segunda-feira, 26 de abril de 2010

Prefeitura inscreve para cursos.

A Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, em parceria com a Oscip Tercon Brasil, inscreve, a partir dessa segunda-feira (26) para os cursos de camareira, garçom, cozinheira e confeiteiro. Serão beneficiadas 350 pessoas. As inscrições, que vão até o dia 3 de maio, serão realizadas na Casa do Trabalhador, das 8h às 17h. Os interessados devem apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

UNE decide permanecer neutra em eleição presidencial.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) reafirmou neste domingo (25) sua independência política após três dias de debates e muita polêmica, no 58º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), realizado no Rio de Janeiro. “Uma ampla maioria de delegados aqui foi dessa opinião, de que a UNE participe do processo político que vai se dar este ano, no Brasil, com independência e apresentando propostas, o que é mais valioso na nossa trajetória”, disse o presidente da entidade, Augusto Chagas.

Os estudantes universitários aprovaram um documento amplo que será encaminhado a todos os candidatos à Presidência da República, englobando uma série de aspectos da análise política sobre a situação brasileira. Dentre eles, Chagas destacou alguns aspectos que considera fundamentais. A UNE, por exemplo, está convencida de que o Brasil não pode retroceder em determinadas políticas. “Nós não queremos, por exemplo, que o Brasil volte a ser conduzido com políticas relacionadas à questão das privatizações, na redução do Estado, como se fazia em discurso de dez anos atrás”.

Segundo Chagas, o consenso é de não permitir que a UNE e outros movimentos sociais deixem de ter condições de diálogo com os próximos governos. “Não queremos retrocesso a determinadas políticas na educação brasileira, como era tratada a universidade pública há uma década, que vivia uma situação de absoluto estrangulamento”, disse.

A UNE tem consciência de que ainda é preciso avançar muito no Brasil em relação à conquista de direitos fundamentais para a maioria do povo, entre os quais o acesso ao emprego, à moradia, à saúde, à educação. É preciso, destacou o presidente da UNE, aprofundar determinadas políticas que foram conduzidas no país e reforçar as políticas sociais. “E enfrentar o problema do nó das decisões macroeconômicas brasileiras que ainda impedem que o Brasil possa investir mais nas suas políticas sociais”.

Com o documento, os estudantes querem se envolver no debate político-eleitoral e se concentrar no que, de fato, interessa ao Brasil, de acordo com o presidente da entidade. “E que a gente tenha a capacidade de mobilizar os estudantes para todas essas bandeiras. Porque é só com essa mobilização que nós temos condição de fato de modificar as coisas”.

A UNE decidiu, ainda, que não vai apoiar nenhuma candidatura à Presidência. Tampouco será criado um movimento anti-José Serra, como estimavam algumas pessoas. “Serão os candidatos e seus programas que dirão se a UNE defenderá determinadas propostas ou não. Essa responsabilidade, agora, é dos candidatos”. Na avaliação de Chagas, quem tem candidato são os partidos políticos. O papel da UNE é outro. “Tenho certeza que essa foi a decisão mais correta que nós tomamos”, concluiu. As informações são da Agência Brasil.

A marcha do Movimento Sem Terra (MST) chegou a Salvador.

Marcha do MST chega a Salvador e protesta em frente às obras do Metrô


A marcha do Movimento Sem Terra (MST) chegou na manhã desta segunda-feira (26) a Salvador. Eles deixaram Feira de Santana na última segunda, com 5 mil integrantes que seguiram pela BR-324 até às obras do metrô, onde realizaram manifestação.

Cerca de 40 integrantes do MST vão se reunir na tarde de hoje (26) com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para discutir a reforma agrária na Bahia e a situação de cerca dos 25 mil assentados no estado.

A caminhada faz parte do Abril Vermelho que tem como objetivo discutir a reforma agrária no país e lembrar do massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996. Na época, 19 sem-terra foram mortos por PMs no Pará.

Saidinha bancária em Lauro de Freitas.

Homem é baleado em saidinha bancária em Lauro de Freitas


Um homem de 51 anos foi baleado no peito na tarde desta segunda (26), no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. José Joaquim dos Santos foi atingido em frente ao Conjunto Residencial Cleriston de Andrade depois de ter sacado cerca de R$ 3 mil no Banco Itaú.

De acordo com a 23ª Delegacia de Polícia, dois homens em uma moto o teriam abordado enquanto ele caminhava pela rua. José Joaquim foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Policiais usarão câmeras de segurança instaladas no condomínio para identificar os assaltantes.

domingo, 25 de abril de 2010

Grupos de Itinga se Destacam em Festival!

Os grupos de danças: Ky Swing e Zuart se destacaram no Festival de dança, no bairro Periperi, em Salvador. O Festival foi realizado ontem (25), por Cupim o coreógrafo de Leo Kret do Brasil, que estava presente no evento, dando o maior apoio. Os grupos de Danças de Itinga, Ky Swing e Zuart foram os mais aplaudidos e contagiaram não só o público, como o(a) próprio(a) Leo Kret. Os moradores de Itinga conhecem muito bem as histórias dos dois grupos, e sabem o quanto eles ralam para consegui ganhar o apoio e reconhecimento que tanto merecem.Porém esses grupos criaram uma certa resistência e com muita garra continuam trilhando seus caminhos em busca de obterem sucessos através da dança.
O grupo Ky Swing, ficou em 1° lugar no festival. Há 08 anos, ele atua com grande representatividade no munícipio. Seu produtor Alex Guedes, está regojizado pelo desempenho do grupo e bastante emocionado, diz: - "O grupo vem, sempre surpreeendendo à todos. Isso que vocês estão vendo aí, não é fácil, porém temos o reconhecimento que vem de todos vocês. Obrigado!"

Já o Cia de Dança Zuart, que é considerado o mais querido de Itinga, também conseguiu uma ótima colocação, ficando em 2° lugar no Festival. O produtor do grupo Jackson Silva, que também faz parte do grupo como dançarino, agradece à Deus e a todos pelo sucesso: "Ser simples é ser o melhor!Obrigado meu Deus!!!" Ultimamente vem recebendo muitos elogios pelos esforços adquiridos. E mais, nos concursos, é votado como melhor dançarino.

Leo Kret que deu grande apoio ao concurso, foi o(a) próprio(a) quem o(a) entregou os troféus aos campeões. Dizendo-se bastante emocionado(a) com os grupos. Pois afirmou que para ser bons dançarinos não podem perder o rebolado: "Ai gente! Estou emocionada com esses grupos. Parabéns ao Ky Swing e ao Zuart, vocês são 10! Para ser dançarinos tem que ralar e não pode perder o rebolado, e disso eu entendo!" .
Esses dois grupos que merecem o sucesso, vêem se destacando aonde quer que cheguem, ganhando aos poucos o reconhecimento do público.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Espetáculo:1Por1PraUm Em Lauro de Freitas/Ba.

Um espetáculo de dança inovador será apresentado no próximo dia 27 de abril, a partir das 17 horas até 19 horas, na Praça da Matriz, centro do município de Lauro de Freitas. Trata-se de 20 coreografias, que integram o espetáculo 1Por1PraUm, que será apresentado por bailarinos do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). A concepção e direção artística do espetáculo é de Jorge Vermelho, com supervisão coreográfica de Renata Melo. O espetáculo é gratuito e será apresentado ao “ar livre.”


*Outra informações culturais:

Inscrições abertas para Oficina de Teatro no Centro de Cultura de Laura de Freitas


No Centro de Cultura de Lauro de Freitas (CCLF), Praça da Matriz, s/n, estão abertas as inscrições até o dia 26 de abril, para os interessados em participar da Oficina Teatro Ação e Movimento, que será conduzida pela diretora teatral Lena Franca. A Oficina destina-se a jovens e adultos, a partir dos 17 anos. As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O interessado deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A Oficina é gratuita e no final, deverá ser montado um espetáculo.
Mais Informações: 3288-8351.

Homem é espancado até a morte em bairro de Lauro de Freitas

O corpo de um homem, conhecido como Galego, foi encontrado ontem, quarta-feira (21), no bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas. Agentes da 23ª Delegacia de Polícia informaram que ele foi espancado até a morte.


A denúncia anônima chegou à delegacia por volta das 9h de ontem. E segundo o Ibahia, o crime aconteceu no Caminho 41, próximo a uma localidade conhecida como Feirinha. A vítima aparentava ter 28 anos e tinha sinais de violência no rosto, braço e pescoço.


Outro corpo foi encontrado na pista de acesso à estrada do CIA, na tarde de ontem (21). A vítima – que não teve identidade descoberta - estava com um saco plástico amarrado na cabeça, as mãos presas com uma algema descartável e sem marcas de tiros aparentes. O corpo foi avistado por trabalhadores da Sudic.Fonte:Redação CORREIO.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Foto: Índio!

19 de abril. dia do Índio! Leia a matéria abaixo sobre o relatório indigena.


Sobre o dia!

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Foto: Exército


Relatório da situação índigenas

Relatório denuncia política decepcionante de Lula em relação à questão indígena

O governo atual mantêm a mesma atuação de governos anteriores ao privar os indígenas de terras necessárias para sua sobrevivência , estimulando violações de seus direitos humanos. Esse é um dos apontamentos do relatório da Anistia Internacional (mais conhecida organização não-governamental internacional) denominado Brasil - Estrangeiros em Nosso Próprio País, lançado em 30 de março. O documento confirma a política decepcionante do presidente Lula em relação aos índios e denuncia a constante impunidade quanto à violência e assassinatos cometidos contra as comunidades indígenas.

Na campanha eleitoral de 2002, o PT - um partido geralmente visto como aliado do movimento indígena - apresentou o programa Compromisso com os Povos Indígenas do Brasil, em que propunha estratégias para a resolução das questões indígenas. "A política indigenista do governo brasileiro nas últimas décadas requer profundas mudanças para que possa responder aos anseios dos povos indígenas e da comunidade brasileira como um todo", descrevia o programa. O relatório denuncia que, mesmo após decorrido mais da metade do mandato, ainda não existe uma política clara e uma estratégia coerente para tentar resolver os problemas que assolam os índios brasileiros. A Anistia ressalta a necessidade de o governo cumprir suas promessas eleitorais e respeitar suas obrigações internacionais, caso contrário, o aumento da violência será irreversível.

De acordo com dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apresentados no relatório, em 2003 a violência aumentou consideravelmente e totalizou 23 assassinatos de índios, a maioria ligados a questão da terra. No início do mesmo ano, o líder Guarani-Kaiowá, Marcos Verón, foi espancado até a morte na frente de seus familiares por resistir a expulsão de sua terra ancestral no Mato Grosso do Sul, onde hoje está enterrado. A falta de terras dos Guarani-Kaiowá, aliás, é apontada como responsável por problemas socioeconômicos estruturais recentes, como alta mortalidade infantil, alcoolismo e suicídio. Desde o início do ano até o presente, 17 índios Guarani-Kaiowá já morreram de desnutrição em Dourados, também no Mato Grosso do Sul.

Para a Anistia, a falta de punição da violência àqueles que executaram os ataques e assassinatos no passado foram o alicerce da violência que ocorre no presente. Um exemplo disso é um ataque a 100 índios Tikuna, a comando de um madeireiro em 1988. Na ocasião, foram assassinados 14 índios, entre eles 6 crianças. A condenação, em 2001, do mandante do crime representava uma esperança de vitória contra a impunidade, mas em outubro de 2004 o Tribunal Federal revogou a sentença do comandante do crime e diminuiu a punição dos demais envolvidos no massacre.

O documento denuncia ainda a demora no processo de demarcação de terra devido a falhas administrativas da Fundação Nacional do Índio (Funai). A demarcação visa assegurar aos índios o direito ao usufruto autônomo de seu território e, após demarcado o território, cabe ao Estado defendê-lo de qualquer tipo de invasão, o que, conforme consta no Relatório, não acontece.

Em uma carta lançada à imprensa pela Funai, no dia seguinte ao lançamento do relatório, o órgão responde às críticas da Anistia Internacional afirmando que reconhece os crônicos problemas que permeiam a questão indígena, mas que vem trabalhando para, junto com os índios, sanarem problemas como o acesso a terra, pobreza, violência, entre outros.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 345 mil índios, vivendo em aldeias espalhadas entre 215 sociedades indígenas, de acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai). Fora de aldeias, estima-se que existam entre 100 e 190 mil, inclusive em áreas urbanas. Estima-se que na época da colonização, cerca de 4 milhões de índios habitavam o país.

Leia íntegra do Relatório ...
Anistia Internacional – Brasil “estrangeiros em nosso próprio país”: Povos indígenas do Brasil


sábado, 17 de abril de 2010

Oficina de Teatro Grátis em L. de Freitas/ba.

Inscrições abertas para Oficina de Teatro no Centro de Cultura de Lauro de Freitas

No Centro de Cultura de Lauro de Freitas (CCLF), Praça da Matriz, s/n, estão abertas as inscrições até o dia 23 de abril, para os interessados em participar da Oficina Teatro Ação e Movimento, que será conduzida pela diretora teatral Lena Franca. A Oficina destina-se a jovens e adultos, a partir dos 17 anos. As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O interessado deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A Oficina é gratuita e no final, deverá ser montado um espetáculo.
Mais informações: Tel.:(71)3288-8351.


Sobre Lena Franca:

Lena Franca integra o cenário artístico baiano desde a década de 1960. Nos anos 80 atuou como atriz e professora de teatro junto a importantes nomes do teatro baiano, como Jurema Penna, Mário Gusmão, Eduardo Cabus e Leonel Amorim, personalidades ligadas à fundação da Escola de Teatro da UFBA. Entre as peça que Lena trabalhou estão o Santo Inquérito ( texto de Dias Gomes). E mais Alice no País das Maravilhas e Uma Mulher de Negócios (dirigidas por Eduardo Cabus) e Paradaise, direção de Leonel Amorim.

Lançamento do Livro "Abre a boca Calabar".

Venha conferir o lançamento do livro: "Abre a Boca Calabar" será lançado dia 17 de abril de 2010" na Biblioteca Comunitária do Calabar em Salvador.
Confira!


Horário: 17 abril 2010 de 15:00 a 17:00
Local:
Biblioteca Comunitária do Calabar
Organizado por:
Valdeck Almeida de Jesus/Rodrigo Rocha Pita.


Descrição do evento:

Em concurso realizado pela Biblioteca Comunitária do Calabar, tendo como padrinho e patrocinador o poeta e escritor jequieense Valdeck Almeida de Jesus [foto: de camiseta preta], foram selecionados poetas mirins para compor o livro "Abre a boca Calabar", com poemas que traduzem o olhar dos moradores, trazem a inocência e os sonhos das crianças do bairro.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Farmácia Popular já conta com remédio contra gripe A

O programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, começa a oferecer hoje, gratuitamente, o fosfato de oseltamivir, remédio usado no tratamento da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.
De acordo com a pasta, as 530 unidades próprias espalhadas pelo País estão abastecidas com o medicamento e prontas para atender à procura de pacientes com sintomas de gripe. No total, serão dois milhões de tratamentos disponíveis à população.
Para retirar o remédio, o paciente deve apresentar a identidade e a prescrição do medicamento emitida por médico da rede pública ou privada. A receita tem validade de cinco dias e ficará retida na unidade do Farmácia Popular.
A entrega do oseltamivir para a rede do programa ficará sob responsabilidade do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O laboratório enviará ao ministério relatórios quinzenais sobre a demanda em cada uma das unidades próprias. A intenção é monitorar a procura pelo remédio e controlar a distribuição dos tratamentos, de acordo com as necessidades locais.

Indicação
O medicamento não é indicado para todo e qualquer caso de gripe. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de 48 horas.
O antiviral, segundo avaliação médica, também está indicado para tratamento de pacientes com sintomas de gripe que sejam portadores de fatores de risco, como doença crônica e gravidez. Porém, segundo a orientação do fabricante, o laboratório Roche, o medicamento deve ser usado durante a gravidez somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto.
O ministério alerta de que as indicações de uso do medicamento se baseiam na bula do medicamento, conforme seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e em estudos científicos. Prescrição e dispensação do medicamento fora das recomendações do ministério ficam sob a responsabilidade conjunta do médico responsável pela prescrição e da autoridade de saúde local.


Fonte: Agência do Estado.

Chuva: 150 famílias desalojadas em L. de Freitas/Ba.

Rio Ipitanga enche e famílias ficam desalojadas em Lauro de Freitas.


Na manhã desta quinta-feira, 15, o município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, está com praticamente todas as entradas bloqueadas. “Estou tentando entrar em Lauro de Freitas pela BR. A cidade está toda bloqueada”, comenta Domingos Silva, assessor técnico da Defesa Civil. O rio Ipitanga, que corta a cidade, transbordou desde à tarde de ontem, 14.
Segundo a Defesa Civil do município, a maré está baixa, mas está impossível drenar o volume de água do rio. “Estamos correndo todos os córregos para avaliar se existe algum gargalo”. Quanto ao número de desabamento, Domingos afirmou que é grande e que cerca de 150 famílias já foram deslocadas para abrigos mais seguros. Até o momento, não foram registradas vítimas fatais.
“Lauro é uma cidade que recebe muitos turistas no Verão. Eles acabam aterrando os córregos e agora sofrem com as cheias”, completa o assessor técnico da Defesa Civil. Os bairros que mais estão sofrendo com as chuvas são Itinga, Portão, Areia Branca, Lagoa da Base e Vilas do Atlântico.Fonte: iBahia.com.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Assaltantes de bolsas em Itinga!

Hoje, por volta das 2h da madrugada, dois homens numa moto, assaltaram o pequeno comércio de bolsas em Itinga. O pequeno comércio que fica localizado na mesma rua do Hospital Jorge Novis, foi arrombado, alguns vizinhos chegaram a presenciar a ação dos bandidos, porém ficaram receosos de reagirem. O dono do estabelecimento, o aposentado Sargento Veloso , como é conhecido, diz que os ladrões forçaram o cadeado e consegui abrir o portão, levando vários tipos de bolsas, como: bolsas femininas, pochetes e muitas bolsas de viagem, deixando apenas um botijão de gás. Ele calcula um prejuízo em torno de R$2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais), que foi o valor investido nos produtos roubados.

O Drama de Uma Passageira.

Ontem pela tarde, por volta das 17h, presenciamos, mais uma vez, o drama de uma passageira com necessidades especiais, ao pegar um transporte coletivo.
A passageira Cremilda Ferreira, que precisa se deslocar de sua residência do bairro de São Cristóvão até Ondina, pelo menos, três dias na semana, nos conta da sua dificuldade que enfrenta dia-a-dia. Ontem para ir até Ondina, teve que pegar dois ônibus. Segundo ela, a maioria dos transportes coletivos, os sistemas operacionais não funcionam corretamente na hora de ser realizado o processo, por motivos técnicos, atrasando a viagem e tirando a paciência dos demais passageiros, onde ela se sente culpada pelos transtornos causados na hora de pegar um ônibus.
Quase chorando ela diz: - “De dez ônibus que pego, seis estão quebrados ou com algum defeito. É difícil sair de casa. È sério! Imagino muito quando tenho que sair. Não tem um dia que seja tudo normal? Hoje, por exemplo, tive que pegar dois ônibus para chegar até Ondina, mesmo assim, neste ônibus a plataforma não desceu toda, precisou de três homens para carregar eu e minha cadeira. Sinto-me mal com essa situação, entende isso?”.Ela fala de um coletivo que pegou da empresa “Costa Verde” neste horário.D. Cremilda ficou bastante nervosa e com muito medo de ser derrubada pelos homens, tanto para subir quanto para descer do ônibus, pois o sistema não funcionou corretamente. O cobrador garantiu que sabe manusear bem o equipamento e que o ônibus é novo. Mas não sabe o porquê não funcionou 100%. Lamentou muito por isso.
D. Cremilda confessa que um dia decidiu visitar um parente no Subúrbio de Salvador e se arrependeu, saiu pela manhã e teve que chegar por volta das 22h. Isso porque segundo ela, só existe dois ônibus adaptáveis, e no dia perdeu um e o outro estava quebrado. Então, ela decidiu que por conta disso, só sair de casa para pegar remédios, ou em casos de extrema necessidade.
Atualmente os portadores de necessidades especiais que necessitam de transportes coletivos, enfrentam sérios problemas. Isso, porque Salvador, por exemplo, são pelo menos 428 ônibus adaptados para pessoas com mobilidade reduzida que operam no seu sistema de transporte. Isso significa que menos da metade dos ônibus existente na cidade de Salvador são adaptados para cadeirantes. Desses 428 ônibus, 60% estão com seus sistemas quebrados. Apesar de novos ônibus, 25% deles o sistema operacional não são eficientes.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Prefeitura Reforça Vacinação Contra Influenza A

Para reforçar a vacinação contra influenza A (H1N1) na faixa etária de 20 a 29 anos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D neste sábado, em todos os postos de saúde do município e postos temporários. Um posto temporário também está funcionando no Pronto Atendimento do Centro (antigo Nelson Barros), de segunda a sexta-feira, das de 8h às 17h, e nos sábados até as 14 horas. Neste sábado, o posto não vai funcionar em decorrência do Dia D da campanha. A comunidade também pode se dirigir à Policlínica da Vila Praiana, de segunda a sexta- feira, das 8h às 16h, seguindo a faixa etária das etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.


Para o Dia D, os postos funcionarão nos seguintes locais:

Centro - Praça Pão e Vinho, Farmácia Pague Menos, Shopping Estrada do Coco; Ambulatório do Centro, Escola Vila Praiana e Ambulatório do Centro, Escola Lagoa dos Patos;

Caji - Escola Hermano Gouveia, Assembléia de Deus Cx D’Água, USF Caji Vida Nova e Maxi Supermercado;

Itinga - Hospital Jorge Novis, Escola Srª. Valentina, USF Israel Moreira, USF São Judas Tadeu, USF Cidade Nova, USF Pq. São Paulo, USF Espaço Cidadão, Centro de Saúde da Mulher;

Portão - USF Irmã Dulce, USF Noel Alves, USF Vila Nova, Hiper Bom Preço, Atacadão, Atakarejo;

Areia Branca - USF Areia Branca, Adm. Regional, USF Jambeiro, USF Capelão;


Posto Volante Centro - Ipitanga, Chafariz, Pitangueiras, Araqui, Vila Praiana, Lagoa da Base, Vilamar, Lagoa dos Patos.

Posto Volante Itinga - São Judas Tadeu e Santa Julia. Posto Volante Itinga - Vila Pedrita e Tarumã, Parque São Paulo e Rua das Flores.

Posto Volante Caji - Quingoma, Jardim Ipitanga, Vida Nova, Estrada do Trabalhador e Cx D’ Água. Posto Volante Portão - Buraquinho, Rua Santo Antonio e Rua Queira Deus

Portão: Homem é Morto em Confronto com a Rondesp.

Líder do tráfico em Portão é morto em confronto com a Rondesp


A Avenida Queira Deus, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana, era seu território até sexta-feira. O traficante Eduardo Brito dos Santos, conhecido como Nagude, foi morto durante um alegado confronto com policiais da Rondesp. O bandido, apontado como líder do tráfico na localidade, teria reagido à abordagem.
Em uma das disputas de Nagude , a Escola Municipal Pedro Paranho foi fechada no dia 24 de março. Segundo investigadores da 34ª Delegacia, em Portão, o traficante era ligado ao bando do traficante Cláudio Eduardo Campanha da Silva, atualmente preso numa penitenciária de segurança máxima em Campo Grande, Mato Grosso.

Fonte: Redação do Correio.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Policial que matou a mulher é ouvido em Lauro de Freitas

O policial civil Evaristo Santana Filho, 40 anos, que matou a mulher, a estudante de direito Luciana Machado de Souza, 29 anos, foi ouvido ontem (07) na 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O policial se casou no dia 20 de janeiro, quinta-feira. No domingo seguinte, ele matou Luciana com quatro tiros. No depoimento, Evaristo garantiu que, desde a noite do crime, sente a presença do espírito de Luciana.

“Ela pede perdão por ter me traído. Confessou antes de morrer que me traía, que eu era um corno preto. Dizia que nossos biotipos não eram compatíveis e que ela gostava de homem branco. Homem nenhum suporta isso”, disse. A ideia da defesa é mostrar que Evaristo é mentalmente desequilibrado, e que não poderia integrar um grupo como o Centro de Operações Especiais da Polícia Civil (COE).

O Ministério Público deu parecer contrário à realização da instauração do incidente de insanidade mental, que pode comprovar a tese da defesa. “Vou publicar minha decisão na sexta-feira ou na próxima segunda”, disse a juíza Patrícia Sobral Lopes. Caso seja considerado portador de transtorno mental, Evaristo segue para hospital psiquiátrico e a Justiça não pode fixar prazo para que ele fique detido. Caso contrário, ele vai a júri popular.


Fonte:Notícia publicada na edição impressa do CORREIO de 08/04/2010 do CORREIO).

Lauro de Freitas emite alerta à população por conta de chuvas


A Prefeitura de Lauro de Freitas emitiu alerta à população, solicitando que as famílias que moram em áreas de risco procurem a Defesa Civil do município ou busquem abrigos mais seguros. Uma frente fria que deixa o tempo instável em toda a Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano chega com a previsão de chuva intensa e ventos fortes na cidade até o domingo (11). De acordo com boletim do Serviço de Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as chuvas serão mais significativas entre esta quarta-feira e a sexta-feira (dia 9).

Coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de governo, Ápio Vinagre informa que o Terminal Turístico de Portão está sendo preparado para receber as famílias moradoras das áreas de risco, que deverão deixar suas casas caso se confirme a previsão de chuvas fortes. Outros locais estão sendo avaliados pela Defesa Civil.

As áreas mais críticas do município e que mais preocupam a Prefeitura são a Lagoa dos Patos e Lagoa da Base, onde há obras de drenagem e esgotamento em execução, as comunidades de Pedrita e Pedreira e áreas próximas a córregos e rios, como o Sempre Verde, em Portão, com histórico de alagamentos causados pela ocupação irregular.


Obs: A Defesa Civil de Lauro de Freitas pode ser acionada através dos seguintes números: 3288-8628 (em horário administrativo) ou 9982-7223,
9975-1737, 9983-5867, 3288-8608 (Guarda Municipal 24h).

Lauro de Freitas é destaque no Prêmio Brasil Sorridente!!!

A Prefeitura de Lauro de Freitas ganha mais uma vez destaque nacional. Os esforços para melhorar o atendimento em saúde bucal aos cidadãos levaram o município a ser apontado pelo Prêmio Brasil Sorridente do Conselho Federal de Odontologia (CFO) entre os 23 melhores do país e figurar e como melhor do estado entre os municípios até 300 mil habitantes. A premiação será entregue em solenidade em Brasília, no dia 23. Vitória da Conquista é a outra cidade baiana, apontada para o prêmio na categoria acima de 300 mil habitantes.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Jeidson Marques, a premiação reflete a política de atendimento realizada nesta gestão. “Há três anos, estávamos na 328ª posição entre os 417 municípios baianos. Agora estamos em primeiro lugar na Bahia e o Conselho Federal e os conselhos estaduais de Odontologia nos colocam entre os 23 melhores municípios no quesito saúde bucal.”, comemorou Marques. O Prêmio Brasil Sorridente foi criado em 2005 pelo CFO, em parceria com o Ministério da Saúde, como forma de estimular a universalização da saúde bucal no país.

Números – Lauro de Freitas possui hoje 26 consultórios odontológicos - três deles no Centro de Atendimento Especializado (CEO) - que realizam cerca de 12,4 mil atendimentos mensais. O número mais que quadruplicou; em 2008 eram realizados cerca de 3 mil atendimentos. O município possui hoje uma rede com mais de 100 profissionais, sendo 48 dentistas e 50 técnicos, além do pessoal de apoio administrativo. É dado ao cidadão atendimento nas áreas de ortodontia preventiva, odontopediatria, prótese, endodontia (canal), diagnóstico bucal (prevenção de câncer de boca), periodontia (gengiva), cirurgia bucomaxilofacial e atendimento especializado para pacientes portadores de necessidades especiais ou com anemia falciforme.

A Coordenação de Saúde Bucal também realiza um trabalho intenso em parceria com as escolas da rede municipal de ensino, ensinando aos estudantes a forma correta de cuidar da dentição. Ano passado, mantendo-se na média dos últimos anos, foram atendidos 100% dos alunos e distribuídos mais de 30 mil kits com escovas, creme e fio dental. “Realizamos esta distribuição dos kits também em feiras de saúde que realizamos”, disse o coordenador Jeidson Marques. Neste mês, a Secretaria Municipal da Saúde lançará uma campanha de prevenção do câncer de boca.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mensagem: Dia do Jornalista!

A Rosa de Hiroxima
(Vinícius de Moraes).


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.




Feliz Dia do Jornalista!!!!

Homem Passa sufoco em Ônibus.

O Portador de necessidade física, Valdecir Silva dos Santos, morador de Itinga, passou um maior sufoco em um ônibus da empresa Costa Verde, pois o ônibus não era adequado para deficientes. Valdecir nos conta que ficou bastante constrangido na noite de ontem, terça (06), quando pegou um coletivo (Portão-Terminal) no bairro de São Cristovão para chegar até o bairro de Itinga.
Segundo ele, o ônibus estava bastante lotado, mas mesmo assim pegou-o com medo de amanhecer na rua. Ele pegou o coletivo por volta das 23h06min. Porque afirmou que os dois anteriores que passaram, no momento que ele estava no ponto, não pararam, então ele teve que submeter- se a um ônibus não adequado com medo de amanhecer na rua.
Depois que o passageiro, Valdecir subiu no coletivo mais ninguém pôde subir, porque a sua cadeira de rodas ficou empatando o acesso na trazeira do coletivo, dificultando o acesso dos demais passageiros. Valdecir teve que pedi ajuda das pessoas para subir e descer do ônibus, sendo que um pessoa é díficil realizar essa tarefa que é prazerosa, ao mesmo tempo árdua. Mais uma vez, verificamos que mesmo com a inclusão de novos coletivos adaptávéis para portadores de necessidades especiais, essas pessoas sofrem com esses tipos de problemas em seu dia a dia, quando pensam em se locomoverem de suas casas para algum outro lugar. Nisso perdendo o direito que lhe assistem, de ir e vir, com comodidade. Assim tornando-os, a cada dia, numa pesssoa frustrada, só de pensar em sair de suas casas e ter que passar por vários sufocos e obstáculos que encontram durante o seu trajeto. É Verdadeiramente uma viagem nada confortável.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Reunião na Associação do Jd. Independência- Itinga

Convite para o esporte e o lazer...

Nesta terça (06), às 19hs, na Associação de Moradores do Jardim Independência, na Rua do fazendão, irá acontecer uma reunião para as pessoas envolvidas especialmente na àrea do esporte do nosso municipio. Juntos iremos discutir o cenário do esporte e buscar uma ampla discussão, ou mesmo levantar propostas para serem levadas para a III Conferência Municipal de Esportes e Lazer. A III Conferência será realizada no próximo dia 08, 09 e 10 na casa do trabalhador, apartir das 8h ás 19hs. Fique ligado e participe!

Eleições na Bolívia.

Partido de Morales ganha eleições em seis dos nove estados

O partido Movimento ao Socialismo, do presidente Evo Morales, ganhou em seis dos nove departamentos (estados) bolivianos nas eleições realizadas ontem (4) para escolher governadores e parlamentares regionais. O MAS venceu nos estados de La Paz, Oruro, Potosi, Cochabamba, Pando e Chuquisaca. Por outro lado, de acordo com a Agência Boliviana de Informações, o partido perdeu em seis das dez principais prefeituras.

A oposição ganhou as prefeituras de Potosí, Santa Cruz, Sucre, Tarija, Trinidad e La Paz. O partido do presidente Evo Morales conquistou as prefeituras de Cobija, Cochabamba, El Alto e Oruro. O candidato governista Oscar Cocarico tornou-se o primeiro governador indígena de La paz, a segunda região mais povoada da Bolívia e sede do governo.

Mais de cinco milhões de eleitores bolivianos participaram ontem de uma eleição histórica. Pela primeira vez, a população elegeu governadores e parlamentares regionais, direito incluído na nova Constituição boliviana que entrou em vigor em fevereiro do ano passado.
Essa foi, também, a primeira eleição na Bolívia desde que Evo Morales foi reeleito para a Presidência, em dezembro de 2009, com aprovação de 64% dos eleitores. Os números oficiais das eleições de ontem devem ser divulgados dentro de 15 dias.


Fonte:Informações são da Agência Brasil.

sábado, 3 de abril de 2010

Casal Nardoni é alvo da festa de malhação de Judas em São Paulo

A festa de malhação de Judas em São Paulo, realizada há mais de 80 anos na Rua Lavapés, no Cambuci, região central da capital, contou este ano com bonecos de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. O casal foi o primeiro atacado pelos moradores do bairro, por volta das 11h45 deste sábado (3).


Alexandre Nardoni e Anna Carolina alvos de malhação.


Arruda foi o boneco mais malhado pelos participantes da festa.


O médico Roger Abdelmassih, acusado de 56 estupros, também foi alvo dos participantes armados com pedaços de paus. A brincadeira contou ainda com a malhação do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, preso por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção no governo. O boneco do ex-governador foi o mais malhado pela população.

Fonte:Informações são do G1/Fotos:Milene Rios.

Camaçari: barcos viram e duas pessoas desaparecem no Rio Joanes

Dois barcos que estavam com cinco e quatro pessoas cada, viraram no Rio Joanes, no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, durante um temporral ocorrido por volta da 01h da madrugada deste sábado (03). Os jovens José Sidclei Pereira e Adailton dos Santos, ambos com 24 anos aproximadamente, desapareceram.

Segundo informações de Wellington Andrade, primo de José, mais conhecido como 'Cidinho', o grupo de rapazes estava jogando bola em 'Prainha', na via Parafuso, quando decidiram pegar dois barcos para atravessar o Rio Joanes até Goes Calmon, onde foram beber, mas durante a volta pegaram o temporal.

Ainda segundo Wellington, uma equipe da Defesa Civil está no local, mas não pode ajudar nas buscas por não ter equipamento necessário, enquanto o Corpo de Bombeiros ainda não apareceu por estar com o carro reservado para prestar socorro quebrado. 'Disponibilizei um carro aberto para buscar o equipamento de mergulho e o comandante negou isso', disse indignado.

Fonte: Redação do Correio.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Meninos Procuram refúgio em Itinga

Adolescente de identidade ignorada dorme em meio a praça do Caranguejo.
Vários meninos de rua procuram refúgio no bairro de Itinga. Um quadro nítido, lamentável que às vezes são ignorados pela população. Muitos desses meninos de rua , tem casa e família,mas a maioria desses meninos tem suas famílias desestruturadas e temem voltar para casa .Outros dizem não ter pai, mãe nem parentes, e adoram viver nas ruas. Uma triste realidade que choca qualquer ser humano.Alguns desses meninos que dormem nas ruas de Itinga, moram na cidade de Salvador, mas por maus-tratos de alguns moradores, eles buscam “paz” em outros bairros, se tornando um verdadeiros nômades.Eles são de várias faixa etárias, na maioria de fase da adolescência- Fase mais importante de formação da vida de um ser humano. Todos com grandes sonhos, porém sem muitas expectativas de serem realizados um dia, tornando um futuro promissor para a sociedade, onde são ferozmente tragados pelo submundo da sociedade.
Quando o sono vem, eles se aconchegam em qualquer lugar, seja enfrente a estabelecimentos comerciais, casas abandonadas e praças, o importante para eles é descansar o corpo que perambula o dia e noite, em busca da sobrevivência.


Os irmãos Rafael e Joselito, dormem enfrente ao ponto de onibus no Caranguejo.

Rafael S.S (14) e seu irmão Joselito S.S (12), confessam que mesmo sofrendo perversidade por muitas pessoas nas ruas dura o dia, não sonham em voltar para casa, nem para dormir. O que eles mais detestam é serem acordados aos gritos, chutes e ponta-pés. Pois afirmam que a fome aumenta e não tem o que comer de imediato. Pois para tomar o primeiro café da manhã, precisam aventurar nas esmolas e na catação de latinhas, papelões e ferro velho. Joselito (12), diz que um dia isso tudo vai mudar, pois ele quer ser doutor. Eles prometem nunca ter usado drogas, mas conhecem muitos meninos que usam, assaltam e já foram até violentados sexualmente por homens.
Essa é a dura realidade de muitas crianças que vivem, ou seja, moram nas ruas. Essas crianças necessitam urgentemente de ser inseridas na escola, família, e na sociedade como crianças cidadãs. Talvez com uma grande oportunidade social, elas possam trilhar por caminhos melhores.

Futuro Comprometido!

O futuro de muitas criânças está comprometido. Elas vivem sem educação, vidas digna e sofrem diversas violências como: físicas e sexuais, uso de drogas (lícitas e ilícitas), exploração como mão de obra infanto- juvenil, má nutrição e estão sempre vulneráveis a diversas doenças.São crianças que vivem sem amor, carinho e completamente abandonados pela sociedade, essa é a realidade de milhares de crianças de ruas.
A realidade dessas crianças é bastante diferente de outras crianças que tem uma família estruturada, ou que pelo menos, tem um lar. Elas vivem totalmente fora do convívio da família e do social.
Essas crianças fazem parte de um problema social que atinge todo o país. Esse problema é, às vezes, encarado de forma tão natural ou até mesmo normal pela sociedade. Como sempre, a população sempre paga por muitos problemas sociais. E com relações a essas crianças, não é diferente - muitas pessoas tentam ajudar, mas nunca minimizar o problema, pois a cada ano, cresce disparadamente o número de crianças nas ruas. Um fato de que esse problema não desaparece com uma simples esmola dada por alguém, ou um prato de comida e um copo com água para matar a fome e a sede. É preciso pensar muito alem, os meninos que vivem nas ruas, fazem parte, apenas, de uma ramificação de diversos problemas, tornando um problema crônico. Assim como dizem os artigos 7 e 15 do Estatuto da Criança e do adolescente:

Art. 7º - A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.


Art. 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Podemos analisar que todos nós, sem exceção, somos responsáveis para com as crianças e devemos lutar para que seus direitos essenciais sejam prevalecidos.

II lavagem da Praça José Ramos!

Neste próximo final de semana, acontecerá também em Itinga, a II Lavagem da Praça José Ramos. Será realizada em dois dias, no sábado(3) e no Domingo(4), com muitas atrações músicais do nosso munícipio.No sábado, a atração fica por conta de Carmem Show- A deusa do arrocha, No Groov e a banda Boca a boca, além de acontecer a queima de Judas- que já tem vários nomes concorrentes.Já no domingo, a programação começará mais cedo, apartir das 11hs com o cortejo cultural, que sairá da frente do Colégio Agostinho de Deus(Vilão) até a praça.No palco as animações ficarão por conta da Bier Massa, Nilson dos teclados e a banda É nós!Uma mistura musical para você se divertir com a sua família,namorado(a), parentes e amigos.Essa lavagem é realizada por Toinho do Gás e Quinho produções.Este ano conta com o apoio da Prefeitura, Rádio Alternativa Novo Som, Polícia Militar e moradores de Itinga. Venha a lavagem é nossa!!!

Via- Sacra Itinga!

No dia 02 de Abril, amanhã, haverá a encenação da vida, morte e ressureição de Cristo, pelos jovens Católicos.Este ano o espetáculo completará 14 anos de atuação.
Um grande projeto que todo ano, lota onde quer que seja encenado.Ele é desenvolvido pela Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena, que conta com participação de jovens,fiéis,voluntários e tem o objetivo de evangelizar através da arte cênica todas as pessoais de várias as idades.O Espetáculo que a maioria dos anos foram encenado na Praça do Caranguejo (Itinga), este ano será na quadra esportiva que fica ao lado do Colégio Eurides Santanna(AV.São Cristovão).As pessoas que forem assistir ao espetáculo deverá trocar o ingresso por 1kg de alimento não perecível na mesma hora da entrada.




Detalhes:
  • O que? Encenação da Paixão de Cristo;
  • Onde?Quadra Esportiva;
  • Endereço? Av. São Cristovão, Ao lado do colégio Eurides Santanna (antigo SESI)-Itinga;
  • Datas?• Sexta-feira, dia 2, às 17h30 - Encenação da Morte e Paixão Cristo;
    Domingo, dia 4, às 16h - Tarde de Louvor e o final da encenação com a Ressurreição de Jesus;
  • Ingresso? 1kg de alimento não perecível (Vale p/ 1 dia);
  • Classificação? Livre.