundo ela o único apoio que recebeu foi um espaço, que usa como sede,no ponto turístico "Mãe Mirinha de Portão, mas um apoio de verdade nunca recebeu. A yalorixá conta que já foi procurada por muitos para emprestar, como aluguel,o CNPJ da associação para a realizações de transações, mas que nunca aceitou: "Espanto logo. Do jeito que sou, não tenho rabo preso à ninguém. Inclusive já fui muito perseguida. Meu esposo já trabalhou no JOTAGÊ, e foi demitido. Só porque teve uma época que apoiei Roberto Muniz. Quer dizer que não sou dona do meu nariz? Não tenho liberdade para apoiar que eu queira? Então continuo nos tempos da escravidão."

Na verdade Nenzinha já chegou a se candidatar a vereadora em 2008, mas não obteve um resultado satisfatório que te levasse a ocupar uma cadeira na câmara municipal.

A mãe de santo passou alguns tempo se recuperando de dores na coluna, mas se diz estar boa para realizar seus trabalhos. Nenzinha afirma que vai ser candidata em 2012 para acabar com descaso com a saúde,toda essa opressão,exclusão,escravidão e preconceito, principalmente na política. Ela conta sua luta quando esteve doente: "Eu penei de dor nessa coluna. Se não fosse Deus, Dr. Márcio e os meus Clientes do axé, que moram em Salvador, eu estava no buraco!" desabafa. Ela diz que gostem ou quem não gostem, ela apoia Dr. Márcio para prefeito.

Recuperada do período de repouso, Nenzinha se prepara para as suas atividades no terreiro "YLÉ AXÉ ÔIA DELÉ", aonde acontece no próximo dia 14 de Agosto, apartir das 15h, A FESTA DE OGAN. Será celebrada a OBRIGAÇÂO DE 07 ANOS e a CONFIRMAÇÂO DE OGAN. Fonte:Por Adailton Reis.

terça-feira, 19 de julho de 2011

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXxxxXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Rondesp Apreende Adolescente Suspeito de Matar Kelly Cyclone.


Policiais do Batalhão de Rondas Especiais da Polícia Militar da Região Metropolitana de Salvador (Rondesp/RMS) apreenderam na noite de segunda-feira (18), em Lauro de Freitas, um adolescente suspeito de envolvimento no assassinato de Kelly Sales Silva, 22 anos, a Kelly Cyclone.


Segundo a Polícia Militar, W.S.S., conhecido como Carranca, foi apreendido a partir de denúncias anônimas que indicaram que ele teria envolvimento com o crime ocorrido na madrugada de ontem.

Com o jovem de 16 anos foram encontrados 14 papelotes de maconha e cinco de crack. Ele seria o mesmo, segundo a polícia, que teria trocado tiros com policiais da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) após roubar um veículo em Lauro de Freitas um dia antes do assassinato. Fonte: Correio.

Movimento a Favor do VLT Ganha Força em Salvador.

O movimento “EU QUERO VLT EM SALVADOR” nos últimos meses tem ganhado força no cenário político. Os manifestantes reivindicam o modelo VLT (Veículos Leve sobre Trilhos) á ser implantado na capital baiana e região Metropolitana, como Lauro de Freitas (Ba). Eles prometem esquentar as discussões na sessão de hoje (19), apartir da 14h, na Câmara de Vereadores de Salvador. Para os representantes do movimento, todos devem se unir em prol de um sistema de transporte mais adequado, em substituição ao atual que é péssimo, sem horários definidos, sujos, lentos, caros e superlotados, o que eles assemelham ao BRT.  


O movimento convida a todos assinarem o abaixo-assinado que será entregue ao governo do estado da Bahia:



www.pedicaopublica.com.br


Além desse manifesto através do site, o povo pode acompanhar todos os passos num blog exclusivo para o movimento. Acesse: http://www.vltemsalvador.blogspot.com/


No último sábado (16),alguns dos integrantes estiveram na Câmara de vereadores no município de L. de Freitas, entregando panfletos, colando cartazes e mobilizando o povo para a importância do movimento.Fonte: Texto:Adailton Reis -Foto:Blog do Movimento.



Enterro de Kelly Ciclone em Portão.

O corpo de Kelly Sales Silva, 22 anos, a Kelly Ciclone, foi enterrado em meio a muita comoção no final da tarde de ontem (18) no Cemitério Municipal de Portão.


Cerca de 150 pessoas acompanharam o enterro - além da família e de amigos, muitos curiosos também estiveram no local. A música "Ciclone", da banda A Bronkka, foi cantada pela multidão durante o enterro. O corpo de Kelly foi liberado do Instituto Médico Legal por volta de meio dia.

Kelly foi assassinada na madrugada desta segunda no centro de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Além de apresentar marca de tiros, ela também tinha sinais de espancamento e de ferimentos por faca. O crime aconteceu depois que Kelly saiu do Salvador Fest, onde estava com uma irmã.

A família da jovem acredita na possibilidade de que um ex-namorado tenha matado Kelly Ciclone. A polícia investiga o caso. Fonte: Repórteres Midiã Noelle, Rafaela Ventura e Adriana Planzo.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Popó Lança Pré-candidatura à Prefeitura de Lauro de Freitas(Ba).

Lauro de Freitas vai ganhar mais um pré-candidato à Prefeitura Municipal na próxima sexta-feira (22). O aspirante é deputado federal Acelino Popó Freitas, o pugilista Popó (PRB). Na data, o partido deve oficializar o lançamento da pré-candidatura do parlamentar. Popó disse estar confiante na vitória por conta das ações sociais que deseja implantar da cidade. “As pessoas já conhecem o nome Popó, sabem da minha história. Eu moro em Lauro de Freitas há 12 anos e já tenho feito muito trabalho lá”, argumentou o deputado.

Para vencer a disputa, Popó aposta no combate às drogas, especialmente ao crack, e nas ações na área de esporte. E afastou a possibilidade das notícias sobre sua frequência na Câmara Federal afetar sua imagem. “Minhas faltas foram todas justificadas”, afirmou. Durante a semana, circulou na imprensa a informação de que Popó estava entre os “parlamentares-celebridades” mais faltosos. Fonte: Foto: G1.

ASPROLF Convoca Assembleia Geral Extraordinária.

A Associação dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF) convoca os(as) trabalhadores(as) em educação para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada na próxima terça-feira, 19, às 09h, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, com a seguinte pauta:


1. INFORMES;
2. COMISSÕES DA NEGOCIAÇÃO;
3. O QUE OCORRER.

Reunião na educação definiu comissões

Na tarde da última terça-feira (12), na sala de reunião do CAIC (SEMED), a ASPROLF se reuniu com comissão da Secretaria de Educação para discutir e definir os nomes e o início das comissões propostas nas negociações, além da comissão de Eleições dos Diretores de Escola.


Das cinco comissões discutidas e definidas, as comissões "Formação Continuada" e Eleições de Diretores de Escola" já terão início a partir da semana que vem. A que diz respeito a "Reforma e Manutenção das Escolas", a Asprolf enviará ofício solicitando do governo posição de como andam essa comissão. Já as comissões "Redução da Jornada de Trabalho e "Plano de Carreira dos Funcionários de Escola" terão início no mês de agosto.

A próxima reunião está marcado para discutir e revisar a Lei Municipal N.º 1.351, de 30 de outubro de 2009, que alterou e revogou a Lei Municipal N.º 1.265, de 13 de setembro de 2007, que instituiu a eleição direta, pela comunidade escolar, para os cargos de diretores e vice-diretores nas escolas municipais de Lauro de Freitas da educação infantil ao 9.º ano. Fonte: IMPRENSA ASPROLF.

Kelly Cyclone é assassinada no Centro de Lauro de Freitas

Kelly Sales Silva, de 22 anos, também conhecida como Kelly Cyclone ou Kelly Doçura, foi assassinada na madrugada desta segunda-feira (18), no centro do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O corpo apresentava marcas de tiros nas costas e estava com ferimentos, o que indica, segundo a polícia, que Kelly pode ter sido vítima de espancamento.


Depois da festa do pó, Kelly Doçura ainda acusou os policiais de espancá-la.

O corpo da Dama do Pó foi encontrado em via pública por moradores locais. Ainda não há informações sobre autoria do crime e o motivo. De acordo com a Central de Polícia, Kelly também teria sido esfaqueada na barriga. O crime é investigado pela delegacia de Lauro de Freitas.

'Vida Loka' no crime
Kelly Sales Silva, de 22 anos, ficou conhecida após ser presa em fevereiro de 2010 na festa do pó, na Boca do Rio. Com inúmeras tatuagens - coelho da Playboy, de Chucky, o brinquedo assassino, um dragão que cobria toda a perna e um 'Vida Loka' no cóccix - não se intimidava em postar fotos segurando armas em seu perfil na rede social orkut.

A “lokura” começou com o desfecho trágico de seu primeiro namoro, com Anderson, 17, de quem estava grávida. Depois do fim do namoro, Anderson se suicidou tomando veneno de rato. “Kelly estava com 16 anos e seis meses de gravidez e só falava que ia se matar. Encontramos chumbinho na gaveta dela” , lembrou a irmã Carla Sales, 24.

Kelly começou a ter visões, inclusive jogando o filho pela janela. O garoto tem 5 anos. Nessa época, ela deixou de ser Kelly Sales Silva para se transformar em Kelly Doçura. “Eu namorava com Bombado Doçura, percussionista do Saiddy Bamba, que agora tá no Báck, por isso o apelido”, lembrou à época de sua prisão em 2010. Bombado não foi localizado para contar se Kelly é a chapeuzinho vermelho que inspirou a música Lobo Mau.

Do batuque do pagode, Kelly foi para os pipocos do “berro”. Aos 17 anos ela conheceu e se apaixonou pelo traficante Sidnei Ferreira, que atuava no Garcia, onde os dois moravam. O amor que sentiu por Sidnei foi gravado em seu corpo, em uma tatuagem com o nome do traficante no punho direito. “Sidnei foi o amor da minha vida. Não comando tráfico. Nunca me meti nas coisas dele”, contou Kelly em 2010. Ele foi morto por um policial à paisana há três anos em um assalto a ônibus na Garibaldi.Fonte: Midiã Noelle/Redação CORREIO/ midia.santana@redebahia.com.br