terça-feira, 29 de junho de 2010

Convite do Programa Escola Aberta!

O Programa Escola Aberta convida a todos e todas para mais um evento I COLÓQUIO MINHA COMUNIDADE: DESCOBERTAS E DIAGNÓSTICOS a ser realizado no próximo dia 03 de julho, na Escola Municipal Paulo Freire, em Itinga, das 13h 30 às 17h. O referido evento será em comemoração aos 48 anos de Emancipação Política de Lauro de Freitas.


I COLÓQUIO MINHA COMUNIDADE: DESCOBERTAS E DIAGNÓSTICOS


Esta é uma iniciativa da coordenação cultural que entende ser necessário repensar de que lugar falamos para que, assim, possa ser compreendido por quem falamos. Pretende-se homenagear nossa cidade que comemora este mês 48 anos de Emancipação Política. Este encontro contará com a participação de autoridades, lideranças, militantes de movimentos sociais, educadores e comunidade escolar. Conta com:


Exibição de vídeos e de fotos;

Apresentações de grupos culturais locais;

Depoimentos;

Musical.


Apóiam o projeto:

Associação de Capoeiristas de Lauro de Freitas, Grupo Bambolê, MARV, Meninas do Zâmbia, Grupo Ki Swing, Academia Filhos da Bahia e Espaço EDUCART.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vamos torcer por Itinga- Lauro de Freitas (Ba)!!!

Lauro de Freitas concorre a programa da ONU.

Lauro de Freitas está entre os seis municípios brasileiros classificados para o programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis nas comunidades brasileiras. As outras cinco cidades são Osasco (SP), Ibirité (MG), Piraquara (PR), Contagem (MG) e Vitória (ES).
Os três municípios que vencerem a disputa vão receber US$ 6 milhões que serão investidos durante os 36 meses do programa. Os recursos disponibilizados pelo Fundo Espanhol para Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada município. A iniciativa é uma parceria entre seis agências da ONU (Pnud, Unodc, Unicef, Unesco, UM-Habitat e Oti) e o Ministério da Justiça, por meio do Pronasci. O comitê avaliador da Organização das Nações Unidas fará visitas ao município e a partir de diagnóstico fará um plano de ação integrada que será implantado como resposta aos problemas identificados. Esportes, artes e cultura serão os pontos de entrada nas atividades do programa.
O projeto inscrito pela prefeitura de Lauro de Freitas elegeu o bairro de Itinga para injeção da verba, já que é a maior localidade do município, com uma população estimada em 84 mil habitantes.



Fonte: IBahia.

domingo, 20 de junho de 2010

Lixo toma conta do Espaço Cidadão.

É angustiante ver em pleno século XXI, o quanto as pessoas não evoluíram ou precisam evoluir em relação às questões ambientais. Num momento tão crítico que se passa o planeta Terra, onde o futuro da humanidade fica totalmente comprometido por falta de um simples gesto e consciência. É lamentável ver certas agressões ao meio ambiente.
Aqui em Itinga, vários espaços e reservas ambientais estão sendo destruídos ou poluídos diariamente sem menor dor e piedade. Exemplo nítido é a reserva ambiental do Espaço Cidadão que fica ao lado do Colégio 2 de Julho e o Conjunto do Parque Santa Rita. O lixo toma conta do espaço, dificultando até o acesso em algumas partes do local. Podemos verificar vários tipos de lixos como entulho, sacos plásticos, pedaços de asfaltos, telhas, restos de madeiras e até mesmo galhos e troncos de árvores. Normalmente caçambas despejam lixos no local, onde ninguém sabe de onde veio e porque jogam ali, e o pior ninguém toma providência. Restos de madeiras predominam, mas encontramos lixos de residências e restos de construções. Precisamos tomar uma providência urgente, senão vai chegar ao ponto do lixo dominar totalmente o local e trazer sérios problemas.


Como se não bastasse, pessoas não identificadas tocam fogo no lixo causando fumaça ao meio, onde pode trazer grande impacto ambiental e a vida das pessoas que utilizam a área para realizarem caminhadas ou jogar futebol. Sabemos que a fumaça provoca não só a poluição, mas também chuvas ácidas. O lixo queimado libera mau cheiro, gás Metano que prejudicam a saúde humana, trazendo várias doenças respiratórias, como enfisema pulmonar, asma, bronquite, além da crônica. Talvez as pessoas que cometem esse crime não pensam nessas conseqüências. O fogo é sinal de grande perigo, pode se espalhar para outros locais fazendo vários estragos, sem falar que estão contribuindo para o aquecimento global. A área verde do Espaço Cidadão em Itinga clama por socorro e esperam por cidadãos conscientes para não mais degradar o local.
Sabemos que o processo de educação ambiental é um processo lento, porém nunca é tarde para ser implantado, sejam nas escolas, famílias, empresas ou em qualquer meio social. Não precisamos de ensinamentos artificiais. Isso não resolve nada. Além de órgãos competentes, fiscalizadores, nós precisamos desenvolver uma consciência com mais ações vivas em nosso dia a dia. Muitos pensam no meio ambiente, mas poucos agem na prática. Isso é um dos maiores desafio da humanidade. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos! Devemos desenvolver a consciência dessa importância e não descuidar. O meio pede conservação!
Fonte: Texto Adailton Reis/ Fotos: Dias Silva.

Samba & Forró no São João de Lauro de Freitas (Ba).



Neste ano, o Samba e o Forró, dois gêneros musicais típico do Nordeste farão parte do São João de Lauro de Freitas. O cantor Paraibano Chico César será a grande atração do dia 23 (quarta-feira) juntamente com o grupo samba de roda Saia Rendada. Chico César é um dos cantores mais consagrado da música popular brasileira, reconhecido internacionalmente com várias premiações musicais, principalmente como melhor cantor da música brasileira. Em suas canções é forte a presença de ritmos nordestinos e questões ligadas ao nosso povo, um verdadeiro interprete da música regional. Provavelmente irá apresentar aqui no Araiá laurofreitense o seu novo trabalho musical “Francisco Forró Y Frevo”. Já no dia 24 (quinta-feira), quem toma conta do palco é o cantor de forró Eralson Romão, com os dois melhores grupos locais Trio Luar do Sertão e o grupo Samba de roda do Quingoma, entre outras atrações. O grupo Trio Luar do Sertão traz o autêntico forró pé de serra e o Quingoma o puro samba de roda, um verdadeiro legado que temos no município.
Além de outras atrações, teremos apresentações de grupos de Quadrilhas locais e de Salvador,animadores também irão animar a criançada com brincadeiras infantis. A prefeitura garante total segurança Polícia Militar e o serviço de saúde do município, onde estarão os postos para atender se necessários. Os ambulantes que se cadastraram para oferecer comidas e bebidas típicas em barracas ao redor da praça foram orientados pelo Departamento de Turismo em relação à higiene do espaço, acondicionamento e manuseio adequado de alimentos e no atendimento ao público.


Veja a programação:






  • Dia – 23/06
    Quadrilha
    Turma do Zé
    Quadrilha
    Forró n° 1
    Samba de Roda Saia Rendada e
    Chico César.



  • Dia – 24/06
    Quadrilha
    Eralson Romão
    Quadrilha de Salvador
    Zé de Tonha
    Samba de Roda Kilombo Quingoma e
    Zé Costa.


*Texto:Adailton Reis/Programação: Agenda Municipal Lauro/Foto: Divulgação.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lauro de Freitas discute o EIV.

Ontem (17) na Câmara de Vereadores, várias pessoas como moradores, líderes comunitários, políticos e empresários se reuniram para discutirem sobre o Projeto de Lei 11/2010, onde dispõe sobre os critérios para o EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança em no município. Com autoria do Ver. Márcio Araponga (PP), Gilmar Oliveira (PP), José Alves - O Bitinho (PR) e com grande participação de Lula Maciel (PT), o encontro teve o objetivo antes de tudo discutir sérios problemas que atormentam a cidade, por falta de critérios mais rigorosos.

Em fase de crescimento, porém de uma forma desordenada, o Projeto de Lei prever a evitar enchentes, falta de espaço público, falta de segurança, degradação urbana entre outros fatores, enfim evitar ocupações desordenadas e sérios impactos ambientais. O encontro também teve a intenção de discutir a preservação da economia regional, onde empresários de pequenas e médias empresas do município temem a falência de seus empreendimentos por conta do grande aparecimento de empresas multinacionais na região. Segundo alguns empresários, essas empresas frente às pequenas e médias empresas pouco investem dentro do município, onde pegam o seu capital para investirem em outros países. Com isso os pequenos mercados ficam prejudicados.

A oposição ao governo foi à maioria, porém alguns que apóiam o governo atual marcaram presença. Junto ao que seria proposto, o encontro não pôde ter um avanço significativo, pois os “Laurofreitenses” e “Ipitanguenses” ficaram presos aos fatos históricos de gestões passadas, do que fizeram ou deixaram de fazer. O fato positivo que tivemos foi o fato de que o assunto foi exposto para futuras discussões. A maioria dos presentes demonstrou satisfação, principalmente os que apóiam a Prefeita Moema Gramacho (PT) e classificaram o Projeto de grande importância para o futuro da cidade.



Fonte:texto: Adailton Reis/Foto:Arquivo.

José Saramago morre aos 87 anos nas nas Ilhas Canárias.

Morreu na manhã desta sexta-feira (18), aos 87 anos, em consequência de falência múltipla dos órgãos, depois de um longo período com a saúde fragilizada, um dos maiores nomes da literatura contemporânea, o escritor português José Saramago. Escritor e autor de "Ensaio sobre a cegueira" e vencedor do prêmio Nobel estava em casa, em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, no momento da morte.

Vida e obra
Além de escritor, também foi jornalista, dramaturgo, romancista e poeta. Ele teve uma vida marcada por reconhecimento e prêmios.Ganhou o Nobel de Literatura e ainda o Prêmio Camões, considerado o prêmio mais importante da língua portuguesa. Graças a Saramago, a prosa em língua portuguesa ganhou repercussão no mundo.O escritor era tido como um crítico das injustiças do mundo, sempre se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época. Entre seus livros mais conhecidos estão "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A balsa de pedra" e "A viagem do elefante"."Ensaio sobre a cegueira" foi filmado recentemente pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus"). Em 2008, uma exposição sobre o trabalho de Saramago foi exibida no Brasil: "José Saramago: a consistência dos sonhos", que trazia cerca de 500 documentos originais e outros tantos digitalizados sobre a vida e obra do português.

9ª Edição do Projeto Fala Escritor!

Apresentação: Renata Rimet.
Abertura e Intervenções Musicais: Bier (Cantor e Compositor).

Lançamentos:

* Antologia Show de Talentos em Prosa e Versos – Morgana Gazel (participação especial de Kátia Martins).

* O Aguadeiro de Valerine – Dante Barbosa.

* IV Antologia Alma Brasileira – Amor em Verso e Prosa – Sandra Stábile.

Recital Poético:
Aloísio Lisboa, Carlos Souza, Carlos Venttura, Everton Lima, Fau Ferreira, Jayme Poeta, Jônatas de Souza, Josué Ramiro, Kátia Martins, Leandro de Assis, Lucymar Soares, Luiz Silva da Silva e Silva, Paulo Fernando, Renata Rimet, Roberto Leal, Rosana Paulo, Valdeck Almeida de Jesus, Vera Passos .

Data: 19/06/2010
Hora: 18:00h
Local: Saraiva Mega Store – Espaço Castro AlvesSalvador Shopping (2º Piso).

Contatos:
(71) 8831-2888 (Leandro)
(71) 8189-0612 (Monique)(71) 8203-1295 (Renata)
E-mail:falaescritor@hotmail.com

*Entrada Franca!

FUNCEB abre editais para contratações através do REDA.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, abre seleção pública para preenchimento de 89 vagas através de Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. As contratações – 63 na capital e Região Metropolitana e 26 no interior do Estado (nas cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista) – se referem a funções de técnicos, professores e músicos, tais como assistente de sonoplastia, assistente de iluminação, bilheteiro, cinegrafista, contra-regra, projecionista, coordenador de figurino, professor de dança, professor de orquestra, editor de vídeo e percussionista. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 15 a 21 de junho de 2010, nos dias úteis, das 9 às 12h e das 14h às 17h. Em Salvador, os candidatos devem se apresentar na sede da FUNCEB, ou na Escola de Dança da FUNCEB (para vagas da própria Escola), ou no Teatro Castro Alves (para vagas da Orquestra Sinfônica da Bahia). No interior, o atendimento é feito nos centros de cultura administrados pela Fundação nas cidades relacionadas. A seleção será feita através de análise curricular.



A minuta dos editais, bem como a descrição das funções e pré-requisitos estabelecidos, está disponível no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br).


Paula Berbert
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
71 3116-6782 71 9127-7803

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PM Promete Intensificar Policiamento em Lauro de Freitas.

O reforço imediato do policiamento na região do Parque São Paulo (em Itinga) incluindo blitze nos pontos de ônibus e nos coletivos foi uma das medidas anunciadas pelo major Izidro de Souza, comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CPIM) de Lauro de Freitas, durante reunião realizada ontem(16), no gabinete da prefeita Moema Gramacho.

A iniciativa, motivada pela morte do motorista Pedro Jorge dos Santos (35), assassinado ontem dentro de um coletivo da empresa BTU, contou com a presença da PM, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, representantes do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, da Agerba e do secretário municipal de Trânsito e Transportes Paulo Araújo. Aliada a medida da PM, a prefeita Moema Gramacho confirmou a implantação da Companhia Independente de Polícia Militar de Itinga, aprovado pelo Governo do Estado e que a partir do dia 30 estará em atividade.

A companhia já tem comandante indicado, viaturas e efetivo. Moema destacou ainda a ampliação do sistema de videomonitoramento, que além das 26 câmeras em funcionamento, vai contar com mais nove, uma delas no Parque São Paulo, local do crime. A prefeita reconheceu que a situação é delicada, mas lembrou que os números relacionados a assaltos a coletivos vêm decrescendo. “Acompanho de perto a questão da segurânça, junto com as policias militar e civil e sabemos que os indicadores tem diminuído”, disse a prefeita.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Rodoviários param cinco empresas nesta quarta.

Os rodoviários de cinco empresas paralisam as atividades na manhã desta quarta-feira, 16, em protesto a morte do motorista Pedro Jorge dos Santos, 36 anos, que aconteceu na tarde desta terça, 15, durante um assalto em Itinga, em Lauro de Freitas. De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Manoel Machado, os ônibus de cinco empresas (ODM, Via Nova, Costa Verde, Dois de Julho e BTU), que rodam em Lauro de Freitas, continuam nas garagens nesta quarta.

Os veículos serão liberados a partir de 8h, segundo Machado, com exceção dos ônibus da BTU de Lauro de Freitas, onde Pedro Jorge trabalhava, que não vão circular nesta quarta.

Ainda não há informações sobre o local e horário do enterro de Pedro Jorge. De acordo com Machado, o corpo dele está no Instituto Médico Legal (IML).

Crime - Conforme o cobrador Felipe Simas, o motorista não entregou o celular ao ser abordado pelo assaltante, que teria dito: "não está botando fé em mim, não?" e atirou. O rodoviário morreu nos braços do colega. Ele chegou a ser levado para o Hospital Menandro de Farias, mas já chegou sem vida.

O assaltante foi identificado como "Neguinho". De acordo com motoristas e cobradores da BTU, ele é conhecido na região por roubos a ônibus.


Fonte:Paula Pitta A TARDE On Line.

domingo, 13 de junho de 2010

Quermesse: Santa Catarina de Senna!

A Quermesse deste ano da Paróquia Stª Catarina de Senna, no Lot. Jardim Centenário, como sempre, lotou com muita gente que foram curtir a festa tradicional. A Quermesse sempre antecedem aos festejos de São João, entrando no clima junino, trazendo muito forró, Quadrilha junina, e muitas iguarias da época. Para animar a festa e os corações apaixonados, nada melhor que o cantor Valdir Jr. e o Grupo “Brincantes do Nordeste”, que traz fortemente em suas músicas o clima e ritmos nordestinos. As crianças alegraram a festa com grandes brincadeiras representando a Quadrilha Junina infantil. E para esquentar ainda mais, houve sorteios de balaios juninos e a participação da Cia de Dança Zuart revolucionando numa grande mistura de S. João e Copa do Mundo - Uma grande diversidade cultural - mostrando essa alegria que tem a nossa terra e nossa gente. Apesar de andarmos à passos de tartarugas: Viva a cultura!Viva a diversidade do nosso povo brasileiro! O evento teve o apoio dos fiéis, moradores, jovens católicos e da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Cia de Dança Zuart em clima de Copa!




Texto:Adailton Reis/Fotos: Rubão (TDB).

quarta-feira, 9 de junho de 2010

domingo, 6 de junho de 2010

Música eletrônica invade a Balada Beach!

Ontem em Itinga, a música eletrônica invadiu a pista de dança do Espaço Oficina Show, com a Balada Beach. Vários ritmos e batidas se fundiram em versão remix contagiando todo o público. O DJ Gutto aproveitou seu aniversário e comemorou com muita música eletrônica, do jeito que mais gosta - Agitando a galera!
No comando da Balada Beach, os DJs Gutto e Kiko fizeram a festa junto com vários convidados como os DJs Kaos, Furacão entre outros de Salvador. Agitação total!!!
O evento bombou com muitas mulheres, já que mulheres, até às 22h não pagavam a entrada. Houve sorteio de prêmios e muita azaração na “night” de sábado. Uma realização de LOKOS DA FAVELA com o apoio da Rádio local
Alternativa Novo Som.

Dj's: Furacão, Gutto e Kiko animaram a festa!

sábado, 5 de junho de 2010

Dia do Meio Ambiente!!!

Preserve o Meio Ambiente!!!

Inscrições para o Projovem.

Projovem Trabalhador abre 2.770 vagas de qualificação em 34 municípios(Karoline Meira).


O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) está sendo iniciado em 34 municípios do estado e oferece nesta primeira etapa 2.770 vagas de qualificação gratuita para jovens de baixa renda com idades entre 18 e 29 anos.

São capacitações nas áreas de construção civil, hotelaria, piscicultura, vestuário, arte, agroextrativismo, elétrica e mecânica. Segundo a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Os cursos qualificam o público nas áreas que apresentam maior carência de profissionais, de acordo com a necessidade de cada município, para garantir maior facilidade na inserção dos jovens qualificados.

A carga do programa é de 350 horas, ministradas em seis meses – um período mais extenso, que melhora a assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula e no ambiente prático.

O programa permitirá que os jovens recebam qualificação social, com noções de cidadania e meio ambiente, por exemplo, além da capacitação profissional na área pretendida, que abrange 80% das aulas.

As inscrições acontecem até 11 deste mês, nas unidades do Serviço Estadual de Intermediação (SineBahia) dos 34 municípios. A cidade de Salvador não está incluída nessa etapa do programa.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Balada Beach em Itinga!!!


Oficina Sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e grávidez na Adolescência.

Será realizado no dia 10/06, quinta-feira, as 8h, no Colégio municipal Gregório Pinto de Almeida, uma oficina sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência. Além dessa importante atividade educativa, os estudantes da escola serão presenteados com a peça teatral: “Agente já disse tudo”, organizada pelos Artistas do Grupo GAPA, uma das maiores instituições sociais do Brasil.
Em função da importância do evento, que faz parte do PROJETO AMANTES DO CONHECIMENTO: Meio Ambiente e respeito à vida, Joselita Gonçalves e Maria Socorro, professoras da escola e responsáveis pela organização desse grande evento, resolveram com apoio da Secretária de Saúde do município de Lauro de Freitas realizar essas mesmas atividades sócio-educativas no Centro de Cultura de Lauro de Freitas, a partir das 14h30min. Na oportunidade será lançado o projeto Saúde de Prevenção nas Escolas pela Secretaria de Saúde do Município.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Preso é encontrado morto em cela da delegacia de Itinga.

Um homem foi encontrado morto dentro de umas das celas da 20ª CP, localizada no bairro de Itinga. A vítima estava com um lençol amarrado no pescoço. Antônio Cícero da Silva foi preso há três meses acusado de pedofilia e apresentava sinais de depressão. A polícia trabalha com a suspeita de suicídio. Mais dois presos, sob a mesma acusação, dividiam a cela com Antônio. Eles se deram conta do ocorrido por volta de 1h30, quando informaram aos agentes de polícia. O corpo de Antônio Cícero foi removido da cela por funcionários do Instituto Médico-Legal (IML) e não foi realizada perícia, por conta da greve dos policiais civis, que acontece desde o dia 19. A mulher de Antônio Cícero está na delegacia. O delegado disse que Antônio Cícero demonstrava depressão nos últimos dias. Ele foi detido depois de ameaçar um adolescente com uma faca, obrigando-o a fazer sexo oral.Fonte: (Karoline Meira/Jornal Tribuna da Bahia/ Atarde).

Prefeitura sobe oferta por terminal de ônibus em Vilas.

Por Rogério Borges.

Área na orla de Vilas do Atlântico pode valer R$ 3,2 milhões.
Moradores do condomínio Moradas do Atlântico recusaram a nova proposta da prefeita Moema Gramacho (PT) para transferir o final de linha dos ônibus da avenida Praia de Copacabana para uma área de três mil metros quadrados na Praia de Itapoan, nos fundos do Villas Tennis Club (VTC). O condomínio seria vizinho do terminal que a prefeita faria construir pelas empresas de ônibus que circulam em Vilas do Atlântico.

A posição dos moradores, anunciada ontem à noite em reunião da Sociedade de Amigos do Loteamento de Vilas do Atlântico (Salva) está expressa em um abaixo-assinado encampado pela unanimidade do condomínio, que tem 122 unidades habitacionais. Márcia Neves, que faz parte da direção do Moradas do Atlântico, lembrou que já é o segundo abaixo-assinado no mesmo sentido, sobre o mesmo tema.

A proposta de transferir o final de linha para a Praia de Itapoan, e não para a Praia de Tramandaí, como pede a Salva há oito anos, já tinha sido feita em junho do ano passado. Na época, também o clube se opôs à ideia de ceder parte da sua área para instalar um terminal de ônibus. Em troca, a prefeitura oferecia o perdão da dívida do IPTU da entidade, que está em quase R$ 1,5 milhão. Kall Fonseca, presidente do VTC, disse na época que o uso do espaço valia muito mais do que a dívida do IPTU e recusou a proposta.

Diante do impasse, e depois de tentativas de negociação fracassadas, em fevereiro último a Salva pediu a intervenção do Ministério Público para obrigar a prefeitura a fazer valer um decreto municipal da gestão de Marcelo Abreu (DEM) que estabelece o final de linha na Praia de Tramandaí. De acordo com a entidade, as empresas de ônibus recusam a localização por aumentar o percurso – e consequentemente os custos.

Depois disso, a prefeita voltou a propor a instalação do terminal na Praia de Itapoan, em reunião no início de maio com Kall Fonseca e os coordenadores da Salva Carlos Knittel e Roberto Abbehusen. Agora, entretanto, em condições que Kall Fonseca considera irrecusáveis.

Além do perdão da dívida, o clube receberia em permuta uma área pública de quatro mil metros quadrados de frente para o mar, no limite entre as praias de Vilas do Atlântico e Ipitanga. De acordo com o presidente, a prefeitura também ficaria responsável por obras de melhoria no clube. Por fim, a prefeita teria prometido alugar as instalações por R$ 6 mil mensais para aulas do Segundo Tempo – programa de esportes destinado a estudantes da rede pública no contra-turno das aulas – garantindo ao clube renda suficiente para pagar por tempo indeterminado o IPTU, que está em R$ 43 mil anuais.

Para Fonseca, a proposta representa a oportunidade de liquidar a dívida do IPTU, equilibrar financeiramente o clube e ainda qualificar as instalações com o dinheiro da venda da área na praia. O presidente diz que ainda não foi feita uma avaliação, mas lotes próximos valem hoje R$ 800 o metro quadrado. Logo, o clube poderia arrecadar cerca de R$ 3,2 milhões com uma venda.

Já na Praia de Copacabana, onde o metro quadrado tem sido vendido por R$ 400, os três mil metros quadrados que o clube aceita transferir à prefeitura podem valer cerca de R$ 1,2 milhão. Descontada a dívida do IPTU, a proposta representa um hipotético aporte líquido de R$ 3,5 milhões da prefeitura ao clube – fora o contrato do Segundo Tempo e a reforma das instalações – em troca da implantação de um terminal de ônibus com seis baias.

Brandindo um cheque pessoal de R$ 1,2 mil que o vice-presidente do clube lhe entregara para pagar uma conta atrasada do clube com a Embasa, Kall Fonseca explicou que a entidade está abandonada pelos proprietários de imóvel em Vilas do Atlântico, contando com apenas 70 sócios contribuintes. E lembrou que a prefeitura poderia simplesmente expropriar a área, além de se fazer pagar da dívida do IPTU. Disse que Moema Gramacho "tem tratado bem o bairro" e que isso merecia reconhecimento.

Em relação ao terminal de ônibus propriamente dito, Fonseca acenou com a perspectiva de que em breve todo o transporte coletivo da cidade estará concentrado no terminal de Portão, sobrando então uma praça para a comunidade naquele mesmo local.

Nenhum dos argumentos conseguiu convencer os moradores. Apesar disso, todos aceitaram a proposta do coordenador-geral da Salva Carlos Knittel de convidar Moema Gramacho para uma reunião no clube antes de encerrar o assunto. A comunidade promete resistir à ideia com base em argumentos dos mais diversos. Sérgio Carvalho, ele mesmo empresário do transporte coletivo em Salvador, disse que os passageiros de Vilas do Atlântico "não são nem 20% do total" e que os ônibus que circulam no bairro – cerca de 70 – atendem mesmo é a demanda da Estrada do Coco e da avenida Paralela. Para ele, sequer seria necessário um final de linha em Vilas.

Os moradores da Praia de Copacabana, representados por Verônica Tambon, querem mesmo é que o final de linha seja removido da margem do rio Sapato, alimentando a argumentação de Márcia Neves no Moradas do Atlântico: "é por vermos a situação que eles sofrem há oito anos que não queremos os ônibus na Praia de Itapoan", disse. Fonte: (www.rogerioborges.com).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Nova emergência e UTI do Menandro de Faria são inauguradas.

O Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, inaugura hoje (1º) a ampliação da sua unidade de terapia intensiva (UTI) e a reforma da unidade de emergência. A reforma objetiva ampliar os serviços da unidade hospitalar, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e atender à demanda da população.
Serão mais 10 leitos disponíveis na UTI que funcionarão a partir de segunda-feira (7). As novas instalações da emergência estão funcionando provisoriamente em containeres adaptados e serão abertas à população na quinta-feira.
O Hospital Geral Menandro de Faria possui 63 leitos de internação, 42 deles de obstetrícia e 21 de pediatria, além de clínicas médica e cirúrgica, emergência, berçário, ambulatório de gastroenterologia, cardiologia, proctologia e pré-natal. São realizados em média 300 a 350 atendimentos diários e em torno de 300 partos por mês.
Fonte: Tribuna da bahia-Cristiane Felix.

Trabalhador que ainda não sacou abono do PIS têm até o dia 30 para receber R$ 510.

A Caixa informou que 614.395 trabalhadores têm até 30 de junho de 2010 para sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) de R$ 510. O número representa 4,2% do universo dos beneficiários. O banco já registrou o pagamento a 13,9 milhões de trabalhadores, em um volume de R$ 6,4 bilhões, durante o exercício 2009/2010.
São Paulo é o estado com o maior volume de trabalhadores (154.277) que ainda não sacaram o benefício, seguido por Minas Gerais, com 52.992, e Rio de Janeiro, com 51.550.


Os trabalhadores que ainda não receberam o benefício podem retirar o abono salarial ou os rendimentos do PIS com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de autoatendimento, nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, inclusive em fins-de-semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa e levar documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.
O abono salarial é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a gestão do programa é feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os rendimentos do PIS são pagos com recursos do Fundo de Participação do PIS/PASEP.


Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no PIS ou no PASEP até 2004, que tenha trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2008, com carteira assinada por empregador contribuinte do PIS-PASEP. Outra exigência é que tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e cujo empregador tenha informado corretamente seus dados de emprego na Relação Anual de Informações Sociais-RAIS do ano-base 2008.
No caso dos rendimentos, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até o dia 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo de quotas do PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.


Atualmente também é permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, aids ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Os trabalhadores podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 0800-726 0101 ou no site.



Fonte: Agência Brasil.

Balada Beach!!!


Desaparecida!

Os amigos e familiares de D. Matildes de Jesus (47) estão bastante preocupados com o seu desaparecimento, há 08 dias ela desapareceu do bairro de Vida Nova, onde reside. Porém algumas pessoas viram a Matildes, aqui no bairro de Itinga, nos últimos dias, próximo á Igreja "Deus é Amor”. Ela estava trajando uma camisa amarela, outra na cor azul amarrada ao pescoço e uma sacola Branca. Se caso você viu ou esteja vendo ela em algum lugar, ajude-nos a localizá-la.
D. Matildes tem 47 anos, pele negra, alta e magra. Quaisquer informações, ligar para estes contatos: (71)8263-6706(Marly)/(71)8229-4383(Rosana) ou (71)8734-6450 (Wilton).