sábado, 31 de outubro de 2009

Dia do Saci

Questão de valorização da cultura brasileira

No Brasil, o dia do Saci é comemorado dia 31 de Outubro, no mesmo dia em que se comemora o dia das bruxas conhecido popularmente como a festa do Halloween americano.
O Saci é um personagem da lenda brasileira e um dos personagens mais famosos do folclore. Comemorar o dia do Saci no Brasil, é uma questão de valorização da cultura brasileira e não de racismo.
Podemos verificar que o Halloween- festa de origem americana, ainda é muito forte aqui no país.Por que será isso? Uma questão de reeducação de aprendizagem, mentalidade de nosso povo. Não só isso, mas também da força de influência que os americanos e sua cultura nos influenciam, nos perseguem à séculos.



História do Saci
Na verdade, o Saci é um personagem que sofreu várias modificações ao longo do século. Seu nome no Brasil é de origem tupi-guarani.Não foi o escritor Monteiro Lobato que criou o Saci! como muitos pensam e afirmam, apenas ele foi o primeiro a explorar o assunto na literatura brasileira. O original Saci é um duende cabloco, deficiente de uma perna,brincalhão, gozador e de personalidade maléfica,que se originou dos povos indígenas na região.....do Brasil.Esse personagem vivia nas matas, tinha um principal objetivo de cuidar da floresta, onde fazia travessuras a quem tentasse desmatar sem sua ordem, segundo diz o mito.O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do XIX.Depois esse personagem foi sendo modificado, atualmente conhecemos o Saci fortemente idealizado pela cultura africana.Na Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias atuais. O Saci causou e causa muitas polemicas.Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão, mas em outros lugares é visto como um ser maligno.Porém a simbologia do Saci faz muito sucesso.
O Saci ficou famoso!

Ganhou seu dia no calendário brasileiro: Dia do Saci. No ano de 2005 foi instituído o Dia do Saci, no Brasil, comemorado sempre no dia 31 de Outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween. Entre os locais que mais comemoram a ocasião está o município paulista de São Luiz do Paraitinga, onde também já há uma lei municipal que institui oficialmente a data. As cidades de São José do Rio Preto, São Paulo, Vitória, Uberaba, Fortaleza e Guaratinguetá também já possuem o Dia do Saci em suas legislações.

 
Ganhou destaque na arte e na literatura:

O Saci na arte e literatura
O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal "O Estado de São Paulo". Com o título de "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", Lobato colheu respostas dos leitores do jornal que narravam as versões do mito, no ano de 1917. O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra
Saci-Pererê: resultado de um inquérito, primeiro livro do escritor.
Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso.

Emília e o Saci do Sítio do Picapau amarelo
O Saci na telinha :
O filme "O Saci" de 1951, dirigido por Rodolfo Nanni, foi a primeira produção infantil importante do cinema brasileiro. Foi também a primeira adaptação audiovisual da obra de Monteiro Lobato, baseado no livro "O Saci" de 1921. Em 1952, um ano após o sucesso do filme, as histórias dos livros do Sítio do Picapau amarelo, ganharam a primeira versão para a televisão na TV Tupi, e anos depois, várias outras em diferentes emissoras: a segunda na Cultura em 1964, a terceira na Rede Bandeirantes em1967, e a quarta e quinta versão na Rede Globo, uma em 1977 e outra em 2001.Atualmente a TVE, canal 2, faz exibição do programa "A Turma do pererê".

A Turma do Pererê é um programa infantil que vai ao ar, de segunda a sexta, às 13h.Domingo, às 11h , na TVE, canal 2.
Sinopse: A Turma do Pererê é a fábula de Ziraldo que mais traduz o folclore brasileiro. O Saci Pererê vive na Mata do Fundão, uma floresta densa que deve ser preservada. Assim como nos livros, a série da TV ensina crianças e adultos na preservação do meio-ambiente, ao mesmo tempo que resgata os valores da cultura e do folclore brasileiro. A Mata do Fundão, na verdade, representa o próprio Brasil e suas matas, e cada personagem é o símbolo de uma lenda ou costume de nossa cultura.
 
Bonus:
A figura do Saci ficou tão famoso que está presente em muitos lugares, músicas e gírias.Muitos compositores e cantores, compos e gravaram músicas falando do Saci. Como Moraes Moreira, Gal Costa, Ivete sangalo.O Saci foi incluído em gírias do tipo: "você é sacizeiro"- que quer dizer que fuma alguma coisa; além de fumar apronta todas. O saci foi adotado como mascote do time de futebol brasileiro Sport Club Internacional, do Rio Grande do Sul.É mascote também dos Social Futebol Clube, time de futebol do interior de Minas Gerais e do Sergipe Futebol Clube de Sergipe. O Saci também é o símbolo da cidade de Botucatu. Não pára por aí, atualmente muitos trazem à tona, a polemica vontade de aderir o personagem- Saci, para ser o mascote da Copa de 2016, no Brasil. Com ajuda principalmente da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci) - http://www.sosaci.org/. Isso vai render muito mais do que se imagina!
 
 
 
 






























































































































































































quinta-feira, 29 de outubro de 2009

I want to know what love is

O hit dos anos 80: "I want to know what love is" , retornou ao sucesso com a regravação da cantora Mariah Carie, onde faz uma nova versão. A versão original, foi lançada originalmente em 1984 pela banda inglesa Foreigner, a música se tornou um dos grandes hits dos anos 80 e até o momento o maior hit da banda.. A canção atingiu a primeira posição tanto na parada americana como na britanica e se tornou o compacto de maior sucesso da banda.A canção foi eleita uma das que mais permaneceu nas rádios, atigindo o Top25 nos anos 2000, 2001 e 2002 na Billboard Hot Adult Contemporary Recurrents.O hit faz parte da trilha sonora da nova novela " Viver a Vida" da Rede Globo. Atualmente, está disparado como uma das músicas mais tocadas e pedidas pelo ouvintes no mundo inteiro, porém na voz da Mariah Carie. A canção rompeu barreiras, e se encontra privilégiada pela crítica de vários países, sendo uma das favoritas do público. Promete fazer sucesso, também nas pistas de danças com versão em remix de vários DJs.

No Brasil, "I Want to Know What Love Is" estreou na posição 13ª. O single tocou 418 vezes nas rádios brasileiras, na sua semana de estreia no top 20. Na semana seguinte, subiu para 6ª posição, com 568 execuções. Na 3.ª semana no top 20 brasileiro, a canção subiu para o 1.º lugar, recolhendo 689 execuções nas rádios. a canção disparou superando assim com o longo reinado da canção "Halo" de Beyoncé, e da música "We belong to together" da própria Mariah, na tabela das rádios brasileiras.

Click aqui e ouça a música:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Festa de Portão 2009


O "portão da cultura " de Lauro de Freitas se abrirá...Para a pequena que se tornou a grande festa!


Até agora não chegou ao conhecimento do povo, quais serão as atrações músicais deste ano para A GRANDE FESTA DE PORTÃO – Porém sabemos só que os dias da festa será 13, 14 e 15 de novembro.


A festa que começou com uma pequena lavagem, que deu origem a festa, organizada por antigos moradores do bairro, como João da granja, Mirinho, Fleury,Robélia e Sérgio Lemos. Hoje é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A festa se expandiu e atualmente é conhecida como A Grande Festa de Portão, onde acontece pelo menos há 25 anos. A festa, também faz parte do calendário de eventos do município de L. de Freitas.Os blocos também fazem parte do evento, alguns dizem que entre os primeiros blocos da lavagem foram: o "1° Beijo" e o "Xoxota". Atualmente são muitos outros que participam , como "Os sungas", "Pé de samba", "Prakatá", "Furacão" entre outros. Segundo informações de moradores da bairro, o bloco Furacão, é considerado um dos maiores blocos da Micareta, com mais de dois mil associados. Nesse ano o bloco tráz a Banda de pagode Mega Hits, que canta os sucessos "Senta,levanta" e "Cadeira erótica". O bloco "Pé de samba", traz o grupo de samba "Bambeia". Já o Bloco "Xoxota"- que só saem associados homens festidos de mulheres- tráz o grupo de pagode "Groov ghetho" e promete fazer sucesso com os homens fantasiados de Índia Americana (Yankee). A grande festa de Portão, atrai milhares de pessoas todo ano.Não só do município, mas também de outras cidades.

Faixa bonus- Na sua opinião: O que é cultura?

sábado, 24 de outubro de 2009

Entrevista Com Carlos Venttura

Eu fiz uma entrevista com o cantor e compositor Carlos Venttura. Aguardem que públicarei as respostas do cantor. Hoje ele estará fazendo show no Centro de Cultura de L. de Freitas, ás 20h, no Centro. Irá apresentar seu mais novo trabalho " Caminhos Abertos". Ingresso custa R$ 5.

Carlos Venttura apresenta "Caminhos Abertos".

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Show de Carlos Ventura

O compositor, poeta e cantor: Carlos Venttura, estará hoje, a partir das 9h, no programa "Show da Alegria" da Rádio Alternativa Novo com Adailton Reis para falar do seu mais novo show: "Caminhos Abertos" . O show será realizado, amanhã, dia 24 de outubro às 20h, no Centro de Cultural de Lauro de Freitas.Ingressos no local á R$5.
Maiores informações nos telefones: 71. 8826-5721, 9194-3295 e 3252-6715.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Exposição: "Vendo a Venda".


A artista baiana Ieda Oliveira, está com a exposição intitulada " Vendo a Venda", no MAM- Museu de Arte Moderna da Bahia/ Na Av. Contorno e Salvador-Ba. Ela já participou de exposições no MAM, inclusive de uma amosra recenemente, a SACCHARUM BA. Porém a " Vendo a Venda" é a sua primeira exposição individual o MAM.
A exposição é uma venda enriquecida de produtos de qualquer venda normal do reoncavo baiano. A exemplo de cachaças, fumo,farinha,arroz,sabonete,sabão,tecidos e tudo que possa imaginar... sem falar da performance que a própria Ieda, faz dentro da obra. Nisso, criando uma certa interação com o público, isso acontece todas as quintas-feiras a partir das 16h, durante o período a exposição. É interessante, porque mexe com o público, passando por um processo de interação da artista- obra- e as pessoas que visitam a exposição.
A amostra estará em cartaz até o dia 25 de Outubro, onde ocorrerá de ter a dom das 13h às 19h e Sáb das 13h às 21h, na galeria 3 do MAM.

Adailton Reis e Milena Lima, ambos Itinguenses visitaram e aprovaram a exposiçao!

Clique no link e veja a perfomance da Artista:

http://www.youtube.com/watch?v=OQBpD0V3a1I



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Oportunidade de Emprego em Itinga.

Hoje os moradores de Itinga tiveram a oportunidade de divulgar suas qualificações profissionais e pedi aos empresários uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Não só aos empresário de L. de Freitas, mas para toda a Bahia. Isso foi possível com a presença da equipe da Rede Bahia de Televisão e da prdução do programa "Bahia Meio Dia" da Rede Globo.
Eles participaram diretamente do Largo do Caranguejo, ao vivo, para o quadro "Procuro empregos- um dos quadros do programa, com o comando do repórter de rua Ismael...
Foram muitos participantes de várias idades.De Jovens que buscam encontrar a primeira oportunidade de emprego, como também de profissionais que estão desempregados. A situação está cada vez mais crítica, quando o asunto é desemprego. Afetam vários seguimentos profissionais Agora o que chamou mais atênçao de todos que estavam presentes e assistindo, foi o Jovem Juvanilson Rezende Pereira, 29 anos, morador do Pouso Alegre,que estava fantasiado de palhaço.. O palhaço "Boca" com toda sua alegria foi também tentar um vaga. Segundo ele: o humor foi uma alternativa que ele encontrou para sair da crise.Porém estava ali para qualquer vaga que surgisse.Com mais de quatro anos desempregado: "apesar de ter só uma filha, tem uma corda de Caranguejo pra dá comida. Eu preciso de emprego, eu quero trabalhar", diz ele.

O Palhaço "Boca" também foi em busca de emprego!
Vejam algumas vagas disponivéis:

Assistam a um pequeno trecho do programa:

Aniversário do estado de Piauí

187 ANOS: No Dia do Piauí, políticos dizem o que precisar melhorar. V E J A
Nesta segunda o Piauí completa 187 anos de Adesão do Estado a Independência do Brasil. Com uma população de aproximadamente de 3 milhões de habitantes, o Piauí se destaca por suas riquezas naturais e segundo dados do PNAD nos últimos dez anos o Estado registrou alguns avanços, mas registrou também elevadas taxas de desigualdades sociais. Entre as desigualdades, ser considerado o segundo Estado do Brasil com maior incidência de trabalho infantil, perdendo apenas para Tocantins. Além da existência de 205.500 pessoas em busca de trabalho.Diante de tantas mudanças o TvCanal13.com ouviu alguns parlamentares para saber o que precisa melhora no Estado do Piauí. TvCanal13.com – O Piauí completa hoje 187 anos de adesão a Independência do Brasil temos o que comemorar?

*Deputado Federal Mainha (DEM)– “Com certeza temos o que comemora, mas precisamos avançar muito mais e para de comemorar com muito pouco, vejo os gestores comemorando quando ficamos no segundo ou terceiros lugares, hoje, não somos o Estado mais pobre do Brasil, mas somos o segundo e vejo gente comemorado porque não estamos em primeiro lugar, porém estamos em segundo, acredito que não faça muita diferença. Temos que lutar, sermos mais patriotas, cito um exemplo, está sendo discutido a construção de uma refinaria que vai beneficiar os Estados do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. Essa refinaria vai custar R$ 2 bilhões e gera 30 mil empregos, todo esse investimento deveria ser investido aqui, mas infelizmente falta dedicação.”

*Senador João Vicente Claudino( PTB) – “Todo aniversário deve ser comemorado, durante anos fomos considerado o Estado mais pobre do Brasil, hoje a realidade é outra, conseguimos avançar em alguns pontos, destaco o bom trabalho que o poder público vem desenvolvendo no Piauí, mas precisamos melhora muito ainda e fazemos mais pelos piauienses e rápido. Precisamos de mais empregos.”

*Deputado Estadual Tererê ( PSDB) – “ Temos o que comemorar, poderíamos ter muito mais para comemorar, porém nosso Estado anda a passos lentos, espero que em um futuro bem próximo possamos ter realmente recursos para investir e melhora a vida de todos os piauienses no Estado tem tudo para se desenvolver falta vontade do poder público. Precisamos melhora na área da saúde, educação e segurança.”

Gilcilene Araújo/Edição Dani Sá19/10/2009 04:15h/Leia mais sobre:Piauí

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Resultado : Arma de fogo!

Em onze anos, o índice de mortes por armas na Bahia cresceu 56,6%
Dados são de um estudo nacional que avalia de 1996 até 2006. Piauí possui maior índice.

Mortes por armas de fogo cresceram muito desde 1996. É o que mostra o estudo realizado em todo o País sobre a taxa de mortalidade por arma de fogo (PAF) em 11 anos (de 1996 a 2006). A Bahia não figura entre os estados com maior índice de mortalidade. Seu índice é de 14,5 mortes por 100 mil habitantes e fica abaixo do Rio de Janeiro (46), Pernambuco (44,2) e Espírito Santo (35,8). No estado baiano o ano de maior índice de mortalidade foi em 2006 com 19,1 óbitos por 100 mil habitantes. Em onze anos a taxa de mortes na Bahia cresceu 56,6% e considerando os anos entre 2003 e 2006 o índice de crescimento foi de 11%. Em 1996, o índice nacional era de 16,6 óbitos por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. Mesmo com a queda ocorrida depois que o Estatuto do Desarmamento entrou em vigor, aumentou em 23% o índice de brasileiros que morrem por utilização de armas.Na Bahia, as armas irregulares apreendidas por policiais são registradas e ficam arquivadas até a finalização do inquérito policial e/ou sentença penal. Após esse período as Varas Criminais encaminham as armas de fogo à 6ª Região Militar para a destruição ou doação.

Outros estados - Entre os estados com maiores quedas no número de mortes por uso de armas desde 2003, destacam-se São Paulo (-40,5%), Distrito Federal (-26,0%) e Tocantins (-24,8%). Piauí (+229,1%), Pará (197,6%), Minas Gerais (165,5%) e Paraíba (+125,1%) foram os estados em que houve maior aumento das mortes entre 1996 e 2006. No caso do Piauí, ressalte-se, há o atenuante de se tratar até hoje de um dos estados brasileiros com menor índice de mortalidade por armas de fogo (8,1 por 100 mil em 2006, índice superior apenas ao de Santa Catarina). Apesar da queda, o Brasil continua sendo uns dos países mais violentos do mundo. Segundo o texto do relatório "A arma de fogo é a marca da insegurança no Brasil. Embora o controle de armas não resolva por si só a questão da insegurança, está provado que ele atua de forma fundamental no principal vetor que gera a violência: a arma de fogo".

Armas ilegais - Os dados mostram que das 17,6 milhões de armas em circulação no país, apenas 2 milhões estão nas mãos dos órgãos de segurança pública e das Forças Armadas. São ao todo 15,5 milhões em mãos privadas, sendo que 5,4 milhões estão registradas (legais) e 10,1 milhões estão ilegais (não registradas). Cerca de 6 milhões estariam sendo utilizadas por criminosos e 4 milhões em mãos de “cidadãos honestos”. Essas armas, diz o estudo, são de pessoas que ainda não registraram suas armas e fazem parte do “mercado informal”.

Controle de armas - A pesquisa também mostra o ranking dos estados que têm os melhores controles de armamentos e munição e combate ao tráfico ilegal.Os cincos primeiros estados de acordo com o grau de resposta, colaboração e qualidade das informações prestadas sobre o controle de armas de fogo são, conforme o levantamento: Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Pernambuco (PE) e Tocantins (TO).Os cinco piores são: Amapá (AP), Sergipe (SE), Rondônia (RO), Amazonas (AM), Santa Catarina (SC) e Paraíba (PB). O estado de Sergipe não atendeu a nenhum dos pedidos de dados feitos pelos pesquisadores.

Fonte: Aline Barnabé - Portal da Metrópole 15/10/2009 17h55 Bahia

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Inauguração do Caps AD.

Hoje, dia 13 de Outubro...Aguardem!!!

Show Do Dia Mundial Da Alimentação

Acontecerá na Quinta-feira, dia 15 de outubro, ás 18hs, na Concha Acústica do TCA- Um show em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação. O show terá várias demonstrações culturais como Dança, Teatro, Circo, Poesia, Artes Plásticas e contará com participações de vários cantores baiano, como:
  • Margareth Menezes;
  • Moraes moreira;
  • Luiz Caldas;
  • Geronímo;
  • Paulinho Boca de cantor; e o
  • Cortejo Afro.

Os ingressos custam dois kilos de alimentos, sendo 1kg de arroz e 1kg de feijão.

O evento é uma realização da AÇÃO- Da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida, e tem o apoio da Rede Bahia e de todos nós. Participe! Na verdade, o evento é um Pré-Lançamento da Campanha: Carnaval Sem Fome.

Lançamento de livros na Saraiva.


Aconteceu no sábado (10), a 3ª edição do projeto Fala Escritor, no espaço cultural " Castro Alves" da Livraria Mega store Saraiva do Salvador Shopping (Salvador), com lançamento de vários livros. Os livros lançados nesse evento foram:


  • Coletanea- Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2008/Organizada pelo escritor e jornalista Valdeck Almeida de Jesus;

  • Diário de Rafinha- As faces de um amor/ Livro do ator, modelo e escritor- Léo Dragone;

  • O Vampiro da Internet- Licínia Ramizete.

O evento contou com a presença de vários escritores, houve recital de poesias e o embalo de boas músicas, interpretadas pelos músicos: Carlos Ventura e Rick Vieira!



Sobre o Projeto Fala Escritor - Criado pelo poeta Leandro de Assis, com a colaboração dos escritores Carlos Souza, Fau Ferreira, Monique Jagersbacher e Valdeck Almeida. O objetivo é unir os novos escritores baianos, incentivar a escrita, a publicação e o lançamento de livros, além de disseminar informações referentes ao mercado editorial.


Novidades: Os encontros acontecem todo segundo sábado de cada mês à partir das18:00 horas, no mesmo local e é aberto ao público, quem desejarparticipar recitando um poema, lendo uma crônica, lançando um blog,basta enviar e-mail para falaescritor@hotmail.com ou ligar para (71)8831-2888.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pedofilia

Atualmente esse fato está virando caso normal em todo os lugares, considerada como distúrbio psicologico, doença pela Organização de saúde, a pedofilia vem aumentado o números de vítimas e também o perfil das vítimas, sendo criânças de até mesmo de 02 ou 03 anos de idade, de sexo masculino, onde os agressores são até do convívio familiares, chegando até ser um membro da família como o pai por exemplo. Horrorizado como esse fato está sendo aceito pela sociedade de uma forma que está se familializando como acontecimento normal: Hoje em homenagem ao Dia da Criânça, trouxe esse tema como uma reflexão, não só de pais, mas de toda a sociedade. Como forma da sociedade tentar buscar respostas alternativas que vem mostrar as causas desse disturbio,doênça que tanto destroi a dignidade de nossas criânças. E tentar cobrar e concientizar a obrigação que todos tem diante desse fato lamentável em prol de nossas criânças. Como será que fica a vida de uma criânça que sofreu o abuso? Totalmente comprometida. Não só isso,também devemos pensar como lidar com as criâncas que não sofreram a agressão, mas tem contato com esse fato no rádio, televisão, escola, perto de sua casa. O que pensa a criânça que sabe que seu coleguinha, sua coleguinha sofreu o abuso, ou até mesmo sabe, mora perto de seu, ou de um, agressor? Será que estamos preparados para enfrentar essa doença? Será que os orgãos publicos tem suporte para essa demanda? E a Justiça está fazendo sua parte?E o que os pais e a sociedade fazem para combater e proteger nossas criânças no dia-a dia?O que as criâncas acham sobre o assunto?São questões que às vezes passam desapercebidas pela sociedade.


A pedofilia:

Nos manuais de classificação dos transtornos mentais e de comportamento encontramos essa categoria diagnóstica. Caracteriza-se pela atração sexual de adultos ou adolescentes por crianças. O simples desejo sexual, independente da realização do ato sexual , já caracteriza a pedofilia. Não é preciso, portanto que ocorram relações sexuais para haver pedofilia.O fato de ser considerada um transtorno, não reduz a necessidade de campanhas de esclarecimento visando a proteção de nossas crianças e adolescentes e nem tira a responsabilidade do pedófilo pela transgressão das barreiras geracionais.


Existe crime de pedofilia?

-Não existe um crime intitulado “pedofilia” na legislação brasileira. As conseqüências do comportamento de um pedófilo é que podem ser consideradas crime.Quais os crimes mais cometidos por pedófilos?
Atentado violento ao pudor Prática de atos libidinosos cometidos mediante violência ou grave ameaça. São considerados atos libidinosos aqueles que impliquem em contato da boca com o pênis, com a vagina, com os seios, com o ânus, ou a manipulação erótica destes órgãos com a mão ou dedo. Também atos que impliquem na introdução do pênis no ânus, no contato do pênis com o seio ou na masturbação mútua.
Estupro Constranger criança ou adolescente à conjunção carnal mediante violência ou grave ameaça.
Pornografia Infantil Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet, fotografias, imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças e pré-adolescentes.

Atenção: Só existe pedofilia quando esses crimes forem praticados contra menores de 14 anos.


Dados Alarmantes

Perfis- Rastreamentos feitos pela polícia mostram que jovens de classe média com idade entre 17 e 24 anos são considerados os principais produtores de imagens de crianças violentadas. Suas vítimas, na grande maioria dos casos, são menores de sua própria família.Os compradores dessa produção tem um perfil diferente. Normalmente são solteiros, tem pouco mais de 40 anos e costumam ser profissionais liberais.A pedofilia na internet é alimentada de formas variadas. De um lado estão as pessoas que produzem, vendem ou disponibilizam gratuitamente as imagens de sexo envolvendo criança, e do outro estão aqueles internautas que consomem esse material.Um aspecto assustador hoje são as associações ativistas “pró-pedofilia” que argumentam que a pedofilia não é uma doença, mas uma orientação sexual e que a sociedade deve reconhecer e legitimar isso. Esses ativistas defendem intransigentemente os intercursos sexuais entre adultos e crianças.

Dados Econômicos/Números Alarmantes:
-De acordo com a Associação Italiana para a Defesa da Infância, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de sites dedicados à pornografia infantil (a entidade trabalha com informações do FBI, a polícia federal americana).Matéria publicada na revista “Isto É”, em março de 2006, mostra que no ano 2000 o mercado mafioso da pedofilia movimentou 5 bilhões de dólares em todo o mundo. Em 2005 a estimativa é que esse mercado tenha movimentado 10 bilhões de dólares, ou seja, dobrou em apenas 5 anos. Nesses 10 bilhões estão embutidos a venda de fotografias e vídeos que mostram crianças sendo abusadas e fazendo sexo com adultos e até com animais.
Valores Uma foto de criança sendo violentada chega a valer 100 dólares. Um vídeo de 5 minutos vale até 1000 dólares. Quanto menor a idade, maior o valor da foto ou vídeo.


*Não fique parado Denuncie: Disque 100!


Fontes: textos de Adailton Reis e da Campanha MS Contra a Pedofilia