sábado, 29 de janeiro de 2011

Espetáculo: "Gaiola, o Caçador de Solidão" Encerrou as Atividades de Reabertura do Cineteatro.

O espetáculo “Gaiola, o caçador de solidão” encerrou hoje a programação de reabertura do Cineteatro de Lauro de Freitas (Ba). Os telespectadores puderam conferir depois do FIT (Festival Ipitanga de Teatro) várias atividades gratuitas com artistas do município, marcando a reabertura do Cineteatro. E para encerrar a agenda desta cerimônia, nada mais nada menos que o espetáculo que percorreu vários estados brasileiro e sendo agraciado por diferentes públicos. O monólogo é encenado pelo ator Léo Santis, vencedor de prêmios como melhor ator em Espírito Santo e Pernambuco, onde o texto e direção ficam por conta do Diretor Duzinho Nery, que também já ganhou prêmio de melhor diretor em Pernambuco.

O texto da peça é extremamente comovente, conta a história de um homem que vive em um mundo bastante diferente, isolado do convívio social, consequentemente por decepções da vida. Este homem passa por um estado de solidão extrema, onde passa a questionar seu sofrimento, passando vários momentos de angustias em sua vida. A peça faz parte do grupo Cia Távola de Teatro.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Caminhão Colide com um Poste em Lauro de Freitas (Ba).

Um caminhão colidiu com um poste por volta das 5h30 desta quarta-feira (26) na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com informações de testemunhas, o acidente aconteceu no sentido Lauro de Freitas/Salvador e deixou duas pessoas que estavam no caminhão com ferimentos leves.


As duas vítimas, ainda sem identificação, foram socorridas para o hospital Menandro de Farias. O trânsito está lento na saída da cidade. Fonte: Redação Correio.

Entrevista com o secretário de Trânsito e Transporte de Lauro de Freitas.

Paulo Araújo é morador de Lauro de Freitas há 25 anos, e há dois atua como Secretário de Trânsito e Transportes do município. Para descongestionar nossa caixa de e-mail, cheia de mensagens de leitores aflitos com o trânsito de Lauro de Freitas, batemos um papo com ele a fim de esclarecer os questionamentos da comunidade.


BN - Com que perspectivas o senhor enxerga os rumos do desenvolvimento de Lauro de Freitas?

Paulo - Segundo o Censo, somos 163 mil habitantes, representando a 8º maior cidade do estado e com um território de apenas 59 km². Lauro de Freitas é cobiçada não só como um local de veraneio, mas como um ótimo lugar para buscar uma residência definitiva, e tem cada vez mais infra-estrutura. É uma cidade-metrópole.

BN - Como o senhor explica os engarrafamentos na Estrada do Coco?

Paulo - O congestionamento é uma grande preocupação, mas também uma alegria, porque embora seja um problema, representa que o poder aquisitivo da população está crescendo. Lauro de Freitas tem a 7º maior frota do estado, com 50 mil veículos emplacados, fora a frota flutuante nos finais de semana. A cidade tem limitações viárias. A solução seria uma pista entre a Estrada do Coco e a Luiz Tarquínio, o que só seria possível através de um grande projeto de desapropriação. Muita gente não ficaria feliz.

BN - Como o senhor enxerga a repercussão negativa causada pela mudança de fluxo da Luiz Tarquínio?

Paulo - É natural, toda mudança tem sua fase de rejeição e adaptação. O projeto é assinado pelo engenheiro de trânsito Francisco Moreno. Essa é a parte burocrática, mas quando vamos para a prática, os desafios a serem resolvidos são sempre maiores, porque temos que lidar com a cooperação da população.

BN - Que tipo de desafios?

Paulo - Veja bem. O projeto foi pensado para dar maior fluidez ao trânsito. No entanto, a exemplo da saída de Vilas, o tráfego continua lento. Estamos fazendo alguns ajustes no local, como a diminuição do canteiro central para que os veículos saiam em fila dupla. Também estamos redirecionando os estacionamentos, principalmente no centro, e iniciando um trabalho de conscientização da população.

BN - E quanto à parcela desamparada pelo serviço de ônibus?

Paulo - As maiores reclamações são dos moradores de Pitangueiras. Em breve supriremos essa deficiência com uma linha circular que irá do fim de linha de Vilas do Atlântico, entrará pela rótula de Buraquinho, e seguirá pela Luiz Tarquínio, passando pelo centro de Lauro até Pitangueiras. Em outros pontos, o cidadão tem que andar apenas 300 metros. Não é uma distância longa.

BN - Houve debate com a comunidade antes da implantação do projeto?

Paulo - Foram feitas 3 audiências públicas. Duas na Câmara e uma na Unime. Foram distribuídos mais de 500 convites. Porém, pouco mais de 100 pessoas compareceram.

BN - A rede G Barbosa influenciou na decisão dessa obra?

Paulo - Temos uma lei de contrapartida para empresas que pretendem se estabelecer na região. O projeto não foi feito em função da chegada do G Barbosa, ele já existia desde 2006. Quando o supermercado chegou foi acordado o que seria feito em termos de reformas, intervenções geométricas, sinais, mídia e etc.

BN - Quais são suas perspectivas para 2011?

Paulo - As melhores. O trânsito está sendo municipalizado. Isso significa que a Secretaria poderá cuidar melhor do trânsito em parceria com órgãos estaduais e federais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.
 
Fonte: Entrevista realizada pelo Jornal Bahia Norte/www.jornalbahianorte.com.br

Homem é baleado ao tentar roubar carro de major da PM.

Um homem foi baleado na tarde desta quarta-feira (26) em um assalto a um major da Polícia Militar na Estrada do Coco, em frente à empresa Sofá e Cia. O major Carlos Alberto Oliveira conduzia seu veículo, de modelo Corolla , na cor prata, quando foi surpreendido por três homens armados, que cercaram o carro e pediram que deixasse o interior do veículo. Depois de descer do carro, o major reagiu ao assalto e conseguiu atingir Daniel dos Santos Silva, no braço e na perna, que acabou ficando no local enquanto seus dois comparsas conseguiram fugir no veículo. Daniel foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgia, mas se recupera bem dos ferimentos. As investigações do crime estão sob responsabilidade da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos de Veículos.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Limpa fossa que poluía rio em Lauro de Freitas tem licença e alvará cassados.

Os caminhões da empresa foram recolhidos para o estacionamento municipal.

A limpa fossa Litoral Limpeza Industrial não poderá mais funcionar em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A empresa, que foi embargada na última sexta-feira (21) por crime ambiental, terá a licença de funcionamento e o alvará cassados pela prefeitura do município por despejar dejetos sem tratamento no Rio Ipitanga, afluente do Rio Joanes, apontado como maior foco da poluição medida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na praia de Buraquinho.


Nesta tarde, técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH) e de Serviços Públicos (SESP) recolheram ao estacionamento municipal os quatro caminhões da limpa-fossa. Esta é a terceira vez que a empresa é embargada. A primeira intervenção ocorreu em abril de 2006. Não houve flagrante, mas foram descobertos canos que conduziam caixas de drenagem de esgoto de dentro da empresa para o leito do Rio Ipitanga.

Na segunda intervenção, em fevereiro de 2009, a empresa foi denunciada por moradores da área. Os técnicos da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela fiscalização do meio ambiente na época, flagraram um sistema para o acoplamento das tubulações dos carros limpa fossa que conduzia os dejetos diretamente para o Rio.

A SMARH registrou denúncia da 23ª Delegacia de Polícia e já encaminhou os documentos ao Ministério Público. De acordo com o secretário, a Litoral já responde inquérito civil, foi multado pelo Ministério Público em 300 mil reais e pela prefeitura por duas vezes, em 50 mil reais e 10 mil reais.

“Estas ações fazem parte de um processo administrativo que cobra dívidas antigas da empresa com o município, inclusive das multas emitidas nas ações da SESP”, afirmou Paulino Gonçalvez, coordenador executivo da SESP. A Litoral funcionava com quatro carros com capacidade para 8 mil litros e além de limpar fossa recolhia resíduos do Pólo Petroquímico.

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia/Foto: Divulgação.

Moradores de Lauro de Freitas recebem Agência Móvel da Coelba.

Os moradores do bairro do Caji, em Lauro de Freitas, terão à disposição, a partir de segunda-feira, 24, até o próximo sábado, 29, os serviços da Agência Móvel da Coelba. Poderão ser solicitados parcelamentos de débitos, ligação nova, segunda via de conta de energia, religação, cadastramento na Tarifa Social Baixa Renda, pedidos de inspeção, dentre outros serviços. A Agência Móvel da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, estará, das 8h30 às 16h30, no Caminho 1, Setor, 1. Esta é uma iniciativa que integra o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

Passarelas da Estrada do Coco estão em fase de licitação.

Estão em processo de licitação três das seis passarelas previstas para a Estrada do Coco no trecho que atravessa o município de Lauro de Freitas.
Os equipamentos serão instalados no Km 0 em frente ao Hospital Unimed, no Km 5, e a terceira em frente ao Hospital Menandro de Faria. As passarelas serão construídas pelo Governo do Estado, por meio da Conder, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas.


As outras três passarelas estão em fase de projeto. De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, considerando o prazo para finalização da licitação, as obras das primeiras passarelas deverão ser iniciadas em maio.

domingo, 23 de janeiro de 2011

PCB de Lauro de Freitas Valoriza a Cultura do Nosso Município.

Ciente da grandiosidade desta manifestação popular em nosso município, principalmente neste momento tão delicado que passa nossa cultura. Momento de estagnação cultural e propício em relação da representação de nossa cultura. E por que não uma verdadeira crise?

Este ato cultural mostra-se tão importante porque são os inúmeros artistas, ás vezes com sua força de vontade e por amar o que faz, conseguem minimizar a triste realidade. São eles que nos dar esse grande prazer de nos representarmos e não deixam morrer a esperança de termos acesso a isso tudo. Nessa visão que o PCB - Partido Comunista Brasileiro do Município de L. de Freitas (Ba), vem parabenizar ao organizador Sérgio Cordeiro, artistas e participantes por mais essa 9ª Caminhada Cultural dentro do nosso município.


Para a família PCBista essa caminhada mostra mais que uma força da demonstração cultural e sim a luta, garra e resistência dos artistas laurofreitenses ou Ipitanguenses, grande labuta vivenciado a cada dia nesta terra que na História é a primeira da Bahia em cultura. E toda essa gente fez e fazem com que isso não se apague da nossa História. São iniciativas como estas que nosso partido apóia, porque sabemos e acreditamos que por trás delas, existem pessoas que por amor a arte se entregam de corpo e alma, transformando a realidade sócio-cultural de nossa comunidade, além de nos representarmos, representantam a cultura do nosso povo.

Saudações Comunista!

Paulo Andrade
Presidente do Partido (L. de Freitas/Ba).



Acorde, Levante e Lute!!!


9ª Caminhada Cultural em Itinga!

Hoje pela manhã vários artistas, grupos culturais e autoridades estiveram presentes na 9ª caminha cultural de grupos do município de Lauro de Freitas (Ba). A caminha está completando 09 anos, com a organização de Sérgio Cardoso do grupo Garotos e Cia, O grupo completa 10 anos de existência. Para ele: “A caminhada tem como objetivo promover a Cultura e a Arte da nossa Cidade, resgatando os jovens das ruas, um trabalho social que faz a diferença, pois, revela talentos".

Neste ano o grande o convidado foi o grupo Afoxé Filhos do Congo, que recentemente foi tombado como patrimônio histórico imaterial, desfilaram juntos com outros, saíram da Av. Fortaleza-Terraplac até o Largo do Caranguejo. Entre os artistas, políticos e grupos presentes foram: Grupo de Capoeira Filhos da Bahia, Zuart, Ky Swing, Korin Nagô, Zâmbia, Fuscão, Chico Franco, Paulo Aquino, PBC(L.de Freitas-Ba),Poetisa Reijane Silva, Adailton Reis,mestre Sérgio, Gama entre outros...

Saiba aonde Levar suas doações para Vítimas da Chuva no RJ:

Desde o dia 11 de janeiro, fortes chuvas atingem o Rio de Janeiro provocando enchentes e desabamentos em municípios da região serrana do estado. As principais cidades afetadas são Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.Segundo levantamento das prefeituras dos municípios afetados, o número de mortos já ultrapassa 700. Essa é a maior tragédia registrada no país em decorrência de fenômenos naturais.

Nove dias após o início da tragédia, ainda existem centenas de desaparecidos e milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas.


   
Que puder e quiser ajudar as vítimas podem levar suas doações para:

 
Campanha RIO Feliz:


Stand no Largo do Caranguejo(Itinga) está arrecadando donativos para enviar para as vítimas. VOCÊ PODE DOAR ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS, ROUPAS, COBERTORES, MATERIAIS DE LIMPEZA, HIGIENE PESSOAL, ÁGUA MINERAL, CAIXAS DE PAPELÃO E FITAS ADESIVAS PARA EMPACOTAMENTOS a campanha será neste fim de semana dias 21,22 e 23 no Largo do Caranguejo das 10:00 da manhã as 20:00hs. Iniciativa JORNAL O NÚCLEO, O PROJETO ESPAÇO SAUDAVEL e O GRUPO OS AMIGOS DO BISPO.

 
Doações para as Vítimas da Chuva:

A Caixa Econômica Federal informa que foi aberta uma conta corrente para ajudar as vítimas das chuvas no estado do Rio de Janeiro. As doações aos moradores das regiões em estado de emergência podem ser feitas na conta da Defesa Civil do Rio de Janeiro, número 2011-0, agência 0199, operação 006. Mais informações: Assessoria de Imprensa - Regional Salvador (71) 3402-8748/8718/8734. Doações de produtos também podem ser encaminhadas à Infraero.


Comunidade Universitária:

Por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a UNEB deu início a uma campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados da região.
A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Estudos Japoneses (NEJ) em parceria com o Núcleo de Ética e Cidadania (Nuec), ambos vinculados à Proex, conta com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da universidade.
O objetivo da ação é arrecadar − até o dia 1° de fevereiro − materiais para necessidades básicas, a exemplo de alimentos não-perecíveis, água mineral, velas, fósforos, fraldas descartáveis e produtos de limpeza.
Os núcleos engajados se responsabilizam pela coleta dos donativos nos domicílios dos doadores e pela entrega dos produtos ao comando da Aeronáutica na Bahia. As doações também podem ser realizadas presencialmente na sede da Proex, no bairro do Imbuí, em Salvador.
Informações: Proex – tels. (71) 3371-0148 / 0107 (ramais 210, 218 e 234).

sábado, 22 de janeiro de 2011

Cruz Vermelha Informa:

Cruz Vermelha avisa que não há mais necessidade de doação de roupas para vítimas das chuvas



Rio de Janeiro - A Cruz Vermelha Brasileira informou hoje (21) que a doação de roupas para as vítimas das chuvas na região serrana não é mais necessária. A quantidade arrecadada até agora já é suficiente, segundo a organização não governamental (ONG). Somente na sede da Cruz Vernelha, estão armazenadas 250 toneladas de roupas de todos os tipos.

'Hoje nós temos uma quantidade de roupas que dá pra suprir tranquilamente toda a região serrana. A intenção é que não haja desperdício', disse o presidente da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro, Luiz Alberto Sampaio. Ele pediu que as pessoas guardem as roupas que pretendiam doar para que sejam aproveitadas em outra oportunidade.
Sampaio disse também que a próxima etapa da campanha será a distribuição de cerca de 20 mil cestas básicas. A prioridade continua sendo alimentos prontos ou semiprontos e itens de limpeza e higiene pessoal. 'Água nunca é demais, leite, alimentos de fácil consumo como biscoitos, sopas desidratadas. Cestas básicas ou componentes de cestas básicas, tempero, que temos pouco, óleo', listou Sampaio.


Segundo a Cruz Vermelha, conjuntos básicos de panelas e utensílios de cozinha serão distribuídos. A entidade filantrópica pede ainda que as concessionárias das rodovias que cortam a região não cobrem pedágio dos carros e caminhões da Cruz Vermelha, devidamente identificados, que estão fazendo o transporte dos donativos.

De acordo com o último balanço da Cruz Vermelha, foram recebidos 450 mil litros de água, 35 mil litros de leite, 250 toneladas de alimentos e 50 mil itens de higiene e limpeza. A artista plástica Célia Netto, de 60 anos, emocionada, fez questão de levar pessoalmente a sua contribuição: açúcar, café e sal. 'Me deu vontade de chorar quando cheguei aqui. E estão precisando de muito mais ajuda. Essa situação toda é muito triste', lamentou ela.

A participação dos voluntários é considerada fundamental. A estudante de medicina Camila Mesquita, de 21 anos, trocou as férias pelo trabalho de ajuda às vítimas, seja descarregando donativos que chegam ou separando roupas, alimentos e produtos de higiene.


'Acho que eu gostaria que as pessoas fizessem isso por mim também. Sei que minha ajuda vai contar e estou aqui. Mas temos que manter esse ritmo. Daqui a um mês, as pessoas começam a esquecer e o pessoal vai continuar precisando de ajuda', ressaltou a universitária.

Segundo a Cruz Vermelha Brasileira, são recebidos diariamente, somente na sede da instituição, cerca de 120 voluntários.

Fonte: Edição: Vinicius Doria/Agência Brasil.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Inscrições para o ProUni começam nesta sexta-feira.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta sexta-feira (21) e seguem até terça-feira (25). O Ministério da Educação disse que o site prouniportal.mec.gov.br estará em funcionamento na manhã desta sexta.



A abertura das inscrições estava prevista para quarta-feira (19), mas foi adiada devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para quinta-feira (20). Assim como ocorreu no sistema do SiSU, o MEC garantiu que o site do ProUni - que segue o mesmo modelo - passou por uma manutenção para que novas falhas sejam evitadas. Estudantes relataram que ao acessar o sitema do SiSU entravam em páginas de outros candidatos.


O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas 123.170 bolsas, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (de 50%) em cerca de 1.500 instituições de ensino superior.


Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.


Duas etapas


Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.


O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.


As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.


A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.


Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.


Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.


Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola. As informações são do G1.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cursinho Pré- Vestibular Só Para as Mulheres!!!

Nem todo mundo tem condições de pagar as mensalidades de um cursinho pré-vestibular.



Para ajudar as interessadas em conseguir a aprovação, a ONG Bahia Street abriu as inscrições para a seleção do curso pré-vestibular gratuito.

As aulas terão início no mês de março e serão realizadas no projeto Bahia Street, localizado na Rua do Sodré,435,Largo do Dois de Julho- Centro, todos os dias à noite.
As inscrições para o curso pré-vestibular já estão abertas e podem ser feitas no próprio projeto.
O Projeto Bahia Street é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1997, com a missão de romper o círculo da pobreza com educação e cidadania. A proposta do Projeto é combater a discriminação racial e de gênero, visando a garantia dos direitos humanos, por meio de ações educacionais e sócio-culturais.


O trabalho se justifica pela constatação da desigualdade de oportunidades, principalmente entre mulheres negras.

Para esclarecer dúvidas sobre o pré-vestibular e obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Projeto Bahia Street pelo telefone 71-3322-7680.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ABI CONDENA CENSURA E PROTESTA CONTRA GOVERNO.

A Associação Bahiana de Imprensa, ABI, em nota de repúdio assinada pelo seu presidente, jornalista Samuel Celestino, condenou a atitude da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, de notória censura à imprensa baiana, ao limitar as informações envolvendo a violência que se registra na Bahia, em especial à Região Metropolitana de Salvador. A entidade vê na decisão da SSP uma forma aberta de evitar que a população baiana tome conhecimento do que se observa no Estado ao determinar que somente as informações de caráter oficial sejam divulgadas. A determinação, segundo a Associação dos jornalistas baianos, é inconcebível num sistema democrático, fere a Constituição brasileira e a repele. Ao protestar, a ABI espera que o governador Jaques Wagner ordene a anulação do ato pois atinge, em cheio, o governo que comanda. A Bahia, segundo o jornalista presidente da entidade, não pode retroceder a outros tempos que remontam à ditadura e aos períodos de esmagamento da liberdade de informar, opinar e se expressar, de forma livre e democrática.

Caminhada Cultural em Itinga!


A Caminhada acontecerá no próximo dia 23, domingo, na Itinga. Reunindo os grupos culturais com relevância social na cidade de Lauro de Freitas, desde os mais tradicionais aos mais recentes na cena local do município.



Grupos de dança, capoeira, afoxés, circo, teatro, índio, afro – percussivo e música entre outros estilos desfilarão pelas principais ruas do maior bairro da cidade, mostrando a força da cultura popular. Para Sérgio Cordeiro, organizador do evento, “A caminhada tem como objetivo promover a Cultura e a Arte da nossa Cidade, resgatando os jovens das ruas, um trabalho social que faz a diferença, pois, revela talentos.“. E diz que a novidade deste ano “é a presença do Afoxé Filhos do Congo que confirmou presença.” “O afoxé recentemente foi tombado como patrimônio histórico imaterial, completa Cordeiro.


Um mini trio estará ao meio do cortejo capitaneado pelo grupo Afro-contemporâneo Zâmbia, além do Grupo de Teatro Bambolê, o preferido da garotada, com seus palhaços pernas de pau, malabaristas, personagens encantados e dançarinos. A trupe do Bambolê é de Vila Praiana e tem direção de Artêmio Luz.


A Caminhada possui temática livre para que os grupos demonstrem as suas próprias bandeiras.

Sob organização da Associação Garotos e Cia, que completa 10 anos de existência, é prometida uma caminhada participativa e interessante, sendo esperado o prestígio de todos os anos que a população vem dando. Uma boa pedida para o domingão de lazer e para que os pais possam mostrar aos seus filhos a importância da arte e da cultura para a nossa vida e para a consolidação da cidadania.


O que é:
9ª Caminhada dos Grupos Culturais de Lauro de Freitas
Onde é:
Saída: da AV. Fortaleza (terraplac, em frente ao mercado Pouco Real)
Destino:
Largo do Caranguejo
Quando é:
23 de Janeiro de 2011

Principais Grupos:
-BANKOMA
-BAMBOLLE
-ZUART
- COMPANHIA DE DANÇA KY SWUING (ITINGA).
-COMANDO NEGRO,
-GRUPOS DE BAIANAS DE ITINGA
-GRUPO AZANIA PORTAO.
-FILHOS DA BAHIA CAPOEIRA
-ZAMBIÃ
-ARTMARV
-CIA THAUMAZEIN DE TEATRO


Convidado Especial

-FILHOS DO CONGO

O destaque vai neste ano vai para os convidados especiais, como o

BANKOMA DE PORTAO .BAMBOLLE TEATRO E DANÇA[ZUART DANÇA [COMANDO NEGRO,

GRUPOS DE BAIANAS DE ITINGA

GRUPO AZANIA PORTAO.

[FILHOS DA BAHIA CAPOEIRA[ZAMBIÃ

Que será realizada no domingo, dia 23 de janeiro de 2011, tendo início às 10:00 h no Terraplac, saindo do Mercado Novo Real até o Largo do Caranguejo, encerrando às 12:30 hrs.

Reunindo os melhores grupos de relevância para um belíssimo desfile, contemplando assim, a valorização do nosso Município.

Contatos: 8146-6069


Cordialmente,

___________________

SERGIO CORDEIRO

PRESIDENTE

hoisosokjsjhsjhsjh...

nbakjdbsajdnbjsa dkjakdjaoiJDOIA JDIOAD ADJA DAdioahdjsahduaçhKJDB
DBDIUIDHAhndjhdasnckldnvlkcjvjvlkds
fsahfjahfoijakfjakçjncçdknmfkladsjnkl
anjknfasnv c çc ç k kfakkjcnxzcmvnodhdn dfa faOFHH FÇhfffhfjioç  fsadhfdbvnmvbuhfskvnk
czxcbzkbczçhcjxcbn, cdjcjh cijhcbjgc cgajdbfhdyfsh,fheUFHKJafniwqu2wu4hskd foisdj fsdhfoisnk

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Recital de Poesias: Amor, Mulheres, Arte...

Quero convidá-los para o Recital de Poesias, Hoje (Sexta) no Centro de Cultura de L. de Freitas(Ba), Com os poetas locais: Melk Mercury, Reijane Silva, Jucélia Silva,Adailton Reis e o cordelista Aloisio Lisboa, ás 20h. Entrada gratuita. Classificação 12 anos.  Quem mora no bairro de Itinga,contará um ônibus da Prefeitura gratuito, saindo do Pq. Stª  Rita, ás 19h20, passando pelo Largo do Caranguejo, por volta das 19h30min.

Divulgado resultado do Enem 2010!!!

O resultado do Enem 2010 foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 14, no site do exame (Clique aqui e acesse: http://www.sistemasenem2.nep.gov.br/ ). Para verificar sua nota, é necessário ter o número de inscrição ou do CPF e a senha. Se o estudante não recordar a senha, pode recuperá-la no próprio sistema, informando o número do CPF. Desta forma, a senha será enviada por e-mail ou via SMS.
No site do Enem, consta o desempenho nas quatro provas objetivas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias), além da nota da redação.


Vagas – Em toda a Bahia, foram disponibilizadas 2.755 vagas em 102 cursos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Apenas a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ofereceu 532 vagas para o primeiro semestre de 2011. Em todo o país, mais de 3,3 milhões de estudantes fizeram a prova este ano e disputam 83.125 vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas. Fonte: A TARDE On Line.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cursos Gratuitos de Teatro


Oco Teatro Laboratório abre inscrições para cursos gratuitos de Teatro



“O Caminho das Pedras”


As inscrições vão do dia 10 a 17 de janeiro
Fique por dentro e venha a participar desta grande experiência!


Apoio financeiro da FUNCEB através do edital de Formação e Qualificação


As inscrições vão do dia 10 a 17 de janeiro, começando as aulas no dia 18. Serão disponibilizados três horários para a execução dos cursos. Os cursos vão até o 04 de fevereiro.


Turma 1 . (horário da manhã) das 08 às 12 horas.


Turma 2 (horário da tarde) das 14:00 às 18:00 horas.


Turma 03 (horário noite) das 18:00 às 22 horas.




Os cursos serão realizados no Centro de Cultura de Lauro de Freitas




Dando continuidade ao projeto iniciado em novembro estes novos cursos terão duração de 14 dias num trabalho intensivo de 4 horas diárias, de segunda a sexta, passando por treinamentos de Energia e Expressividade, Voz, Técnicas de Arte Circense, Dramaturgia do Ator e Interpretação. Todo este trabalho será ministrado por uma equipe de profissionais que conformam Oco Teatro sob a direção de Luis Alberto Alonso.


Importante: Estes cursos visam à seleção de atores para futuros projetos


INSCRIÇÃO ONLINE




Para realizar a sua inscricão online deve enviar um email para: cursos@ocoteatro.com.br




Com os seguintes dados no corpo do email:


Nome completo.
Idade.
Escolaridade.
Endereço.
Telefones
Breve Curriculo (Máximo 5 linhas)
Se possui alguma necessidade especial (caso afirmativo especificar)
Turma selecionada


OBS: As inscrições, assim como os cursos são de caráter gratuito. Os alunos receberão material de trabalho. As aulas requerem pontualidade. Os cursos comportam um elevado trabalho corporal, precisando de roupas ligeiras para treinamentos físicos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Agradecimentos do Novo Presidente LGBT de Lauro de Freitas(Ba).

Venho a este espaço para agardecer pela eleição de ontem, pela participação de todos e todas ( da comunidade gay) da cidade que demonstraram mais uma vez que unidos somos mais fortes e podemos conquistar nosso espaço, agradeço ao grupo que juntos conquistamos a eleição e juntos faremos um trabalho diferente e notável a partir de hoje na urbe (L. de Freitas-Ba), trabaho com participação de todos, onde cada um terá sua vez e voz, onde cada palavra será discutida em grupo e colocada em pratica.



Agradeço em especial ao grupo formado na chapa ao senhores Melk, Duzinho, Paulo, Marcelo, Julio, Pedro, Anderson, Val, Aidêe, Djair Junior, Daniel, Bal, Aloisio, Gel, Xita, Joca, Kinho, Adilson, Rogério, Lulu, para que torne público essas pessoas acima é a composição da nova diretoria administrativa e agradecemos (nós a diretoria) pelo apoio das seguintes pessoas que não estavam compondo a chapa mais foram fundamental para a nossa vitória Sinaldo, Jau, Val, Juci, Jane e demais (desculpe não lembrar no momento de todos) que conseguiram articular e bem a eleição da chapa e a todos que participaram vindo através do pedido destes acima citados, muito obrigado pelo empenho e atenção dada a esta eleição.


Vamos juntos construir a cidadania LGBT de Lauro de Freitas.

Aproveito para esclarecer que não sou filiado a partido politico nenhum da cidade, mais sou participante ativo na cidade tendo o respeito de todos as entidade politicas partidarias da cidade e vários politicos pois foi conquistado como Alex cidadão e não Alex partidário.


Obrigado a todos em nome de toda COMUNIDADE LGBT pela nota a eleição e sempre estar dando espaço ao GGLF no seu blog.



ALEX FRAGA - presidente eleito do Grupo Gay de Lauro de Freitas.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Centro de Cultura de Lauro de Freitas (CCLF) Neste Promove Atividades Gratuitas.


O Centro de Cultura de Lauro de Freitas (CCLF) promove um mês de atividades gratuitas. Acompanhe a programação completa. O CCLF foi inteiramente reformado. Recebeu foyer com portas de vidros, sanitários com acesso a cadeirantes e poltronas acolchoadas.






Confira a Programação:


DIA 14 DE JANEIRO:

Recital de Poemas com os atores Melk Mercury e Jucélia Silva, a poetisa e declamadora Reijane Silva, Adailton Reis e o cordelista Aloísio Lisboa.

Repertório: Poemas de Myriam Fraga, Cecília Meireles, Elisa Lucinda, Bruna Lombardi, Florbela Espanca, Reijane Silva e outros. A maioria dos poemas enfoca o universo feminino. Já a poética de Aloísio Lisboa tem o nordeste, seus mitos, heróis e crenças como mote.

Horário: Entre 19h30 e 20h. Classificação: 12 anos


DIA 15 DE JANEIRO:

Show musical Um Nó de Nós

Com Osvaldo e Banda
Classificação: Livre


DIA 21 DE JANEIRO:

Show musical Projeto Cordas e Copos MBP. Com os músicos Eduardo Cachaça e Rogério Grillo
20 horas - Classificação: Livre


DIA 22 DE JANEIRO:

Peça Teatral: Cinco Contra Um - Grupo Cultural Tupinambás
Texto: Marcos Moreira
Direção: Tonny Ferreira
O espetáculo procura provocar no público um olhar crítico sobre temas da atualidade, como violência contra a mulher, exclusão social, aborto e tecnologia através de personagens estereotipados. Horário: 20h - Classificação: 16 anos


25 DE JANEIRO:

Mesa redonda: Cultura e Economia no Município de Lauro de Freitas
Convidado: Representante da Secretaria da Cultura do Governo do Estado da Bahia
Público alvo: Empresários, empresas locais e artistas
Horário: 19h


DIA 27 DE JANEIRO:

Lançamento do CD “Viva Nordeste”
Show instrumental
20 horas - Classificação: Livre


DIA 26 DE JANEIRO:

Show musical, com Jô Santana e Paulo Vizeu.
Repertório: Composições de Jô Santana, Paulo Vizeu e nomes consagrados da MPB. Terá acompanhamento musical. Nomes que serão divulgados posteriormente
Horário: 20 - Classificação: Livre


DIA 28 DE JANEIRO:

Monólogo: Atormentado

Elenco: Renato Lima

Direção: Sandra Ribeiro

Figurino, cenário, maquiagem e luz: Renato Lima
Promoção: Instituto Cultural Camarim (INCUCA)
Horário: 20h - Classificação: 14 anos
De Todos os Lados. Show musical com Sandra Ribeiro e Elaine Cruz.


DIA 29 DE JANEIRO:

Espetáculo teatral

Gaiola, Caçador de Solidão
Texto e direção Duzinho Nery
Monólogo com Léo Santics
Classificação: 14 anos

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Festa do Padroeiro de Lauro de Freitas(Ba).

Para comemoração, catolicos e fiéis estarão iniciando na quinta- feira, dia 06 de janeiro o novenário preparatório, sempre às 19h, até o dia 14 na Igreja de Santo Amaro de Ipitanga (Centro). No dia 15, dia da Festa, o Cardeal-Arcebispo, Dom. Geraldo Majella Agnelo, estará presente e presidirá a Solene Eucaristia, às 9h, na igreja matriz, no Centro de Lauro de Freitas. .


Confira a programação completa:

Tema Geral: Igreja, povo de Deus em missão: a alegria de sermos discípulos de Cristo


Diariamente na Igreja Matriz:

*Terço às 6:30h

*Santa Missa às 19h

*Quermesse na praça após as Santas Missas, com atrações musicais e culturais.

Novena preparatória

Dia 06 (Quinta-feira) Lc 4, 14-22

Tema: Alegrai-vos! Como discípulos de Cristo, somos também anunciadores da Boa Nova.
Homenageados: Com. São Mateus, Pastoral Social e Pastoral do dízimo.
Pregador: Pe. José Carlos Ferreira Santana
Paróquia São José de Amaralina.

Dia 07 (Sexta-feira) – Lc 5, 12-16

Tema: O Senhor nos convida a viver na unidade.
Homenageados: Com. São José, Apostolado da Oração e Oficina de Oração e Vida.
Pregador: Mons. José Edmilson de Macedo
Paróquia N. Senhora de Brotas

Dia 08 (Sábado) – Jo 3,22-30

Tema: A nossa alegria é seguir Jesus e torná-lo conhecido.
Homenageados: Com. Nossa Sra. de Fátima, Pastoral Catequética e da Criança
Pregador: Pe. Danilo dos Santos Pinto
Neo-Sacerdote
Grande Bingo Beneficente

Dia 09 (Domingo) – Mt 3, 13-17 Dia 14 (Sexta-feira)

Tema: Batizados no Espírito para vida nova.
Homenageados: Com. São Tiago e São Filipe e Pastoral da Juventude.
Pregador: Côn. Lazaro Silva Nunes
Paróquia Nossa Sra. da Penha de França

Dia 10 (Segunda-feira) – Mc 1, 14-20

Tema: Somos chamados a sermos “Pescadores de homens”.
Homenageados: Pastoral da Evangelização, Comerciários e Comerciantes.
Pregador: Côn. João Abel
Paróquia São João Evangelista de Vilas

Dia 11 (Terça-feira) – Mc 1, 21b-28

Tema: Testemunhar e ensinar com autoridade.
Homenageados: Com. Matriz, Padres, Diáconos, Ministros Leigos e Coroinhas.
Pregador: Côn. Jorge Bonfim Costa
Paróquia São Thomáz de Cantuária

Dia 12 (Quarta-feira) – Mc 1, 29-39

Tema: Ser livre para servir.
Homenageados: Com. São João Batista, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria e Mãe Rainha.
Pregador: Pe. Josevaldo Carvalho Nascimento
Paróquia São Cosme e São Damião

Dia 13 (Quinta-feira) – Mc 1, 40-45

Tema: Jesus não exclui. Purifica e liberta.
Homenageados: Com. Bom Pastor, Pastoral familiar, Grupo de Casais do ECC
Pregador: Diácono Genildo Gilberto dos Santos e Joseane Lima dos Santos

Dia 14 (Sexta-feira)

Tema: Perdoar é sinal do poder divino.
Homenageados: Com. São Pedro e Terço dos homens
Pregador: Pe. Antonio Ademilton de Santa Bárbara
Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Dia 15 (Sábado) Festa Solene de Santo Amaro de Ipitanga

9:00h- Solene Eucarística, presidida por Dom Geraldo Magella Agnelo Cardeal-Arcebsipo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil.

Homenageados: Os Paroquianos santamarenses e seus representantes públicos.

15:00h – Procissão com a venerável imagem de Santo Amaro de Ipitanga, saindo do Final de Linha do Centro até a Igreja Matriz. Na chegada Benção Solene do Santíssimo Sacramento.

Logo após a Benção, Grande Chá Beneficente.

Comissão da ASPROLF se Reuniu com a Prefeita.

Na manhã desta quarta-feira, 05, data em que foram depositados os salários dos servidores CT's, a comissão da Asprolf se reuniu com a chefa do Executivo, no Centro de Cultura de Portão, para discutir as exigências deliberadas na última assembleia dos trabalhadores em educação. Estiveram presentes na reunião os representantes da categoria Valdir Silva, Raimundo Filho, Carlos José, Luciano Soares, Lázaro Campos e Vanusa Alcântara; a prefeita Moema Gramacho e a secretária de administração, Leila Inglid.
Ao dar início à reunião, a prefeita fala da situação que a prefeitura está passando no que diz respeito aos trabalhadores CT's. Segundo ela, o Ministério Público exigiu a realização de concurso público e a demissão dos contratados, na condição de suas contas serem rejeitadas e bloqueadas pelo Tribunal de Contas do Município, caso não cumpra com as exigências do MP. Acrescentou ainda que segurou o máximo que pôde, mas que agora o momento é muito delicado.


O coordenador geral, Valdir Silva, informou que, embora seja realizado o concurso público, é preciso articular esforços entre a Asprolf e a prefeitura no intuito de amparar nas formas legais esses trabalhadores que iminentemente perderão suas rendas. Ademais solicitou da prefeita que a Asprolf participe diretamente desse assunto, a fim de contribuir com sugestões. A prefeita acenou positivamente à solicitação feita.

A Asprolf continuou a fala deixando a prefeita ciente de que antes da publicação do edital do concurso público, é preciso definir a situação do enquadramento e da dedicação exclusiva. "Não aceitaremos abertura de vagas no edital do concurso, sem antes definir as vagas do enquadramento e da dedicação exclusiva", afirma Silva. A prefeita se posicionou favorável ao enquadramento e falou que haverá uma reunião hoje à tarde (05) com a secretária Leila Inglid e com o secretário de educação Paulo Aquino. Além disso, solicitará de Aquino todos os pedidos dos servidores que requereram enquadramento para analisar se é possível enquadrar a todos. Quanto à dedicação exclusiva, ela também é favorável, mas antes precisa estudar o impacto financeiro. Para a reunião com o secretário Paulo Aquino, a prefeita levará também os reclames da Asprolf quanto à Avaliação de Desempenho que não foi pago, durante os anos de 2009 e 2010, nem foi formada a comissão que realiza a avaliação.


Outro assunto importante na reunião foi o atraso dos ticket's de alimentação. A Asprolf solicitou da prefeita que o ticket seja incluído na folha de pagamento. Moema Gramacho disse que já fez o pagamento do boleto do ticket do mês de dezembro e que só está esperando a empresa entregar. Também analisará com a secretaria da fazenda e a procuradoria a possibilidade de colocar o ticket no contracheque.


Outras informações importantes - Os trabalhadores contratados que não tiverem seus contratos renovados emergencialmente terão suas rescisões, possivelmente, entre os dias 08 e 09 de fevereiro. É possível que o 1/3 de férias dos servidores efetivos será pago até o dia 10 de janeiro. Quanto aos problemas dos planos de saúde Unimed e HapVida, a secretária de administração juntamente com a procuradoria farão uma chamada pública para provável mudança dos planos. Foi acordado também que a procuradoria não mais exigirá dos servidores da educação diploma de conclusão de curso superior para mudança de nível, basta comprovar habilitação de conclusão do curso.

Após as discussões, foi proposta pela Asprolf nova reunião com a prefeita para uma resposta concreta dos assuntos tratados. A reunião ficou marcada então para o dia 25 de janeiro, ás 10h, no Centro de Cultura de Portão. Fonte: ASPROLF.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz 2011!!!

[link=http://www.poemasparaorkut.com]


[/link]

[b]Mais recados? http://www.poemasparaorkut.com[/b]

Notícia de Ontem

Tensão na Cidade de Lauro de Freitas (Ba)

Não se fala em outra coisa a não ser do pagamento dos servidores do município de L. de Freitas(Ba). Hoje vários servidores depois de ter enfrentados horas em longas filas de caixas eletrônicos caíram na real que seus salários não estariam depositados em suas respectivas conta- salário. O mesmo acontece na cidade de Salvador, porém com um simples detalhe- a comunicação, o Prefeito João Herinque, anunciou em mídia que os pagamentos dos servidores público seriam pagos apenas no mês de Janeiro/2011. Agora o que mais assusta em nossa cidade é saber que vários funcionários que bajulam e estão tão próximos da prefeita Moema Gramacho (PT), não saber que a administração está passando por momento crítico (Orçamento) e terá que reduzir seus cargos para o próximo ano de 2011, sendo que terá que ser reduzido o quadro com menos 2.000 mil cargos.


TCM-Ba Multa a Prefeita


A prefeita de Lauro de Freitas terá de pagar R$ 10 mil em multa, aplicada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) no dia 09 de Dezembro 2010 . A punição se deve a irregularidades apontadas no relatório da prestação de contas do exercício de 2009. As contas foram aprovadas pelo pleno do TCM, com ressalvas. O relator do processo, conselheiro José Alfredo, determinou a realização de auditoria no setor de limpeza urbana do município, que gastou R$ 13,9 milhões no ano passado. A multa se deveu ao pagamento de tarifas bancárias, no total de R$ 145.200, relativas a multas e juros por atraso no cumprimento de obrigações, e divergência entre o saldo bancário e o valor informado no balanço do mês de janeiro, de R$ 3.163; além de pagamentos a secretários municipais baseados em convênios.


O Negócio é Tão Sério Que Se Estende Para outros Munícipios:

Falando de orçamento, o que observarmos é que a situação está contaminando outros municipios e gestores públicos. O Tribunal de Contas rejeitou contas de mais 6 prefeitos.

Além de Salvador e Lauro de Freitas, outros cinco municípios baianos tiveram suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM-BA) no exercício de 2009. Como em Buerarema, no período, houve dois prefeitos (Mardes de Almeida e Eudes Vidal Bonfim), ambos foram condenados a pagar multa e ressarcimento no total de R$ 21 mil e R$ 8 mil, respectivamente. Foram reprovadas também as prefeituras de Chorrochó, Itaguaçu da Bahia e Manoel Vitorino, da responsabilidade de Humberto Gomes Ramos, Lenilton Pereira Lopes e Casimiro Castro Laranjeira. A relatoria determinou a formulação de representação ao Ministério Público contra todos os gestores, que podem recorrer das decisões. A multa para o gestor de Chorrochó foi de R$ 20 mil, para o de Itaguaçu da Bahia, R$ 26,6 mil, e o de Manoel Vitorio, R$ 20,4 mil. Foi condenado ainda o prefeito de Barro Preto, da responsabilidade de Adriano Clementino dos Santos. A multa foi de R$ 10 mil.