sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dia da Rádiodifusão

Hoje estamos comemorando o dia da Rádiodifusão. As pessoas normalmente confunde alguns apectos quando se diz respeito a esse assunto.

O que é Rádiodifusão?

-Radiodifusão é a transmissão de ondas de radiofreqüência que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço. É um meio de comunicação ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. O receptor de rádio, por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas, exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais. Ele é rico em sugestão e sua capacidade de criar imagens, estabelecer laços afetivos e suscitar uma cálida sensação de intimidade com o ouvinte que recebe a mensagem em sua solidão, facilita a adesão, a identificação afetiva - mais que intelectual - a ela.
A radiocomunicação iniciou como telégrafo sem fio, por volta de 1912. Todavia, com a invenção da modulação se iniciaram as primeiras experiências de radiocomunicação e radiodifusão, que a partir deste ponto ganhou espaço comercial.


Quais as diferenças entre radiocomunicação e radiodifusão?

A palavra rádio comunicação designa vulgarmente o aparelho transmissor e receptor (Transceptor) das ondas de radiofreqüência. O termo radiodifusão designa somente a recepção de sinais de radiofreqüência. Juridicamente, ambas modalidades estão contidas por legislações próprias e separadas. A radiocomunicação pode ser comercial e amadora, enquanto a radiodifusão é de âmbito restrita à área comercial.
Para o desenvolvimento da radiodifusão, contribuíram cientistas e técnicos de muitos países, com seus estudos sobre Electromagnetismo (eletromagnetismo) a partir do final do século XIX. Na época, já existiam dois meios de comunicação rápida e a longa distância: o telégrafo e o telefone, que enviavam sinais eletromagnéticos através de fios.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Orçamento Participativo do Itinga IV


Hoje, na Escola Solange Coelho, foi realizada mais uma audiência pública do Orçamento Participativo (O.P) do Itinga IV. Os bairros que fazem parte desse grupo são:Lot. Jardim Jaraguá, Stª Julia, Centenário,Pouso Alegre,Pérola Negra, São Judas Tadeus, Jardim Diamante e Vila de Senna. Foram divididos em três grupos, juntos o povo de cada comunidade trouxe os problemas existentes e votaram nas prioridades para 2010. Como sempre, muitos problemas foram expostos pelos moradores. Como a Prefeita Moema Gramacho, não estava presente, os problemas foram levados para o vice prefeito João Oliveira, que ressaltou a importância e a oportunidade do povo nessas audiências como forma de exercitar a cidadania e a democracia. Como a democracia fala mais alto, a maioria decidiram como prioridade nessa audiência para 2010:

  • Pavimentação da Rua Àlvaro Barreto, no Jd. Pouso Alegre;
  • Pavimentação da Rua Joelma S. Mendes.

Pavimentação foi um assunto bem reclamado durante o processo.Dentres outras reclamações que predominaram foram: O atendimento dos postos de saúde, inclusive o do Hospital Jorge Novis (Caranguejo); Coleta de Lixo; Nomeclatura de ruas e alagamento em alguns pontos. João Oliveira, lamentou as dificuldades que aflinge a comunidade: -"Eu lamento as dificuldades, sei que afligem a comunidade, afligem também a mim, porque eu também moro aqui;tenho relações comerciais aqui e também sou afetado. Tenho conciência da responsabilidade (aplausos!!!) das coisas que necessitam serem feitas e tenho convicção de que possam serem atendidas. Nós precisamos de pessoas compreensivas para darmos as mãos". Segundo as informações, apartir de Janeiro, irá ser realizada, pelo menos, uma reunião por mês para estar mais perto da comunidade!?




Por que a Rua Àlvaro Barreto?

A Rua Àlvaro Barreto, foi votada como prioridade no O.P. Com 24 votos, sete a mais que outras ruas.Como já sabemos, no O.P :uma obra se torna como prioridade quando se tem uma maior votação. E para isso deve ter um maior número de pessoas para ser representada, isso não importando a gravidade do problema. Nesse contexto subtende-se que a representatividade do povo na audiência pública é a necessidade urgente!!! É isso, que vem acontecendo nas audiências. porém na Rua Àlvaro Barreto, além de ser a mais votada e com maior de pessoas representando-a, teve um fato que chamou a atênção de todos: Foi a presença de D. Maria Bevenilda C. dos Santos, de 90 anos, que implorava: " Pelo amor de Deus, o que é isso? Eu não aguento mais atropeçar e cair lá nessa rua!!!Tem outra vizinha minha que é a mesma coisa!Estou aqui apulso com minha coluna quebrada, já cair três vezes. Eu tenho noventa anos!!!Será que vou morrer esticada no chão por falta de um asfalto?Isso é um absurdo!!!", desabafa a idosa, arrancando aplusos e fervendo a sessão.



Bonus:

Dentre outras reivindicações e perguntas:Por que o Lot. Salvador, foi excluído dos outros em relação aos benefícios? Principalmente a Rua Aurélio Brito? Pergunta os moradores,essa foi a que ganhou mais destaque, com direito a cartaz e relpay. porém alguns moradores desse loteamento foram respondido em off, onde o pessoal da audiência não teve direito de saber a resposta, só os moradores e o vice João Oliveira que conversaram em particular. Enquanto os grupos decidiam as prioridades...







segunda-feira, 21 de setembro de 2009

História do Rádio

Hoje estamos comemorando o dia do rádio e do radialista. Como forma de homenagear e contribuir atráves desse blog para a propagação da história de um veículo tão importante que é o rádio. Decidir expor algumas informações referente ao rádio.


O que é rádio?


- É um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são clasificadas em ondas curtas de alta frequência e ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadaspara fins diversos. Os sistemas de radiocomunicação normais são formadas por dois componentes básicos:

  • O Transmissor- Que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, denomina-se modulação AM ou FM.


  • O Recepetor- Tem como componentes principais: A antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; Amplificadores- que aumentam a intensidade dessas oscilações; Equipamentos para desmodulação; Um alto-falante- para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas sonoras de radiofrequência que possam se misturar com a ondas recebidas.


História do Rádio:

Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas sonoras de rádio foi desenvolvida pelo italiano GUGLIELMO MARCONI, no fim do século XIX,mas a Suprema Corte Americana concedeu a NIKOLA TESLA o mérito da criação do rádio, tendo em vista que MARCONI usava 19 patentes de TESLA em seu projeto.
Na mesma época em 1893, no Brasil, padre Roberto Landell de Moura também bucava resultados semelhantes, onde ficava sua paráquia. Ele fez as primeiras transmissão, no mundo, entre a Medianeira e o Morro Santa Teresa.
Agora, as primeiras transmissão radiofônicas do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por LEE DE FOREST, experimentalmente para testar a válvula tríodo.



No Brasil:


No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no Centenário da Independência do Brasil, em 07 de Setembro de 1922, em que o Presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Belgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de um antena instalada no Concorvado. No mesmo dia, à noite, a ópera "O Guarani" de Carlos Gomes foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados no exposição, assombrando a população ali presente. Era um começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por ROQUETTE PINTO, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com outro nome Rádio Mec.




Rádios Alternativas:


As rádios alternativas de postes se tornaram bastante comuns em vários locais e cidades brasileiras. Elas operam através do sistema de linha modulada( LM), e cobrem especificamente os bairros onde são estaladas.Geralmente usam caixas de som nos postes e não transmitem ondas sonoras, os trânsmites burocráticos são os mais simples: precisam basicamente de uma liberação do orgão municipal da cidade, onde atuam, e não de permissão da Anatel- que existe tanta burocrácia para se ter uma estação FM.
As rádios Alternativas são a maioria em bairros periféricos. Elas normalmente atendem aos anseios, prestação de serviço de uma determinada área do bairro, ou comunidade.
Não se tem uma história precisa sobre as rádios alternativas de poste, mas sabemos que uma rádio alternativa nasce com a necessidade de implantação da promoção ao indíviduo e sua comunidade, onde as rádios têm identidade própria do lugar e tem objetivo de incentivar a comunidade a desenvolver trabalhos comunitários e culturais sem fins lucrativos, dando oportunidade aos artistas, comerciantes, associações e pessoas do local.




Rádio via Web:

outra rádio que virou tendencia foi as rádios via web. Conhecidas também como rádio na internet ou rádio on-line, houve nos últimos tempos um grande crescimento de rádios desse tipo. Sabendo que esse novo tipo de rádio é uma consequência de vários fatores existente, porém não temos dúvidas que é mais um instrumento provocado pela tecnologia. Considerando que no mundo virtual, essas rádios podem atingir maior números de ouvintes em relação as outras rádios tradicionais, uma vez que a web está conectada com o mundo. Essas rádios tem um custo muito mais baixo de manuntênção e, melhor ainda, não tem um órgão de fiscalização que possam barrar o seu funcionamento.A rádio on-line será tendência mundial, porém devemos salientar que esse tipo de rádio ao tentar ser adaptada ao rádio local pode perder a sua essencia, já que esse tipo de rádio irá ter vários públicos, abrangir mais localidades. Em decorrência disso, podem serem influenciadas ou até mesmos serem obrigadas a fazer uma programação mais pautadas nas diversidades, perdendo assim seu valor local. A rádio via web é um instrumento sem fonteira. Pois ela não fica presa a um determinado público! Ela não terá compremetimento com um público local, regional, nacional e sim um público universal.

Rádios-piratas:
Todo serviço de radiodifusão para ser executado, precisa antes ser outorgado pelo Ministério das Comunicações e depois autorizado a fazer o uso do espectro radioelétrico, pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). Caso uma rádio não tenha uma autorização nem documentações exigidas é considerada como rádio- pirata, que também é considerada como um crime. É preciso toda a documentação outorgado pelo Ministério das Comunicações e depois liberada pela Agencia Nacional das Telecomunicações (Anatel).Só assim a rádio estará apta a funcionar de forma legal, pois de outro modo estara exercendo atividades de forma ilícita, não pagando as devidas taxas pertinentes a este tipo de serviço, cometendo assim crime de ordem fazendária, desenvolvendo atividade clandestina e utilizando o espectro radioelétrico sem autorização.


Dia do Rádio/ Pergunta


Em que ano e país foi realizada a primeira transmissão radiofônica do mundo?


- Em 1906, nos EUA por Lee de Forest.

sábado, 19 de setembro de 2009

Conferência Comunista

Hoje foi realizado na CUT (Central Única dos Trabalhadores), em Salvador, a conferência do PCB- Partido Comunista Brasileiro. No encontro, foram discutidos tópicos do carderno de teses, onde, há textos que resgatam a trajetória das configurações políticas que sustentaram as estruturas capitalistas no século XX, analisando as condições que propiciaram o surgimento dos estados de bem estar social e o seu declínio- reforçado pela queda da União Soviética. O caderno propõe a classe operária, aos amigos, aos militantes,as liderânças, enfim a todos os brasileiros - vítima do sistema perverso- O capitalismo, através de um balanço sobre a História do capitalismo e a necessidade da construção de uma frente Anticapitalista para a promoção da Revolução Socialista no Brasil.
A Conferência reuniu militantes, amigos e lideranças de vários municípios baiano, também estavam presentes: o Profº de História-Muniz Ferreira (Ufba), profº de Sociologia política- (Uneb), e do Pres. Estadual- Dirceu Regis (PCB), além de contar com a presença de Igor Grabois (São Paulo/SP) como representante de S.P e defensor das teses. A Conferência serviu de aprofundamento das análises contidas no caderno de teses, propondo a discursão dos pontos polêmicos e as apresentações de contribuições e propostas de resoluções. As discussão servirá para o XIV Congresso Nacional do PCB, no Rio de Janeiro, que será realizado entre o dia 09 a 12 de Outubro deste ano. Segue o grito de guerra:- "De Norte a Sul, pelo país inteiro viva o partido comunista brasileiro!!!"
Para saber mais acesse: http://www.pcb.org.br/index.html


Novidade em Itinga!!!

O Partido Comunista Brasileiro tem 87 anos e no próximo mês de Outubro, está previsto para a inauguração da Sede do PCB- Partido Comunista Brasileiro, no bairro de Itinga. Anotem aí :
Data: 02 de Outubro de 2009
Horário: 18:00
Será no Loteamento Vila do Almeida, Qd. B, Lt. 21, Itinga- Lauro de Freitas(Ba)/Próx. ao Largo do Caranguejo.
"Viva a Reconstrução revolucionária, viva a Revolução do Socialismo Brasileiro!!!"

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Correio Comunitário de Jd. Ipitanga - Vida Nova.




Comunidade Fala: "Necessitamos do Correio Comunitário todos os dias!!!"


Ao ouvir vários boatos de que os horários do Correio Comunitário de Jardim Ipitanga- Vida Nova, estavam desajustados, fui pessoalmente verificar as reclamações do povo e desvendar o enigma. Foram preciso quase um mês para que pudesse falar com a atendente ou responsável sobre o assunto. Em decorrência disso, houve muitos desencontros e reclamações.

Por coincidência, no dia que decidir fazer a primeira visita ao Correio Comunitário, no dia 17 de Agosto de 2009, encontrei D. Neide Morreira que tinha vindo do correio, moradora do bairro à 10 anos, desabafa: -"Fui agora, pegar correspondência e está fechado. Está faltando funcionário, porque as correspondências ficam todas atrazadas". Segundo ela, o funcionamento está péssimo!
Fui outros dias verificar e constatei que não havia nenhum panfleto na porta indicando, sequer os horários de funcionámento. Encontrei Sr. Jailton, morador à 23 anos, lamentando muito, já que ele trabalhava em turnos alternados e por conta disso, não conseguia encontrar o Correio aberto: -" Vim pegar minhas correspondências e não posso pegar. Se está fechado!Hoje eu vim de manhã estava fechado, vim, agora, de tarde está fechado. Aí meu irmão, as contas atrazam todas e tem que pagar os juros!!! Só sobram pra gente mesmo. Só sobram pra gente!".

Em minhas visitas ao correio, sempre estava fechado, só encontrava lamentações dos moradores. Para D. Josenilda a situação é horrível: - "Sempre que venho no correio está fechado, sempre fechado. Eu tenho 15 dias tentando pegar a fatura do cartão e não consigo.Porque o correio está fechado.Eu quero que abra todos os dias!!! Eu acho que tem que botar uma pessoa direto para atender os moradores. Tenho fatura que era, para ser paga dia 15, para pegar e não conseguir pegar. Dizem que é um dia sim, um dia não, é 4h, é 4h30. Eu acho isso horríve!!!"

Abordado para falar sobre o assunto um morador que não quis ser identificado, diz: -" Parece que funciona todos os dias, porém não têm horários certo, às vezes é pela manhã, às vezes é pela tarde. Não tem horário certo. Hoje mesmo quando passei de manhã quem estava foi a mãe da menina".
Ufa!!! depois de tantas tentativas, procurando um responsável no local, finalmente no último dia 04 de Setembro de 2009, consegui, encontrar Marilúcia, a atendente do Correio. Segundo ela : -"Sou moradora à 18 anos daqui, estou ciente e acho justo que funcione todos os dias, mas não posso fazer nada. Sou apenas funcionária". Conversando com ela, descobrir o porque do funcionamento. Ela é aluna da Ufba e não pode trabalhar todos os dias, a universidade oferece horários alternados. Com esse problema pude constatar que realmente o Correio Comunitário precisa de mais uma pessoa para ajudar no atendimento, principalmente nos dias que a atendente não têm condições de ir. Esperamos que os responsáveis pelo funcionamento do Correio, atenda os anseios e necessidades da comunidade. A Comunidade fala: -"Necessitamos do Correio Comunitário todos os dias!!!"


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Desemprego entre jovens no Brasil

Não há emprego no Brasil. O desemprego no Brasil é fato, principalmente entre jovens que vivem um dilema contraditório na hora de ser contratados pelas empresas.
Há um dilema contraditório na questão do desenprego de jovens brasileiros.Isso pode ser observados, logo nas pesquisas realizadas em diversas fontes para esse fim. O dilema é observado na questão da "experiência" tão exigidas pelas empresas.
Os jovens à acreditar nessa falsa ilusão do desemprego, tentam a qualquer custo, sempre está ativo quando se diz respeito ao estudo. O que percebemos é fora da realidade. Os jovens se qualificam e cadê o emprego? Continuam desempregados ou até mesmo arrumam um trabalho- O que é diferente de afirmar que estejam empregados!
Por outro lado, observa-se que há um novo modelo de escravização em relação a mão- de- obra no Brasil. As empresas não querem contratar ninguém, isso é fato. Procuram vários argumentos de época, nisso ferindo a ética.
No que podemos, observarmos é que há um dilema contraditório em respeito ao desemprego entre jovens no Brasil. As empresas exigem absurdos, os jovens muitas vezes superam e continuam desempregados. Parece um pouco modesto por parte dos brasileiros achar que as empresas querem contratar um maior número de jovens ou até mesmo, achar que no Brasil há emprego.

(* Adailton Reis/ Texto: escrito para o processo seletivo da FTC- 2009.2.2, onde foi aprovado em 2° lugar para o curso de Comunicação Social/ Jornalismo).

domingo, 6 de setembro de 2009

Caso Glayce - O homem de palha.

O homem de palha- O sensível Glayce

Não é piada, mas na camisa do Glayce tinha escrito: "Apoio" -Mais que uma mera faixada daquele homem de palha.
Como pode um nome ou coisa ser tão poderosa, chegando ao ponto de abalar as estruturas de outrem? Quem poderia me explicar esse fenômeno tão natural do ser humano? Talvez a ciência, a psicologia ou Deus. Obsevando aquela cena de ação, reação e passividade que tinha como protagonista o sensível Glayce, pude analizar o seguinte aspecto que quase todos os substantivos, adjetivos e verbos das palavras "Sentimento, medo e covardia", faziam parte da cena do Glayce, tornando os pontos característicos fortíssimos para que pudesse colocar esse título: " O homem de palha- O sensível Glayce". Sim, mas o que venha ser o caso? É que, o que mais me chamou a atênção, foi a maneira como o Glayce reagiu quando ouviu a palavra "Bocão" ( o aumentativo do substantivo boca- Que ao popular significa: -pessoa que tem boca grande ou fala demais da conta. A sensação e a impressaõ que tivemos, foi que ao ouvir aquela palavra que se entonou no ambiente que o Glayce se encontrava- numa Delegacia- imagine, o Glayce se transformou em um homem de palha, sem alma, fraco, uma verdadeira alma penada.
O sensível Glayce passou por um momento emocional que se desnorteou e fez pelar- se de medo das câmeras, que acovardou aquele homem afeminado. Creio eu, que os pontos culminantess e marcantes deste fato tenha sido:
  • A consciência da repercussão do programa " Se liga Bocão", já enraizada em sua mente;
  • O fato de piorar sua situação nas entrevista diante das câmeras;
  • A explícita baixeza do programa e de alguns dos profissionais ligado a esse programa, já enraizado em sua mente fraca e doentia.

Para o Glayce, foi um verdadeiro MEMORIAL DO INFERNO. A ação de ver em pessoa a equipe do "programa " fez-se Glayce desmaiar. O fato interessante é que- quando ele recebeu aquele choque (susto) o homem se transformou. Até sua queda foi notável- Ele caiu de buço! Quando foi levantado por dois homens, estava trêmulo, pálido, assustadiço, molengo, pavoroso, nervoso e fraco. Tremia tanto que as pernas não lhe obedeciam, ou melhor não lhe dera apoio. O seu semblante, nada feminino, ficou horroroso e medonho. Uma transformação inexplicável, faltou-lhe a fala e ao ser levantado, ficou imóvel só a ouvir diversas perguntas ofensivas do "reporter" e do "apresentador". Por um momento, não sei se ele sentiu algo, mas o "reporter" pegou em sua mama fazendo deboches. Ali se encontrava o homem de palha- o sensível Glayce, exposto a tudo e a todos, tornando -se um ser desprezível.

( *Adailton Reis/ Texto: Abril de 2007, ao presenciar o notíciáio do enfermeiro técnico Raimundo (Glayce) no programa "Se liga Bocão" ).

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Caso Glayce I - Vamos lapiar?

Caso Glayce

O enfermeiro técnico Raimundo, " O Glayce" comeu o "pão que o diabo amassou" nas mãos dos "reporteres" enfrente as câmeras do programa "Se liga bocão" em 2007. As cenas foram várias vezes repetidas pela produção a pedido do apresentador Zé Eduardo, "O Bocão". Pude contemplar a baixeza, de alguns, dos profissionais de telejornalismo do programa. Que jornalismo de tão baixo nível!!!Ou melhor que apresentação de tão baixo nível! Um descaso com a profissão!Que absurdo é esse?
Não estou de maneira alguma defendendo o que o Raimundo (Glayce) fez, que é coisa séria- Estelionato ( falsificação de documentos ou assinaturas). No caso dele- Falsificação de receitas e assinaturas médicas e automedicação para as pessoas.Mas, sim a maneira desprezível e anti-ética dos profissionais diante dos fatos e acontecimentos. O apresentador "Bocão" chegou até arrumar um apelido para o enfermeiro acusado: Chamava-o de Rai. O relevante era ouvir o "Bocão" perguntar: "É Rai ou Glayce?"- Isso, o apresentador e o ancora Zé Bim fazerem várias perguntas ofensivas a imagem de qualquer ser humano. Ofensas que dar até vergonha de escreve-las e repronunciá-las. Ninguém merece esse tipo de humilhação!!!Creio eu, que ninguém gostaria de estar na pele de Raimundo (Gleyce). O pior é que o povo gosta!
Infelizmente vivemos e fazemos parte de uma sociedade que prefere rir dos outros à olhar para si próprio. Não enxergamos o lado sério dos acontecimentos, talvez por falta de esperânça ou até mesmo por costume ocasionado pela ignorância. Quantas? Quantas pessoas que se beneficiaram desse fato? Quantas pessoas também fizeram e fazem isso, ou até pior, dentro das unidades de saúde? Quantas pessoas que até mesmo impulsionaram o "Grayce" a fazer esse tipo de ato? Por necessidade, falta de remédio, financeira, entre outros, e deram belas gargalhadas enfrente a televisão? Sem também esquecer de perguntar: Quantas pessoas colocaram sua saúde em risco por necessidade e ignorância? Ou até mesmo pelo caos que se encontra a saúde pública? E você? Tomou ou pegou algum medicamento receitado pelo "Glayce"? Rsrsrs... "Abafa o caso"- " Não tem perigo não!"- Rir é o melhor remédio.
Aprendemos deste o tempo de outrora: " Tristeza no meu coração não mora" e conseguimos chegar até aqui, no século XXI, por impulsos televisivos,por falta de coragem, por falta de esperânças e por ignorância, achar que o mundo é isso mesmo. O humor tomou conta de nossas vidas- ele está presente!Seja em rede de televisão, no programa "Show da alegria", seja nas Câmaras( inclusive as de bicicletas) ela está presente em todos os setores em abundância! "Quem sabe essa seja a melhor maneira de resolver os problemas da humanidade!", sem falar que rir de tudo é desespero! Realmente estamos em desespero!!!

*Adailton Reis/Texto do mês de Abril de 2007, vinculado em meu programa "Show da Alegria" do mesmo ano ao assistir o baixo nível da repórtagem e dos repórteres no programa "Se liga Bocão" ao enfermeiro Raimundo (Glayce) e a alienação dos telespectadores e principalmente dos moradores do bairro Itinga.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Choque de " Alta Tênção" no Caranguejo- Itinga.

Notícia!

L. de Freitas- Presos fogem de Delegacia, por buraco aberto na parede da cela.Nove custodiados por tráfico de drogas, assaltos e homicídios escaparam.
( Notícia do Jornal Atarde, em vídeo do dia 18/08/09). http://www.atarde.com.br/videos/index.jsf?id=1211225



Choque de "Alta tênção" no Caranguejo- Itinga:

"Bom dia meus caros, ouvintes!Hoje está començando mais uma edição do nosso programa "Show da Alegria".Gostaria de dizer à todos que estou bastante revoltado com a forma de abordagem do Batalhão da Choque, ontem à tarde, aqui, no Largo do Caranguejo, com os mototáxistas. A forma como os políciais da choque, realizaram o seu trabalho, é inadmissível para qualquer indivíduo, principalmente quando esteja exercendo a sua profissão. Que diabo é isso!? Os políciais chegaram numa tremenda arrogância, tirando os mototáxistas de seu local de trabalho (Ponto fixo), revistando como se estivesse revistando não sei nem o que... Nisso constrangendo a categoria diante da população. Isso é inaceitálvel! Ninguém é cachorro sem dono!!! Tampouco, ninguém tem nada a ver se por falhas administrativas, deixaram presos e mais presos fugirem de Delegacia ou de onde quer que seja. Essas questões têm que serem vistas e revistas para que fatos como esses não tornem a acontecerem de forma alguma.
Sabemos que a polícia tem como objetivo, zelar pela guarda e segurânça da sociedade e, apurando, quando nacessário, a autoria de fatos criminosos. Mas não desrespeitando o cidadão qualquer que seja, até que se prove o contrário. Eu pergunto à vocês que neste exato momento estejam me ouvindo: Vocês acham que algum ladrão, traficante, assaltante, criminoso e/ou escambal iriam fugir e ficar andando de moto por aí? Ou quem sabe ficar fazendo linha de mototáxis justo no dia de fuga?
Me respondam pelo amor de Deus!
Sei que a fiscalização tem que ser feita, mas não da forma que foi feita- O respeito e a dignidade do ser humano está em primeiro lugar. Já diz o refrão de uma canção do Titãs: "Polícia para quem precisa de polícia..."
Quando falo, relato a falta de polícia, fiscalização nos eventos, em Itinga, em nossa cidade- Não falo de humilhação, constrangimento,maus tratos e nem tampouco de injustiça social. Não é isso que queremos! Nós queremos segurânça, proteção e respeito!!! Pra isso, existe o sistema de inteligência para toda a organização policial.
Somos tachados como marginais à todo tempo. Não! Não podemos de maneira alguma aceitar esse tipo de coisa e achar que é normal. Isso jamais! É por essas e outras questões que te digo: - O Brasil está longe, longe, longe de ser um país decente!"


Não confundam alho com burgalho!

Saiu recentemente uma tal de nova lei de n° 12009/09, regularizando a categoria dos motoboys, mototáxistas e motovigia. "Não confundam alho com burgalho!". É Lei Federal! Diante deste fato, como fica a categoria, já que é lei e já está vigorando?
Queremos saber de vocês, dos sindicatos, associações, cooperativas, das autoridades e dos políticos: Será que mesmo depois de regularizada a profissão da categoria, os mototáxistas irão passar por esse tipo de discriminação e injustiça?

( *Adailton Reis, textos de minha autoria- Veiculados em 19/08/09, no meu programa de rádio "Show da Alegria" da Alternativa Novo Som de Itinga).