quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vem aí o Bloco...


Em seu primeiro ano, será sua estreia no dia dos Pais, na Lavagem do Caic 2010. No comando a banda " Tô na Febre" de Portão. Promete trazer convidados especiais como a Companhia de dança Ky Swing, Léo Krét do Brasil e muita alegria!Venha e traga o seu papai!!! É Só Alegria!


Camisas a venda: *Donna Bela- AV. São Cristovão(próx. ao Selfshop- Itinga)
- Festa.com- Av. Fortaleza(Itinga);
- Liu Cosméticos- Av. Fortaleza(Itinga);
-Delicatessen Quero Pão- Av. fortaleza ( Itinga).
Maiores informações: (71)8782-0030/ Adailton Reis.

Programação 48 Anos de Emancipação!


Período de 25 a 31/07/10:

Exposição: “De Santo Amaro de Ipitanga a Lauro de Freitas”, no Centro de Referência Mãe Mirinha de Portão, das 8h às 17h


Dia 31/07/10:


Missa Solene na Igreja da Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 9h


Desfile Cívico Cultural com 70 escolas, 20 grupos culturais, ciclistas, rodas de samba, capoeira e outras atrações, sai às 10h, no fim de linha do centro


Projeto Sociedade nos Bairros – na praça da Matriz, das 8h às 16h


Trio-Elétrico com as bandas Zimbábue, Tekaw, Zumbahia, na Praça da Matriz, a partir das 16h30


Show de Jorge Aragão e Banda da Fora da Mídia, 21h

Cantinho reservado!

Aguardem...

Vestibular 2011: Pedido de insenção da UNEB.

Uneb abre inscrições para pedido de isenção de taxa do vestibular 2011/A TARDE On Line.
Foi aberto nesta terça-feira, 27, e segue até dia 1º de agosto o período de inscrições para pedido de isenção de taxa para o Vestibular 2011 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A estimativa este ano é que a instituição beneficie cerca de 23 mil estudantes de baixa renda, cerca de 15 mil a mais do que o oferecido em processos seletivos anteriores que serão direcionados para os alunos do programa Universidade para Todos.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página da Uneb:(www.isencao.vestibular.uneb.br), preencher o Formulário de Isenção on-line e pagar uma taxa no valor de R$ 5. O pedido de isenção somente será efetivado após o pagamento da taxa.

Segundo a assessoria de comunicação da Uneb, esta taxa é simbólica e visa cobrir custos operacionais. Caso o candidato não seja contemplado com a isenção, o valor será abatido no ato da inscrição convencional. Ainda não está definido o valor da inscrição para o vestibular 2011.

Para pleitear a gratuidade da taxa, o estudante deve cumprir alguns requisitos, como ter cursado o ensino médio completo na rede pública de ensino da Bahia ou estar estudando o último ano do ensino médio e ter cursado as séries anteriores em escola pública, ou estar cursando o ensino médio por meio de exames supletivos. Para este último caso, é necessário comprovar a aprovação, até a data do pedido, nas matérias Português e Matemática.

A relação dos selecionados para isenção será divulgada pela internet, no endereço da Uneb e no site específico do vestibular, até 16 de agosto de 2010.

domingo, 25 de julho de 2010

Promoção social marca os 10 anos da Escola Santa Júlia.

A Comunidade comemorou ontem (24) os 10 anos da Escola Municipal Santa Júlia no bairro de Itinga. A homenagem rendeu muitas ações sociais. As salas de aulas transformaram e mini-postos de atendimentos sociais. Além de parabenizar a escola os alunos e convidados puderam ter atendimentos de vários órgãos públicos, como da Secretaria de saúde, Conselho Tutelar, Creas, Polícia Militar, Balcão de Justiça entre outras ações.


Saúde
As crianças e adultos que não se vacinaram, contaram com os profissionais de saúde que durante todo o evento, aplicavam vacinas contra várias doenças como Hepatite, Febre, amarela, Tripliceviral, Anti-Tétano(DT), H1N1 e DPT. Também aplicações de flúor.

Polícia Militar
Os policiais Maércio e Jailson orientaram toda a comunidade a respeito de prevenção e
Combate as drogas e a violência.

Balcão de Justiça e Cidadania
Os pais de alunos puderam receber informações e orientações na área jurídica. O BJC atende nos casos de pensão alimentícia, separação judicial, divorcio, e reconhecimento de paternidade, etc. Os serviços são gratuitos.

Conselho Tutelar
Informações na área de direitos das crianças e adolescentes ( no período de gestação até os 18 anos). Duas atendentes recebiam as pessoas com intuito de ensiná-las o endereço do Conselho Tutelar do município.
A unidade localiza-se na:Rua Silvandis F. Chaves, 231/ Qd. N Lt. 01- Loteamento Jardim Aeroporto - Caji Center, loja: 03- Pitangueiras, próximo a madeireira OK. Com atendimento todos os dias, apartir dás 8h ás 21hs. Tel.:(71)3379-6948.


“A exploração de crianças e adolescentes é crime.Denuncie!”

Disque 100.

A gestora e diretora geral da unidade Rosilda Leal, foi a própria apresentadora do evento, onde se diz satisfeita em ser a diretora da escola. Ela fala do trabalho de sua equipe, a escola é vencedora e proclama que são 10 anos de desafios, união e conquistas. Com bastante entusiasmo mostrou ao repórter Adailton Reis, todas as salas, inclusive o anexo infantil que também tem sua responsabilidade como gestora escolar. E diz: “Aqui tratamos tudo com transparência, as pessoas podem ver as contas da escola, todas estampadas, logo na entrada”.
Podemos dizer que a Escola Santa Júlia realizou uma grande comemoração aliada ao social.
Apesar de todas as atividades culturais voltadas para os festejos aos 10 anos, pais e alunos contou com almoço e lanche gratuito no restaurante popular Stª Júlia, improvisado pelos organizadores da festa.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Candidatura comunista!

Por Adailton Reis.


Ontem (22) no Sindicato dos Bancários, na Av. Sete de Setembro, em Salvador, o candidato a governador do Estado da Bahia, Sandro Santa Bárbara do Partido Comunista Brasileiro ( PCB) falou sobre a sua trajetória política até a chegada militância comunista. Ele também falou da sua candidatura e porque resolveu se candidatar como governador. Segundo ele é por uma questão de ideologia e tentar trazer menos sofrimento para o povo baiano, além de estar reforçando a imagem do partido. Filho de trabalhador, ele sente-se honrando em lutar pela classe. Sandro falou de suas prioridades como educação, transportes e segurança. Segundo ele a Bahia precisa de qualificação para as categorias citadas acima e não de quantidade, pois senão os problemas não serão solucionados.


A candidatura de Sandro é um marco para o PCB, apesar de ter 86 anos de existência, pela primeira vez lança um candidato a governador, antes, apenas só fazia coligações ou apoiava alguns candidatos (as) de esquerda. Neste ano traz candidatos próprios, inclusive para a presidência da republica, o candidato Ivan Pinheiro.



Trajetória Política

Sandro Santa Bárbara disputa uma eleição pela primeira vez pelo Partido Comunista Brasileiro, tendo se filiado à legenda em 2006. Foi filiado ao PT de 1996 até 2006, mas não concorreu a nenhum cargo público neste período. Iniciou sua trajetória política na década de 90, com a participação no Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Atualmente, é professor substituto na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)




Site: www.pcb.org.br



Viva a Reconstrução Revolucionária do PCB!

Tons Trágicos

O grupo Metamorfose fez sua primeira noite de apresentação no Sindicato dos Bancários de Salvador. Eles apresentaram o espetáculo “Tons Trágicos”, que traz uma adaptação de dois textos clássicos: Édipo Rei e Medeia. Sob a direção de Anativo Oliveira o espetáculo as dores e situações de conflitos das personagens SÒFLOCLES e EURIPIDES. entrada foi gratuita. A próxima apresentação será no dia 29/07(Quinta), no mesmo local, ás 20h e entrada franca. (*Adailton Reis).

Livro sobre Mãe Minininha.

Várias pessoas, inclusive famosos como Gilberto Gil, Maria Bethânia lotaram o Terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iamasé, no bairro da Federação, em Salvador, para o lançamento do livro Memorial Mãe Menininha do Gantois - Seleta do Acervo.



O livro traz um grande acervo histórico como objetos pessoais da Ialorixá mais respeitada , Menininha do Gantois.Além de contar um pouco sobre o terreiro de candomblé, onde o local também será um museu para visitação das pessoas que desejarem conhecer mais um pouco sobre a vida e história dessas duas perólas do axé, o terreiro e a ialorixá, que se confunde muito bem, se entrelaçam de muitas vivências. O livro é bastante ilustrativo Livro traz seleta com 170 peças do Memorial Mãe Menininha, muitos objetos pessoais da casa e da ialorixá, a publicação em bilíngue (português e inglês). No local do evento, o livro estava sendo comercializado á preço de R$30. Muitos exemplares foram vendidos na mesma noite.(*Adailton Reis).

Show Cultural marca 10 anos da Escola Gregório Pinto de Almeida.

Várias atividades lúdicas em torno do tema “Meio Ambiente” fez parte da comemoração dos 10 anos da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, na Vila Praiana. Os próprios alunos deram um show cultural ressaltando a importância de se preservar o Planeta Terra. O tema estava estampado em toda a parte, seja em forma de poema, música, literatura cordelista, vídeos, camisas entre outros. O evento aconteceu durante todo o dia.. Participaram vários educadores, colaboradores, artistas, escritores, poetas, alunos e pais de alunos.Um grane evento cultural com exposições de vários livros de escritores baianos. Algumas representatividades marcaram presença no local, como o Professor e historiador Gildásio Freitas, as escritores e poetas: Renata Rimet, Dulce Moreira Sampaio, Rosa Flor, Tina Celestino, Tássio Revelat, o radialista Adailton Reis, entre outros.



A gestora Railda Barros demonstrou grande satisfação em comemorar os 10 anos da escola, chegou até desfilar vestida com umas das camisas bordadas pelos próprios alunos. Além de contar um pouco do dia-a-dia da escola, ela ressaltou que o objetivo de trazer o tema “meio ambiente” não era de fazer guerra e sim de valorizar o homem e favorecer a cultura da paz: “Aqui em nossa escola nós não combatemos a violência, mas cultivamos uma cultura de paz”.
No evento cultural o principal foco foi a consciência de reaprender a lidar de forma harmoniosa e a reflexão de como tratamos o nosso planeta terra. Contou com vários apoio de colaboradores, educadores, educandos, projetos Amantes do conhecimento e o Mais Educação do Governo Federal. (*Adailton Reis).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fórum discute importância da Educação Infantil na formação das crianças.

A Secretaria de Educação de Lauro de Freitas e o Sistema de Ensino Aprende Brasil promovem nos dias 23 e 24 o Fórum de Práticas Educativas – Educação Infantil e Ano Inicial do Ensino Fundamental. às 8h, na Escola Municipal 2 de Julho.O encontro pretende reunir profissionais da área de educação do município e da região para discutir a importância das séries iniciais no processo de formação das crianças e principalmente compartilhar experiências entre os participantes.


De acordo com Paulo Aquino Pires, secretário Municipal de Educação, a iniciativa tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os municípios da região conveniados ao Sistema de Ensino Aprende Brasil para avaliar as diferentes maneiras de se trabalhar com as ferramentas educacionais disponíveis. “É na Educação Infantil que serão aplicados os princípios e diretrizes relacionados à educação de uma forma geral. O fórum será mais um momento em que demonstraremos os resultados positivos da Educação de Lauro de Freitas e da parceria com o Sistema na busca pela facilidade de alfabetização das nossas crianças”, comemora.Fonte:(Portal cidadão/L. de Freitas-Ba).

Idoso é baleado por assaltantes no Jardim das Margaridas.

Um idoso foi baleado na cabeça na manhã desta quinta-feira (22) por assaltantes no bairro do Jardim das Margaridas, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações de policiais da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, os bandidos estavam em um Astra prata e fugiram do local logo após balearem na cabeça um homem identificado como Eduardo Silva Santos, de 63 anos. Eles foram vistos no Largo do Caranguejo e são perseguidos pela polícia. A vítima foi socorrida ao hospital Jorge Novis e transferida ao Hospital Geral do Estado, onde permanece no setor de sutura acompanhada pela esposa Nilda Nascimento Santos.


Eduardo não corre risco de morte, já que o tiro pegou de raspão em sua testa. Ela está lúcido, falando, e contou à polícia que estava na frente da casa em que mora, na Rua Domélias Brancas, quando foi abordado pelos bandidos. Ele disse que reagiu à tentativa de assalto. Fonte: Correio.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hemoba em Itinga.

O ônibus da Fundação Hemoba está hoje(19) e amanhã (20) na Praça José Ramos, em Itinga esperando por doadores de sangue. Lá o pessoal recebe orientação antes da doação. E recebe um certificado de doação caso precise apresentar no trabalho, pois quem doa tem direito a descanso por lei. O doador precisa apresentar um documento com foto (RG). Milhares de pessoas precisam de sangue todos os dias. Cada doação ajuda a salvar três vidas. Seja solidário: Doe alegria. Doe sangue!!!


O que: Hemoba móvel.
Onde: Praça José Ramos, Itinga.
Dias: 19 e 20 (Segunda e Terça)
Horário: 8h30h ás 15h30.

Outro local:

Onde: Praça da matriz, Centro de Lauro de Freitas.
Dias: 21 e 22/07/2010 ( Quarta e Quinta).
Horário: 8h30 ás 15h30min.

Mais informações: 0800-071-0900 ou (71)3116-5664.

domingo, 18 de julho de 2010

RESULTADO DO FESTIVAL DE POESIA AMANTES DO CONHECIMENTO‏.

1 -COLOCADO (A) - ALUNA REBECA DE OLIVEIRA DOS SANTOS. 6 ANO B.

POEMA: A TRISTE AGONIA DA NATUREZA: http://www.youtube.com/watch?v=VuY3fljeJOc

FUNDO MUSICAL ' SEYTHY OYÁ '' CANTADA PELO NOSSO WAKAY

2 -COLOCADO (A) - ALUNA GEISSIANE JESUS DE OLIVEIRA. 6 ANO B

POEMA: AMOR PELA NATUREZA

3 -COLOCADO( A) - ALUNA SARA LIMA. 7 E

POEMA: MEIO AMBIENTE.


Informações: Tássio Revelat.

Fim do Desaparecimento da Jovem de Lauro de Freitas(Ba).

Tragédia marca o fim do desaparecimento da jovem Danyela‏

Por Fabiano Bluz


Desaparecida na terça-feira, a jovem Danyela Claudiana Coelho Santos de 16 anos, moradora do município de Lauro de Freitas, estudante do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, esportista, foi encontrada morta na praia de Itapoan ontem a tarde.

Em contato com Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, onde o corpo já foi periciado e aguarda a família para liberação, ainda não foi liberado o laudo com a causa real da morte e se ouve algum ato de violência. No primeiro momento a suspeita de afogamento, mas segundo a assessoria de comunicação do orgão disse que o laudo levará 10 dias para sair com possibilidade de prorrogação caso nessecite de uma nova perícia.

Segundo colegas da vítima o seu comportamento era normal, sorridente e amiga, Danyela apresentava nos ambientes em que frequentava um bom comportamento.


Em conversa com o professor Hélio (professor de Karatê), a jovem Danyela frequentava as aulas de karetê desde 2000, ganhando diversos prêmios, dentre eles dois títulos de Campeã Baiana de Karatê. O professor declarou que a aluna era exemplo de dedicação, comportamento e disciplina e estava com grandes possibilidades de ter um futuro brilhante dentro do esporte que praticava. Acrescentou também que no dia 15 de agosto de 2010 a karateca Danyela estaria participando do Campeonato Baiano e em seguida do Campeonato Brasileiro que irá acontecer em Santa Catarina.

A jovem Danyela além de frequentar a escola e participar das aulas de karatê, também participava dos Escoteiros, frequentava a Igreja Católica do Centro de Lauro de Freitas e participava da Paixão de Cristo (evento que é realizado todos os anos pela Companhia de Teatro Távola).



Em seu perfil no orkut percebemos o carinho dos seus amigos por ela. Por motivo de privacidade preservaremos as identidades conforme o Estatuto do Menor e Adolecentes não identificando os nomes e nem as fotos do membros do Orkut.

O Portal Fala Cidadão e o Blog Letras & Tons estarão  acompanhando o desfeche deste caso e em breve estaremos trazendo mais informações.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Evento Cultural Amantes do Conhecimento.

Respeito à vida e ao Meio Ambiente


 Acontecerá no dia 22/07 (quinta- feira) o evento cultural Amantes do Conhecimento no Colégio Municipal Gregório Pinto de Almeida. Esse evento será marcado por apresentações de dança, música, poesia, além da exposição de telas e vídeos sócio-educativos.
O evento Amantes do Conhecimento será a culminância de várias atividades educativas desenvolvidas pelos professores da Escola e os educadores Tássio Revelat e Dulce Moreira Sampaio , como o Festival de Poesia, Oficina Literária, Atividade “ Limpe a sua escola ”, festival de vídeos, caminha ecológica, etc. As apresentações artísticas serão organizadas pelos estudantes da escola e contará com a participação especial de artistas renomados de Lauro de Freitas, como o cordelista Aloísio Lisboa, atriz Tina Tude, o artista plástico Luiz Ramos e as poetisas Rosa Flor, Renata Rimet e Emira Nunes. O evento acontecerá nos dois turnos e será contemplado com exposições de livros dos escritores Valdeck de Almeida de Jesus, Carlos Alberto barreto, Renata Rimet, Marcos Peralta , Dulce Moreira Sampaio e Josué Ramiro Ramalho.


EVENTO CULTURAL AMANTES DO CONHECIMENTO 22/07 -QUINTA-FEIRA


Programação da manhã: 9 h às 12

1) Atividade do Jogral

2) Intervenções poéticas dos estudantes premiados no Festival de Poesias

3) Apresentações dos Artistas convidados

4) Apresentações musicais
5) Teatro de Fantoches

6) Grupo de Teatro local

7) Exposição de Livros e telas

Programação da manhã: 14 h às 16


1) Atividade do Jogral

2) Intervenções poéticas dos estudantes premiados no Festival de Poesias

3) Apresentações dos artistas convidados

4) Apresentação de dança organizada pela professora e artistas Jô Santana

5) Apresentações de cordéis

6) Desfiles

7) Exposição de Livros e Telas

Direção: Railda Barros.

Local do evento:Colegiado Escolar Escola Municipal Gregório Pinto De Almeida

Endereço: Rua Vitória Da Conquista s/nº Vila Praiana. Ipitanga/Lauro de Freitas – BA – Brasil.

Apoio: Programa Mais Educação.

Festival Ipitanga de Teatro é adiado para novembro.

Na nova data, após reforma, Centro de Cultura de Lauro de Freitas sediará o evento com mais conforto para público e artistas.
Inicialmente prevista para acontecer na segunda quinzena deste mês de julho, a 5ª edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro foi adiada para novembro deste ano, em data a ser definida. Com uma programação que já tradicionalmente reúne em Lauro de Freitas dezenas de montagens teatrais oriundas de cidades da Bahia e de outros estados brasileiros, em espetáculos adultos e infantis, o evento é uma das maiores mostras competitivas de artes cênicas do país e vai distribuir, este ano, R$ 18 mil em prêmios. Produzido pela Sociedade Cultural Távola, com apoio, pelo terceiro ano consecutivo, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA, através do Fundo de Cultura da Bahia – FCBA e da Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, o Festival se realiza no Centro de Cultura de Lauro de Freitas, espaço administrado pela FUNCEB, que vai iniciar uma reforma para melhoria de suas instalações.

“Já que se confirmou o projeto de reforma do Centro de Cultura de Lauro de Freitas, decidimos, em conjunto, que seria melhor esperar um pouco para podermos oferecer mais qualidade aos artistas envolvidos e ao público”, afirma Duzinho Nery, presidente da Sociedade Cultural Távola. Nascido em Lauro de Freitas, ele se anima pela concretização desta obra necessária: até outubro, os banheiros do espaço serão recuperados e o piso será trocado. Além destas certezas, a busca é de que a subestação elétrica para instalação de ar-condicionado, prevista para ser entregue no final do ano, seja finalizada a tempo de atender ao evento.

Com o prazo estendido, a produção reabriu inscrições para propostas de grupos e artistas que queiram entrar na grade de atrações e concorrer às premiações em diversas categorias. Os interessados devem escrever para o e-mail da Sociedade Cultural Távola (tavolacultural@hotmail.com) e solicitar a ficha de inscrição, gratuitamente. “O Festival Nacional Ipitanga de Teatro tem como objetivo integrar e mobilizar artistas, promover trocas entre eles e com o público, e discutir o teatro. Em novembro, como já previsto, teremos 10 dias da expressão da diversidade de nossas artes cênicas”, conclui Duzinho.

Paula Berbert- Assessora de Comunicação.
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB.
Contatos: (71)3116-6782/(71) 9127-7803.

Dois morrem em tiroteio entre policia e bandidos em Lauro de Freitas.

Dois jovens morreram durante um tiroteio entre a policia e supostos bandidos na tarde desta quinta-feira (15), no centro de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), Aloísio Pedro Justino Neto, de 17 anos, e Jean Gonçalves Cajuí, 19, foram baleados e morreram em seguida.


Eles chegaram a ser encaminhados ao Hospital Menandro de Farias, mas morreram antes de chegar ao hospital. Policiais da 23ª Delegacia (Lauro de Freitas) investigam o caso.Fonte: Redação Correio.

Adolescente desaparecida no Centro.


Está desaparecida desde as 15h da terça-feira, dia 13 de julho, a adolescente Danyela Claudiana Coelho Santos, de 16 anos, residente no Centro de Lauro de Freitas. A mãe Adenilza Coelho, conhecida como “Deni baixinha”, já registrou ocorrência na polícia e pede informações para o número (71) 91525335. Danyela é estudante do 2º ano do Colégio Bartolomeu de Gusmão, judoca da equipe do programa Segundo Tempo e vestia calças jeans na última vez que foi vista.

Assalto em Portão.

Bandidos armados invadem terreiro frequentado por famosos em Portão

A insegurança no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, já chegou aos templos religiosos. Por volta das 19h30 desta terça-feira (13) o terreiro Ilê Omorodé Axé Orixá N´Lá foi invadido por três homens armados que, inicialmente, renderam o vigilante da casa e duas filhas de santo. Em seguida, segundo informações do pai de santo Augusto César, os bandidos procuraram por ele, chamado pelos invasores de “patrão”. Augusto relata que abriu a porta de sua casa e percebeu que havia dois homens armados no pátio.


Os homens então ordenaram que ele saísse, mas o Babalorixá foi tomado por um impulso e fechou a porta, ligando para a polícia e para a irmã em seguida. A partir de então os assaltantes perceberam que tinham pouco tempo para fugir, pois a delegacia do bairro fica próxima ao terreiro. Os três homens deixaram o local levando apenas um celular e também não houve feridos. Minutos depois os policiais já estavam no local. Para os moradores da casa ficou o susto e o medo de um bairro que tem registrado um alto número de ocorrências criminosas.

Ainda segundo o pai de santo, que vive no local há 40 anos e nunca tinha sido assaltado, a origem da violência está nas drogas. “Esses assaltantes, principalmente aqui em Portão, estão roubando para comprar drogas. A cada dia há um ou dois assassinatos aqui”, analisa Augusto César.

O Terreiro

O Terreiro Ilê Omorodé Axé Orixá N´Lá, que significa Casa dos Filhos de Oxossi, Força do Orixá dos Altos, funciona há 30 anos em Portão, na Região Metropolitana de Salvador, e é comandado pelo famoso pai de santo Augusto César Lacerda, 61 anos, filho de Mãe Menininha do Gantois, formado em Artes Plásticas e diretor fundador de arte do Araketu.

O Ilê Omorodé Axé Orixá N´Lá é freqüentado pelo cantor Gilberto Gil e por sua esposa, Flora Gil. Há informações que o pai de santo também atende Regina Casé e a cantora Maria Bethânia. A casa é regida por Logun-edé, única divindade hermafrodita do candomblé. Quando está na fase masculina, Logun-edé caça com um arco-e-flecha. Quando está na fase feminina, abana-se sedutoramente com um leque.
Fonte: Daniel Barbosa e Monica Vasku/Redação CORREIO.

Lauro de Freitas(ba) e a ONU.

O municipio de L. de Freitas (ba) garantiu ontem US$ 2 milhões da Organização das Nações Unidas para implantar em Itinga um programa experimental de combate à violência entre jovens de 10 a 24 anos. Os outros dois municípios escolhidos, entre os seis que estavam na disputa final, são Vitória (ES) e Contagem (MG). "Considerando os critérios estipulados", o comitê da ONU "decidiu que não seria possível contemplar" nem Osasco (SP), nem Ibirité (MG) – obviamente as cidades reavaliadas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Homem é assassinado após ter a moto roubada em Itinga.

Um jovem foi assassinado por dois assaltantes na noite desta terça-feira em Itinga. Segundo informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), Dênis Cruz dos Santos, de 26 anos, teve sua moto Yamaha azul levada pelos bandidos que ainda atiraram contra ele no Parque São Paulo, no fim de linha do bairro. O rapaz foi socorrido ao hospital Jorge Novis, mas não resistiu aos ferimentos.


Policiais da delegacia de Lauro de Freitas investigam a identidade dos assaltantes.

Fonte: Redação Correio.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Questões sobre situações de imóveis do Pq. Santa Rita.

Hoje, 19 horas, na Associação de Moradores do Parque Santa Rita, os moradores desta comunidade estarão reunidos com o pessoal da CEF (Caixa Econômica Federal) para resolver a quitação de seus respectivos imóveis. Esta luta já vem desde 2002. Vamos lá !

Informação: Paulo Sacramento.

Trânsito intenso na Av. Fortaleza.

Neste exato momento o Trânsito se encontra intenso nos dois sentidos da Av. Fortaleza por conta da realização da operação “Tapa buraco” pela prefeitura. É sempre assim em tempo de chuva, aumentam os números de buracos na via que podem causar sérios acidentes. Mesmo os trabalhadores com a intensão de agilizar o trabalho de manutenção e conservação asfáltica do local, fica impossível não haver engarrafamento por conta do grande fluxo de veículo no local e por ser uma Avenida principal de Itinga. Os motoristas devem evitar esse trecho que dá acesso ao Largo do Caranguejo ou Terraplac. Nos casos inevitáveis devem ter bastante cuidados, as alternativas são as ruas transversais dos loteamentos que tem pouco movimento.

Cantinho reservado!!!

Aguardem...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Frente Negra Brasileira!

Convite:

A Frente Negra Brasileira completará no próximo ano, 80 anos de fundada por importantes personalidades como ABDIAS DO NASCIMENTO e outro. Em reuniões para a comemoração desta data e reativação deste instrumento político, será realizado um novo encontro no dia 12/07/2010 (Segunda), ás 14hs, no Terminal Turístico MÃE MIRINHA DE PORTÃO.


Obs: Na oportunidade solicitamos que cada convidado tragam release com foto em papel ofício para públicação e arquivo. No momento estaremos posando para foto que posteriormente estará disponível para a imprensa.

Evento: Reencontro para falar sobre a Frente Negra Brasileira
Data: 12/07/2010
Horário: 14hs.
Local: Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão- Em Portão.
Maiores informações: (71)8858-8306 (Tonzé da Bahia).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Morre percussionista Mestre.

Precursor do samba reggae participou dos grupos Olodum e Ilê Aiyê.
Desde 1986 ele mantinha em Salvador o projeto Meninos do Pelô.


Válter Aragão França, o Mestre Prego do Pelourinho(Foto: Reprodução).


O percussionista Válter Aragão França, o Mestre Prego do Pelourinho, morreu na manhã desde sábado (3) aos 66 anos, de complicações cardíacas. Precursor do samba reggae, ele estava internado há dois meses no Hospital Santa Izabel, em Salvador, desde que recebeu duas pontes de safena.

Mestre Prego participou da formação dos principais grupos de percussão da Bahia, como Olodum e Ilê Ayê. Desde 1986, coordenava o projeto Meninos do Pelô, que ensinava música para crianças carentes de moradores do centro histórico da capital baiana.

Ele foi professor de Neguinho do Samba, criador da escola de percussão Olodum e do samba reggae. O gênero, que misturava tambores com guitarra elétrica, ganhou popularidade no Brasil a partir das cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes.

O enterro de França estava previsto para a tarde deste domingo (4), no cemitério Quinta dos Lázaros.


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Apresentação da 81ª CIPM no Largo do Caranguejo!!!

Depois da inauguração do sistema de videomonitoramento no município, na última terça (29) hoje foi a vez de ser apresentada na praça do Caranguejo em Itinga, a 81ª Companhia Independente de Polícia Militar, que se instala em Itinga, com 87 policiais e quatro viaturas. A Solenidade contou com a presença de várias autoridades como a Prefeita Moema Gramacho, do Secretário de Segurança pública César Nunes, major Isidro, comandante da 52ª CIPM, entre outras.

Todos se apresentaram com grande glamour e bravura fazendo resplandecer o espírito de patriotismo no Largo. Cantando o Hino da Independência da Bahia, anteciparam o clima do 2 de Julho em Itinga.
A prefeita Moema Gramacho destacou que com a nova Companhia o município estará reforçando a segurança no bairro e no município, onde não está se criando uma nova companhia, mas complementando mais uma.Pois irão trabalhar juntas e não desativar a que já existe. Ela em seu discurso aproveitou para esclarecer a ausência do Governador Jaques Wagner e agradecer-lo pela parceria que o Estado vem fazendo em prol da segurança. Ela aproveitou para falar do Sistema de videomonitoramento que hoje conta com 26 câmaras espalhadas em pontos estratégicos no município, que vão auxiliar nas ações de segurança. Ela garante que,além disso, o sistema pode ser agregado em outras funções como o monitoramento do fluxo de trânsito e o comando de semáforos. Falou de alguns programas como o Pronasci, do Pelc (Programa de Esporte e Lazer na Cidade), e do grupo de mulheres da Paz que são exemplo do viés social do Pronasci, em funcionamento na cidade. Segundo a prefeita o índice de violência não cresce e sim os dados atualmente, não são encobertos como eram antes.Porém sua equipe trabalha para fazer o que antes não se fazia. “O governo não pode resolver problemas com apenas três ano e meio de gestão. Problemas esses que tem históricos no passado. Mas o Governo do Estado e o Governo Lula estão fazendo” garante ela.
Fonte:texto: Adailton Reis/Foto:JOÃO RAIMUNDO EM 01.07.2010.