domingo, 30 de agosto de 2009

Orçamento Participativo em Areia Branca:

O orçamento participativo (O.P) em Areia Branca, realizado ontem (29), teve uma participação significativa da comunidade- O que está sendo díficil reunir um maior número de pessoas, quando o assunto é política. O pessoal de Areia Branca estavam bastante animados e otimistas, e foram divididos em três grupos que definiram as prioridades do local. Talvez, seja a necessidade enfrentada pela comunidade- bastante carente.

Como sempre, houve muitos apelos, principalmente para as necessidades básicas, pavimentação, saneamento básico, transportes, segurânça entre outros. Porém o que chamou mais atênção dos presentes, foi a falta de àgua encanada em Areia Branca. Um absurdo!!! Já que a àgua é um elemento essencial para a vida e sobrevivência do ser humano. Alô, estamos no século XXI ou não estamos??? Apesar de ter cartaz com dizeres: " Àgua pelo amor de Deus, àgua! Você vive sem àgua?", não foi votado como prioridade. Isso porque a maioria dos presentes foram os moradores da rua e trav. Jd. Nova Iguaçu, que votaram como prioridades:

  • Pavimentação, saneamento e iluminação da Rua e trav. Jd. Nova Iguaçu, por 76 votos à 36.

A água não foi votada! A prefeita Moema Gramacho, percebeu o absurdo e prometeu recorrer e pressionar a Embasa para instalar àgua encanada onde não há. Foram também escolhidos os delegados, moradores do bairro escolhido por votação, que irão acompanhar e fiscalizar as realizações das obras reivindicadas. Parabéns e boa sorte!!!

Socorro!!!

A comunidade de Areia Branca, aproveitaram a deixa e denunciaram à prefeita Moema, o atendimento dos órgãos públicos. Os campeões nas queixas foram os atendimentos do Posto Médico 24hs e da Ambulância, prestados à comunidades.

Frente a frente com a Prefeita Moema, a D. Suzana Dias Cerqueira, moradora do bairro à 19 anos no Jd. Iguaçu desabafou sobre o péssimo atendimento pela unidade de saúde: " Aqui Srª Prefeita, têm funcionários com caras de bonzinhos vestidos de ovelhas". Atênciosa, a prefeita ouvia o desabafo, as palmas e o gritar do povo que confirmava a denúncia. Moema se comprometeu marcar uma reunião dos Agentes de saúde com a comunidade para discutir a forma de trabalho dos Agentes no local: " Estamos providênciando mais médicos para ampliar o quadro, estamos chamandos os concursados. Não é permitido que se tenha posto médico, Ambulância, funcionários, combustível e se negue um socorro! Vou marcar uma reunião dos agentes de saúde para discutir a forma de trabalho deles"- disse a prefeita, chegando a escolher dois motoristas de categoria D, no meio do povo.Ela avisou colocar alguns funcionários públicos fora do quadro da administração, que não atendesse bem a comunidade! Ops!Open!

( * Adailton Reis, Texto: dia 30/08/09).

sábado, 29 de agosto de 2009

Lei 12.009: completa um mês de sancionada.



Hoje, Sábado, dia 29 de Agosto de 2009, completa um mês que a Lei 12.009, foi sancionada.
A Lei 12.009 foi sancionada pelo presidente Lula, Em 29 de Julho de 2009. A Lei regulamenta a profissão dos motoboys, mototáxistas e motovigia no Brasil. Ela modificou o Código de Trânsito Brasileiro de 1997. O texto original do código não previa nenhuma das profissões de motociclistas.
A Nova lei, além de regulamentar a profissão, trás novos direitos como maior acesso a financiamentos e maior facilidade à Previdência aos empregados,mas obriga a categoria a serem mais precavidos. Acredita- se que com a mudança deve-se reduzir a clandestinidade. O grande número de mototáxistas sem habilitação é uma realidade no país. Com a nova lei, isso irá mudar. Os mototáxistas terão que seguir regras e usar nas motocicletas equipamentos de segurânça como:
  • É preciso idade de 21 anos ou mais para exercer a profissão de mototáxista, motoboy ou motovigia;
  • O profissional precisa ter tirado a carteira de habilitação há, pelo menos, dois anos;
  • Precisa ter habilitação em curso especializado, ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN);

No caso dos veículos destinados ao moto- frete ( conduzidos pelos motoboys), a nova lei exige que os profissionais deverão trabalhar vestindo colete dotado de refletores e a instalação de equipamentos de segurânça como os "mata-cachorros"- Protetor de moto fixado no chassi do veículo, destinado a proteger a moto e a perna do motociclista, em caso de tombamento; e a instalação de antenas "corta-pipas", que deverão ser inspecionados semestralmente. A fiscalização das normas de segurânça fica por conta do CONTRAN.

Já nos casos dos motovigias, serão exigidos documentos usuais como carteira de identidade, atestado de residência e certidão negativa de varas criminais.

Para quem infligir a Lei?

O CONTRAN fica encarregado de definir as punições para os profissionais que descumprirem a nova lei.

Contando do dia 29 de Julho de 2009 os motoboys, mototáxistas e motovigias terão um prazo de 365 dias, para se adequarem. Senão estarão sujeito às infrações previstas no CTB ( Código de Trânsito Brasileiro).

Qual é o papel do Jovem no futuro da humanidade?

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


O ponto de vista óbvio, o jovem no futuro, terá a responsabilidade de contribuir para a construção de uma humanidade mais justa.
O jovem pode se regojizar dessa fase tão maravilhosa que é a juventude. Mas como "nem tudo na vida são flores", o jovem terá que enfrentar um grande desafio no futuro da humanidade. Já podemos analizarmos o papel do jovem no futuro, irá ser mais complexo do que imaginamos. Pois, se o jovem almejar uma humanidade mais justa, ele terá que execer vários papéis dentro da sociedade. Ele terá que correr atrás de valores perdidos ao longo da História, principalmente o amor ao seu próximo; Ele terá que buscar valores que até mesmo, não foram ensinados a ele- Esse é o grande desafio para o jovem!
Com base no que se diz: -"Que tudo se reflete no futuro", percebemos que o jovem irá enfrentar um grande desafio, ocupando um papel de reconstrução de valores perdidos pela humanidade, caso ele queira uma humanidade mais justa. O papel será baseado na responsabilidade de reconstrução de valores.

Visita do Presidente Lula em Itinga.

Visita do Presidente Lula em Itinga.
(* Adailton Reis; Texto escrito e vinculado em: 09/05/08, no programa "Show da Alegria" na rádio comunitária Alternativa Novo Som.).


"Não sei como a população está encarando esse momento, que é a visita do Presidente Lula, aqui, no bairro de Itinga. Olhando superficialmente, aparenta ser um reforço a candidatura e reeleição dos candidatos de seu partido ( PT) no município. Que não deixa de beneficiar e fortalecer o seu partido, principalmente a Prefeita Moema Gramacho, que em sua trajetória política e do município de L. de Freitas/Ba, fica registrado como: A Primeira Prefeita (mulher),e, a conseguir trazer por duas vezes um Presidente da República para o município, em especial para o bairro de Itinga.
Agora por outro lado, se oberservarmos, não tão profundamente, a visita do presidente não é nada mais nada menos, que uma necessidade urgente!!! Não só aqui em Itinga-L. de Freitas/Ba, e sim em todos municípios brasileiros- Que sofrem por falta de saneamento básico. Em Salvador, muitas pessoas ficaram desabrigadas e o Prefeito João Henrique (PMDB), decretou calamidade. Em Itinga não é diferente, numa pouca chuva, algumas casas e ruas inuldaram como nos loteamentos: Jd. Metrópole, Pouso Alegre, Pedrita, Nova Itinga e outros. Então, a visita do presidente para assinar a Ordem de Serviço das Obras do PAC, é uma necessidade urgente!!!".

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Poesia: Dulcinéia de Toboso.

Dulcinéia de Toboso
(Adailton Reis.)


Até hoje, ela não me sai da mente,
A mulher que invade as minhas noites,
A mulher que não me deixa viver.
"Mau" dia aquele em que li "Dom Quixote".
"Maldito livro...Lê-lo deveria ser proibido".
Porque ao abri-lo,
Impressionou-me a figura dessa mulher formosa,
Que invadiu minha mente e meu coração.
A partir daquele dia, transformei-me em um cavaleiro andante
À procura de minha alma gêmea:
A incomparável Dulcinéia de Toboso.


*Poema selecionado pela oficina literária relizada durante a 8ª Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções da Bahia.Esse poema vocês encontram no livro- "Poemas que falam" que teve a org. do escritor baiano Valdeck Almeida de Jesus, nas livrarias em Salvador/ba:
  • Livraria LDM (Piedade);
  • Livraria Espaço do Autor Baiano (Pelourinho);
  • Livraria do Teatro XVIII (Pelourinho);
  • Livraria do Aeroporto Internacional de Salvador.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

TV Digital





Tv Digital

" A Tv digital é uma das mais nova tecnologia.Considerada uma revolução nos meios de comunicações do século XXI.Em Dezembro de 97, a Tv digital chegou à cidade de São Paulo, levando boa imagem e alta tecnologia ao sistema de Tv. Foi inaugurado na Bahia,pela Rede Bahia de Televisão a chegada da Tv digital, onde irá transmitir essa nova tecnologia para vários municípios baianos.Um marco histórico, uma "nova era" para a Bahia".
*Adailton Reis- Data:02/11/08).






O Sistema Digital: Exclusão Social e Meio Ambiente.



A tecnologia,mais uma vez, chega atropelando a massa, obrigando-a à um novo sistema.Desta vez,para o sistema digital de tevê.Isso aumenta a exclusão social e os problemas com o meio ambiente.
Se observarmos de maneira precisa, iremos verificar que a tecnologia massacra a classe pobre, que muitas vezes não tem sequer o que comer quanto mais se adequarem a uma nova tecnologia.É um contraste típico de países pobres que alimentam, mais e mais, a exclusão social.
Com a nova tecnologia que revoluciona o sistema de tevê, foi dado o prazo de oito anos, para que o sistema analógico (antigo) possa permanecer no ar.É o tempo em que a massa tem para se adequar.Querendo ou não um sistema digital, a alternativa que restará, será: Se adequarem ou não ter uma tevê digital.E quem optará para a última alternativa?Quem realmente durante esse período não puder, de maneira alguma, custear com o novo sistema. Atualmente fica em torno de R$ 300 (Trezentos reais) à R$900 (Novecentos reais).São Trezentos,se caso alguém já possua um televisor moderno que possua um conector para o novo sistema.
Até o ano de 2016,serão oito anos de prazo.Pouquíssimo!!! Se considerarmos do surgimento do televisor antigo até hoje - Quantas pessoas ainda não possuem um televisor? São milhares. Realidade nacional. Sabemos que para se ter um aparelho desses, o custo é alto. Mesmo sabendo que com o passar do tempo esse custo diminuirá, porém continuará inacessível aos pobres. Quantas promoções os empresários do setor irão realizar para que não se tenha muito prejuízo em suas empresas com os televisores velhos? Números assustadores!Além disso, crescerá um problema que aterroriza a humanidade e o meio ambiente - O lixo tecnólogico. Para onde irão todos os aparelhos trocados até, e depois de 2016? Não sabemos ainda!!!Suponhamos que se não tomarmos uma providência ou cuidado, irá para o meio ambiente!?
Desta forma, fica explícito que a tecnologia é avassaladora para com a massa, principalmente para com os mais pobres. E com essa nova revolução do século XXI, para o sistema de tevê, abre-se uma nova porta para a exclusão social. Tudo isso, para se ter uma imagem melhor. Precisamos ficarmos atentos, já que foi implantado o novo sistema, para a questão de como irão ficar as pessoas que não se adequarem, por questão financeira, a novas normas. E a questão da inclusão social e do meio ambiente. Isso, o mais rápido possível!